Sonar X2 - Lançamento

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# set/13
· votar


Gianyny

Essa interface só tem suporte de 16 bits. Veja no manual que tem essa informação:

http://artproaudio.com/files/owners_manuals/om_usbdualpreps.pdf

Ela trabalha apenas em 16 bits/44.1 Khz ou 16 bits/48 Khz. Portanto não há nenhum problema no seu sistema, é uma limitação do hardware mesmo. caso você queira taxas maiores terá que usar outra interface.

Gianyny
Veterano
# set/13 · Editado por: Gianyny
· votar


makumbator

Cara, muito obrigado!

E sobre a qualidade da gravação, cai muito gravando em 16 bits? A diferença é bem notável?

Cara, me responde algo bem básico e besta: nessa interface tem um botãozinho de liga/desliga chamado "Pre amp"; para que ele serve? Tenho que usá-la com ele sempre ligado?

edit.: o que achou dessa interface? Ela é legalzinha né? Ela é bem resistente, toda em metal, tem o phantom power, enfim, eu gosto dela.

Adler3x3
Veterano
# set/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


GuiDensidadeC

Há muita diferença em gravar em 16 bits? Há muita perda de qualidade?

Bem este é um ponto bem polêmico.
Muitos afirmam que não é necessário tanto preciosismo.
Outros preferem sempre gravar com a mais alta taxa de resolução.
Invariavelmente o resultado final é gravado em qualidade de cd, ou seja 44,10 Hz com 16 bits.
Não diria que existe uma queda de qualidade gravar em 16 bits.
É que as outras resoluções tem mais qualidade.
E obviamente quando se exporta para mp3 ou outro formato que envolve compressão a qualidade cai.
Muitos gravam instrumentos e vocais em 96 Hz e até em outras resoluções mais altas.
O princípio é o seguinte, grave sempre com a melhor qualidade que puder
Mas no processo todo, muitos preferem gravar em resoluções mais altas.
Usando 24 bits a peça ou track fica com mais espaço para a aplicação de efeitos.
Verifique no manual da sua placa, não achei nenhuma indicação no link que você indicou, só vi num faq que a resolução de input padrão é de 16 bits, mas isto não quer dizer nada, é só o setup que talvez possa ser alterado.
Se a interface trabalhar com outras resoluções isto deve esta contido no manual.
Para conferir a diferença de uma música gravada em qualidade de cd, basta ouvira a mesma música em qualidade de DVD (48 Hz e 24 Bits)
Dá para notar uma significativa diferença.
Se for só de 16 bits, nenhum problema você pode continuar, e ir aprendendo mais sobre gravações, e depois com o tempo de aprendizado e de outros recursos você pode adquirir uma interface mais sofisticada.

Edit: O pré-amp é para amplificar o sinal de entrada, utilizado principalmente para gravar vocais, no caso de gravar outros instrumentos tem que fazer testes (níveis), para verificar se é necessário ou não usar o amp.
Me parece uma boa interface.
E outro ponto é que usar resoluções mais altas implica também em ter um computador mais poderoso.
E se realmente a interface só aceitar 16 bits (leia o manual completo), isto indica que você não tem nenhum problema na configuração do Sonar.

Gianyny
Veterano
# set/13
· votar


Adler3x3

Mesmo que a resposta não foi para mim, obrigado.

Adler3x3
Veterano
# set/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


Gianyny GuiDensidadeC

Desculpem a falha
Me confundi.
É aquela velha estória, copiar e colar, e p....
rsss

Gianyny
Veterano
# set/13 · Editado por: Gianyny
· votar


Adler3x3

kkk... eu percebi.

Valeu, me ajudou muito.

Vou fazer os testes gravando com o pre amp ligado e desligado para ver a diferença.

makumbator
Moderador
# set/13
· votar


Adler3x3
Se a interface trabalhar com outras resoluções isto deve esta contido no manual.

Não trabalha não, eu verifiquei no manual em PDF dela. Só roda mesmo em 16 bits (44.1Khz ou 48 Khz).

Adler3x3
Veterano
# set/13
· votar


Makumbator
É que acabei entrando numa outra parte do site.
E apareceu diferentes versões da interface.
E acabei ficando na dúvida.
Assim o manual que ele deve olhar é o manual que veio junto dentro do cd da interface se existir.
Mas é mais provável que só aceite 16 bits.

Gianyny
Veterano
# set/13
· votar


Adler3x3
Assim o manual que ele deve olhar é o manual que veio junto dentro do cd da interface se existir.

Tem o manual sim, é aquele que o makumbator postou; só 16 bits mesmo, mas está ótimo.

DiegoNew
Veterano
# set/13
· votar


GuiDensidadeC Continuo com o mesmo problema, com novo projeto da o erro, tentei com todos os driver mode e nada, lembrando que quando seleciono o asio nao aparece a interface da behringer pra ser selecionada.
:(

Adler3x3
Veterano
# set/13
· votar


DiagoNew
Você tem que dar mais detalhes.
Desde o software até o hardware.
Tá difícil entender qual é o problema?

DiegoNew
Veterano
# set/13
· votar


Adler3x3 Seguinte, eu uso uma interface usb semelhante a da behringer USB Guitar Link UCG 102, eu quero gravar alguns improvisos, estudos etc,só que nao consigo dar o rec, dá o seguinte erro:

SONAR X2 PRODUCER

Unable to open audio record device. Device may not support the corrent project's audio format or my be in use .,


e ja tentei mudar as configurações do sample rate de 44100 para 48000 e nada, tanto nas configurações do Windows quanto no programa, os bit ja deixei em 16,24,32,64 e nada, e o erro persiste e na opção driver mode ja tentei em todos disponíveis e nada de conseguir dar o rec :)

Adler3x3
Veterano
# set/13
· votar


DiegoNew

Dei uma procurada no site da Cakewalk e não encontrei nenhum suporte para a interface USB Guitar Link UCG 102.
Mas você se referiu a interface como semelhante?
Afinal qual é a interface?
A interface aparece no menu do softwares para selecionar como opção?
Talvez a melhor solução seja você mandar um e-mail para o suporte oficial explicando em detalhes o que esta acontecendo.

Edson Caetano
Veterano
# set/13
· votar


A pouco mais de um ano, a Cakewalk lança o Sonar X3 , pra variar, fiz o upgrade o qual achei bem carinho desta vez, 149 doletas...

Principais features:
(em ingles)
Unlimited Audio & MIDI Tracks
• Unlimited effects, sends and busses
• NEW! Comping workflow & record mode
• NEW! ARA integrated Melodyne Essential
• NEW! Skylight Interface enhancements
• NEW! Color customizations
• NEW! Support for VST3 synths and effects
• NEW! Integrated Gobbler® save & share
• NEW! YouTube export
• NEW! XLN Audio Addictive Drums (Full)
• NEW! AAS Lounge Lizard Session
• NEW! AAS Strum Acoustic Session
• ProChannel console strip with 8 built-in effect modules (expandable!)
• ProChannel Console Emulator
• NEW! ProChannel Tape Emulator
• NEW! QuadCurve EQ Zoom with Analyzer
• NEW! 19 Nomad Factory Blue Tubes FX
• NEW! Tone2 BiFilter 2
• Overloud TH2 Producer guitar amp suite
• BREVERB SONAR VST and ProChannel module
• Linear Phase Mastering plugins
• Total 57 FX including the Boutique Suite
• Total 23 instruments including Z3TA+ Classic, Dimension Pro, & Rapture
• Smart Tool & Smart Grid for hassle free audio & MIDI editing
• AudioSnap for timing control
• Program beats using the Step Sequencer
• Trigger real-time loops in the Matrix View
• Windows 8 touch screen support
• Share your music on SoundCloud, Facebook, Twitter, and now YouTube
• Pristine 64-bit/384KHz audio engine
• Includes all features in SONAR X3 Studio

Se quiserem saber se mudou algo MESMO e se vale o upgrade, só mais ora frente, vou testar a criança pra valer e dar o veredito

geronimo.correa
Veterano
# out/13
· votar


Edson Caetano
Ele vem com o Melodyne integrado agora, confere? Substituiu o V-Vocal? ele nunca me convenceu mesmo, até que enfim hauaha

Do X1 pro X2 sinceramente achei que não valia a pena, agora pro X3, estou cogitando... Abraço!

Edson Caetano
Veterano
# out/13
· votar


geronimo.correa
Confirmado o Melodyne agora faz parte do Sonar, mas a versão Essential 2, a qual custa 99, doletas , um belo adendo (a Celemony recomenda fazer o upgrade para a versão Editor (por 299,00) apenas quando dominar a Essential, então vai ficar assim por muito tempo, mesmo porque minha abordagem não é voz

O que achei muito legal, é que a instalação foi suave, o próprio soft agora já detecta o que já existe instalado e faz o scan sozinho, como eu já tinha as pastas do X2 ativas, até meus últimos projetos foram automaticamente transferidos para o X3

Você falou do V-Vocal, era o R-Mix correto?? se já tem o antigo Sonar, ele continua ativo, eu até que gosto dele, espero que não o tenham limado do X3 para os que nunca viram poderem usar

Ps... o único soft VST 3.0 que acompanha o produto é o Melodyne

Tem bastante coisa incluída, vale sim o upgrade...

Versão Sonar X3 Essential custa 49,00

Adler3x3
Veterano
# out/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


Edson Caetano

Você reparou nos posts recentes deste tópico?
Que o quicktime afeta as configurações de áudio do Sonar.
Lembra aquele meu problema de configurar a interface de áudio?
Que não conseguir configurar para 48 Hz com 24 bits.
Pois é alterando a resolução do setup do quicktime, a interface começou a funcionar em maiores resoluções, usando o Wasapi (com asio não deu certo), coisa que era impossível de configurar no meu sistema.
E tem também a discussão de problemas de reprodução do Sonar simultaneamente com players de áudio e vídeo.

Daqui mais uns tempos vou adquirir o sonar 3.

Agora no mundo dos softwares apareceu a figura do "Essential", vários produtores estão criando isto.
E o interessante é alguns destes Essenciais são bons de verdade.
Por exemplo o Izotop Ozone Essentials tem o som melhor que o original.
Vai entender?

GuiDensidadeC
Membro Novato
# out/13
· votar


Adler3x3
Desculpem a falha. Me confundi.
kkkk Tranquilo man!


Edson Caetano
A pouco mais de um ano, a Cakewalk lança o Sonar X3 , pra variar, fiz o upgrade o qual achei bem carinho desta vez, 149 doletas...

Pelo que andei pesquisando parece que compensa mesmo. Como você, que manja dos "paranauê" do Sonar aprovou, não restam mais dúvidas!
Vamos ao X3!!!!

Edson Caetano
Veterano
# out/13
· votar


Adler3x3
Não tinha reparado, alías nunca tinha ocorrido do Quick Time dar conflito com a placa de som, mais um detalhe que agora certamente não vou deixar passar desapercebido se ocorrer comigo

Sobre a reprodução simultânea é mais complicado, porque o Sonar se apodera da placa principal, teria que fazer algum ajuste com a placa de comunicação, já está usando o W8?

geronimo.correa
Veterano
# out/13
· votar


Edson Caetano
Massa, legal mesmo! Eu tenho o X1 producer expanded, o upgrade é R$ 199,00... como você mesmo disse, só o Melodyne é R$ 99! :)

Você falou do V-Vocal, era o R-Mix correto??
Não, V-Vocal mesmo, que era muito parecido com o Autotune, tem desde as versões mais antigas... da versão 8 que eu me lembre já tinha... Abraço!

Adler3x3
Veterano
# out/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


oops mensagem duplicada.

Adler3x3
Veterano
# out/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


Edson Caetano

W8 - Windows 8.

É que o windows é cheio de defeitos e de sérias vulnerabilidades.
É um monopólio a serviço do imperialismo norte americano.
Esta é a realidade, a Dilma e a Petrobrás sabem muito bem disto.

Eu sou meio anti microsoft, não compro diretamente uma versão do windows.
Não dou dinheiro para esta companhia de jeito nenhum.
Sou contra monopólios.
A microsoft atrasou a informática no mundo por décadas.
O que acontece é que normalmente quando compro um novo computador vem o windows junto (sei que esta embutido no preço e estou pagando caro).
E a primeira coisa que faço é desinstalar os produtos office.
Não tenho nenhuma vontade de adquirir o W8.
Uso o linux e uso o windows por falta de opção em decorrência da natureza do meu trabalho profissional, onde o monopólio do windows manda.
Não sou nem xiita e nem sunita, não sou radical mas evito o máximo que posso usar qualquer produto desta companhia.
Não vejo a hora de outros sistemas operacionais tomarem conta do mercado, o que já começou a acontecer.

Edson Caetano
Veterano
# out/13
· votar


Adler3x3
Hehe, já sei desta sua ira com o bill hehe, mas eu queria saber seu SO principal para dar uma olhada nos procedimentos para permitir um player tocar junto com o Sonar...

Mas também gostaria de ver algo além de Janelas e OSx, mas que tenham o mesmo poder que os dois...

geronimo.correa
Agora eu vi o V-Vocal, tinha me passado desapercebido, para ver o tanto que eu mecho com voz hehe, voltando ao Melodyne, descobri agora com a minha segunda instalação, a celemony te oferece 2 licenças de uso, o que foi bacana dá para usar no lap e no desktop (já o Sonar não tem controle de instalações que quiser pode instalar a cópia original em quantas maquinas quiser, inclusive comprar em parceria com amigos para sair mais barato)

Os caras colocaram um belo pacote de FX da Blue Cat, bem legal

Adler3x3
Veterano
# out/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


Edson Caetano
Na verdade não estou tendo problemas para escutar o Sonar e outros players junto.
É um outro usuário.
O que se deve fazer é primeiro abrir o player e depois o Sonar , e desta forma tudo funciona beleza.

Eu já desisti do OSx da Apple , outro monopólio, em que o sistema só deixa você instalar o que é bom para eles.
E estão querendo dominar o sistema de distribuição musical, onde o músico fica em terceiro plano.
Quem gosta de monopólios são os norte americanos, a economia deles tem esta tendência.
E espalhar o monopólio pelo mundo faz parte da política deles.
Assim por enquanto estou mais do lado do Google, mas percebo que também é um outro monopólio que aos poucos esta estendendo os seus tentáculos mundo afora.

Edson Caetano
Veterano
# out/13
· votar


Adler3x3
em que o sistema só deixa você instalar o que é bom para eles
Fugir do foco um pouco hehe, então, 90% de quem usa Personals Computers (Tanto PC e MAC), não sabem o que fazem e muito menos do que precisam, exagerando mesmo, porque isso é um fato, então no ponto de vista segurança, e só por isso, a Apple é tiro na queda, resolveu as tretas da família aqui em casa

Por não ser fácil aplicar nossas vontades, nunca perdi um mac para vírus, mal, spy, tro, e quaiquers wares invasores, no win, que já é mais liberal só tomei na toba, toda hora tenho micro reinstalando sistema

Porque? será que o mundo quer um sistema tão liberal assim?? mas concordo que para quem tem prática e quer... deveria ser mais fácil

Mas podemos abrir um tópico desses, seria interessante debater este tema

.....

Já o Sonar... como já sabemos, vem dando intervalos de reposição cada vez menores, para ter uma idéia, meu primeiro Sonar Original é o 8.5 que ganhei comprando um Apro800, a data de registro é de 30/08/2010

Logo comprei meu primeiro upgrade em 23/03/2011 para o X1, em 10/05/2011 a versão matreira do X1 expanded, veio 4 grandes atualizações a, b, c, d... na verdade foi uma grande empreitada mesmo, mas... em 09/06/2012 eu tive que pagar mais para o X2, que ainda encheram o saco para adquirir os prochannels e só teve 01 atualização a (a), e agora já veio o X3

Fiz as contas aqui, entre ganhar o 8.5 adqurindo um hardware da empresa em 2010 até os dias atuais, já gastei fácil uns 1200 dólares (incluindo o Notion 2 (rewire), é complicado manter o ritmo de atualizações, complicado mesmo

Deveria ser outro tema para debate... pelo menos o Reaper não me esfola (e eu paguei os 60 dólares de licença hehe)

Adler3x3
Veterano
# out/13
· votar


Edson Caetano

Não é fácil não.
Do jeito que tá indo vai chegar um ponto em obrigatoriamente vamos ter que fazer escolhas, não dá para aguentar tantos upgrades.

GuiDensidadeC
Membro Novato
# out/13
· votar


E ainda tem os upgrades dentro do upgrade (vide Melodyne)...
Com certeza já estão com o X4 pronto e ao invés de colocarem tudo no X3 seguram para dar a facada ano que vem.
É tipo uma anuidade mesmo.

Adler3x3
Agora no mundo dos softwares apareceu a figura do "Essential",
Ainda tem isso...

Edson Caetano
Veterano
# out/13 · Editado por: Edson Caetano
· votar


Adler3x3
Ainda mais você que gosta de usar várias DAWs hehe, está lascado

A escolha é complicada, e deveria ser a primeira coisa a ser feita antes de seguir com o Home, mas não tem jeito sem conhecer ... mas hoje eu acho que finquei o pé no Sonar, mesmo porque não tenho mais tempo para aprender a mexer em várias

Mas de antemão já sei que em intervalos regulares de tempo vão ser necessários aportes de dólares para continuar com a plataforma atualizada... sacanagem


.....

Pelo menos os Essentials dá o gostinho de ter um software profissional aos meros mortais, a gente hehe, porque as versões completas complica, o pacote full da blue cats de plug-ins custa 974 dólares, pelo menos o Sonar colocou uns tira gostos deles para a gente no X3

E a lista dos Essentials incluídas no pacote do Sonar vai longe, só para citar mais dois tem o excelente Breverb e o THS (equivalente ao Guitar Rig)

Alex guitar man
Veterano
# mai/15
· votar


Pessoal, comprei o sonar x1 LE, gostaria de saber se alguém sabe se o programa pode ser utilizado pra uso comercal sem ter problemas..

geronimo.correa
Veterano
# mai/15
· votar


Alex guitar man
Dá para usar... já usei, me lembro que ele tinha alguns bugs, e as correções (eles sempre lançam correções, X1a, X1b, X1c, etc) não se aplicavam para a versão LE. Com o passar do tempo fui fazendo upgrades até a versão Producer Expanded, esse achei excelente. Inclusive estou com ele parado aqui agora, se estiver precisando, me manda um inbox. Mas fora isso, bugs / updates, o LE funciona.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sonar X2 - Lançamento