Sonar X2 - Lançamento

Autor Mensagem
Edson Caetano
Veterano
# ago/12


Oi pessoal, vim aqui anunciar o novo lançamento que deverá ocorrer em breve, Sonar X2, isso mesmo, a Cakewalk vai fazer a gente botar mais uma vez a mão no bolso hehe

http://www.cakewalk.com/SONAR-X2/?utm_source=bronto&utm_medium=email&u tm_term=Get+a+sneak+preview+of+SONAR+X2+Producer+&utm_content=Get+a+sn eak+preview+of+SONAR+X2+-+Coming+this+fall&utm_campaign=Aug+1+2012+-+S ONAR+X2

Com um monte de coisas novas, como usuário da plataforma, vou usar este espaço para tentar descrever as novas funcionalidades, e se valerá a pena fazer o upgrade

Lendo por cima, as maiores novidades, são mesmo maior integração com os produtos da Roland, como o novo R-Mix Sonar, e maior facilidade em compartilhar os sons com o Sound Cloud e demais formatos

Por enquanto vou ser breve, mas vou atualizando aqui a galera que estiver interessada, e o X1 vai virar pó, com apenas 2 anos de vida...

Quem comprar hoje o X1, ganha o X2 no lançamento
a versão top, Cakewalk Producer Suite, que acompanha a versão Producer, mais o Expanded e mais um Synth Z3TA 2, custa 450 doletas...
~
E provavelmente o pessoal que já tem o X1 que nem eu, venha ter que desenbolsar 100 doletas pelo Upgrade, espero

Até mais pessoal

Slash_1989
Veterano
# ago/12
· votar


a Cakewalk vai fazer a gente botar mais uma vez a mão no bolso hehe

claro!!! mão no bolso!! he he he he!

clicks a parte, eu uso o sonar X1 e gosto bastante da plataforma! achei bacana o X2 pelo que vi, mas pelo menos para as minhas necessidades nao sei se compensaria. não faço tanto uso da daw em si para as produções, mas confesso que deu uma coceirinha no mouse!

Homem Cueca
Veterano
# ago/12
· votar


Acho o layout do Sonar uma bagunça miserável. Hehehehehehehe

Mas legal, é bom ver a Cakewalk se mexendo. Porque o Pro Tools 9 lançou, veio o PT 10 e a Cakewalk continuou na mesma. A Cockos vem ganhando espaço com o Reaper e suas constantes atualizações e preços super acessíveis...

Fora o Ableton e o Nuendo que tenho percebido ganhar um certo espaço a mais também...

Adler3x3
Veterano
# ago/12
· votar


Virou tendência esta de upgrade todo ano.
O pessoal ainda nem aprendeu a usar o x1 e já vem o x2.

Um membro do fórum já fez um comentário que os softwares musicais viraram um tipo de assinatura com um custo anual.

Agora deixa em contar um upgrade que fiz recentemente.
Eu fiz um um upgrade do Band In a Box.
Eu tinha a primeira versão para o Windows 3.1, isto há mais de duas décadas atrás, nem lembro direito.
O Upgrade foi para a versão 2012.
Rss....
Alguém já consegui fazer um upgrade de um software tão antigo?

Edson Caetano
Veterano
# ago/12
· votar


Adler3x3
Na verdade o Sonar X1 está fazendo 2 Anos, e como muitas empresas atualizaram seus produtos, principalmente a concorrente direta Steinberg e seu Cubase, a Cakewalk tinha que se mexer mesmo, a concorrencia é fogo

Veja o exemplo, o Sonar X1 foi um lançamento muito adiantado, os programadores tinham muito o que fazer e lançaram o programa mesmo assim, precocemente, tivemos nestes 2 anos 4 grandes atualizações e 2 fixes, e mais o lançamento de um adicional Expanded

Eu acredito agora que o X2 seja o amadurecimento do X1, livre de problemas crônicos de versoes mais antigas e do X1, mas ao inves de lançar em forma de update, colocam o numero 2 e ganham mais muitos dolares dos usuários e da aquele ar de coisa nova

não vai ter jeito, vou migrar no dia do lançamento, agora que eu bati o pé e tomei o Sonar como minha plataforma definitiva, tenho que apostar mais um pouco nela, mesmo porque estava vendo, o upgrade para mim vai custar 99U$, se forem lançadas versões anuais, (desta vez foi bianual) o Sonar terá custo de 15 reais/mês, uma das plataformas mais baratas que tem

Homem Cueca
trabalhar com o sonar em tela pequena é uma desgraceira mesmo hehe, em notebooks de 13 deve ser tenebroso, no meu de 17 consigo me virar bem, mas a coisa fica muito melhor usando um segundo monitor, aí jogar o mixer inteiro expandido para o outro lado e libera toda a area principal, dessa maneira fica muiiiiito melhor de trabalhar

Mas realmente encarece o produto, já que o investimento deveria contar com pelo menos 2 monitores, em casa são 2 de 24, Full Hd, nesta resolução e tamanho, não tem nenhum embraço na GUI

A comunidade internacional, já está fervilhando, logo mais escrevo mais algumas novidades

Adler3x3
Veterano
# ago/12 · Editado por: Adler3x3
· votar


Edson

O Sonar esta dentro dos meus planos para futura aquisição.
Vi no Site que tem várias versões:
- Producer;
- Estudio ;
- Essencial.

A Sua Versão é a Producer,.
Vi que os preços para comprar aqui no Brasil estão bem salgados.
Existem versões de compra em Download direto da Cakewalk?
Fiz uma pesquisa superficial no site e não encontrei os preços.
Você tem uma noção do valor de cada versão (pode informar o valor pela sua memória, não precisa ser exato)
Acredito que se for para comprar deveria ser a Producer.

JJJ
Veterano
# ago/12 · Editado por: JJJ
· votar


Adler3x3
Eu fiz um um upgrade do Band In a Box.
Eu tinha a primeira versão para o Windows 3.1, isto há mais de duas décadas atrás, nem lembro direito.
O Upgrade foi para a versão 2012.
Rss....
Alguém já consegui fazer um upgrade de um software tão antigo?


Caraca! Isso deve ser recorde mundial! Vai lá em Londres, no COI, pedir sua medalha de ouro! kkkkkkkkkkk


Vi que os preços para comprar aqui no Brasil estão bem salgados.

Que novidade... rsrs

Edson Caetano
Veterano
# ago/12
· votar


Adler3x3
O Sonar para home studio é uma das melhores plataformas, DAW completamente voltada para este setor, e tambem para os profissionais, excelente com Midi, excelente com plugins e instrumentos virtuais

Foi bom você ter comentado das outras versões, o Sonar em sua edição mais enxuta a Essencial, custa 59,00 dolares, bem convidativo, e toda hora a store oferece promoçoes para upgrades

Ou seja, você começa com algo mais simples, vai pegando o jeitão da DAW e com o tempo vai incorporando novas funcionalidades e subindo novos degrais

O meu Sonar é o X1 Producer, comprei de upgrade do Sonar 8.5Le que eu tinha ganhado com a interface Presonus Audiobox, e fiz mais um upgrade para o Expanded, hoje estou com a versão mais completa
X1 Producer Expanded (d)

Um detalhe para quem curte as teclas, são os synths Z3TA2+, Rapture 2.0 e Dimension Pro 1.5, eles são muito bons

Não vale a pena comprar de maneira alguma no Brasil, produtos Cakewalk estão todos disponíveis para Download imediato, de uma olhada na Store
http://www.store.cakewalk.com/b2cus/category.aspx?categoryID=9

Lembrando que quem comprar o X1 hoje, não precisa ficar com medo, a cakewalk vai dar o upgrade do X2 gratuitamente no lançamento

Adler3x3
Veterano
# ago/12
· votar


Edson

O Sonar é outro software que faz parte das minhas futuras atualizações.
Daqui mais um tempo vou ter que comprar um nova interface de áudio, e quando isto ocorrer quero ver se escolho uma que venha com o Sonar, e que possibilite microfones f power.
Só que antes dele nas prioridades vem o Notion 3.
Mas vai ser difícil abandonar completamente o Mixcraft devido a sua flexibilidade e produtividade.

Adler3x3
Veterano
# ago/12 · Editado por: Adler3x3
· votar


Edson

Eu tenho um versão mais primitiva do Sonar (de uns 15 anos atrás), que na época se chamava Cakewalk.
Tenho que achar onde esta o cd original.
Quem sabe a exemplo do que fiz com o Band in a Box, talvez consiga fazer um upgrade.
Vou consultar a Roland/Cakewalk.
Rsss.
Upgrade é Upgrade, não importa se o software seja velho.
Rsss...

Edson Caetano
Veterano
# ago/12
· votar


Adler3x3
Eles fazem upgrade de qualquer Sonar, quanto mais antigo mais caro... Antes de virar Sonar era outro programa, estes estão fora da tabela e entra como compra para qualquer usuário registrado

Mas você está pensando direitinho, tem que comprar a interface que já leva a Daw, no caso as excelentes placas capture da Roland, uma duo capture ia virar lindo aí no seu esquema, já vão com um sonarzinho, no final das contas economiza mesmo

Adler3x3
Veterano
# ago/12
· votar


Edson

E isto mesmo, tenho uma interface boa mas antiga.
Qualquer hora vou ter que trocar.
Mas o Notion e o Órgãos novos da Garritan não me saem do pensamento.

Edson Caetano
Veterano
# ago/12
· votar


Adler3x3
Dureza mesmo Hehe, nossa grana é curta... Pega uma elements para começar e vai subindo com o passar dos anos...

DAW é fogo, é algo para se seguido a longo prazo, o investimento nao é pequeno, e nao só financeiro, e sim de tempo para aprender profundamente a plataforma, de adaptar seus projetos e seu home a ele

Quando penso em trocar, tenho até calafrios Hehe, começar do zero tudo de novo é complicado

Adler3x3
Veterano
# ago/12
· votar


Edson

O Elements eu já tenho.
Quero agora o completo na acepção da palavra.

Rsss...

Agora estou muito satisfeito com o Mixcraft e o Magix, duas que uso.
É que sou muito explorador e não me contento.
No passado já usei o Sonar, e assim as vezes sinto saudades.

Edson Caetano
Veterano
# ago/12
· votar


Chegaram os valores do novo Sonar X2

http://blog.cakewalk.com/sonar-x2-sneak-peek-upgrade-pricing/?utm_sour ce=bronto&utm_medium=email&utm_term=Image+-+SONAR+X2+Producer+Expanded &utm_content=See+your+SONAR+X2+Upgrade+price+-+New+feature+peek+-+Free +webinar+Sept+5th&utm_campaign=Aug+22+2012+-+SONAR+X1+Expanded

Como esperado, o upgrade para quem tiver a versão producer é de 99 dólares que vai aumentando, dependendo do tipo de licensa que tiver....

Quem nunca teve um Sonar, a versão mais completa custará 399,00, bem mais barato do que outros medalhões, como o Cubase, download direto do site da cakewalk. E se preparem pois sao muitos gigas

O Sonar essencial custara 79 dólares o que o deixa bem competitivo e acessível a todos

Previsão de lançamento, começo de setembro

Adler3x3
Veterano
# ago/12 · Editado por: Adler3x3
· votar


Pelo que entendi mudaram a estratégia.
O Essencial que é um Sonar Completo no sentido das funcionalidades de áudio e midi esta com um preço mais acessível.
O que encarece o produto são os plugins adicionais.
Fiz download do Demo do Sonar, só que deu um problema de compatibilidade com a placa de áudio, e só funciona com 16 bits e 44 hz.
A placa é uma Roland mais antiga que aceita 24 bits e resoluções de até 96.
Assim vou dar um tempo e comprar uma nova placa (interface) que venha como o Sonar SE e depois fazer upgrade.

Adler3x3
Veterano
# ago/12 · Editado por: Adler3x3
· votar


Edson Caetano


DAW é fogo, é algo para se seguido a longo prazo, o investimento nao é pequeno, e nao só financeiro, e sim de tempo para aprender profundamente a plataforma, de adaptar seus projetos e seu home a ele

Quando penso em trocar, tenho até calafrios Hehe, começar do zero tudo de novo é complicado.

A princípio a sua afirmação parece correta, mas hoje em dia a maioria das DAW tem as mesmas funcionalidade, tudo muito parecido.
O que muda é o arranjo da Gui na forma de apresentação de acesso aos recursos, mas as DAWs de hoje estão muito parecidas e o resultado final da produção e gravação são equivalentes para uma home studio.
Não se deve pensar em trocar uma DAW em que se tem experiência acumulada, e sim pensar no uso de outras DAW como complemento de recursos da principal.
Eu pelo menos não consigo ficar numa só, talvez pela minha evolução na linha do tempo, e por curiosidade mesmo buscando sempre novos recursos.
Atualmente uso o Mixcraft como a principal, e as outras DAWs auxiliares para outros usos, e mesmo adquirindo o Sonar o Mixcraft ainda vai continuar sendo a principal, pois é muito flexível e ágil, coisa que as outras Daw não são.

Edson Caetano
Veterano
# ago/12
· votar


Adler3x3
Concordo em vários pontos... daw é a ferramenta de trabalho, custa caro. Exige conhecimento, não deveria ser algo que se troca a toda hora

Fiquei muito tempo tentado a migrar para o cubase que tenho o Le4, mas tomei uma atitude, é o Sonar que vou ficar

Mas discordo em outros
- trabalhar com 2, 3 ou mais DAWs é loucura, mas eu estou com 3, Logic no Mac, Sonar no Win, e Reaper para o Note
- são similares mas profundamente diferentes, cada um tem ferramentas especificas que podem fazer valer a pena para mais ou para menos

o Sonar tem o Z3ta, Dimension Pro, Rapture, pacotes DSF, prochannel, agora vai ter o RMix, breverb, são ferramentas especificas que te prendem a uma plataforma ou outra

Para o mundo home Studio, considero apenas o Sonar e o Cubase, e nas beiradas o reaper

E você está certinho, escolher uma Daw é como se decidir falar inglês ou espanhol, tocar teclado ou guitarra, são escolhas sérias, que vão definir seu futuro a longo prazo, nao que seja impossível saber duas coisas hehe

Edson Caetano
Veterano
# set/12
· votar


Cakewalk Store fechada para atualização... ou seja ?? O Sonar X2 está prestes a nascer oficialmente hehe

Assim que for o primeiro brasileiro a comprar o X2 (se for rápido no gatilho hehe e pegar a reabertura da loja de cara) escrevo aqui as novidades reais

Adler3x3
Veterano
# set/12
· votar


Que bom.

Logo vou instalar a versão demo.

Edson Caetano
Veterano
# set/12
· votar


A Store foi atualizada, agora já esta ocorrendo a PRE-SALE do Sonar X2

Claro que eu já comprei minha licensa, 99,00U$ pelo upgrade direto do X1 Producer, a pré-sale vai entregar o X2 24horas antes do lançamento mundial, dando aquele gostinho de, be the first

Uma coisa muito legal é que de cara eu ganhei um belo pacote
http://www.store.cakewalk.com/b2cus/ProductInfo.aspx?productid=10-DSSS 1.00-20E

Quem tiver curiosidade escuta a demo, é um pacote de synfhonic strings muito bacana e que custa 149,00 indo de brinde , legal o incentivo

Agora é só aguardar ... para começar a usar a minha nova velha DAW

Edson Caetano
Veterano
# set/12
· votar


Lançamento Hoje... meu Sonar X2 já está ativo... vale falar que fui o primeiro do Fórum hehehe logo o review

GuiDensidadeC
Membro Novato
# ago/13
· votar


E aí pessoal, quem está usando está gostando? Alguma dica pra passar a nós meros mortais?
Como primeira daw que estou utilizando estou curtindo.

Abrazz

Edson Caetano
Veterano
# ago/13
· votar


GuiDensidadeC
Que tipo de dica? tem algo específico que gostaria de saber ??

É original?

GuiDensidadeC
Membro Novato
# ago/13
· votar


Edson Caetano
Sim é original.
Na verdade como é minha primeira daw nem chega a ser questão de dúvida, é necessidade de estudo mesmo, o que tenho feito bastante.
Queria mais é saber se quem usa está satisfeito ou preferia alguma versão anterior ou ficou com raiva e mudou de daw rsrs, enfim...

Abrazz

Edson Caetano
Veterano
# ago/13
· votar


GuiDensidadeC
DAW é ame ou odeie, existem trocentas e cada um tem sua preferencia, exatamente como time de futebol hehe

Na minha opinião, para o publico home studio e pequenos profissionais o Sonar X2 é excelente, tem um preço muito interessante, a cakewalk vive oferencendo ofertas, então o custo x benef[icio é fantastico

Tem compatibilidade com hardwares fantásticos, uma grande comunidade de usuários, meche com Midi como poucos fazem, o que torna excelente para tecladistas e musica electronica, e tudo mais

Nesta linha de soft, mas que custa muito, muito mais é o Cubase da Steinberg, mas não dá mais para eu trocar minha base instalada, a vida passa muito rapido para eu aprender diversas plataformas

E o Pro tools?? que se lasque ele hehe, um dia serei rico, e investirei em equipamentos profissionais para valer ele, até lá, o Sonar fica rei aqui em casa

Se precisar pode perguntar...
usuário de Sonar a bastante tempo

GuiDensidadeC
Membro Novato
# ago/13 · Editado por: GuiDensidadeC
· votar


Edson Caetano
Opa, muito obrigado pela boa vontade cara.
Eu realmente estou gostando muito de aprender com o Sonar X2, estou engatinhando ainda nessa área mas estou curtindo de mais.

Sem querer abusar da sua boa vontade, estou com uma dúvida relacionada a plugins de guitarra. É o seguinte:
Tenho uma Tone Port Ux2 da Line 6 que até agora tem me atendido muito bem. Estava usando como plugin de guitarra o pod farm, porém não estava gostando muito dos timbres. Adquiri o Guitar rig 5 e o AmpliTube3, a primeira vista me agradaram muito. Consegui fazer a improtação no SX2 e até aí tudo bem.
Porém de uns dias pra cá, tanto no sonar, quando fora dele, apenas com o painel do Guitar rig ou do Pod Farm ou do Amplitub, a guitarra está com muita saturação, em qualquer um dos efeitos que eu escolha ou até sem efeito nenhum. Você saberia me dizer algo sobre isso amigo?

Muito obrigado pela força cara,
Abrazz

PS:(não sei se fui muito claro na explicação devido a minha pouca experiência, as vezes agente acha que está passando bem a situação mas não consegue, enfim...)

Edson Caetano
Veterano
# ago/13
· votar


GuiDensidadeC
não sei se fui muito claro na explicação devido a minha pouca experiência, as vezes agente acha que está passando bem a situação mas não consegue, enfim.
Não foi muito claro mesmo hehe, mas se atente ao canal de ganho do input da guitarra, você pode estar deixando muito aberto, isso satura mesmo e não tem mais o que se faça

Lembre que guitarra já tem alta impedancia, ou seja, é só plugar, e deixar o pré zerado, veja se resolve

Até mais

GuiDensidadeC
Membro Novato
# ago/13 · Editado por: GuiDensidadeC
· votar


Edson Caetano
Então cara, deixe-me tentar explicar de outra forma.
Vou explicar o processo de gravação que estou fazendo.
Abro o vst no windows normalmente
[IMG=http://img832.imageshack.us/img832/8302/8nov.png][/IMG]

Uploaded with ImageShack.us

Porém quando vou gravar no sonar, sai um sinal extremamente baixo, quase inaudível.
A única forma que consigo usar é quando abro o plugin dentro do próprio sonar e aplico em cima de uma faixa que gravei utilizando o vst pod farm, que é o único que funciona.
[IMG=http://img689.imageshack.us/img689/2489/bbyn.png][/IMG]

Uploaded with ImageShack.us
Agora deu pra entender mais ou menos amigo?
Muito obrigado pela atenção, é gente como você que faz com que os fóruns sobrevivem cara.

Abrazz

PS: Esse link tá dando uma biziu aí, só clicar na imagem pequena que aparece abaixo que ela aparece, o sono já está grande tô sem raciocínio pra arrumar... kkkkkkk

makumbator
Moderador
# ago/13
· votar


GuiDensidadeC

Acho que você está confundindo alguns passos.

Primeiramente o plugin vai ser aberto dentro do Sonar, e não a versão standalone.

O plugin deve ser inserido em insert na pista da guitarra. Mas observe que a DAW não grava o som com o efeito (isso é nomal, todas são assim). A gravação é feita "limpa", e o plugin atua no som da pista (com isso pode-se mudar a configuração sobre a mesma pista já gravada).

Para ter o som do plugin registrado na pista da guitarra você precisa fazer o bounce, ou mixdown (o nome varia de acordo com cada DAW).


Para descobrir como fazer isso leia o manual do programa.

P.S. Eu não uso Sonar, por isso não posso te dizer os comandos a se executar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sonar X2 - Lançamento