Ajuda para gravar uma produção minha no pc

    Autor Mensagem
    andrey1004
    Veterano
    # jul/12


    Ae galera beleza,

    Entao, preciso gravar uma produção minha e do meu primo, a gente tem a guita, microfone, amplificadores, pedais, enfim... De equipamentos a gente tem tudo.

    Eu posso jogar o som que o meu amp capta da guita pro pc e o pc gravar esse som? Posso fazer a mesma coisa com microfone? Se não quais seriam a solução sem eu ter que usar um VST. Estou tentando gravar com o Reaper.

    Valeu :D

    WebTiago
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    andrey1004
    Não tem tudo. Cadê a interface de audio ou uma placa de som boa ai na lista??

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    andrey1004
    O ideal é tu teres uma interface de audio para conectar os instrumentos, microfones (já que as interfaces tem pré amplificação para microfones) e gravar tudo com 24bits.

    Agora!! Se tu não quiseres gastar $$$ com a interface tu podes fazer uma gambiarra que é a seguinte.
    Liga a guitarra no pedal (e a saída de fones do pedal na entrada line-in da placa de som onboard) e grava a pista de guitarra.
    Depois Liga o baixo no pedal (e a saída de fones do pedal sem efeitos na entrada line-in da placa de som onboard) e grava a pista de baixo.
    Depois Liga o microfone no pedal (e a saída de fones do pedal sem efeitos na entrada line-in da placa de som onboard) e grava a pista de vocal.
    Assim o pedal sem efeitos funcionará como pré amplificador.
    Placas onboard de computadores com boas placas mãe geralmente gravam com SNR de 78dB e em 16 bits, com isso tu consegues fazer uma gravação razoável, se gravar mantendo o volume alto sem clipar (em 16bits com volume baixo o som se deteriora).

    Depois equaliza, mixa e está pronto !!

    Eu fazia isso, antes de comprar a minha interface Yamaha Steinberg Ci1.

    -Dan
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Moderador
    · votar


    A dica do El Cabong é valida, mas uma placa de som é um otimo investimento.

    andrey1004
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    e tem alguma interface mais boa e barata?

    esdras_63
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: esdras_63
    · votar


    andrey1004
    Fast Track Pro! Uso e recomendo. Já vem com pre amps em dois canais e grava dois canais mono simultâneos ou 1 estéreo. Saída pra fone de ouvido e pra monitores de referência. Tem outras equivalentes, mas essa é a que tenho e tiro sonzeira aqui em casa.

    Pra gravar as guitarras, sugiro que você microfone seu amplificador. Não tem muito mistério. Primeiro você liga sua guitarra nos pedais e no amp como se fosse tocar ao vivo. Depois pega um microfone (de qualidade boa principalmente, sugiro Shure SM-57), e poe na frente do amp. Geralmente se usa bem perto do falante. Aí você vai tentando e você vê o som que mais te agrada. Quanto mais no centro do falante, mais estalado é o som, e quanto mais pra borda, mais encorpado fica.

    Uma dica muito útil para achar a posição do microfone, é deixar uma track no reaper monitorando o microfone e colocar nela um delay simples mesmo, com mix 100%, feedback 0, e time você deixa em torno dos 2 segundos (2000 milissegundos). Aí você faz um som com a guitarra e depois de 2 segundos, ouve no fone (ou monitores) o som captado pelo microfone. Pra você ter o melhor timbre possível, o certo é fazer as dicas que eu passei do delay, e se ver que não foi o som, já muda de posição rápido pra não saturar o ouvido, pois caso sature o ouvido, enquanto ta gravando você acha o som bom, mas depois, acha um lixo hehe.

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    andrey1004
    e tem alguma interface mais boa e barata

    A Steinberg Ci1 está na faixa dos R$ 350 (a mais barata)

    Agora se tu queres uma "mais boa", na faixa dos R$ 550, na minha opinião seria a Focusrite Scarlett 2i2.

    Obs.: Na faixa dos R$ 550 tem outras: A Fast Track Pro, a Presonus Audiobox, a Tascam US 122, ...
    Mas creio que a Focusrite Scarlett 2i2 é a melhor delas !!

    esdras_63
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    El_Cabong
    A Focusrite não tem midi né?? É legal placa com midi se ele for mecher com vstis (principalmente de piano).

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    esdras_63
    Realmente a Focusrite não tem midi-in e midi-out.
    A Yamaha Steinberg Ci1 também não tem.

    Se ele for usar um controlador Midi mais antigo ele precisará realmente das tomadas midi, mas os mais novos controladores a Midi é via USB (que é melhor e mais rápida)

    Eu creio que o ponto alto da Focusrite é a qualidade dos prés !! Por isso tem um preço igual as outras, que vem com tomadas midi.

    esdras_63
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    El_Cabong
    Entendi. Eu nunca testei desses controladores midi com saída usb. Eu achava que teria uma latência alta, por isso prefiro ligar na saída midi mesmo.

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    A transmissão de dados MIDI via USB é sim muito mais veloz !!!

    Midi-in e Midi-out é como se fosse uma rodovia com uma mão pra cada lado.
    Midi via USB é como uma larga Freeway de 5, 6 pistas pra cada lado.

    esdras_63
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    El_Cabong
    Legal cara. Não botava fé naquelas saídas usb dos teclados novos heheh

    andrey1004
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    comprei uma placa behringer ub202, paguei 60 reais nela e acredito que pra começo de conversa ja quebra muito o meu galho... So que tem um probleminha, eu so consigo gravar 1 instrumento por vez... Ai eu vou direto ao paraguai e vi uma mesinha de som da behringer, acho que eh a xenyx, so nao lembro o modelo, custava US$70,00... Sera que isso resolveria meu problema?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda para gravar uma produção minha no pc