Dúvidas gravação e ensaio ao vivo com retorno vocal

    Autor Mensagem
    denilsonroberto
    Veterano
    # jul/12


    Sou novo no fórum e inclusive em gravações, sou baterista e após um tempo parado voltei a tocar, e agora como hobby estou querendo entrar no mundo das gravações...

    Pois bem, montei uma sala, fiz isolamento e tratamento acustico, e agora estou partindo para os equipamentos de gravação.

    Montei um bom PC, e comprei a interface da presonus firestudio tube, que pode gravar até 16 canais simultaneos e tem 6 saidas...

    vou direto a dúvida e o problema que estou enfrentando...

    a bateria vou usar 7 canais da interface, para guitarra um ampli microfonado e ligado na interface, baixo tambem um ampli microfonado na interface, e por fim 2 mics para vocal...

    minha intenção é ensair normalmente com retorno acustico da bateria, ampli da guitarra e do baixo para retorno, até ai tudo bem, o problema é o retorno do vocal, como quero poder usar os plugins para efeitos no vocal, vou usar a saida da interface e ligar numa caixa ativa para retorno...

    problema que nao consigo fazer sair somente o vocal para a caixa ativa, pois todos mics ligados na interface acabam saindo também, e não consigo descobrir como impedir isso, estou usando o cubase 5...

    alguém sabe se da pra fazer isso, e se isso que quero fazer é viavel?

    olimpiojr
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    seria bom uma mesa né ? hehe dai tu poderia separa individualmente cada mic,recomendo a Yamaha 102C eu mesmo vo adcquiri uma sabado,ja vem com o compresor e entrada pra efeitos,se consegui responder ta ai qq coisa tamo ae abraz.

    R1C4RD5
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    denilsonroberto
    Tem uma alternativa (meio gambiarra).
    Ligue todos os microfones na interface como você já falou e abra uma DAW no seu computador (pode ser o Reaper que é bm leve). Dai você vai endereçar cada canal para uma pista e vai solar apenas a pista do vocal.
    O próximo passo é fazer com que esta saída da interface só tenha o som que sai do computador e não do que entra nela.

    Nas interfaces Tascam da linha US e nas Fast Track tem um knob que serve pra você fazer o mix entre o som que entra e o que sai, dai é só girar todo pro lado correspondente apenas ao som que vem do computador.

    Você também pode colocar o canal do microfone para um BUS específico ou diretamente pra uma determinada saída da sua interface (depende de DAW pra DAW e de interface pra interface) e dela mandar pro PA.

    Entendeu?

    denilsonroberto
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    R1C4RD5

    Obrigado pelas respostas.

    "Você também pode colocar o canal do microfone para um BUS específico ou diretamente pra uma determinada saída da sua interface (depende de DAW pra DAW e de interface pra interface) e dela mandar pro PA."

    Então, foi o que eu tava tentando fazer no Cubase, eu abri 8 tracks para teste certo, 6 para mics da batera e 2 para vocais. e tentei nas saidas de cada canal do DAW dos mics da batera deixar sem BUS definido ou seja sem saida, e nos 2 mics do vocal joguei pra saida man 1 da DAW, mas não adiantou, continua enviando todos os mics para caixa.

    Sobre a outra opção deixar como solo, acho que não vai servir, porque tenho a intenção de gravar todos canais ao mesmo tempo...

    E sobre o uso da mesa como seria a ligação? tenho uma mesinha que usava antes aqui fuleira da cicloton de 6 canais, mas não to entendendo o que vai adiantar a mesa, já que a saida da interface que é o problema...

    Lembrando que eu queria que saisse o som da voz na caixa, com a regulagem de plugins que vou fazer na interface, e isso até saiu, problema realmente é que nao achei um jeito de dizer pro DAW, que pra saida da interface é só pra sair a track 7 e 8 por exemplo...

    Outra dúvida, entre Cubase e o DAW da presonus Studio One, qual seria o melhor?

    Agradeço novamente pelas respostas, o começo é sempre dificil e essas ajudas são muito importantes.

    R1C4RD5
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    denilsonroberto
    Acabei de testar aqui com minha Tascam US-200 e funcionou tranquilo colocando um canal sem BUS de saída e o outro normal, só saiu o som do canal endereçado para o BUS.
    O que pode ter acontecido é que você esqueceu de setar o MIX da interface para não ter monitoramento direto. Na sua interface isso é feito via software.

    Retirei o texto abaixo do manual:

    Enables or Disables the Associated Output’s Mixer
    When the Mixer On button is illuminated blue, you will be able to create a
    zero-latency mix for that output. When the button is off, the DAW streams
    for that output will be patched directly to the output.


    Se você deseja gravar, então a sugestão do Solo/Mute não funciona mesmo, pois não vai haver sinal de entrada nos canais em Mute.

    Abra o controle da sua interface (icone ao lado do relógio do computador) e procure por um o botão de Mixer On/Off (ícone redondo com desenho no padrão universal de liga e desliga).

    Outra dica super importante: não deixe de ler o manual.

    denilsonroberto
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    opa blz, obrigado pela dica, vou dar uma olhada nisso e testar, depois posto o resultado aqui...valeu

    denilsonroberto
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    R1C4RD5

    Era isso mesmo, abri o sofware da interface e por lá eu consegui, na verdade é como se fosse a mesa de som, eu só dei mute nas saidas que queria e deu certo...

    valeu mesmo

    Agora é continuar na batalha, que tenho muito que aprender ainda..

    denilsonroberto
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Sobre a DAW para utilizar, oq ue vocês acham, Cubase ou Studio One?

    R1C4RD5
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Que bom que você conseguiu. Eu prefiro as interfaces que tem este controle na mão, pois as vezes você esquece que tem coisas que só dá pra fazer via software.

    Eu sempre utilizei Cubase e já estou acostumado com ele, mas pro ensaio da banda que estou tocando tenho usado o Reaper por achar mais leve pro meu notebook (que num é tão bom). Não conheço este Studio One.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas gravação e ensaio ao vivo com retorno vocal