trabalhar com equalização completa, tem algum programa que faça isso?

Autor Mensagem
Tears Of Fire
Veterano
# jul/12


Olá galera!
estou (tentando, kkk) gravando um cover... mas como não sei cantar, estou a procura de umas versões acappela (ou acapella), mas não acho... será que existe algum programa que trabalhe com equalização avançada, para que eu corte a voz?

a aqueles que não entenderam:
se você colocar uma faixa de áudio e outra igual, a baixo da 1ª, mas com as frequências invertidas, o som corta... a minha teoria é: se você retirar um instrumento em uma das duas faixas e por para tocar, apenas o instrumento retirado será ouvido... então, tirando a voz do vocal, e fazendo o esquema, acima, teríamos a versão acappela da música!

a teríoa está correta? existe este programa?
vlw galera!

Lelo Mig
Membro
# jul/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Não, sua teoria esta errada.

Suponha que você tenha baixo, guitarra e teclado numa música, apesar de timbres diferentes, muitas vezes estes instrumentos estão nas mesmas frequencias, o som dos instrumentos não é puramente a nota fundamental (o timbre nada mais é do que a composição de intensidade dos harmônicos), desta feita, com um método "corta frequência", você corta tudo que estiver na frequência X, incluindo o vocal.

Existem programas que tentam cortar, utilizando de filtros, mas nada muito efetivo.

Slash_1989
Veterano
# jul/12
· votar


então, tirando a voz do vocal, e fazendo o esquema, acima, teríamos a versão acappela da música!

quer dizer que pra fazer os esquemas de tirar a voz, vc antes precisa tirar a voz?

makumbator
Moderador
# jul/12
· votar


Tears Of Fire

A teoria está errada, pelos motivos que o Lelo explicou. Cada instrumento toca a fundamental e seus harmônicos (de acordo com o instrumento). Os sons musicais não são puros. Sua idéia só funciona se aplicado em sons simples, as ondas senoidais (inclusive essa é uma experiência comum em laboratório de acústica). E na verdade não é na equalização que se faz, e sim invertendo a fase de duas senóides sonoras iguais, que então se anulam.

Resumindo, nem de longe sua idéia funciona.

Tears Of Fire
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig
Suponha que você tenha baixo, guitarra e teclado numa música, apesar de timbres diferentes, muitas vezes estes instrumentos estão nas mesmas frequencias, o som dos instrumentos não é puramente a nota fundamental (o timbre nada mais é do que a composição de intensidade dos harmônicos), desta feita, com um método "corta frequência", você corta tudo que estiver na frequência X, incluindo o vocal.

Existem programas que tentam cortar, utilizando de filtros, mas nada muito efetivo.

eu to ligado, mas já é um bom começo...

Slash_1989
quer dizer que pra fazer os esquemas de tirar a voz, vc antes precisa tirar a voz?

como? eu quero que no final do projeto tenha apenas a voz...

makumbator
serio?! que pena :/

Edson Caetano
Veterano
# jul/12
· votar


Tears Of Fire
Tem 600 reais sobrando? Compra Um soft aí... Vou te dar a dica heim... Da Roland

Tears Of Fire
Veterano
# jul/12
· votar


Edson Caetano
que soft? tem como crackea-lo? kkkkkkkk

Tears Of Fire
Veterano
# jul/12
· votar


Edson Caetano
seria o Sonar mesmo?
como acho isso no 8.0? o X1 trava muito na minha máquina...

Edson Caetano
Veterano
# jul/12
· votar


Tears Of Fire
Não é o sonar, é lançamento, e não tem versão alternativa ou crack ainda...
600 pilas no BR sem dó hehe eu sou um felizardo e já possuo o danado, digo que é muito legal



makumbator
Moderador
# jul/12 · Editado por: makumbator
· votar


Edson Caetano

Mas vários softwares e hardwares fazem isso, de maneiras diferentes, e com resultados também muito variáveis. O Transcribe! Faz quase tudo isso por meros 50 dólares. Gravadores e equipamento de prática musical da Tascam também tem coisa muito parecida(tenho um que faz esse lance da "retirada" da voz).

O unmixing (ou coisa parecida, não lembro) também fazia algo nessa linha.

Consigo fazer isso no Cubase, usando analisador de espectro, equalizador, e Variaudio(na parte de mudar afinação ou andamento) e manipulador de imagem sonora.

Mas acho todos os resultados com qualidade ruim (com exceção da parte de redução de andamento e mudança de afinação ou tom), que são úteis para praticar.

Pelo menos dentro do que o cara mostrou no vídeo na parte de retirar a voz ou a flauta, achei usável como base para praticar, mas não muito mais que isso. A retirada acaba filtrando os demais instrumentos, e prejudicando a sonoridade do restante da música. Ainda estou aguardo uma revolução do nível do Melodyne DNA, mas direcionado para essa parte de se isolar e retirar instrumentos ou vozes de uma mix. Quem sabe no futuro.


De toda maneira, o software é legal. Obrigado por ter mostrado, pois ainda não o conhecia. Dê mais detalhes sobre os resultados que se consegue com ele (principalmente no que concerne à qualidade de som final)

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


makumbator

Tirar apenas um instrumento ou voz, numa música já mixada e masterizada, como estes caras tão querendo, é praticamente impossível. O que estes programas fazem é um "embromation" com filtros de frequencia...úteis, para muitas aplicações, mas não para o fim que ele deseja na pergunta.

Somente com as pistas separadas é possível.

Vamos inventar um programa que faça isso, de forma "decente" e ficar milionários!!

Tears Of Fire
Veterano
# jul/12
· votar


Edson Caetano
cheguei a ter um pouco de medo que fosse ele... cheguei a mexer em programa parecido... de outra empresa... segundo um site, falava que ele era o Photoshop da música... deve ser... nos dois o resultado final foi uma merda! kkkkkkk
sabe se esse programa tem algum demo?

makumbator
Consigo fazer isso no Cubase, usando analisador de espectro, equalizador, e Variaudio(na parte de mudar afinação ou andamento) e manipulador de imagem sonora.
serio? como faz?

Pelo menos dentro do que o cara mostrou no vídeo na parte de retirar a voz ou a flauta, achei usável como base para praticar, mas não muito mais que isso. A retirada acaba filtrando os demais instrumentos, e prejudicando a sonoridade do restante da música. Ainda estou aguardo uma revolução do nível do Melodyne DNA, mas direcionado para essa parte de se isolar e retirar instrumentos ou vozes de uma mix. Quem sabe no futuro.
mas quando faço a inversão, esses vestígios saem muito alto?

vou dar uma olhada nesses outros programas, vlw!

Lelo Mig
Vamos inventar um programa que faça isso, de forma "decente" e ficar milionários!!

o problema é inventa-lo...

Edson Caetano
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig
A roland já passou do ponto de ficar milionária Hehe...

Mas nunca vai existir algo que faça o "down" mix, claro que a melhor solução é ter as masters tracks

Tears Of Fire
Programa parecido? É tudo patenteado, não tem nada parecido, pode ter a função similar como o colega ilustrou com exemplos, mas dedicado a função é o melhor que eu vi até agora

makumbator
Cara isolar aquele solo fodastico, diminuir o beat em 50% sem mexer na afinação, quer maneira mais fácil de tirar um trecho musical, mais fácil só com a partitura mesmo Hehe, ou quer ver como ficaria para o mala do vocal cantar meio tom abaixo...fácil agora

Criar uma BT despretensiosa é perfeitamente possível, e não exige nenhum esforço, mesmo testar outras alturas de trechos, alterar a pan, nao de trabalhos de terceiros mas do seu mesmo... É tudo muito intuitivo e pratico

Obviamente não é algo que quer reinventar a roda, mas é uma ferramenta muito legal e chega bem perto do que o colega quer, criar uma BT para praticar seu instrumento

vou ver se gravo um material este final de semana de feriado e envio aí para voçê ver até onde o soft chega

makumbator
Moderador
# jul/12
· votar


Tears Of Fire
serio? como faz?


O visualizador de espectro faz a mesma função do visualizador desse soft da Roland (no caso eu uso um plugin chamado Visualizer, da Nugen audio). Com equalizador dá para filtrar a região que se quer retirar e depois com o manipulador da imagem sonora a gente pode cortar o centro, ou os cantos, etc...

Dá trabalho, mas é possível.

Edson Caetano
Cara isolar aquele solo fodastico, diminuir o beat em 50% sem mexer na afinação, quer maneira mais fácil de tirar um trecho musical

Mas isso o Transcribe! faz com extrema competência. É o programa que uso quando quero tirar frases rápidas, mudar o tom (e mudar o padrão de lá, como por exemplo transformar uma base de A4 em 440 Hz para 442 Hz). Ele também faz essa seleção e filtragem por equalização (só que é em padrões já fixos, ao contrário do da Roalnd, que é mais livre). É útil para trascrever determinados instrumentos mais escondidos na mix.

Mas nunca vai existir algo que faça o "down" mix, claro que a melhor solução é ter as masters tracks

Eu achava que nunca existiria algo como aquele Melodyne DNA, mas eles fizeram, então sei lá, no futuro distante, quem sabe....hehehe!

vou ver se gravo um material este final de semana de feriado e envio aí para voçê ver até onde o soft chega

Seria ótimo! Aí eu poderia comparar com o Transcribe!

Tears Of Fire
Veterano
# jul/12
· votar


Edson Caetano
Programa parecido? É tudo patenteado, não tem nada parecido, pode ter a função similar como o colega ilustrou com exemplos, mas dedicado a função é o melhor que eu vi até agora
queria dizer isso mesmo... entendi

makumbator
acho que entendi... vou procurar esse programa

Tears Of Fire
Veterano
# jul/12
· votar


aee Edson

como faz para diminuir o tempo sem alterar o tom?

Edson Caetano
Veterano
# jul/12
· votar


Tears Of Fire
No R-mix basta mover uma alavanca virtual, para a esquerda diminui até 50%, para a direita aumenta até 130%... Muito óbvio

Tears Of Fire
Veterano
# jul/12
· votar


Edson Caetano
porque 130%?

Edson Caetano
Veterano
# jul/12
· votar


Tears Of Fire
100% é o beat normal, ele aumenta mais 30%, aumenta no sentido de acelera, vai ficar em 130%... Ou seja além de diminuir o tempo, aumenta também, agora o porque destes valores deve ter haver com nao perder a afinaçao

Tears Of Fire
Veterano
# jul/12
· votar


ah!
não acho nenhum demo para baixar...

Tears Of Fire
Veterano
# jul/12
· votar


Edson Caetano
ah só... vlw!

Edson Caetano
Veterano
# jul/12
· votar


Tears Of Fire
E nem vai achar, nao tem demo... Tem uma versão mais simples pro iPad que custa 9,90 U$... E os vídeos, quando fizer o material para o Makumbator eu te mando também

Tears Of Fire
Veterano
# jul/12
· votar


que dó... que dó...
entrei naquele site do nuegen
qual é o programa que devo "comprar"?

Tears Of Fire
Veterano
# jul/12
· votar


E os vídeos, quando fizer o material para o Makumbator eu te mando também
claro mano :D
pode me enviar!
ou melhor, porque não posta aqui?

makumbator
Moderador
# jul/12 · Editado por: makumbator
· votar


Tears Of Fire

Ih cara, lá é o fabricante, não rola mais pirataria comigo. Nem sei se tem versão alternativa desse plugin. Comprei por 98 dólares.

Mas observe que o Visualizer é uma ferramenta de visualização de dados sobre áudio, ele não faz o que o da Roland faz automaticamente. Eu o utilizo para gravação e mixagem (pois ele me dá muita informação). E aventei que uma das janelas dele poderia fazer o mesmo que a janela principal do soft da Roland. Mas usaria outras coisas para ter um resultado parecido. Não é nada automático e pronto como vc está querendo! Disse que usaria uma combinação de ferramentas.

O que também tenho (original) é o Transcribe! 8, e que faz toda essa parte de redução de andamento, mudança de tom e afinação, loops para ficar treinando trechos e também usando filtros para ouvir determinados instrumentos mais escondidos na mix para facilitar a transcrição. Ele custa 50 dólares:

http://www.seventhstring.com/

Também não sei se tem versão alternativa.

Edson Caetano
Veterano
# jul/12
· votar


Este transcribe tá 39 dólar e vai ficando mais barato se fechar em grupos, não éne numa coisa de outro mundo

A gente tem que apoiar estas pequenas empresas senão vamos ficar na mão dos poderosos, piratear uma avid não vai quebrar a empresa, agora está seventhstri g pode sumir do mapa... Sacanagem, no final é roubo sim, porque ninguém fica só no teste, usa pra valer

Se gostar de algo, teste é seu direito, mas depois compre, se for muito caro apóie alternativas, se nao tem 2000 para fechar um protools pague 100 por um reaper, use alternativas

Posso garantir que um soft como o reaper tem muito mais recurso do que discos de extrema qualidade de uns 20 anos atrás... Dá para montar sim um set excelente de soft com pouco dinheiro

makumbator
Moderador
# jul/12 · Editado por: makumbator
· votar


Edson Caetano

Pois é, ele ainda baixou de preço desde quando comprei.


A gente tem que apoiar estas pequenas empresas senão vamos ficar na mão dos poderosos, piratear uma avid não vai quebrar a empresa, agora está seventhstri g pode sumir do mapa... Sacanagem, no final é roubo sim, porque ninguém fica só no teste, usa pra valer

Exato, e a Sevethstring é uma empresa de um cara só (ao menos parece, pois era o que sugeria o site anterior deles), e que nas duas vezes que entrei em contato respondeu de maneira atenciosa.

E falando em Avid, viu que ela vai vender a M-audio para o grupo da Akai e a linha Pinnacle para a Corel? Também tem um rumor que vão fechar o escritório do Sibelius em Londres, e remanejar para a Ucrânia...

Você não adora esses conglomerados que compram um monte coisa, fazem várias de mudanças no que funcionava bem e logo depois revendem?

Edson Caetano
Veterano
# jul/12
· votar


É foda, isso aí é para pegar as patentes, depois revendem e continuam com elas valendo.. mas vai ser melhor para a maudio e demais

Outra coisa é que a concorrência esta muito grande, nunca ouve tanta opção de tanta coisa disponível, está difícil para a avid viver só de grandes studios com o mercado hobby home tão quente do jeito que está

Que abram seus olhos hehe

Eu acho lindo quando os gigantes tem que rebolar para viver, a gente sempre acaba ganhando

Tears Of Fire
Veterano
# jul/12
· votar


acho que vou esperar eu comprar meu iPad mesmo... mais barato...kkkk

Mr. Phil
Veterano
# jul/12 · Editado por: Mr. Phil
· votar


Sim, há programas parecidos ou idênticos... e anteriores ao R-Mix que, por sinal, parece ser um bom sw
Prós: preço honesto, VariPhrase e versão para iPad
Contras: permite a seleção de uma só aréa

Só para citar alguns dos mais usados na Europa:

link 1
(preço ma mesma faixa, possibilidade de selecionar até 8 áreas!!)

link 2
(bem mais caro e interface diferente)

Abçs,

Phil ;P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a trabalhar com equalização completa, tem algum programa que faça isso?