Avaliem minha mixagem e masterizaçao

    Autor Mensagem
    kazu keyboard
    Veterano
    # jun/12


    e ai galega, comecei a trabalhar com home estúdio a pouco tempo, e estou aprendendo a mexer com compressores e equalizadores, e de fato, sao bem chatinhos de se mexer. mas pra saber se estou no rumo certo estou postando aqui uma musica que fiz, na intenção de aprender a com esses tipos de plugins, o compressor usado é um free que nao lembro o nome, mas se nao me engano é da TAL,(vou confirmar certinho depois), e o equalizador usei um do próprio reaper. Primeiro eu fiz fiz a mix pra ter noção de como ficaria, ai então eu comecei a entrar com compressores nas tracks, acrescentar ganhos, e comprimir antes que cheguem no pico, e fiz também isso na master track para poder ter um ganho de volume sem saturar o som. Sera que vocês poderiam opinar, dar sugestões e avaliar a mixagem e masterização. agradeço desde ja...
    http://soundcloud.com/kazu-keyboard/eletronica-2

    GRB
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Ficou legal. O bom da música eletrônica é que vc pode abusar do reverb e da equalização. Apenas como sugestão para tentativa eu colocaria mais graves nos sintetizadores do ínicio e no fim pra ver como fica. Na paradinha eu jogaria alguns delays ou ecos. Não sei se vai ficar bom, como falei é uma sugestão para uma tentativa..

    kazu keyboard
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    GRB
    entendi veio valeu a dica rs....vou testar aqui...abraçao

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem.
    Acredito que você esta no caminho certo fazendo testes.
    Musicalmente não dá para avaliar pois as partes musicais são somente testes.
    E alguns instrumentos não soaram bem aos meus ouvidos.
    Tudo depende também da qualidade dos instrumentos sejam reais ou virtuais e de todo processo de gravação.

    Mas deixo aqui alguns pontos de atenção, que podem ser uteis:

    - cada música exige uma instrumentação única e própria;
    - cada faixa (track) tem que primeiro ser bem sequenciada e gravada;
    quando usar instrumentos virtuais as notas musicais necessitam passar por um processo de humanização, mesmo na música essencialmente eletrônica;
    - cada faixa (track) tem que soar bem individualmente (isto é fundamental)
    - quando você adiciona um segundo ou mais instrumentos é que a coisa começa a complicar;
    - as vezes um instrumento pode ocupar o espaço sonoro do outro, e aqui começa o trabalho do pan e do volume individual de cada um, e necessidades de diferentes equalizações para o instrumento poder ter presença no conjunto;
    um instrumento pode soar bem individualmente, mas muitas vezes não soa bem e e perde no conjunto;
    as vezes temos até que abandonar certos instrumentos que no conjunto não casam com a música no todo;
    - equalização, cada instrumento seja virtual ou real já tem a sua própria equalização natural, assim tem que usar moderadamente este recurso, que deve ser mais utilizado para pequenas correções, ou para acentuar ou até minimizar a presença de certas frequências indesejáveis;
    - tem que ouvir, ouvir e ouvir:
    - primeiro na linha do ritmo, bateria, percursão e baixo;
    - depois ir ouvindo outros instrumentos no conjunto para verificar como fica o espaço sonoro, até que todos os instrumentos toquem junto.
    tanto na linha melódica, como na harmonia.
    - harmonia:
    certos acordes podem não soar bem, as vezes um acorde com 4 notas pode ser simplificado para três ou duas, e ao contrário também.
    E Assim tem que escutar, o acorde pode estar correto tecnicamente, mas pode não soar bem no conjunto e poluir a música com resonancias indesejáveis;
    Tem certos pads que com uma única nota geram acordes automaticamente.
    As vezes os acordes não são os mais aplicáveis, e quando escutamos pensamos que é uma questão de timbre, de equalização e até de reverb, mas no fundo é o acorde que esta errado;
    - nos solos fazer testes de mudanças de oitavas, e cuidado com a sobreposição de melodias na mesma oitava;
    - cuidado com o uso de efeitos, a moderação é a melhor opção; altos níveis de efeitos destroem a música; cuidado com a compressão.
    Tenho para comigo que a compressão deve ser utilizada para correção de certas partes, mas jamais para se obter volume alto.
    Muito cuidado com reverb sobrepondo outro reverb, isto gera sujeira no áudio;
    Se o volume esta baixo, tem que trabalhar no instrumento individualmente, seja na velocidade das notas (virtuais), seja no processo de gravação (se ficou muito baixo, mesmo bem executado, tem que gravar de novo).
    Observe como fica a onda sonora graficamente, ondas muito altas preenchendo todo o retângulo não soa bem e demonstram o mal uso de compressores. ( a música fica compactada lá em cima, achatada)
    O som pode ficar num nível bom sem atingir o topo (e por contraditório que pareça o volume numa onda mais baixa pode ter o som mais alto do que uma onda lá no topo)
    - Sempre considere a limitação dos seus equipamentos e instrumentos.

    kazu keyboard
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    legal essas dicas.... pelo que me causa a impressao isso sao dicas pessoais, é como vi numa aula do rick bonadio, nao existe uma formula magica pra isso, voce tem que treinar e treinar, e se acostuma com oq tem, ai sim voce sabera oque fazer, como fazer e quando fazer... Por isso que mixagem para muitos é considerada uma arte, porque voce vai deixa-la do jeito que voce realmente gosta (logico usando o bom senso rs). valeu as dicas amigo

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Kazu

    O desafio é que nos dias de hoje além de estudar a musica propriamente dita e ensaiar e ensaiar, temos que ter conhecimento de engenheiros de som.
    E não temos preparo ou estudo para isto.
    Muitos plugins são muito técnicos e pelo menos eu não consigo entender.
    Os manuais também são muito ruins.
    E os presets na maioria das vezes não funcionam bem, cada caso é um caso.

    "pelo que me causa a impressao isso sao dicas pessoais"
    é verdade escrevi de acordo com a minha vivência pessoal, e ainda estou aprendendo.
    Por isto denominei de pontos de atenção, que podem ser observados durante o processo.

    A mixagem é uma arte como você mesmo escreveu, não existem regras rígidas,
    Não existem formulas mágicas, o que pode ficar mágico é o resultado final da música em si.
    Se uma gravação (real) ou sequenciamento de notas (virtual) esta ruim, não tem plugin que de jeito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Avaliem minha mixagem e masterizaçao