Gravar e escultar com a M-Audio Fast Track Pro

    Autor Mensagem
    Torquato Neto
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Torquato Neto


    Pessoal,

    Comprei a um tempo atrás uma interface M-Audio Fast Track Pro,e um microfone audio technica at2020 para fazer umas gravações e brincar um pouco. Estou usando o Sonar 8 para fazer minhas gravações, porém tem uma coisa q me intriga. Quando vou gravar, gravo um violão base, depois faço alguns solinhos, depois a voz.. Porém não consigo fazer com que eu escute a VOZ que eu estou cantando e o som que já gravei (violão) no mesmo tempo. Na M-audio tem uma botão ( MIX ) que vc regula o que escutar na saída da interface, o som que ela está capturando e o som que esta sendo tocado no pc ( o que vc acabou de gravar, ou uma musica qualquer ). Se eu coloco o botão todo para um lado, ele só escuta o que esta sendo reproduzido pelo pc e se coloca para o outro, só escuta o que está sendo capturado pela interface, e no meio...., o som capturado pela interface fica com um pequeno atraso.

    Alguém sabe como fazer para eu escutar o som capturado e o que esta sendo reproduzido no mesmo momento ? ( talvez isso q eu esteja perguntando seja uma burrice mesmo, mas é que sou bastante iniciante )

    Alguém que tenha a M-Audio da uma ajudinha... valeu


    OBS: Me desculpem pelo erro de português no título. Deveria ser "ESCUTAR", porém não consegui editar o título no fórum.

    makumbator
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    Torquato Neto

    Vc precisa aprender a configurar o Sonar para:

    1. gravar em pistas diferentes, uma após a outras (ou seja, gravar cada instrumento ou tomada em uma pista diferente)

    2. Ligar a monitoração no Sonar (para escutar na FTP o som processado pelo programa + o som que está entrando para gravação)

    3. Regular o buffer da interface, de forma a ter a menor latência possível sem ruídos, clicks e pops. Cada sistema tem um valor "ideal".

    4. O controle de mix da FTP é para regular a mistura de monitoração direta(o som que está entrando na interface, ANTES de ir ao computador) com o som processado pelo computador, e que é enviado de volta à interface (não importa se é som gravado anteriormente ou o sinal que está entrando e sendo processado no DAW).


    Eu uso o Cubase, então não posso te ajudar quanto aos comandos específicos do Sonar. o item 3 está descrito no manual da interface.

    Caveiras Buchudas
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Torquato Neto
    Geralmente se habilita o audio por um botão com o desenho de um alto-falante. No Nuendo e no Cubase é assim, deve ter algo similar no Sonar.

    Não sei se é bem isso que você quer saber!

    Torquato Neto
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    makumbator

    Obrigado pela resposta.. bem:

    1 - Consigo gravar, porém tem esse problema q após a primeira gravação, a segunda pista nao consigo gravar escultando o retorno no mesmo tempo que está sendo reproduzida a primeira pista.

    2 - Isso acredito que é um botãozinho com três tracinhos, lá no botão é chamado de "input echo = ON/OFF", quando habilitado eu escuto o retorno do som gravado.

    3 - na minha fast track pro, tem um programinha q diz q a latência dela esta em 256, não sei dizer se é milisegundos, pois no programinha não mostra aparece só um escala de 128 à 4096.

    4 - Obrigado pela explicação, es estava meio confuso com o entendimento desse mix.

    Bem, o dilema ainda continua, mas agora eu estou entendendo mais ou menos o que está ocorrendo.
    Eu gravo uma pista com o som do violão, ate ai tudo beleza, ai depois quando vou gravar a voz em uma segunda pista, eu habilito o monitoramento no sonar e dou o play na primeira pista e canto, só que ai é q ta o problema, .. se eu deixar o MIX da interface todo para direta para deixar só o som processado pelo computador, minha voz fica com um delay e se colocar o MIX todo para a esquerda para deixar só o som capturado pela interface, paro de escutar a pista que já tinha gravado. Então, a maneira q estou gravando é gravar primeira pista, deixar o monitorando desligado da segunda pista e deixar o MIX para sair o som processado pelo computado para escutar a primeira pista, e gravo sem o retorno da segunda pista, q no meu caso é a voz.


    Caveiras Buchudas

    no sonar é uns tracinhos, como se fosse um som.

    makumbator
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    Torquato Neto

    3. Esses são valores de buffers, e nao o tamanho da latência. Mas há uma correlação entre o buffer e latência obtida (quanto maior o buffer, maior a latência). Regule os buffers no menor valor que ainda te dê o som limpo (sem clicks, pops e mini travadinhas de som). Aqui não há regras fixas, pois cada sistema é diferente.

    Tenho a FTP também e no meu sistema deixo em 256 (que me dá uns 8 milesegundos de latência) quando estou mixando e editando o áudio, e 128 quando estou gravando (dá uns 4 milesegundos).

    Mas é importante selecionar o driver correto no programa de gravação, pois ele pode usar outro mais "lento" com a FTP. Não basta instalar o driver no sistema, tem que configurar o programa para usá-lo. Vá na configuração de som do Sonar e confira se está mesmo usando o "M-audio USB", que é o driver da FTP.

    Outra dica é ir no site da M-audio e baixar o driver mais recente da placa, de acordo com seu sistema operacional e arquitetura de bits.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravar e escultar com a M-Audio Fast Track Pro