Duvida sobre caixa ativa, mesa e cabos ao montar PA

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# mai/12
· votar


Joaozin
O cabo do microfone por ser balanceado pode passar dos 10m tranquilo?
que eu saiba sim, nunca precisei usar um assim.

E os cabos que eu ligo as caixas na mesa (p10 simples) tem essa regra ai também de quanto menor menos ruídos?
tem, todo cabo tem. na verdade todo sistema tem essa regra: todo lugar pode entrar ruído. no cabo, nos plugues, nos circuitos. quanto mais o sinal "passeia" pelo sistema, mais ruido pode entrar. nao quer dizer que vai entrar.

mas no cabo depois de preamplificado, como o sinal é mais alto, o ruido interfere menos, pois ele é relativamente mais baixo.

Joaozin
Veterano
# mai/12 · Editado por: Joaozin
· votar


kiki
Ah sim entendi. Cara uma ultima duvida, eu vejo no manual da minha mesa falando sobre cabo jack p10 stereo e mono. Seria mono = não balanceado e stereo = balanceado? Ou isso não tem nada haver?
Tem como também usar um cabo p10 Y para fazer com que o som das 2 saidas da mesa (L e R) se torne mono e saia na caixa de retorno? Só tenho 1 caixa de retorno e se eu ligar ela com um cabo normal eu estaria pegando o som apenas de um dos lados, ou L ou R.

kiki
Moderador
# mai/12
· votar


Joaozin
Cara uma ultima duvida, eu vejo no manual da minha mesa falando sobre cabo jack p10 stereo e mono. Seria mono = não balanceado e stereo = balanceado? Ou isso não tem nada haver?
mais ou menos.
como eu disse antes, o cabo nao é balanceado, o sistema é que é.
o cabo tem só fios e plugues.

estereo = sistema de som com dois canais.
pra usar um sistema estereo, ou usa um cabo estereo ou dois cabos monos.

balanceado = sistema de transmissao de som de uma fonte pra um equipamento. não é o sistema todo.

- o cabo mono tem 2 vias (cabo mono, terra + sinal) e o plugue p10 tem 2 pontos de contato (ponta e corpo).
- cabos estéreo tem 3 vias. duas vias de sinal e uma via de terra. e geralmente usa um plugue p10 de 3 pontas (ponta, anel e corpo).
- cabo para sistema balanceado tambem tem 3 vias. um terra, dois sinais, mas são sinais iguais e defasados. e em geral usam cabos XLR, mas as vezes podem usar cabos p20 iguais ao de estereo.

Tem como também usar um cabo p10 Y para fazer com que o som das 2 saidas da mesa (L e R) se torne mono e saia na caixa de retorno?
tem, mas deve ter algum jeito de fazer isso mais simples.

Só tenho 1 caixa de retorno e se eu ligar ela com um cabo normal eu estaria pegando o som apenas de um dos lados, ou L ou R.
nem sempre.
verifique no manual, mas alguns sistemas tem como padrão virar mono ao usar só uma saida. minha mesinha é assim.

além disso, pra usar em apresentações, o ideal é usar a mesa toda em mono. se for um palco muito grande, existe o risco de quem ta de um lado nao ouvir direito a caixa do outro lado.

Joaozin
Veterano
# mai/12
· votar


kiki
Quando eu acho que estou sabendo tudo, percebo que não sei é nada hehe.
Tanto o cabo para sistema balanceado quanto o cabo estereo possuem 3 vias, porém isso não quer dizer que o cabo estereo sirva para o sistema balanceado?

Essa parte da mesa toda em mono e do risco de quem ta de um lado do palco não ouvir o que sai na caixa do outro lado é que eu não entendi. Estou usando a mesa em mono, até onde eu sei, 1 cabo mono para cada coisa em seu canal separado, mas na hora de mandar o som da mesa para as caixas são 2 saidas, L e R, mas o que vai pro canal L é a mesma cosia que vai pro canal R, a não ser que eu mude o balanço dos canais. Agora quanto ao retorno, a saída pra ligar ele tem L e R também, penso eu que se ligar apenas em um canal, o som vai sair mais fraco, porque o som é distribuído nos 2, por isso pensei em um cabo Y. No manual da minha mesa fala sobre os canais e cabos, porém eu não entendo nada sobre isso. Fala de cabo simétrico, assimétrico, mono, stereo, e sei lá mais o que, estou ficando louco já! huahauahau

lovemusicpro
Membro
# jul/13
· votar


sera que alguem poderia me ajudar gostaria de saber se a caixa ativa jbl JS151A da pra ligar uma caixa escrava

Ismah
Veterano
# jul/13
· votar


Hum... se a caixa tem saída de linha, é sinal que pode ser ligada numa escrava.

kiki
Moderador
# jul/13
· votar


Ismah
saída line acho que não serve pra isso não.

lovemusicpro
nas descrições que eu li dela não achei nada, acho que não faz essa ligação não. pesquise mais sobre ela.
geralmente quando faz esse tipo de ligação existe um modelo similar passivo pra fazer kit.

Ismah
Veterano
# jul/13
· votar


kiki

Hum, eu venho ligando aos pares assim... Nessa imagem mostra as Line In e Line Out. Segundo a imagem é possível conectar dessa forma uma caixa passiva.

http://images.tray.com.br/img/img_prod/108245/1617_3_20121031180924.jp g

geralmente quando faz esse tipo de ligação existe um modelo similar passivo pra fazer kit.

"Assassino" embaixo!

lovemusicpro
Membro
# jul/13
· votar


muito obrigado a todos pela atenção

Fabricio_ES
Veterano
# jan/14
· votar


Nao e possivel ligar uma passiva não. Essa caixa da JBL teria que comprar outra ativa pra ligar nela..

inExperienced
Veterano
# jul/15 · Editado por: inExperienced
· votar


Galera, boa noite!

Estou precisando de uma ajuda,

Estou querendo comprar uma caixa ativa par ser usada em churrasco, em casa quando for assistir jogos coma galera, pra ensaiar usando backtrack... pro que der e vier, dentro das limitações dela, que não seja caro (até 1500 dilmas, mais não da, queria poder comprar uma Ev, ou Yamaha, mas...), que seja durável e quando vier a dar problemas que seja de "fácil" solução.

Cheguei a dois modelos, JBL JS 151 e Mark Audio.

Specs:
JBL JS 151
Alto-falante de 15" e driver de titânio
Potência do amplificador 200W RMS
Resp. frequência 70 a 20kHz Suporte para pedestal
Pontos de fly Entrada USB para MP3
Equalizador gráfico de 5 bandas
Entradas para linha e microfone
Página da JBL com o produto

Mark Audio 1550A
Caixa processada com duas vias;
1x Alto-falante de 15” + 1x Driver Titanium;
Formato trapezoidal / monitor;
Entrada de Mic e Line com controles de volume independentes;
Entradas balanceadas;
Equalização de três bandas (High, Mid e Low);
Controle de volume MASTER;
Circuito de limiter;
Leds de indicação de power, sinal e limiter;
Saída de sinal de linha servo-balanceada com conector XLR macho;
Potência de 500W (4 ohm), 300 (8 ohm), ela tem saida pra caixa escrava.
Saída para caixa auxiliar com impedância mínima de 8Ohms;
Página da Mark Audio com a caixa.

a JBL tem em minha cidade, a Mark Audio não.

Qual das duas recomendam?

inExperienced
Veterano
# jul/15
· votar


Up

Joaozin
Veterano
# jul/15 · Editado por: Joaozin
· votar


inExperienced
Boa tarde!!

Cara, eu não conheço essa marca "Mark Audio" então não sei lhe falar da qualidade.. Agora a JBL é famosa neste ramo de caixas amplificadas. Já que tem ela na sua cidade, recomendo que vá lá testar e veja se atende suas necessidades, caso sim, compre sem dó!

Abraço!!

Ps.: eu já tive duas caixas ativas da Antera, com falantes de 10", e elas eram excelentes! Recomendo dar uma olhada nesta marca tbm, é de qualidade!

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


inExperienced
queria poder comprar uma Ev, ou Yamaha, mas...

Cara a manutenção dessas é mais difícil que a outras genéricas... Pelo simples fato das demais serem genéricas, vc tem maior acesso a peças - porque elas são usadas por N outras marcas...

Ambas devem te dar o resultado esperado - lembre que a caixa é MONO, e o áudio em geral, STEREO, isso pode não te dar o resultado esperado.

Potência de 500W (4 ohm

Fique atento! Isso só acontece se vc ligar a escrava. Normalmente ela opera em 8r, produzindo os 300W (que provavelmente foi arredondado).

inExperienced
Veterano
# jul/15
· votar


Joaozin
Ismah

Valeu pelas dicas.
Naõ tinha me atentado a questão do stereo e mono.

Joaozin
Veterano
# jul/15
· votar


Boa noite, gente!
Eu quero tirar uma dúvida com vocês. Meu pai tem em casa um sistema de som, são 4 caixas, um amplificador e um equalizador. Eu queria saber se existe alguma forma de eu ligar violão e microfone neste sistema. São aparelhos antigos que não tem entrada p10, então imagino que não dá pra plugar no amplificador. Eu queria saber se existe algum aparelho que eu possa comprar pra fazer esta conexão, pois as caixas são muito boas e não tenho intuito de comprar mais caixas. O amplificador é aqueles que só tem entradas coloridas, tipo aquelas que tem atrás da TV e entradas pros fios das caixas, que não tem nenhum plug. Fico no aguardo pessoal! Valeu

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


O amplificador é aqueles que só tem entradas coloridas, tipo aquelas que tem atrás da TV e entradas pros fios das caixas, que não tem nenhum plug.

RCA?

Tens que ver potência, impedância da caixa etc...

Pra ligar o violão, ele vai na entrada do input e já eras...

Joaozin
Veterano
# jul/15
· votar


Ismah
Tipo essa imagem aí! As entradas do amplificador são tipo essas: http://static.mercadoshops.com/amplificador-antigo-gradiente-str-1050_ iZ6XvZxXpZ2XfZ115198079-87879108660-2.jpgXsZ115198079xIM.jpg
Não tem entrada p10 pra violão e microfone... Por isso tenho a impressão que talvez precise comprar algum aparelho que tenha as entradas e ligá-lo ao sistema?! Eu preciso verificar a potência do amplificador, mas as caixas eu sei que tem 2 de 300w RMS cada uma e tem outras duas que não sei a potência, devem ter por volta de uns 150-200w cada.

SkyHawk
Membro
# jul/15
· votar


Joaozin
Compra uma mesinha simples e joga a saída da mesa no amplificador.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duvida sobre caixa ativa, mesa e cabos ao montar PA