Dúvida Sobre Pan Backing Vocals

    Autor Mensagem
    trashit hc
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: trashit hc


    Boa tarde pessoal!

    vamos lá, minha dúvida é sobre onde colocar no pan os backing vocals.

    nas músicas da banda que toco tem 2 tipos de backings vocals. os que cantam alguma parte da música.

    e aqueles coros tipo Ahhhhhhh, ohhhhhhhhhh, entenderam??

    gostaria de saber em que posição no pan eu coloco eles?

    aqui vai um link de uma música com alguns backing vocals >> http://www.mediafire.com/?aeaaw2njrc8m8q4

    agradeço quem puder me ajudar!

    abs.

    gbmeioponto
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Ao meu ver isso é mais opinião pessoal. Eu não gosto de esparramar muito os backs pelo pan não, como muita gente gosta. Eu prefiro deixar um backing alinhado com a voz no meio, e os outros a no máximo 30, 40 pra algum lado.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    gbmeioponto

    Tipo as vozes nos dois canais, só que em segundo plano (volume) em relação a voz principal, certo?!

    gbmeioponto
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Sim, dependendo eu gosto de abaixar só um pouco em relação a voz principal, e deixar como se fosse "mesclada", ou então abaixar MUITO, a ponto de deixar só temperando a música, não muito perceptível. Mas eu acho que varia de opinião a opinião tb.

    trashit hc
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    LeandroP
    gbmeioponto

    obrigado pelas dicas!!

    mais alguém??

    MMI
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    trashit hc

    Se tiver várias vozes (e tracks) no backing você pode lateralizar mais para os dois lados e botar algum reverb para deixar mais para trás da voz principal. Aliás o uso do reverb no backing, mesmo mais centralizado, é uma boa ideia.

    Nas mix o reverb além de dar aquela ambiência, ele serve para dar a impressão de afastar a fonte sonora. Então é interessante deixar o que está no centro com pouquíssimo reverb e quanto mais lateral, mais reverb. Tem a questão das frequências no uso do reverb também.

    Outra forma de fazer essa mix é imaginar um palco e posicionar os instrumentos e o backing conforme a disposição do palco no pan e no reverb.

    kiki
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    pra vocais bem harmonicos, do tipo ahhh e ohhh, as vezes é legal dobrar. tipo faz com guitarras e tal.
    quando dobra (grava duas vezes igual), fica bem legal dar pan um pra cada lado. isso dá uma espacializada muito legal (o mesmo vale pra instrumentos, eu usso bastante isso com guitarra base e violao), sem dar aquela sensação estranha de quando põe muito pan.

    por exemplo, se for uma harmonia de duas vozes com canto por cima, ao inves de jogar uma voz pra cada lado, dobra elas.
    separar no pan sons que harmonizam enfraquece a harmonia, pois elas deixam de se misturar.

    junto disso ou nao, pra harmonias vale a pena botar mais reverb do que na voz principal, além de deixar um pouquinho mais baixo o volume. isso joga a voz mais pra tras.
    só abaixar o volume as vezes some demaisa voz e nao dá a sensação de segundo plano devida.
    é bom trabalhar bem o compressor tambem, pra homogeneizar o volume. se nao, ao abaixar o volume, as vezes some umas partes e outras ainda destaca demais.

    enfim, espero que ajude. eu tambem nao sou nenhum entendido de mix, só tenho feito bastante testes, e to chegando nessas ideias.

    TheJcRibeiro
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    gosto de deixar a voz e os backings alinhados no centro. mas é questão de gosto pessoal.Pense na sugestão de dobrar os canais dos backings, porem em um lado coloca uma equalização grave e na outra aguda.

    trashit hc
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    MMI
    kiki
    TheJcRibeiro

    obrigado pelas dicas!!

    num caso das dobras, é isso que fazemos. com os ahhhh, ohhhhh, gravamos 2 vezes.

    abs.

    kiki
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    ==============
    UP DO MAL 2013
    ==============

    aproveitando o topico, peço uma ajuda aos amigos mixeiros:

    como voces fazem pra mixar uma voz principal e mais algumas backings, principalmente se for tudo do mesmo cantor?

    quando gravo backings vocais de mim mesmo, sempre soa estranho. dá uma sensação de uníssono.
    por mais que eu acerte linhas diferentes (com algum esforço e concentração consigo afinar mais de uma voz), por mais que eu use de efeitos pra diferenciar espacialmente os sons ( conforme postei acima), nunca fica satisfatório.

    eu já ouvi umas mix com varias vozes do mesmo cantor, de gente mais profiça aqui do fórum, e fica ducaraleo - tito, bahia, cerutti, over...

    .omni
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    kiki
    O negócio é fazer o backing ocupar um espaço diferente do da voz principal. Eles só tem que preencher um buraco diferente do da voz, apesar de ser o mesmo timbre.
    Comece pela equalização, veja se nenhuma frequência do backing atrapalha a voz principal e pode ser cortada. O reverb também vai ajudar a empurrar pra trás o backing, você pode inclusive usar um reverb só pra essa função de distanciar na sala alguma coisa.

    Dica ultra super master mega: não tente fazer tudo soar bem solado, é inclusive comum que coisas soem mal soladas, desde que cumpram suas funções na mix.

    kiki
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    .omni
    O reverb também vai ajudar a empurrar pra trás o backing, você pode inclusive usar um reverb só pra essa função de distanciar na sala alguma coisa.
    isso eu já uso, tento jogar "mais pra tras" com reverb, abro mais no pan, coisas assim.

    Comece pela equalização, veja se nenhuma frequência do backing atrapalha a voz principal e pode ser cortada.
    putz, apesar de alguns anos de experiencia, equalizar pra mim ainda é algo muito dificil... vou experimentar mais!

    Dica ultra super master mega: não tente fazer tudo soar bem solado, é inclusive comum que coisas soem mal soladas, desde que cumpram suas funções na mix.
    nao entendi, o que voce quer dizer com "solar"? quer dizer que nao precisa ficar com um som bom quando tocado "solo", destacado do resto?

    valeu pelas dicas, já dá uma luz pra mim!

    .omni
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: .omni
    · votar


    kiki
    apesar de alguns anos de experiencia, equalizar pra mim ainda é algo muito dificil...

    Pra mim também!

    Mas uma boa dica é isso de ver quais frequências são indesejáveis e manter só as mais importantes, isso ajuda a definir mais as coisas e a ganhar espaço na mix.
    Por exemplo, um vocal de rock geralmente deve ter o "poder" da voz em numa região média de 1k mais ou menos. Ao invés de levantar esse 1K no EQ você pode tentar filtrar frequências perto que pintem mais do que deveriam. 2k, 2,2k. Claro que esses números vão mudar de caso pra caso, só citei uma possibilidade provável.
    Cortar muitas vezes é mais eficaz do que tentar trazer alguma coisa e acabar puxando várias outras que não tem função na mix.

    Quando eu tava começando a fuçar em DAWs e tal eu achava que tinha que puxar grave em tudo, tinha medo dos médios por causa do nariz, tinha medo de algumas frequências, etc. Depois que eu comecei a entender que você não precisa usar todas as frequências em tudo, tem muita coisa que é sujeira e só faz criar mais "lama" na mix.

    Equalização e compressão são coisas que dá pra ficar muitos anos estudando e você nunca vai parar de aprender. Ainda mais quando mistura os dois, é uma coisa de louco.
    Todo dia eu aprendo uma coisa nova.

    nao entendi, o que voce quer dizer com "solar"? quer dizer que nao precisa ficar com um som bom quando tocado "solo", destacado do resto?

    Solar é apertar o botão "solo" pra ó ouvir aquele canal.
    Exatamente! É bem comum solar um canal e achar ele agudo demais, sem corpo ou com som de nariz. Ou mesmo distorcendo loucamente (não clipando o canal, mas em algum plugin, por exemplo). Ele tem que soar bem no contexto da mix.

    Abra um EQ paramétrico e comece a fazer varreduras em todas as frequências com o Q em diferentes aberturas que você vai notar várias coisas legais.

    kiki
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    .omni
    Mas uma boa dica é isso de ver quais frequências são indesejáveis e manter só as mais importantes, isso ajuda a definir mais as coisas e a ganhar espaço na mix.
    é, isso na teoria eu vejo, mas ainda tenho dificuldade de ouvir.

    Por exemplo, um vocal de rock geralmente deve ter o "poder" da voz em numa região média de 1k mais ou menos.
    eu percebi que o 1k é um ponto mágino nas vozes! (não à toa o reaper já entrega o Eq com um ponto ali).

    fiz uns testes agora com os projetos que eu tava mixando antes, e realmente já deu uma boa melhorada.
    como a voz principal nao pode desfigurar muito, deixei ela como achei que ficava legal, e fui testando fazer o inverso com os backings.
    acabei deixando eles bem estranhos solados, totalmente abafados e sem brilho, mas no conjunto fica bem mais claro!

    Abra um EQ paramétrico e comece a fazer varreduras em todas as frequências com o Q em diferentes aberturas que você vai notar várias coisas legais.
    eu vi isso num video tutorial uma vez, achei bem legal pra ir entendendo o que faz cada frequencia. preciso exercitar mais essas coisas, bem lembrado!

    mas sobre o problema específico de mixar varias vozes em coro:
    eu sempre fico com a impressão que "gruda" tudo nao só pelo timbre (no fim só estamos mexendo no timbre) mas tambem pela execução ser quase igual.
    eu testo as vezes deslocar um pouco no tempo, pra dar uma atrasadinha proposital, ou mesmo mudar mais no jeito de cantar, mas nao dá grandes resultados...

    .omni
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    kiki
    mas tambem pela execução ser quase igual.

    Ah é, aí é uma questão de arranjo
    Uma coisa legal é atrasar um um pouco pra frente e outro um pouco pra trás as dobras cada um pra um lado do pan (e a voz no meio).
    Mas isso só vai abrir um pouco a voz, se não é o efeito que você quer, é questão do arranjo!

    kiki
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    .omni
    Uma coisa legal é atrasar um um pouco pra frente e outro um pouco pra trás as dobras cada um pra um lado do pan (e a voz no meio).
    eu fiz uns testes assim tambem, um pouco ajuda, mas nao salva totalmente.

    eu fazia bastante isso com dobra de violao, um delay manual, fica bem legal.

    Ah é, aí é uma questão de arranjo
    pois é.
    eu percebi isso na epoca do tributo titãs, que eu tentava reproduzir os coros que eles fazem gritando, e ficava super esquisito.

    o fato deles terem 4-5 vocalistas com voces bem diferentes fazem um grito unissono soar bem mais heterogeneo do que eu tentando gravar 5 vezes.

    cheguei a achar que seria impossivel fazer isso com uma pessoa só, mas depois de ouvir outras mixs do povo aqui percebi que era incompetencia minha mesmo (seja de mixar, seja de cantar).

    valeu pelas dicas!

    .omni
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    kiki
    o fato deles terem 4-5 vocalistas com voces bem diferentes fazem um grito unissono soar bem mais heterogeneo do que eu tentando gravar 5 vezes.

    Pense que são 4 vocalistas gritando em UM microfone na mesma sala na mesma hora, é bem diferente de fazer um por um mesmo.
    O que você pode (e deve) fazer é mandar todo mundo pra um auxiliar e fazer ele bombar. Haha

    kiki
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    mais alguem pra dar sugestões ou dicas?

    .omni
    O que você pode (e deve) fazer é mandar todo mundo pra um auxiliar e fazer ele bombar. Haha
    não entendi isso, voce diz juntar tudo e dar uma "saturada" no backing?

    .omni
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: .omni
    · votar


    kiki
    Tipo, geralmente quando tem vários canais da mesma coisa (no caso o backing vocal) o que você pode fazer é mandar todos esses canais pra um auxiliar, pra ter um controle de volume apenas para todos os canais. Além disso você pode usar inserts no auxiliar, que vão afetar todos os canais ao mesmo tempo. Melhor que ficar botando os mesmos plugins em cada canal (seu computador agradece).
    Aí você pode por exemplo equalizar individualmente cada canal de backing, talvez cortar algum grave que esteja sobrando em todos eles. Mesmo que você não as ouça, essas frequências vão se somando e acabam gerando uma certa lama, você perde definição e "headroom" pra deixar o som mais na cara.

    Sobre o que você pode fazer com o auxiliar, equalizar todo mundo junto também pode ser legal pra você puxar alguma alta frequência (por vezes até exagerada pra pintar no meio da mix), ou saturar como você mesmo disse. Esses plugins como lo-fi, devil loc, aural exciter, etc, geram uns tipos de distorção que gera mais harmônicos que podem ajudar a definir mais alguma coisa que esteja meio apagada na mix.
    E por último você pode usar um limiter pra segurar os picos maiores e dar uma apertada no backing pra fazer ele ficar mais durinho e encaixadinho na mix. Mas se você quer uma dica de amigo, comprima muito pouco, ou use compressão paralela. Ainda mais que compressão é uma coisa que dá uma sensação de poder, você vai apertando e o som vai chegando e chegando mais, é bem fácil transformar ele numa pasta de som sem vida.

    E aí é claro, você pode mandar esse auxiliar para canais de reverb já com todos esses efeitos aplicados. Esse signal flow que é bem importante, fazer tudo nas etapas certas pra "agradar" os plugins que vem na frente.
    Já parou pra pensar nisso? Comprimir o som equalizado ou equalizar o som comprimido, esse tipo de coisa?

    Quais plugins você costuma usar? Eu sou viciado em plugins e tenho vários que são "go-to" pra diferentes aplicações, se quiser a gente troca umas figurinhas.
    A gente é amigo no facebook, qualquer coisa me chama por lá também!
    Abraço

    kiki
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    .omni
    opa, valeu!
    quase tudo o que voce falou ai eu tenho uma noção, mas pouco ainda...

    o que você pode fazer é mandar todos esses canais pra um auxiliar
    eu faço isso no reaper com um canal com subcanais, facilita a botar efeitos, como voce disse.

    Mas se você quer uma dica de amigo, comprima muito pouco, ou use compressão paralela.
    vixe, eu tenho usado cada vez mais compressão.... porque minhas execuções vocais não são muito boas, sai muito desigual os niveis, entao tende a sumir muitas partes.
    o que é compressão paralela?

    Esse signal flow que é bem importante, fazer tudo nas etapas certas pra "agradar" os plugins que vem na frente.
    Já parou pra pensar nisso? Comprimir o som equalizado ou equalizar o som comprimido, esse tipo de coisa?

    sim, eu tento atentar pra isso, mas ainda nao sei o que é melhor.

    Quais plugins você costuma usar?
    meu padrão pra voz é:
    - eq
    - compressor
    - reverb

    nessa ordem, e tudo do reaper (mal sei usar esses, acho que nao vale muito pegar outros mais avançados.

    outros plugins, só VST e VSTi pra instrumentos (guitar rig, vintage amp room, ezdrummer, etc.).

    A gente é amigo no facebook, qualquer coisa me chama por lá também!
    legal! geralmente eu pergunto por aqui mesmo porque aí junta mais gente e fica pra consulta, mas qualquer coisa eu chamo por lá tambem! (é que eu to mais aqui que lá).

    f14gomes
    Membro
    # mar/13
    · votar


    legal! geralmente eu pergunto por aqui mesmo porque aí junta mais gente e fica pra consulta,
    kiki

    valeu a força amigo !!
    o que é compressão paralela?
    Tbm gostaria de saber, rs, então continuem por aqui pessoal. Obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida Sobre Pan Backing Vocals