Algumas dúvidas na montagem do home studio

    Autor Mensagem
    Caiocolombini
    Veterano
    # abr/12


    Olá galera,
    Eu to querendo montar o meu primeiro home studio, onde pretendo gravar voz, violão, piano/teclado e percussão inicialmente. Precisode ajuda com os equipamentos q tenho, e saber oq anda falta.
    Aqui em casa eu tenho:

    . Notebook sony vaio 2gb de RAM, 250gb de HD eplaca de audio (não me lembro, mas é a q vem nele mesmo, nunca troquei);
    . Placa de som M-audio fast track pro;
    . Mesa de som Behringer Xenyx 1202fx;
    . Amplificador de potência Applause 1800 (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-236186631-amplificador-applaus e-pa-1800-_JM -> caso não conheçam);
    . 2 caixas acústicas passivas de 60w cada;
    . Caixa de multi uso Oneil OCM 200 (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-228305272-caixa-amplificada-on eal-n-meteoro-multiuso-ocm-200-55w-rms-_JM);
    . 2 violões [1 de nylon (Giannini GWNSTX) e outro de aço (Ibanez AEG8E)];
    . 1 teclado Yamaha PSR E413;
    . 1 piano elétrico Yamaha (não lembro o modelo agora, mas é bom...);
    . Não tenho microfone condensador (preciso de ajuda) e tb não tenho microfones para a parte de percussão (preciso de dicas sobre quais comprar, não manjo de microfonar percussão/bateria);
    . Meu kit de percussão: cajon, prato de ataque, xilofone (sim, um xilofone), meia lua, e aquele ovinho (não lembro o nome daquilo ^^) -> se tiverem dicas de mais alguma coisa pra colocar no kit de percussão me digam!;
    . Microfone Samson Q7 - Super-cardióide

    Queria saber oq falta ainda, se oq eu tenho ta bom, quero q tirem as dúvidas q coloquei ali em cima tb (dicas de microfones e de instrumentos de percussão), e queria saber como "montar" tudo isso, pra formar um estúdio legal, e por último, uma dúvida q me surgiu lendo um otro tópico parecido: oq é o pré amp? E pra q serve? Preciso de um? Qual?

    Gente, me desculpem pelo post enorme, mas por favor, quem puder me ajudar, sereimuito grato

    Abraços

    Endurance
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    http://www.youtube.com/watch?v=BSZ406Z_PQo

    Ta ai velho! Os vídeos relacionados também são bons!

    Caiocolombini
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Endurance

    Brigadão cara, o vídeo ajudou bastante, mas ainda tem mtas dúvidas q não foram resolvidas ^^ se vc tiver como ajudar com todas ae, eu agradeço.
    E cadê o povo desse fórum meu deus? Parece q morreu todo mundo D: vamo ajuda ae galeras o/

    Abraços

    xita5200
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Olá Caiocolombini

    Eu acho que para começar deveria pensar no objectivo do seu home Studio, quer realmente gravar algo profissional? Ou quer fazer umas maquetes com boa qualidade, se a resposta for a segunda eu acho que o seu setupo já está muito bom, se quiser comprar o microfone condensador é sua opção, quanto ao Samson que já tem não conheço.

    Quanto ao préamp (pré-amplificador) ele é necessário para utilizar alguns componentes (como os microfones), repare, a saída do microfone tem um sinal muito fraco, o que esse pré amp faz é amplificar essa saída. A sua placa de som já tem pré-amps não irá precisar de investir num.

    De resto agora é só meter os seus conhecimentos em prática e tentar dar o máximo do material.

    Vou deixar um video de uma série interessante sobre o setup dos homestudios



    Caiocolombini
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    xita5200

    Muito obrigado pela ajuda, o vídeo é bem legal e me deu algumas ideias ^^
    Mas a minha grande dúvida mesmo, é como faço pra usar todo o equipamento q tenho em prol de um home studio? Quero dizer, todas as gravações q diz até hj, nunca usei sequer minha mesa de som...utilizei apenas a placa de som da M-audio e o pc, conectei o instrumento direto nela, e o microfone tb, e gravei...deu certo, mas eu tenho ctza q o resultado poderia ser melhor se eu soubesse "conectar" todos meus equipamentos e tal...

    Será q alguém no fórum sabe me responder essa? Por favor ae galera o/

    kiki
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    Caiocolombini
    pra gravar cada instrumento separadamente a mesa de som é realmente dispensavel.

    uma regra geral é: quanto menos coisa melhor.
    voce só precisa de mesa de som se precisar organizar muitas entradas e/ou muitas saidas.

    só com a interface voce ja deve conseguir resultados muito bons

    Caiocolombini
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    kiki

    Nossa cara, então quer dizer q só com pc e placa de audio já to fazendo o negócio certo? Então acho q tenho algum prob. com o software q eu uso, pq eu não acho o resultado muiiito agradável não viu, até gosto e tal, mas acho q da pra melhorar muito. Eu uso o cubase q um amigo me arrumou do estúdio onde a banda dele grava, e com uns plugins q ele me diz serem mtu bons (não recordo o nome de todos), mas sei lá, acho q não to sabendo usá-lo direito...

    Mas por outro lado, se eu quiser gravar percussão, coisa q nunca fiz antes, como eu teria q fazer?

    Ps: só pra mostrar meus resultados com meu home studio, tem esse vídeo aqui, q foi um dos últimos q gravei undo ele:



    gege_correa
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Caiocolombini

    Como você gravou o violão? Em linha ou microfonado? Eu aconselho fazer os 2, grava o som microfonado em um canal, o som em linha em outro e mixa os 2 sinais depois...Tá precisando equalizar tua voz, tá muito apagada... dá uma estudada sobre equalização e o uso de compressores vai melhorar bastante teu som. Abraço!

    Caiocolombini
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    gege_correa

    Eu gravei ele em linha apenas, mas nossa cara, acho q vou ter q fazer um curso sobre cubase, ou softwares de gravação em geral, pq não tenho a mínima ideia de como mixar os 2 sons juntos D:
    Vou procurar sobre o lance dos compressores...eu sempre apanho deles mesmo na hr da equalização.
    Vc ou mais alguém do fórum sabe algum site onde dê pra eu aprender essas coisas?

    Valeu pelas dicas cara ^^

    gege_correa
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Caiocolombini
    Eu gravei ele em linha apenas, mas nossa cara, acho q vou ter q fazer um curso sobre cubase, ou softwares de gravação em geral, pq não tenho a mínima ideia de como mixar os 2 sons juntos D:

    Então, eu não manjo nada de cubase, mas eu quis dizer o seguinte:
    1) A Fast Track tem dois canais, num vai estar ligado o violão em linha e no outro o microfone.
    2) Você vai colocar pra gravar ao invés de uma 2 pistas no cubase, uma que capta o som do violão em linha e na outra pista o som captado pelo microfone.
    3) Depois você "brinca" com os sons gravados, você vai ver que eles são bem diferentes... mexa no volume (coloque um mais alto, outro mais baixo, vai vendo como fica), pan (joga um mais pra direita, outro mais pra esquerda), essas coisas...

    No youtube você deve achar bastante material a respeito do Cubase e etc... Abraço!

    Caiocolombini
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    gege_correa

    Você quis dizer tipo, gravar ao mesmo tempo, o violão em linha, e o microfone captando além da minha voz, o som do violão enquanto toco junto? Pq se for isso, a voz num vai ficar prejudicada?

    Vo procurar coisas desse tipo no youtube, brigadão

    gege_correa
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Caiocolombini
    Você quis dizer tipo, gravar ao mesmo tempo, o violão em linha, e o microfone captando além da minha voz, o som do violão enquanto toco junto? Pq se for isso, a voz num vai ficar prejudicada?

    Não, grava só o violão, em linha e microfonado, depois grava a sua voz separado... é até melhor, pq daí vc se concentra só em cantar.

    Caiocolombini
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Caiocolombini
    · votar


    gege_correa

    Agora entendi tudo cara, brigado pelas dicas ^^

    Mas continuo com minha dúvida sobre como gravar percussão/bateria
    Alguma alma boa pode ajudar com isso? Haha ^^

    gege_correa
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Caiocolombini
    Mas continuo com minha dúvida sobre como gravar percussão/bateria

    Saca só, especialmente a partir dos 4:00


    Caiocolombini
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    gege_correa

    Engraçado o cara, e bm vídeo, valeu mesmo ^^

    kiki
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    Caiocolombini
    Ps: só pra mostrar meus resultados com meu home studio, tem esse vídeo aqui, q foi um dos últimos q gravei undo ele:

    sim, com o equip que voce tem ja dá pra tirar um ótimo som.
    não ta ruim sua gravação, mas dá sim pra melhorar. e não é questão de equip.

    mas sei lá, acho q não to sabendo usá-lo direito...
    Mas por outro lado, se eu quiser gravar percussão, coisa q nunca fiz antes, como eu teria q fazer?


    pra qualquer coisa que voce for gravar, com qualquer equipamento, inclusive se não for via computador:

    1 - modo de captação.
    se for em linha, depende da qualidade dos captadores.
    se for microfonado, depende da qualidade do microfone e do posicionamento em relação à fonte (instrumento ou pessoa).
    esse é um dos pontos chave.

    2 - processamento do sinal antes de gravar. é o tal do preamp, que sua interface já faz. basicamente é acertar o nivel do sinal de entrada.
    tem gente que usa preamps separados, valvulados, etc. isso é pra quem manja e sabe o que ta fazendo.

    3 - qualidade da interface, pra quem grava em digital. a sua é boa.

    4 - o software usado. cubase é bom, tem outros bons.
    ai começa o seu pepino. não adianta software bom se nao souber usar.
    antes de caçar curso, pesquise por tutoriais na net. deve ter muita coisa boa.
    procure por videos no youtube, deve ter bastante tambem
    do cubase nunca vi por que nao uso, mas de todos que precisei sempre achei bons tutoriais em video. tem que saber um pouco de ingles, pois muitas vezes vai ter material em ingles.

    5 - mixagem.
    aí e o outro ponto chave. aqui entra o processamento do som depois de gravado.
    tem que saber no minimo equalizar. demora pra aprender, é meio chato no começo. mas é fundamental.
    depois vai aprendendo a usar outros efeitos. compressor e reverb são muito uteis.
    pesquise sobre tudo isso aqui no forum, gaste um tempo lendo. tem bastante topico legal debatendo esses assuntos.

    RESUMINDO:
    pelo que vi no seu video, acho que tem que explorar mais ao modo de microfonar e de mixar.

    e o resto é praticar bastante, parece que ce ja ta fazendo.

    Então acho q tenho algum prob. com o software q eu uso, pq eu não acho o resultado muiiito agradável não viu, até gosto e tal, mas acho q da pra melhorar muito.

    sugestão: regrave essa música usando essa versão como guia.
    abra essa versao como uma faixa, e vá gravando tudo de novo por cima, mas em canais separados (como voce já fez com o backing e o solo).

    pelo que vi no seu video: o som do violao tá com cara de violao em linha, tá seco e um pouco artificial.
    recomendo o mesmo que nosso amigo gege_correa, captar microfonado.
    grave em duas faixas separadas o violao em linha e o microfonado.
    pra microfonar, aponte o microfone pro cavalete ou pra casa 14. são duas posições mais consagradas.
    na hora de mixar tente jogar um reverb como efeito sobre a faixa e veja o que acha.

    a voz tá um pouco abafada. isso se resolve em grande parte equalizando.
    o som mais "aberto" tem mais agudos, vá tentando aumentar um pouco os agudos ou ir abaixando outras frequencias.
    tem uns topicos que dão faixas de frequencias e caracteristicas sonoras delas, da uma pesquisada.
    um bom microfone e uma boa microfonação nao precisam de muita equalização, mas até se aprender a fazer isso a solução é ir equalizando e testando.

    outras coisas sobre a voz:
    o backing voce gravou sem fone? tava rolando a musica na caixinha?
    faça tudo com fone. assim voce podera botar o som bem alto sem vazar pro microfone que estiver gravando.
    é muito importante soltar a voz na hora de gravar.

    grave a voz em pé, é melhor pra respiração.
    posicione o mifronoe mais alto. não aponte ele de baixo pra fima, aponte de cima pra baixo. assim voce canta com a cabeça mais erguida, o que é melhor pra respirar, e evita um pouco da ressonancia grave do peito, que embola mais o som.

    tome cuidado com os sopros. nos "fight", e todos os P e B sempre faz um puf.
    tirar o microfone da frente da boca ajudara a evitar isso tambem.

    é isso, não falta muito pra ficar bacana o negócio.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Algumas dúvidas na montagem do home studio