Omid, IAV, CAM Qual pra trabalhar no exterior?

    Autor Mensagem
    Fabio_Gringo
    Veterano
    # abr/12


    Saudações, pessoal!
    Devem ter alguns tópicos já existentes sobre esse assunto, mas usei a busca e não achei um que respondesse a minha dúvida:
    dessas três escolas, com qual delas tenho mais chance de conseguir trabalhar no exterior (Canadá, etc..)? Já pensei em perguntar nas escolas, mas seria uma fonte suspeita.
    To pensando em fazer o curso de Fundamentos de Audio, no IAV, alguém aí já fez e pode dizer se vale a grana investida? Em comparação com os outros cursos e tal...

    P.S.: Não quero ficar rico, só quero ir pro exterior e trabalhar com isso (estúdios, gravações, dublagens, etc..) lá.
    Sem passar fome, claro.

    Valeu
    o/

    Homem Cueca
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Fabio_Gringo
    Cara, eu fiz o Fundamentos de Áudio e Acústica Intensivo Plus.

    Vale cada centavo investido...o melhor de tudo é o selo no diploma que garante autenticidade internacional. Tem galera que já conseguiu bolsa de estudos no exterior por conta do diploma do IAV.

    Recomendo fortemente.

    Abraços.

    .omni
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Fabio_Gringo
    Então, vou te dar uma dica.
    Esses cursos ensinam pouca coisa, algumas coisas ensinal mal, você vai sair muito cru do curso, sem a menor preparação pra trabalhar numa gravação de verdade. Vale a pena fazer os cursos, vale mesmo, pra ter alguma base. Mas onde você realmente vai aprender alguma coisa é trabalhando com isso. Tente arrumar um estágio em algum estúdio grande que vai ser o melhor curso da sua vida.
    Além do mais que é essencial pra saber se você realmente quer trabalhar com isso.
    Teve um estagiário que passou por aqui que fez curso de produção, curso de Pro Tools, comprou plaquinha pra usar em casa, etc... Mas quando chegou aqui e viu como é que a coisa funcionava de verdade, ficou pouco tempo, largou e foi fazer concurso público.

    Fabio_Gringo
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Minha ideia é fazer um curso básico de áudio pra conseguir um estágio em uma gravadora boa, então, enquanto trabalho na gravadora e adquiro experiencia, continuo fazendo os cursos. Depois de um tempo, planejo ir para o exterior..
    Achei algumas escolas como IAV, CAM, Synthex, OMiD, IATEC.. essas todas têm validade internacional no certificado a partir do primeiro curso?

    Fabio_Gringo
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Ah, agora que vi, IATEC é no Rio de Janeiro. `--
    Aliás, em Sao Paulo estou eu.

    Homem Cueca
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    .omni
    Então, vou te dar uma dica.
    Esses cursos ensinam pouca coisa, algumas coisas ensinal mal, você vai sair muito cru do curso, sem a menor preparação pra trabalhar numa gravação de verdade. Vale a pena fazer os cursos, vale mesmo, pra ter alguma base. Mas onde você realmente vai aprender alguma coisa é trabalhando com isso. Tente arrumar um estágio em algum estúdio grande que vai ser o melhor curso da sua vida.
    Além do mais que é essencial pra saber se você realmente quer trabalhar com isso.
    Teve um estagiário que passou por aqui que fez curso de produção, curso de Pro Tools, comprou plaquinha pra usar em casa, etc... Mas quando chegou aqui e viu como é que a coisa funcionava de verdade, ficou pouco tempo, largou e foi fazer concurso público.


    Isso acontece em 95% das vezes...tem MUUUUUUUUUITO curso ruim espalhado por ai.

    Acho bizarro o pessoal querer aprender áudio em 30 horas...meu curso teve duração de 270 horas e literalmente aprendi CONCEITO de áudio. Aprender a trabalhar com áudio é diferente, só trabalhando MESMO.



    Fabio_Gringo
    Ah, agora que vi, IATEC é no Rio de Janeiro. `--
    Aliás, em Sao Paulo estou eu.


    Se está procurando algo que vá te atender MESMO, faça o IAV.

    O Omid também é legal, mas eles são SUPER desorganizados com aulas e metodologia, tenho um brother que faz aula lá...ele reclama o dia inteiro pra mim. Professores bons mas metodologia zero.

    Jonas F. L.
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Jonas F. L.
    · votar


    Homem Cueca
    Nesse caso me parece ser o mesmo esquema de faculdade não é? É essencial pra você aprender a parte teórica, entrar no mundo da carreira e conseguir um diploma, mas o que vai te dar habilidade mesmo é a experiência. Qualquer tipo de curso é assim, não só com audio/música.

    londrer
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Eu fiz o Fundamentos de Áudio e Acústica do IAV.
    É fantástico.

    Tirando que eles ainda são reconhecidos internacionalmente

    londrer
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    .omni
    Esses cursos ensinam pouca coisa, algumas coisas ensinal mal, você vai sair muito cru do curso, sem a menor preparação pra trabalhar numa gravação de verdade
    Fiz o curso do IAV e não é assim como você falou não. Obviamente, vc não sai de lá trincando de sabedoria, mas nenhum curso te deixa fodido em algo em 5 meses...
    Posso falar com tranquilidade que o curso do IAV me tirou de maus lençóis em muitas situações, além do q vc ve o qnt tem de "profissional" q não sabe o q ta falando no mercado.

    Lógico, q pra uma gravadora de vdd vc NUNCA vai entrar sabendo tudo. Mas vc tbm não sai projetista de predios gigantes depois de terminar uma faculdade de engenharia. Vc não tem fluencia para ganhar todos os casos como advogado. Vc não consegue lidar com o gerenciamento de uma grande empresa.

    Mesmo fazendo o curso, ainda tem MTA coisa a aprofundar... mas vc vai ter certeza d q está se aprofundando pelo caminho certo e fazendo as coisas direito.

    .omni
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: .omni
    · votar


    londrer
    mas vc vai ter certeza d q está se aprofundando pelo caminho certo e fazendo as coisas direito.

    Mais ou menos... serve pra começar a ter alguma noção, já fazer as coisas direito é uma outra história. Basta ver que tem um monte de pessoas trabalhando muito mal por aí e fazendo um monte de aberrações que nem um estagiário deveria fazer.
    Exemplo básico: tem gente que ainda acha realmente que o que "nivela volume" é um compressor, isso é uma aberração que se ensina em vários cursos por aí e muitos *profissionais* da área que acharam os ouvidos no lixo acreditam piamente.

    Fabio_Gringo
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Po, to vendo as respostas do pessoal aí, ajudou muito.
    Vou fazer o IAV, mesmo. Só nao vou fazer agora, em julho, porque é meio salgado (hehe), vou arrumar um trampo meia boca e ver se pego um intensivo em janeiro e tal. Valeu mesmo, gente.
    o/

    Homem Cueca
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    .omni
    Mais ou menos... serve pra começar a ter alguma noção, já fazer as coisas direito é uma outra história. Basta ver que tem um monte de pessoas trabalhando muito mal por aí e fazendo um monte de aberrações que nem um estagiário deveria fazer.
    Exemplo básico: tem gente que ainda acha realmente que o que "nivela volume" é um compressor, isso é uma aberração que se ensina em vários cursos por aí e muitos *profissionais* da área que acharam os ouvidos no lixo acreditam piamente.


    Sim, isso ocorre, mas não estamos falando da escola que eu e o nosso amigo londrer cursamos. E também tem aqueles casos de o povo que vai estudar achando que sabe tudo, entra no curso com os ouvidos tapados e sai de lá o mesmo tapado de antes.

    Compressão é uma das ferramentas que o povo mais confunde como é que funciona, chega a ser bizarro mesmo, ué...

    Mas vamos concordar com uma coisa, sabendo porra nenhuma você não vai entrar em nenhum estúdio em que tenha alguém que realmente saiba o que está fazendo. Indo por esse caminho, a chance de aprender o errado e fazer o errado durante anos até chegar em um lugar e aprender o certo é muito maior. Eu e o londrer indicamos o mesmo lugar, nós cursamos e tenho certeza que nenhum de nós vai sair falando besteira por aí.

    Cajuba
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Fabio_gringo, eu conheço bem a Omid. É uma empresa séria, muito legal, tem cursos muito interessantes e completos. O dono de lá é um cara muito acessível, muito bom técnico e produtor. Trabalhou muitos anos em Los Angeles, é extremamente bem relacionado. A Omid também oferece estágio no exterior. Eu, no teu lugar, não descartaria essa escola não. Vale bem a pena!

    Cajuba
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Fabio_gringo, eu conheço bem a Omid. É uma empresa séria, muito legal, tem cursos muito interessantes e completos. O dono de lá é um cara muito acessível, muito bom técnico e produtor. Trabalhou muitos anos em Los Angeles, é extremamente bem relacionado. A Omid também oferece estágio no exterior. Eu, no teu lugar, não descartaria essa escola não. Vale bem a pena!

    Cajuba
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    .omini e londrer: caras, coisas que eu aprendi na Omid e que vou levar pra vida toda é que quando você tem um bom conhecimento da base, do conceito, do porque de cada processo acontece e como, fica fácil consguir o som que você quer e resolver qualquer problema técnico. A base é a acústica e lá eles têm um curso muito legal disso!

    Slash_1989
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    dando uma upada....

    To interessado em fazer algum curso, e pelas minhas pesquisas, cai nesses dois tambem (IAV e Omid).

    A princípio gostei muito do curso de produção musical da Omid, mas tambem me falaram muito bem desse fundamento do audio e acustica da IAV.

    Agora meu medo é esses cursos oferecerem aqueles conhecimentos basicos, tipo "attack é o tempo que o compressor demora pra começar a atuar", e não ir muito mais fundo nisso...

    E quanto ao estagio internacional, será que isso é "facil" de se conseguir por esses meios?

    Homem Cueca
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Slash_1989




    A princípio gostei muito do curso de produção musical da Omid, mas tambem me falaram muito bem desse fundamento do audio e acustica da IAV.

    Agora meu medo é esses cursos oferecerem aqueles conhecimentos basicos, tipo "attack é o tempo que o compressor demora pra começar a atuar", e não ir muito mais fundo nisso...


    Ambos lugares são bons.
    No curso de Fundamentos do IAV, você talvez não tenha grandes surpresas em termos de "ah, attack é o tempo que o compressor demora pra começar a atuar", mas é bem provável que tenha outras surpresas.

    Quando fiz o curso, junto comigo tinham outras pessoas que já estavam no meio há anos, alguns há décadas, vi esse povo sofrendo pra fazer o curso, se dando mal nas provas e dando cabeçada pra entender algumas coisas.

    Acho que é proveitoso e recomendo pra quem quer aprender áudio. Não é garantido sair de lá um bom técnico, até mesmo porque um bom técnico depende MUITO do bom senso e do ouvido, mas se aproveitar o curso é garantia de sair de lá uma pessoa que não vai sair falando bobeira sobre áudio.

    Dá uma lida no cronograma de aulas, aqui:
    http://iav.com.br/pt/cursos/programacao/faa.pdf

    Talvez dê uma clareada sobre o curso em si e sobre o que você realmente quer.

    Pense, produção musical e fundamentos de áudio são coisas completamente diferentes mas um bom produtor, geralmente, conhece bem a parte "técnica" do áudio. Agora, se você já é uma pessoa bem técnica, talvez ir mais a fundo na parte de produção seja melhor. Mas isso só você que pode dizer...

    Homem Cueca
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Slash_1989
    E quanto ao estagio internacional, será que isso é "facil" de se conseguir por esses meios?

    Fácil nenhum estágio internacional é...se você não tem experiência profissional, ter o diploma vai te ajudar a conseguir trabalhos aqui também que também vão entrar pro seu currículo e talvez ajudarem mais ainda a conseguir algo internacional.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Omid, IAV, CAM Qual pra trabalhar no exterior?