Material para gravação em qualidade boa

    Autor Mensagem
    PauloVilardo
    Veterano
    # abr/12


    Seguinte galera, a um tempo venho pesquisando aqui no fórum equipamentos para me ajudar a gravar em qualidade boa.
    Essa semana comprei um microfone Lyco SML58 que era o que dava no meu orçamento.
    Mês que vem estava querendo comprar ou uma placa de som externa, que tenho visto aqui que é bem importante para a boa gravação e quero comprar uma mesinha de som de 4 canais.
    Mas aí é que vem a minha dúvida.. Uso o Laptop, no caso, conectaria a placa de som nele e a mesinha na placa, correto?
    Essas seriam as melhores interfaces para eu fazer a gravação? Ou um gravador digital mesmo já faria beeem esse trabalho para mim?
    Como ainda tô fazendo as pesquisas gostaria que vocês me indicassem os produtos(placa de som externa, mesa 4 canais e gravador digital) com um preço bom e qualidade boa também.
    No mais é isso galera, desde já obrigado pelas respostas! :D Espero que não tenha esquecido de colocar nada aqui rs Abraçãaaaaao! :D

    relimonge
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Fala cara, tudo bem?

    Também to montando (constantemente) meu home studio e vivi uma situação parecida com a sua no começo! Hoje, trabalho com uma M-Audio Fast Track, sem mesa de som... e a qualidade de gravação é muito boa! Também trabalho com um notebook, que não me deixa a desejar.
    Vale levar em conta que com a Fast Track você já leva um Pro Tools SE e, além disso, caso tenha um mic condensador, ela ja tem um phantom power.

    Espero ter ajudado ;)

    MMI
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    PauloVilardo

    O que você quer gravar e qual a sua necessidade dessa mesa?

    Depende bastante das suas resposta ao que perguntei... Mas eu diria a princípio para não comprar mesa nenhuma, compra logo uma interface de 4 canais que ela em conjunto com seu computador fazem a função de mesa.

    O gravador digital só se for fazer gravações por aí e precisa de muita mobilidade. Mas um notebook com uma plaquinha externa faz o serviço de gravador portátil em muitos casos.

    Eu prefiro laptop que desktop porque gera menos ruídos, como ventoinhas e interferências de transformadores.

    PauloVilardo
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Com a mesa eu tinha pensado em gravar simultaneamente violão e voz mesmo.. E as gravações são para passar para os amigos mesmo, família, divulgar o trabalho por aí rs Gostaria de algo que ficasse com uma qualidade boa e tal

    MMI
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    PauloVilardo

    Então veja bem... Eu faço algumas produções que até chegam a ser comerciais em casa nessa praia de guitarra e violão. Eu não preciso de mais de 2 canais na interface e nenhuma mesa de som.
    Para isso, vou te recomendar a boa e velha Fast Track Pro, líder de audiência no fórum. Pluga na entrada USB do seu laptop, baixa o Reaper (a versão de teste não expira, pode usar indefinidamente, mas se gostar pode pagar para dar uma força para o projeto) ou usa o Pro Tools que vem junto. Seu computador já vai ser uma mesa virtual. Dá até para fazer trabalhos profissionais assim, com boa vontade, a qualidade é muito boa.
    O ideal é gravar separado, primeiro o violão, depois a voz. É o ideal. Mas 2 canais já dá para isso. Quer exagerar? Grava o violão em linha em um canal e microfonado no outro. Mixa em estéreo, joga um para cada lado, depois grava a voz e deixa no meio. Tá excelente assim

    PauloVilardo
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    MMI e relimonge muito obrigado pelas dicas! Assim que eu conseguir juntar a grana tô comprando a Fast Track.. Qual é a diferença entre a M-Audio Fast Track e a Fast Track Pro?
    Alguma loja que vocês recomendem para comprar pela internet ou aqui no RJ mesmo?

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
    · votar


    Aproveitando o o tópico do amigo, já que aqui muitos tem experiencias com essas fast track, tenho uma dúvida em relação a essas fast track pro ultra br, por exemplo estava olhando hj a fast track pro ultra br 8canais com prés octane..

    minha maior dúvida é se esses prés da ultra br dão conta e se eles são melhores ou os mesmos que os pres das outras linhas das fast track.. de R$ 750 e R$ 1.550?? porque essa ultra br custam em torno de R$2.500

    Teria outra opção de interface até 2.500 com prés melhores?

    outra coisa tb não quero ter que aumentar o ganho do pré no maximo pra ter um som bacana.. pra evitar o hisssss de ganho alto nesses pres amp...



    preciso muitos canais porcausa da bateria, 8 canais ainda acho pouco!

    MMI
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    PauloVilardo

    a principal diferença é no número de canais.
    Não sou do RJ, não conheço as lojas daí. Mas pesquise nas lojas da internet, quem sabe encontre alguma que interesse ou pelo menos te dá boa ideia de preços para negociar.

    Hendrix Gallagher Straits

    Os prés são melhores das outras Fast Tracks, pelo menos o que eles chamam de "octane" em outras placas é melhor, essa eu não conheço.

    Não sei se você percebeu, ela tem 4 canais com pré, 2 de linha e 2 digitais. Se é o que eu entendi no seu caso, não está bom para você. Portanto, pode ligar só 4 mics direto nela, para bateria é pouco ainda.

    Converse com o omni daqui do fórum que ele entende e trabalha com isso, mais que eu. Mas veja quantos microfones você vai querer ligar simultaneamente, usando os prés da interface. Esse dado é fundamental.

    Eu tenho pouca experiência com bateria, mas mesmo assim me soa bem estranho ganho alto no pré com bateria. A grande maioria dos bateristas gostam de tocar alto, conheço poucos que dominam a dinâmica de tocar baixo, a maioria é de baterista de jazz e bossa nova que tem essa manha (minoria). Se o cara toca alto, o ganho do pré é baixo, certo? De toda forma, bateria é das coisas mais complicadas de gravar, muitas vezes se for em casa vale comprar uma eletrônica. Se você tem uma sala com acústica adequada, vários microfones e quer se meter nessa praia, vai nessa, mas é caro e difícil, vai penar até conseguir algum resultado. Eu costumo recomendar às bandas que gravem num estúdio barato a bateria, o resto pode fazer em casa quando querem fazer uma demo ou uma produçãozinha.

    desculpe não ajudar muito.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    PauloVilardo

    com essa fast track de dois canais vc vai consseguir ótimas gravações de violão e voz, se procurara aqui no forum mesmo vai achar varias gravações usando as fast track e são de ótima qualidade pelo que eu já vi, só não comprei essa ainda porque preciso de no minimo 8 canais..!

    Teu violão tem captação? ou vai microfona-lo?


    MMI

    Gravação de bateria é muito complicado mesmo, eu tenho uma boa bateria acustica, hj conssigo afina-la como quero depois de muito tempo aprendendo as técnicas corretas de afinação que tb é mt importante na gravação..

    Tenho aqui um monte de microfones, condensadores caseiros cardioides e omins, varios leson sm58 e alguns pdm57 e outros da samsom Q7, ultimamente mixo tudo direto numa mesa de 10 canais com os prés da mesa e no subkick o pré do bx200 (cubo de baixo), foi o que conssegui de melhor com o que eu tenho até hj, pena que eu gravo utilizando um notebooke com interface onboard, mas conssigo gravar a 24bits e 96khz porem a qualidade da conversão não é o bixo, mas estou fazendo um emprestimo de uns R$5,5mil pra deixar essas gravações com qualidade bem mais profissional e pensei nessa interface que tem os 8 canais mono com pré..

    quando me referi ao ganho quis dizer que não gosto de ter que aumentar o ganho no máximo, prefiro gravar como vc disse, acho lamentável algumas músicas que tem por ai com volume absurdamente enorme e clipando tudo... sempre me baseio em produções mais "moderadas" nesse sentido, não quero comprar essa fast track e ter que colocar o ganho no maximo pra consseguir um som mais colorido e mais encorpado, eu ja vi gente gravando em estúdio com prés externos de qualidade com ganho bem baixo e o pre puxava um som lindo de babar, eu quero uma interface com pré de qualidade, pô são 2.500 reais é muita grana tenho medo de me arrepender...

    como eu disse são 5.5 mil reias no emprestimo, então fiz um orçamento assim pra tentar aproveitar bem esse dinheiro (visando uma gravação de
    bateria de ótima qualidade)

    - Shure SM57 R$525,00
    - Shure PG52 R$675,00
    - Interface fast track ultra br 8 canais com pré R$2.444,00
    - 2 Microfones AKG C430 condensadores pra overhead R$2.000,00

    ai conforme vou juntando uma grana vou comprando os mics pros tom tom e um pro surdo, e um condenssador bom pro hi hat,enquando isso vou usando os lesom e os q7 mesmo, com isso ai acho que ficaria muito boa as gravações, é um sonho a ser realizado mas nao quero me arrepender depois..

    vai que existe uma interface muito melhor que essa com 10 canais e prés melhores por uns R$3.000,00...

    MMI
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits

    Bom, se você já grava bem com sua placa onboard, não tenho nem o que falar, porque até uma FTS de 2 canais melhoraria muito seu resultado. Mas acho que tem no mercado algo que mais se adapte ao que você quer, só que não estou a par de preços, especialmente aqui no Brasil porque é caro demais. As M-Audio não acho isso tudo pelo preço que você está disposto a pagar.

    Estou fazendo uma apostila de gravação do fórum, com uns colegas daqui. A parte de guitarra agradou e estou ampliando, essa parte ainda não saiu e acho que pode te ajudar:

    Quando for gravar em casa, evite gravar com níveis altos, a "luzinha" do seu DAW não pode bater em 0 ou acender o clip em hipótese nenhuma para uma boa gravação. Clipping digital (distorção) é horrível. Na sua interface, tem um parâmetro de sample rate, seria quantas "fotos" seu computador tira da onda sonora por segundo. O sample rate de 44.1 kHz está de bom tamanho, são poucos aparelhos (DVD ou Blu-Ray) que suportam mais que isso, mas o ouvido humano, teoricamente, consegue perceber no máximo algo menor que a metade disso. Gravar com maior taxa para depois reduzir não é uma boa ideia, pode estragar seu som, além de ocupar mais espaço de memória e mais processamento de seu computador. A quantidade de bits já faz diferença, isso dá a margem de quantos passos de volumes diferentes seu DAW vai gravar, por isso é legal que se grave com um parâmetro a lto aqui, se der, vai de 24 bits. Isso significa que terão 224 volumes diferentes, uma dinâmica bem alta (mais de 16 milhões de níveis de volume). Lembrem que um CD tem 16 bits de "dynamic range". Com o parâmetro acertado em 24 bits, dá para gravar com o VU (a "luzinha") batendo em -12 dB que ainda teremos 22 bits sobrando para faixa dinâmica, ou seja, 4.194.304 volumes diferentes, que já está muito bom e bem longe da possibilidade de clipar. Depois de gravado sem nenhum clip, você pode juntar suas faixas, mixar, botar um compressor e um limiter fazendo até bater no 0 dB do seu "VU meter" sem problemas se quiser, aproveitando toda faixa dinâmica. Não haverá problemas em passar para um CD ou MP3 com faixa dinâmica menor. E sempre fuja de clipar seu som, preste atenção ao adicionar plugins de efeitos, sempre podem dar um aumento no volume e clipar, até mesmo jogar para um dos lados do pan.

    Esse é um dos segredos. Veja, você não precisa de prés tão fora de série porque vai gravar com eles dando ganho bem pequeno. Isso que eu quis dizer, mas bons prés são muito importantes.

    sergiorojo
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    E aí pessoal. Vou mudar um pouco de assunto, aproveitando o tópico...

    É que quero gravar umas músicas. Já gravei outras simplesmenter pegando o violão e plugando no notebook, mas o som dura pouco =p. A guitarra, fazendo isso, mesmo sem amplificador ela distorce demais! Enfim, queria gastar até uns 150 reais pra uma gravação mediana.

    Eu não manjo nada sobre... li sobre a mesa aqui no fórum, mas tenho essa dúvida: ela é realmente necessária, se eu vou gravar um instrumento por vez? Sem contar que os efeitos da guitarra e ampli vou usar do Guitar Rig, e a bateria vou simularno PC.

    Nesse caso, eu só precisaria de uma placa off-board ou algum outro plug (relembrando que não manjo nada, de nomes, marcas, plugs, o que comprar, etc) pra ligar a guitarra e ela ficar com um som limpo?

    Ah sim, falando sobre gravar a guitarra, baixo e vilão por enquanto.

    Agradeço!

    sergiorojo
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: sergiorojo
    · votar


    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-233625247-ucg102-interface-usb- behringer-guitar-link-ucg-102-ucg-102-_JM#questionText

    Algo assim, resolveria?

    Quando falo se som de qualidade não espero um puta som... queria um ao menos com muito pouco ou nada de chiado, e que prolongue bem o som.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    MMI

    valeu as dicas ! mas me diz uma coisa, se eu gravar em 96khz não teria um som mais amplo pra poder aplicar efeitos sem perder qualidade?

    então vc recomnedaria gravar em 24 e 48khz?

    por espaço eu não me preocupo porque muitos terrabytes sobrando...

    MMI
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    sergiorojo

    essa interface já é um começo para você. Não precisa de mesa não, seu computador faz as vezes dela.

    Hendrix Gallagher Straits

    Alguns raros plugins de fato trabalham melhor em sample rates maiores. Mas muita gente entendida do ramo recomenda o 44.1 kHz. Vai nessa... Pode dar problema depois de gravado baixar essa taxa. Se você tiver um super equipamento, Pro Tools HD, coisa do tipo, manda o sample rate lá para cima sem problema, mas senão, pega leve. O lance é 24 bits, 44.1 kHz. Tá bom demais para home studio, não faz feio nem se mandar para estúdio seu trabalho.

    PauloVilardo
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    O violão seria em linha, tem captação, é um tagima ventura, e todos os outros instrumentos aqui também tem captação, no momento só o ukulele sem.. Mas aí seria caso mesmo para microfonar tranquilo..

    PauloVilardo
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Para não criar outro tópico resolvi postar aqui mesmo..

    Fiz umas pesquisas aqui e devo adquirir mais para a frente um shure SM57 para as gravações de áudio e intrumentos..
    A placa deve ser a M Audio Fast Track II, devido ao preço e a funcionalidade...
    E a mesa de som pensei em comprar a Behringer Mesa Xenyx 502.
    Fiz umas pesquisas aqui e devo adquirir mais para a frente um shure SM57 para as gravações de áudio e intrumentos porém encontrei também o Behringer Microfone C3, qual vocês me indicam? Quais são as vantagens? Lembrando que é para a voz e para captar o som de alguns instrumentos, na sua maioria de cordas(ukulele,violão, cavaquinho) porém uma vez ou outra devo usar uns bongos e ganzás..

    Por enquanto é isso.. gostaria de saber a avaliação de vocês para esse set de home studio.. Se ai eu consigo uma boa qualidade de gravação. E também gostaria de indicação para caixa (passiva ou ativa) para que eu conecte na mesinha para futuras apresentações pequenas...
    Abração galera!

    MMI
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    PauloVilardo

    Ainda não entendi a sua necessidade para uma mesa... Você precisa mesmo de uma?

    O Sm57 serve para amplificador de guitarra e voz. Só que para violão, ukulele, cavaquinho, mesmo bongôs e ganzás em preferiria um condensador, eu prefiro para voz também.

    O que você chama de apresentações pequenas?

    PauloVilardo
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Quais condensadores bons e nessa faixa de preço de até 405 reais você me indica?
    A mesa é uma questão mesmo para plugar quando eu fizer essas apresentações de voz e violão em bares e festas que sempre me chamam para tocar.. Aí no caso ia levar esse meu "set" com a mesa e as caixas que pedi indicações também..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Material para gravação em qualidade boa