[RESOLVIDO] Gravação multipista ao vivo com SPDIF e M-Audio Fast Track Pro

    Autor Mensagem
    Augustocrs
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Augustocrs


    Olá a todos, esta é a minha primeira vez no fórum e pesquisei por várias horas sobre isso, mas não consegui sanar uma dúvida específica.
    Eu toco em duas bandas e quero passar a gravar as nossas apresentações ao vivo, sem contar também que iremos fazer uma sessão acústica em casa mesmo.
    Para isso eu tenho uma M-Audio Fast Track Pro, mas nela só tem como ligar 2 instrumentos. Então eu descobri que é possível gravar multipistas separadas usando SPDIF. A única coisa que eu não consegui achar é como ligar todos os instrumentos de uma vez.
    Minha dúvidas dúvidas são: o que eu preciso adquirir para gravar os outros instrumentos ao mesmo tempo? Até quantas pistas posso gravar usando SPDIF?
    Tentei achar mesas com saídas SPDIF, mas não achei e não consegui achar nada específico sobre limitações de SPDIF.

    Agradeço se alguém puder ajudar.

    makumbator
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    Augustocrs

    Não sei se vc sabe, mas o S/PDIF é uma conexão digital, portanto não é possível ligar um sinal analógico comum nele(como nas outras duas entradas).

    Já usei essa conexão digital com minha FT Pro, mas foi justamente aproveitando a saída digital coaxial do Bass V amp Pro. Não tem mistério, basta abrir no DAW os canais 3 e 4 da FT Pro, que são justamente a ligação digital. Observe que o sinal em questão é estéreo. Pode-se continuar a usar os demais canais analógicos sem problemas.

    Apenas deve-se configurar antes no painel da placa a liberação dos canais digitais(que podem estar fechados).

    Augustocrs
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Augustocrs
    · votar


    Não sei se vc sabe, mas o S/PDIF é uma conexão digital, portanto não é possível ligar um sinal analógico comum nele(como nas outras duas entradas).

    Então, Makumbator. E sei sim que SPDF é sinal digital. O que eu queria saber exatamente é como ligar, via SPDIF, mais de um instrumento ao mesmo tempo para gravar todos os instrumentos da minha banda de uma só vez, pois eu li em vários lugares que é possível gravar multipistas através de SPDIF, só não sei como. =)
    Pra ser mais específico, SPDIF também é usado em Dolby Surround 5.1, que são são tipo uns 5 ou 6 canais de áudio tocando em um filme de DVD ao mesmo tempo, por exemplo.
    O que eu preciso saber é se existe algo que eu possa comprar/adquirir para poder ligar os instrumentos da minha banda (Teclado, Violões, Baixo, Cajon, Pratos, Caixas, Microfones) e gravar ao mesmo tempo via SPDIF. =)

    makumbator
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    Augustocrs

    É possível gravar multipista por s/pdif se o hardware suportar mais canais, mas não é o caso da FTP Pro, ela carrega apenas 1 digital stereo. Portanto vc não vai conseguir gravar mais que isso ao mesmo tempo de maneira individualizada pelo sinal digital. Mesmo que seu sinal digital chegue nela com múltiplos canais, ela só entende o limite de 1 par stereo.

    O que vc pode fazer é ligar a saída digital de uma mesa de som na entrada da FTP, mas nesse caso ela gravará apenas o sinal em estéreo da saída principal da mesa(ou seja, todos os instrumentos juntos).

    Augustocrs
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Entendo =/

    Obrigado por esclarecer minha dúvida!

    _Neo_
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Aproveitando o tópico, estou pensando em vender minha Fast Track II e comprar a Fast Track Pro.
    Eu uso a minha FS da seguinte maneira (ao vivo).
    Ligo ela no Amp (via entrada RCA) e microfono meu amp para jogar na mesa e para os demais falantes.
    Porém, acho que os efeitos de distorções (toco guitarra com o GR5), as vezes parece não ser tão potente (forte, encorpado) como se fosse ligar a guitarra direto no amp.
    Pensei então se, não vai melhorar isso, se eu usar a FS Pro (que possui saida p10 sterero) e ligar no Input P10 do amp? O que acham?
    Ou se eu ligar a saída spdif da FS PRO na entrada da mesa ou amplificador(não sei se ela tem entrada SPDIF).
    O que vocês me orientam?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [RESOLVIDO] Gravação multipista ao vivo com SPDIF e M-Audio Fast Track Pro