Melhorando a qualidade, a onde devo investir?

Autor Mensagem
RockLetsRoLL
Veterano
# abr/12


Galera, usei a busca e nao achei nada que me satisfazesse. Pois essa e uma pergunta muito pessoal.
Eu gostaria muito de umas dicas de voces em quais os melhores equipamentos para gravacao, no meu caso em linha, que eu deveria investir para melhorar minha qualidade.
O que eu tenho:

Ibanez RG 350 m yellow. (captadores originais)
pedaleira boss gt 10

Resultado:
http://www.4shared.com/mp3/dcyAQPak/Felipe_Lima_-_Im_not_from_here.htm l?

Eu tava pensando em mudar meus captadores, colocar uns seymour duncan 59, e um dimarzio evolution no braco, o que acham?

Ou o negocio seria trocar a guita?
tambem tava pensando em comprar monitores para melhorar a qualidade na hora da mixagem...
Alguem aconselha monitores bons, custoxbeneficio?

Outra coisa, pretendo gravar baixo, violino e teclado (nao ao mesmo tempo e claro)

Mas na opniao de voces, que sao do ramo e conhecem. Seria um bom investimento, comprar compressor, limiter, equalizador, em rack?
digo no caso para melhorar a qualidade da gravacao ja que eh em linha, e para melhorar a qualidade tambem dos outros instrumentos....

Deem a opniao ai de voces o que eu deveria fazer... tenho para gastar 3k

Qual seria o melhor investimento?

Muito Obrigado, conto com a ajuda de voces, abraco!

Edson Caetano
Veterano
# abr/12
· votar


RockLetsRoLL
Mas na opniao de voces, que sao do ramo e conhecem. Seria um bom investimento, comprar compressor, limiter, equalizador, em rack?
digo no caso para melhorar a qualidade da gravacao ja que eh em linha, e para melhorar a qualidade tambem dos outros instrumentos....


Não compraria em Rack não, investiria em bons plugins para a função

Já que quer gravar tambem outros instrumentos, investiria em uma boa interface de audio com dois canais pelo menos, e bons pré amplis, isso aí seria uma boa para seus 3k, com o troco se tiver um pacote de software

Já a guita o pessoal lá da sala específica deve matar a pau

RockLetsRoLL
Veterano
# abr/12
· votar


Edson Caetano
quais plugins vc indica, e uma boa placa de audio que de para gravar com uma otima qualidade mesmo, qual voce me indicaria?
monitores voce sabe de algum bom que seja custoxbeneficio?

Eu ja tenho aqui pacote waves bundle, eh otimo! embora nao tenha monitores mesmo editando em caixinhas podres eles ajudam muito mesmo...
eu gostaria de melhorar a qualidade do audio captado.

Seria uma boa vender a boss gt 10? ja que com a placa de som seria melhor o uso de pedais nao e?

Obrigado pelas respostas!

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


RockLetsRoLL

Segura o equipo aí. Compra uma Fast Track Pro ou uma Focusrite Scarlett 2i2, para começar tá ótimo.
Esse violino aí é daqueles elétricos para gravar em linha? Porque senão você vai precisar de microfone... Se quiser comprar um plugin, compra um T-Racks que resolve muita coisa e vale a pena, mas isso só se sobrar, muitos DAW já oferecem alguns compressores, limiters e equalizadores que dão para o gasto, além de existirem alguns plugins de graça. Monitores e fones de ouvido na minha opinião estariam na frente de suas necessidades antes de comprar plugins (em rack não!!!).
Nào mexe em sua guitarra nem na GT-10, primeiro tente resolver com o que você já tem. A não ser se essa guitarra não te proporcione nem de perto o som que você quer, mas acho que se fosse assim você não a teria comprado.

RockLetsRoLL
Veterano
# abr/12
· votar


MMI
eu tenho uma fast track pro e nao gostei muito nao viu cara... nao me satisfez muito, o que gostei foi da gt 10, e da simulacao de amps e microfones...
O som da minha guita nao me satisfaz muito porem foi o que deu pra comprar aquela epoca com a grana que eu tinha... seria bom comprar uma boa guitarra, ou so trocando os captadores ja da pra fazer uma boa diferenca no som?
investir em mic e amp e impossivel, pois aqui tem muito som externo e ruidos, passaros etc. por isso a nescessidade de gravar em linha com uma boa qualidade....

obrigado!

RockLetsRoLL
Veterano
# abr/12
· votar


monitores qual voces aconselham?
se eu comprar monitores vou precisar de fones tambem?

Edson Caetano
Veterano
# abr/12
· votar


RockLetsRoLL
Interface boa de 2 canais existem a dúzias, pode confiar na boa e velha Fast Track Pro ou Audiobox USB, ou partir para marcas como Cakewalk Roland, Focusrite Safire, Alesis, Tascam, ixi vai longe a lista, com pequenas diferenças entre si, grandes marcas apresentam bons produtos neste segmento que normalmente contem um pré amp por canal, fantom power, conexao midi, e um software, principalmente gravar a 24 bits é uma obrigação e se tiver suporte a sample rate de 96Khz melhor

A GT10 é uma excelente pedaleira de guitarra, não vejo porque queimar ela, eu só pararia de usar ela como meio de gravação já que pretende gravar outras coisas, como um teclado estereo

Investir em monitores tambem é uma obrigação, a vida antes e depois de um par bacana é bem notado, com pouco dinheiro as Edifiers são escolha certa, eu utilizo Behringer Truth B2031A, algo entre 1,5 / 2 mil reais, gostei delas, mas Monitor é pessoal, o ideal é escolher um que tenha resposta bem flat e que vocë se acostume com ele, tem que conhecer o timbre do seu equipamento para poder mixar legal

Plugins, eu aconselho escolher uma DAW antes de tudo para a partir definir os plugins, o pacote da Waves é fantástico, mas por exemplo eu que uso sonar, já uso os plugins nativos do Pro Chanel, algo que seria muito bom é o pacote Softube Mix Bundle, já bem profissional, custando 300 doletas

Sabe porque eu prefiro plugins, porque simplesmente as versoes originais em hardware custam fortunas, e equipamentos em rack de baixa qualidade como oneal, landscape, etc... são grandes fontes de interferencia, precisa de muitos cabos extras, de boa qualidade, no final sai muiiiito mais caro

Melhorar a qualidade do audio gravado, poderia estar comprando um bom par de pre amplificadores, tem um bacana da Presonus o Blue Tube, sou fã desta marca, tem excelente qualidade seus produtos

Acho que acabei gerando mais um monte de coisas para vocë pesquisar hehe

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


RockLetsRoLL

mas e esse violino, como vai gravar?

donagilda
Veterano
# abr/12 · Editado por: donagilda
· votar


RockLetsRoLL
Também aconselho manter os quipos que possui, mas concordo com o Edson Caetano não usaria a GT10 pra gavar, ou pelo menos não como unica opção, existem varios simuladores legais hj como Peavey Revalver, Guitar Rig, Amplitube a POD tb, entre outros que podem ajudar a conseguir timbres legais...

Então resumindo bons plugins é uma boa alternativa de investimento, não esquecendo dos monitores que podem ser um Edifier mesmo pra começo, senão uma boa escolha é o Yamaha HS50, mas é pessoal deve testar alguns antes de comprar se for possivel...

Sobre a Fast Track Pro, não vejo motivo pra trocar por outra não, até porque se vc quizer realmente dar um salto de nivel como uma RME Babyface por exemplo, seus 3k vão só na interface...ou uma Apogge Duet essa só pra Mac em torno de 1.8k


Abs.

RockLetsRoLL
Veterano
# abr/12
· votar


MMI
entao nao estou pensando apenas na guitarra. tem violino, baixo, e banjo eletrico para gravar....

Edson Caetano
eu ja tenho a fast track pro mas o resultado nao me satisfez... seria o problema entao os captadores da guitarra? o software que usei? eu nao sou dee confiar muito em plugins, para mim o melhor som captado e o melhor para o audio. Uso plugins apenas na mixagem.... mas gravar com plugins nao gosto mesmo, por isso quero investir em equipamentos e hardware, para ter um som gravado de melhor qualidade, para nao ter que infeitar muito ele no fim e nem mecher muito para nao ficar aquela coisa artificial... pelo menos eu penso assim... mas eu nao tenho muita experiencia nesse ramo ne....

RockLetsRoLL
Veterano
# abr/12
· votar


donagilda
existe uma interface da yamaha tambem que custa uns 3k nao e? kkkk
ela e boa? basicamente qual a diferenca da fast track de 500 pila, pra uma de 3 k.... ja que e para gravar em linha seria um bom investimento?

donagilda
Veterano
# abr/12
· votar


RockLetsRoLL
As principais diferenças vão ser os Prés e a conversão AD DA...

Mas muito cuidado!!! esse investimento seria indicado apenas na certeza de que a limitação fosse a interface, creio que não seja o caso.

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


RockLetsRoLL

Não só donagilda, eu também estou com a impressão que seu problema não é na FTP. De fato, é diferente usar plugins, eu também tenho dificuldade de timbrar corretamente, mas acaba saindo.
Se é para gravar tudo em linha, o negócio é estudar e procurar bem os plugins disponíveis, já vi grandes sons gravados assim. Pode confiar.
Eu tenho uma GT-10 também, mas nem passo perto dela para gravar (é só para estudo com fones a noite, quase nunca ligo).

RockLetsRoLL
Veterano
# abr/12
· votar


donagilda
como assim nao entendi....
acho que uma grande diferenca seria ja comprar monitores e trocar os captadores da minha guita... que tal?

MMI
mas nao tenho intencao de ter a gt 10 se nao for pra gravar... o melhor seria vende-la ja que comprei ela faz pouquissimo tempo e recuperar uma grana de volta pra investir em mais equips.... a intencao e conseguir bons equips para gravar....

se fosse so a guitarra nao seria problema, porem eu preciso pensar nos outros instrumentos....

creio que para inicio os monitores ja seriam de grande ajuda, ja que minha referencia ate agora sao minhas caixinhas convencionais do pc.

El_Cabong
Veterano
# abr/12
· votar


Acho que pra começar com 3.000 reais poderia-se comprar:
- 1 microfone tipo o Audio Technica AT4040 para captar o violino (ou no futuro qualquer outro instrumento acústico ou vocais)
- 1 interface de 24bits com saída para monitores do tipo Presonus Audiobox, ou Fast Track Pro, ou Yamaha Steinberg Ci1, ...
- 1 par de monitores.
- Pega o programa Sound Forge. Tem vários plugins de efeitos. Eu consigo fazer qualquer coisa que eu quero alí.

RockLetsRoLL
Veterano
# abr/12
· votar


o que e melhor investir em instrumento bom ou em equip para gravar bom?
por ex se eu tivesse uma fender usa, ao inves dessa ibanez ia fazer muita diferenca na hora de gravar e tau?
ou no caso meu violino que nunca consigo uma qualidade boa, se fosse de uma marca melhor eu conseguiria uma qualidade melhor?
ou o segredo ta nas interfaces de audio msmo?

RockLetsRoLL
Veterano
# abr/12
· votar


El_Cabong
impossivel gravar com microfone aqui em casa, muito ruido de passarinhos.

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


RockLetsRoLL

por ex se eu tivesse uma fender usa, ao inves dessa ibanez ia fazer muita diferenca na hora de gravar e tau?

São instrumentos completamente diferentes e com propostas diferentes. Não tem resposta, depende do que você quer tocar.

ou no caso meu violino que nunca consigo uma qualidade boa, se fosse de uma marca melhor eu conseguiria uma qualidade melhor?

Que violino é? É elétrico? Como você está fazendo com esse violino para gravar?

ou o segredo ta nas interfaces de audio msmo?

O segredo está em tudo. Tocar bem, instrumento decente, interface boa, pré bom, plugin bom, boa mixagem.

donagilda
Veterano
# abr/12
· votar


RockLetsRoLL

O que eu quiz dizer é: fique com a FTP ela da conta, usa seu cash para comprar um par de monitores, escolha uma duas musicas de referencia e leve com vc pra ouvi-las nos monitores quando for comprar, isso se for possivel.

Se for realmente vender a GT10 ja passe a guitarra junto e compre uma guitarra que o deixe satisfeito ao invéz de mexer com os captadores...

RockLetsRoLL
Veterano
# abr/12
· votar


MMI
violino e um violino 4/4 stagg. gravo com boss gt 10 mas ate agora nao consegui um bom audio captado...

donagilda
exato to pensando nisso.... vc sabe me dizer se fender, msmo sendo captador single, ela eh boa para gravar em linha?

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


RockLetsRoLL

Acho que o problema desse violino deve ser na captação do audio dele. Na FTP não ficou bom?

Singles são mais fracos e dão ruído. Mas para som de strato, pouco ganho, blues, essa guitarra é ideal. A Ibanez tem uma proposta mais metal, shred, braço fino. Qualquer uma dá bom resultado em linha, cada uma na sua praia.

donagilda
Veterano
# abr/12
· votar


RockLetsRoLL

Vi que você tem vontade de ter uma fender né? rs

Claro que é boa, mas qual o estilo das musicas que pretende gravar, você precisa colocar tudo na balança, va em busca de um instrumento que possa te dar o prazer de tocar nele mas que tb seja versatil pra fazer gravações, principalmente se for gravar estilos distintos...

Eu não sou a pessoa certa pra indicar esse instrumento não mas se eu fosse um guitarrista eu acho que ia querer ter um Music Man ;)

RockLetsRoLL
Veterano
# abr/12
· votar


MMI
na FTP fico pior ainda ;/ na gt 10 ate que ficou mais ou menos pq mexi bastante com eq e tauz, mas mesmo assim ainda nao era o q eu esperava...


donagilda
Ah quem nao tem vontade de ter uma fender ne kkkkk
foi por isso que escolhi essa ibanez minha, pq pela faixa de preco achei o som dela parecido com de fender, ja que a escala dela eh em mapple ai lembra um pouco stratocaster de escala em mapple eu acho.... mas
meu estilo e rock instrumental, solos melodicos bem definidos, mas ao mesmo tempo shreds, sweeping, tapping e mts notas... eu diria que eh uma mistura de eric johson, neil zaza, steve morse, joe satriani etc, artistas que tocam rock instrumental... mas eu puxo mais pro heavy metal sempre kkkk..

bom eh isso, foi por isso que escolhi a Ibanez pq ela engloba varios estilos....

vcs viram o audio que eu gravei? eu diria que nao esta ruim, mas tb nao esta com nivel bom de qualidade, ficou medio.... acho que trocando captadores da pra conseguir um som melhor de guitarra... o problema e gravar os outros instrumentos... baixo, violino,banjo,teclado etc...

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


RockLetsRoLL

Cara, eu tenho 11 guitarras aqui, tenho 1 Fender, mas não é uma marca que eu queira outras, não curto muito. Mas te garanto que qualquer guitarra grava bem, é só acertar ela e combinar o som com a música. E essas stratos ou qualquer guitarra de single são mais complicadas para gravar pelo ruído.

donagilda
Veterano
# abr/12
· votar


RockLetsRoLL

Bom ja que decidiu o problema da guitarra, vamos para os outros instrumentos...

Baixo em linha, não sei que baixo vc tem mas use cordas novas pra gravar ( alias isso vale pra todos os instrumentos de corda), vai gravar ele cru e trata-lo depois com plugins mesmo não tem muito jeito.

Teclado em linha em estereo de preferencia, esse não tem mistério o som ja vem bem pronto...

Banjo ja que não da pra microfonar vai em linha mesmo mesmo esquema grava cru e trata depois.

Violino em linha se a captação dele não for muito boa vc vai precisar dedicar mais tempo na mixagem, mas não tem outro jeito ja que não da pra microfonar.

Uma dica é fazer dois takes no banjo e no violono se for o caso e trabalhar com o panorama pra dar uma encorpada.

Então lembre-se cordas novas, vai gravar tudo em linha cru mesmo e tratar tudo na mixagem, é isso que eu vejo no cenario qu evc apresentou...

RockLetsRoLL
Veterano
# abr/12
· votar


basicamente, qual a diferenca da fast track de 500 pila, pra uma interface de 3k ?

Edson Caetano
Veterano
# abr/12
· votar


Pré amplificador de melhor qualidade e conversores ad/da melhores

Pode ter certeza que dá diferença não é só firula não hehe

RockLetsRoLL
Veterano
# abr/12
· votar


Edson Caetano
vc acha q para gravar em linha vale a pena? esses nao sao aparelhos de estudio pra gravar microfonado e tauz? ou e a melhor escolha? se sim vc conhece uma boa interface de audio custoxbeneficio?

iniciamoove
Veterano
# abr/12
· votar


Peço desculpa mas para não estar a criar outro tópico.

Em relação a equipamento estou gravando com um mic USB da fame CU2 mas não estou completamente contente. Gostava de melhorar a qualidade e gostava de saber equipamento que podia adquirir para melhorar a gravação de voz. Já ouvi falar da fasttrack m-audio será que isso melhora a qualidade da voz?

Também já me falaram que um microfone que não seja USB sai melhor a qualidade mas para isso preciso de uma mesa de mistura? a minha placa de som do pc também não é das melhores existe algum equipamento que possa compensar isso enquanto não compro outra?

Peço desculpa pela ignorância mas sou iniciado no que toca a material de estúdio e quem pudesse dar umas dicas de material (não necessariamente marcas mas nomes de equipamentos) para melhorar agradecia muito. tou gravando no cool edit.

Obrigado pessoal

bicinh
Veterano
# abr/12
· votar


aproveitando o embalo do tópico..
o que a galera aqui me diz da placa delta 1010lt?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Melhorando a qualidade, a onde devo investir?