como usar um Send/Return em uma mixagem?

    Autor Mensagem
    Slash_1989
    Veterano
    # mar/12


    bom, ultimamente estou mexendo muito com mixagens, e me bateu essa duvida: como usar o send/return corretamente?
    até a algum tempo atras eu jogava o master das tracks pro bus, e lá aplicava os efeitos, mas ai descobri que o ideal eh usar o send mesmo, e procurando saber um pouco mais, descobri que tem uns macetinhos como uso de compressores e equalizadores especiais para os S/R para dar mais grave, peso, etc...

    entao, o que eu devo, posso ou nao devo usar num send/return? como trabalhar com ele para dar mais punch na mix?

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    eu uso send/return e controlo no botão o volume dos efeitos e em cada canal no botão fx, só que tenho uma dúvida em relação aos plugs da mesa femeas p10 do send e return, eles são estereos?

    por exemplo se eu tenho uma pedaleira e quero aplica-la como efeito de room, então os plugs de entrada e saida da pedaleira podem até ser "estereo" mas apenas pra sair um canal nos dois lados e não um L e R...

    Então esse send é enviado o L e o R da mesa separado e quando o sinal chega na pedaleira vira mono? e volta pra mesa mono, inutilizando o pan ??

    os canais inserts não podem ser utilizados pra processadores de efeitos?

    Slash_1989
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    vixe cara, nao sei te dizer isso!! me refiro ao send/return de uma DAW de mixagem mesmo (sonar, pro toolts, etc)
    normalmente pedaleiras sao monos, apenas com saidas stereo para as modulações, entao talvez nao de mesmo, mas nao sei te responder direito isso

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Slash_1989
    No Sonar eu insiro os plugins diretamente na inspector, individualmente nas tracks se achar necessário e na master para o global, como nesta Daw tem já o lugar certo, acaba que eu nem vejo este negócio de send/return...

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    Slash_1989

    Cara, não precisa de muita "ciência" pra usar um DAW. Será que você não tá complicando hein...? hehe

    Abs ;)

    shoyoninja
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    É questão de organização e praticidade apenas.

    Criar um bus para o reverb por exemplo... Não tem segredo nisso. Uma boa lida no manual da DAW que você usa vai te dar um monte de exemplos práticos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como usar um Send/Return em uma mixagem?