Opiniões sobre plataforma de gravação

    Autor Mensagem
    Beto Solaris
    Veterano
    # mar/12


    Olá, sou novo por aqui. Estou montando um estúdio para produção de música para audiovisual. Minha dúvida está sendo 1) Qual a melhor opção entre SONAR, LOGIC ou PRO-TOOLS e qual versão de cada um usar. Sei que é extremamente pessoal, mas gostaria de ouvir opiniões de colegas mais experientes e com maior conhecimento. 2) Qual hardware usar: PC ou Mac. A Apple possui um bom suporte no Brasil. Agradeço desde já as opiniões.

    Beto

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    1 - Para Home Studio baseado em Windows - Sonar X1 Producer Expand
    - Para Home Studio baseado em Mac - Logic Pro 9
    - Para Studio e boa verba de investimento - Pro-tools 10HD

    2 - PC - maior conteúdo e mais facilidade em achar opções
    - Mac - Mais segurança e um equipamento muito bom

    Tudo vai depender do seu gosto, eu hoje investiria em um Macbook Pro com Logic 9 e uma boa interface de audio

    Beto Solaris
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Obrigado Edson. Estou falando de um home studio com qualidade profissional, para trabalhos profissionais finalizados. TUDO, absolutamente tudo será novo. Entendi com sua resposta que tanto o Logic quanto o Sonar Producer são boas opções. Você sabe me falar algo sobre facilidade de aquisição de plugins, VSTs etc? E suporte do Logic? Em um contato com a Apple Brasil para conseguir mais informações sobre o Logic, achei péssimo o atendimento sobre o produto. Chegou ao ponto do cara do suporte me dizer que "o produto Logic não é muito interessante para a Apple Brasil". Fiquei imaginando se houvesse a necessidade de suporte.
    Mais uma vez obrigado pela ajuda.

    Beto

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Beto Solaris
    Os três são profissionais

    Eu atualmente uso o Sonar X1 producer expanded, custa uns 400 dólares, é hiper completo, compatível com tudo, muito versátil, já bem consolidado no mercado, grande comunidade de usuários o que facilita acesso a infos, a popularização do sistema, a cakewalk tem um sistema de compra online bem eficiente, com preços bacanas, muitos softs e plugins excelentes, recursos midi excelentes, se vai usar muito teclado nas produções é um dos melhores produtos, tenho muito o que falar dele, sou sonar desde 2009, a empresa lança updates atualizando e melhorando o produto regularmente, já esta com rewire, up direto para a net, integrado com vídeo, uma legitima Daw

    Isso em Windows 7 64bits, mas recentemente fui mordido pelo veneno da Apple, seus produtos são incriveis, uso o iOS no iPad e iPhone e as soluções da Apple são excelente, uso o filhotinho do Logic o garage band que é muito bom, então o Logic certamente será uma plataforma incrível, em um sistema extremamente estável e ágil como saõ os apples, encomendei um Mac míni para mim entrar no mundo Mac de verdade, os vsts gratuitos sao mais escassos porque o padrão Mac é au, mas os bons produtos tem compatibilidade

    Já o ultimo, pro tools, na minha opinião um produto voltado a grandes studios, embora mais flexível atualmente para atender o mercado home, é um produto consagrado e ainda com deficiências com midi, o papo dele é Áudio, eu acho um sistema caro e que exige mais hardware, para mim nao serviu, mas eu sou amador, mas certamente usando produtos profissionais

    Beto Solaris
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Valeu Edson, é esse tipo de informação que eu precisava mesmo. Até agora eu usava um Sonar 2 em versão "cópia". mas até agora, nenhum trabalho era "profissional". No final do ano me aposentei de minha atividade principal e o "complemento" vai ser viver de música (trilhas para audiovisuais), o que sempre fiz como hobby. Daí estou montando um estúdio totalmente novo mas preciso dar uma atualizada no conhecimento, pois ainda sou do tempo em que se gravava com uma máquina analógica de fita de 1 polegada e olha que o resultado era bom viu!! Só que os tempos mudaram.
    Mas obrigado pela ajuda camarada.

    Beto

    -King
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Beto Solaris
    Mac + Logic. Mesmo se você quiser usar o Pro Tools é melhor ir de Mac, ele roda muito melhor do que no Windows. A vantagem do Logic é que ele já vem com ótimos plugins de qualidade, é como se fosse um "pacote fechado".

    Edson Caetano
    os vsts gratuitos sao mais escassos porque o padrão Mac é au, mas os bons produtos tem compatibilidade

    Você pode usar VST's no Logic sem problemas, tem alguns programas de terceiros que permitem isso.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    -King
    Correto, mas não é nativo, é um jeitinho, eu sou do ponto que se a plataforma é AU, que se use Au, se RTAS use RTAS, se quer usar VST, use windows

    Vale ressaltar que o Sonar ainda não é compatível com MAC

    -King
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Edson Caetano
    Bom, aí vai da escolha de cada um, mas vou te dizer que sinceramente, eu não sinto falta de nenhum VST, para mim os próprios plugins do Logic já são suficientes.

    Homem Cueca
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Tanto faz...o grande lance é se especializar e familiarizar com a DAW. Pra mim é uma babaquice comparar Logic, Sonar e Pro Tools. Eu não gosto da interface do Sonar, acho poluída...mas isso é pessoal meu. O programa é ruim?? Nunca!

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    -King
    É exatamente isso que eu queria ouvir hehe, se você vai para um sistema MAC, usar o Logic, não pode ir pensando em pegar aquele VST di grátis, tem que ir pra encarar esta realidade, usar o que esta plataforma oferece nativamente, não vejo sentido tentar fazer ou usar artificios para algo funcionar sendo que para a plataforma escolhida existem opçõs similares excelentes, inclusive já inclusos no pacote

    Este é um ponto interessante, todas as DAWs já vem com um pacote de plugins, de instrumentos virtuais, de recursos suficientes para a sua produção musical funcionar imediatamente, mas muita gente teima em baixar versões alternativas mais badaladas de softs diversos ou tentam instalar algo que não foi feito para o seu equipamento, por serem mais comentadas, e as vezes nem testou o que já tem dentro de sua máquina, de sua própria plataforma

    O colega fez certinho, não existe nada mais cliche hoje, mas DAW boa é aquela que você sabe mecher e usar, tem que botar no papel quais as prioridades, o que vai ser trabalhado, o que vai ser gravado, os recursos financeiros em mãos e investir na plataforma escolhida, desde o SO, DAW, Host, e Hardwares conjuntamente

    Mas isso é a minha opinião apenas é claro

    É isso que eu te

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Opiniões sobre plataforma de gravação