Gravador Digital Zoom H1 - Gravando Ensaio

Autor Mensagem
EddieVanHalen
Veterano
# mar/12


Boa noite galera,

Então eu to com uma banda de rock anos 60-70 e estou afim de comprar o Gravador Digital Zoom H1, e queria saber se alguem aqui ja usou ele para gravar ensaios? O que poderiam me falar da qualidade dele? Vale a pena investir? Ele ta saindo por quase 400,00R$

Obrigado

Fredrhoads
Veterano
# mar/12
· votar


EddieVanHalen
Gravar todos ao mesmo tempo em um microfone?
Bom, vc vai ter que fazer um esquema para aparecer a voz e as guitarras sem a bateria encobrir.

Em relação a qualidade do som, ela é boa sim.

Kleber Blacklock
Veterano
# mar/12
· votar


EddieVanHalen
Então eu to com uma banda de rock anos 60-70 e estou afim de comprar o Gravador Digital Zoom H1, e queria saber se alguem aqui ja usou ele para gravar ensaios? O que poderiam me falar da qualidade dele? Vale a pena investir? Ele ta saindo por quase 400,00R$

Vale muito a pena investir sim. Já tive um, inclusive, se você der uma pesquisada no fórum, irá encontrar uns tópicos do Mauríciobahia (se não me engano são dele os tópicos) com gravações de ensaios da banda dele. Eu tenho um Alesis Video Track, os microfones são condensadores, ou seja, a mesma proposta do H1, a única diferença é que o meu grava vídeo também, há alguns dias fiz uma gravação sem-vergonha de mim tocando com meu irmão e uma backing track de fundo, ou seja, uma banda completa, ficou milhões de vezes melhor do que gravar com uma câmera normal. Os microfones condensadores são próprios para a gravação de áudio. Claro, não ficará perfeito como uma mesa de som gravando individualmente, porém, se a idéia é ouvir o ensaio com uma qualidade razoável e sem o áudio "pipocar" devido ao alto volume, garanto que não se arrependerá. Também será necessário fazer alguns testes de posicionamento para que a bateria, por exemplo, não encubra os outros instrumentos.

Abraço!


Kleber Blacklock

EddieVanHalen
Veterano
# mar/12
· votar


Kleber Blacklock

interessante cara, vou procurar mais e me informar e fazer uma seleçao dos melhores. Em relação a esse Alesis Video Track eu vi uns videos e achei interessante, vale mais a pena que o ZOOM H1 né? Ja que o microfone é o mesmo e ainda pode filmar!!! Será que voce teria como me mostrar a gravaçao que voce fez com seu irmao? Assim eu poderia ter uma noção de qualidade?

Fredrhoads
Sem duvida, o problema nao é nem a bateria, eu acho q o problema mesmo é o baixo, que fica rasgando o som, espero que com esse zoom h1 isso desapareca!!!!

JJJ
Veterano
# mar/12
· votar


Tenho um e uso exatamente para isso. Acho muito bom.

EddieVanHalen
Veterano
# mar/12
· votar


JJJ será que voce poderia colocar alguns links com o som de vocês? Agradeceria muito!!!!!!!

Kleber Blacklock
Veterano
# mar/12
· votar


EddieVanHalen
Cara, estou sem o vídeo aqui no momento mas já adianto: não, não vale a pena o Alesis Video Track. A gravação de vídeo é péssima, é resolução mínima do youtube, não tem como melhorar. Serve apenas para guardar de recordação, porém, não vale o investimento, valeria muito mais investir num Zoom Q3, por exemplo (acho que é esse o nome, é o mesmo esquema do Video Track da Alesis só que com qualidade HD).

Abraços!


Kleber Blacklock

EddieVanHalen
Veterano
# mar/12
· votar


Kleber Blacklock

hmmm..ok, entao realmente é melhor ficar com o zoom h1 ne? Gravar ensaios e tudo mais hhehe valeu amigo...

kiki
Moderador
# mar/12
· votar


EddieVanHalen
eu sei que o titolemos tambem tem um e usa bastante, da uma pesquisada em topicos dele.

JJJ
Veterano
# mar/12
· votar


EddieVanHalen

Cara, não tenho nada "original" da H1 aqui. Eu gravo e depois faço produção em cima (regravação, remix, remaster...). Se eu te mostrasse isso, seria irreal.

Mas deve rolar um ensaio esse fim de semana. Se até lá você ainda quiser, eu posso upar alguma coisa.

EddieVanHalen
Veterano
# mar/12
· votar


JJJ

Poxa cara eu iria agradecer muiito, estou procurando material sabe sobre esse ZOOM H1 para ter uma ideia de como fica o som dentro de um studio.

Ei, voce ainda consegue resmasterizar esse material? Caramba, se for possivel coloca ai alguma coisa remasterizada so pra eu ter uma ideia até onde eu consigo chegar com o ZOOM H1 em termos de qualidade.

Desculpa tar te pedindo isso ai mas é porque voce sabe ne? É dificil sair comprando coisas caras e principalmente assim ne? Você nao sabe no que confiar!!

Abraço

JJJ
Veterano
# mar/12 · Editado por: JJJ
· votar


EddieVanHalen

Pra quem interessar: gravação de Jumpin' Jack Flash meia bomba em ensaio, gravada em zoom H1:

aqui está

MAS, ATENÇÃO: ESSA GRAVAÇÃO FOI REMASTERIZADA!!! O som original puxava mais pro grave e o som do local (estúdio vagaba e apertado) não ajudava em nada. A re-equalização, principalmente, foi fundamental para melhorar o som.

Mais uma coisinha: o POSICIONAMENTO do gravador é super importante! O volume de gravação idem! NÃO USE O VOLUME AUTOMÁTICO!!! Tem que regular de acordo com o lugar e o volume da banda (eu deixo normalmente em volume 18).

EddieVanHalen
Veterano
# mar/12
· votar


JJJ

Poxa, essa musica a gnt toca na nossa banda kkkkk. Fico muito boa sim! caramba ZOOM H1 tem poderes, claro entendo que teve a remasterização e o posicionamente.

Eu tenho uma pergunta, a gnt toca essa musica na versão do Motorhead, so q tipo com guitarras distorção, voce acha que colocando o zoom h1 no lugar certo eu vou conseguir um som bom? Será que ele vai aguentar?

Valeu pelo material, gostei mesmo!!!! Se possível me manda o do ensaio no final de semana!!!

E se você tiver mais material ou alguma pagina com musicas rock anos 60-70-80 teria o prazer de ouvir. É o que a nossa banda toca!!! Parabéns

Abraço

JJJ
Veterano
# mar/12
· votar


EddieVanHalen

Essa versão é quase igual à original dos Stones.

Como eu disse, eu acho esse gravadorzinho muito bom. Acho que daria certo com qualquer material. Mas se a sua banda tocar muito alto, tem que baixar mais o volume (pra não clipar), talvez no volume 16... (mas também tem a ver com a distância!). No caso dessa gravação, o estúdio era muito pequeno, então o H1 ficou muito "na cara" de tudo. O maior problema é a bateria. O resto dá pra controlar nos knobs de volume, mas a batera é complicado...

Enfim... bom que gostou (embora tenha sido só um ensaio despretensioso, não uma gravação formal).

Se conseguir gravar algo decente no próximo FDS eu mando aqui.

sobrevivente
Veterano
# mar/12
· votar


EddieVanHalen
Esse gravador é muito fera, tenho um. A qualidade do áudio gravado pelo H1 é muito boa. Quando faço uns vídeos da banda eu sempre tiro o áudio da câmera e coloco o áudio do H1.

Drive30
Veterano
# mar/12
· votar


EddieVanHalen

Ja gravei com o Zoom H1 sim, ele quebra o galho, mas nao vá esperando algo de qualidade maxima nao. Nao tenho nenhum ensaio aqui pois esse mic era do vocal, mas tenho uma gravacao que eu fiz em casa de bobeira para testar um ampli, usando guitarra + BT e pegando tudo no som ambiente com o MIC, até postei sobre esse mic

http://www.4shared.com/audio/ExdkoSO6/The_Ocean_Drive_30.html

o audio tem minimo processamento , acho que usei um EQ apenas para dar uma melhorada.

JJJ
Veterano
# mar/12
· votar


Drive30

Ah, cara, a gravação em si ficou legal sim (tirando o Pato Donald dando uma de Plant... rsrs).

EddieVanHalen
Veterano
# mar/12
· votar


sobrevivente

Poxa cara so ouvi ótimos comentários, acho q vou comprar esse mesmo, coloca ai algum material pra a gnt dar uma olhada? Coloca através do 4 shared..adoraria dar uma olhada!!! Abraço

Drive30

Eh claro entendo q nao eh nada profissional o som, mas de todos os gravadores acho q esse deve ser o melhor, quando comprado a um cellular, ou ipod, ou mp3. Muito bom o som!!! parabéns cara!!!

tito lemos
Veterano
# mar/12 · Editado por: tito lemos
· votar


EddieVanHalen
Cara, eu tenho o H1 há uns 4 meses, pro que eu faço com ele até aqui tem me atendido muito bem! E o que eu faço com ele? Gravo principalmente voz, já gravei alguns sopros com ele (especificamente flauta e clarinete) e de vez em qndo brinco de gravar alguns sons ambientes. A nitidez e qualidade do som são excelentes. É um verdadeiro mic condensador de bolso (na verdade são dois condensers). Quanto a gravar ensaio, já gravei um ensaio da minha banda com ele, no entanto, o gravador ficou dentro da minha mochila (eu tava gravando sem que o pessoal soubesse) e com o volume no auto level (o que não é o correto). Mas te digo uma coisa: mesmo assim captou muito bem! Com correto posicionamento e ajuste de level de entrada, ai que deve ficar muito melhor (o que ainda vou testar). Outra coisa: ajustando direitinho o level de entrada, O SOM NÃO DISTORCE, mesmo com volumes altos. No entanto, é preciso regular o nível de entrada. Com um level de entrada alto, até tua voz próxima dele vai fazer a gravação clipar. Ajustar é a chave.

O gravadorzinho é show de bola brother!

Abração.

JJJ
Veterano
# mar/12
· votar


tito lemos
o gravador ficou dentro da minha mochila (eu tava gravando sem que o pessoal soubesse)

Agora fiquei curioso pra saber qual era sua intenção... kkkkkkk

Drive30
Veterano
# mar/12
· votar


eu já acho o maior problema de gravar nesse mic é a guitarra mesmo, como nao fica na cara do speaker , o som sempre sai meio distante, o timbre ate fica bom, mas fica um pouco sem presenca e meio 'morto'.

Eu tive resultados melhores posicionando ele mais perto do amp da guitarra do que dos outros instrumentos, o problema é quando se tem 2 guitarras, hehe ai a outra some.

JJJ

que masterização voce fez ai? ficou muito bom

tito lemos
Veterano
# mar/12 · Editado por: tito lemos
· votar


JJJ
Cara, eu tinha falado de gravar o ensaio, e o pessoal não queria, pq a gente tava mto desentrosado. Ai gravei escondido hehe.



Nas gravações abaixo, usei o H1:
Jardim das Acácias
Asa Branca
Tareco e Mariola

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Gente, o segredo dos H1, H2 e H4, que tem mics fixos, (apesar do H4 ter entrada para 2 extras gravando nesses 2 canais), é posicionamento. Tanto que no manual vem umas ilustrações explicando a melhor forma de fazer, mas na prática a coisa pode mudar. No caso do H4N, é mais versátil pois você pode espetar 2 mics comuns, gravando em 4 canais simultâneos já que há mais 2 mics embutidos no nele. Com esses mics extras vc poderia gravar o ambiente de cima, só uma flauta... Então, é saber como usar e o propósito.

Aqui um sample do H4 gravado em estúdio que eu acho ficou legal. Estávamos passando o som pra ajustar timbres e volumes, neste estúdio mas o ar refrigerado pifou e fomos pro outro e a gravação ficou muito pior... Tocávamos em power trio, o que facilita pois tem menos coisa pra captar espalhada pela sala.

Sample áudio: http://www.4shared.com/mp3/SaDDTzZi/sampleH4.html
Disposição do equipo em relação ao H4 (1,80m de altura): http://a.imageshack.us/img860/9302/sampleh4dispoh4.gif

Abs

JJJ
Veterano
# mar/12
· votar


Drive30
que masterização voce fez ai?

1) Re-equalizei

2) Espacializei (abri a mix - [air, pseudo-stereo])

3) Limiter

4) Reduzi os transientes (para dar uma maneirada nos ataques da bateria - como eu falei, ela é geralmente a "vilã" nas gravações de ensaios...).

Del-Rei
Veterano
# mar/12
· votar


EddieVanHalen
Eu tenho o H1, e acho fantástico.
Uso tanto pra gravar ensaios quanto pra shows.

E o segredo realmente é o posicionamento. O ideal é achar um local pra ele em que nenhum dos instrumentos encrubra os outros. Isso dá um pouco de trabalho.

E uma dica boa também, é ajustar o sinal de entrada da melhor forma possível. Se ficar clipando, vai estragar a música.

Um aceno de longe!!!

EddieVanHalen
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia

Poxa cara, valeu pela explicação, ja to convencido que vou comprar o ZOOM H1, o maximo que posso gastar. Então gostei muito da gravação, o que mais me impressionou foi q o bumbo ficou muito nítido(geralmente o bumbo é quase impossivel de ouvir) esse bum por acaso tava microfonado? Só mais um pergunta, eu senti q o baixo quase nao aparece, talvez seja por causa como voce falou q estava ajustando timber e volume, entendo...mas mesmo assim ficou muito bom. E gostei de ver o material, ja viz muitos outros e com certeza vou comprar!!!!!

Só uma pergunta, voce acha q aquela almofada que coloca no microfone auxilia para diminuir a clipagem do baixo???

Abraço

Del-Rei

Cara valeu pela dica, com certeza posicionamente é a prioridade, eu só nao entendi muito bem a dica, o que voce quis dizer com "ajustar o sinal de entrada"? Voce teria alguma material para nos mostrar? Iria ser muito bom dar uma olhada!!!
Ja estou certo da minha compra, a não ser q eu descubra um gravador mas em conta do que esse ZOOM H1 kkkkk até agora ta impossivel

Abraço

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Del-Rei: é ajustar o sinal de entrada da melhor forma possível. Se ficar clipando, vai estragar a música.

Em estúdio eu deixo no mínimo (Low) de sensibilidade (no H4 tem L/M/H) pois é uma esporreira danada. Qa coisa eu aumento o volume depois, num software de edição.

EddieVanHalen: Só mais um pergunta, eu senti q o baixo quase nao aparece

Aparece e muito depois. É pq a gente rava ajustando o som naquela hora.

Só uma pergunta, voce acha q aquela almofada que coloca no microfone auxilia para diminuir a clipagem do baixo??

Não auxilia, só piora pois abafa um pouco. Aquilo ali é pra evitar ruídos de vento, ou na hora de cantar filtrar um "hiss/puff" causado pelo vento ou algo assim. NUNCA usei aqui pra gravar ensaio até pq não venta no estúdio. hehe Mas pra som ao ar livre, ainda, se for cantar nos mics de perto, sim é preciso

Abs

JJJ
Veterano
# mar/12
· votar


tito lemos

Gravou com o mic no saco? O.o

Mas tem uma pós-produção nessas gravações aí, né?

tito lemos
Veterano
# mar/12
· votar


JJJ
Não cara, os links são de gravações normais onde utilizei o H1 pra captar voz. Não são gravações "live" não!

As de estúdio eu não postarei, pq a banda tava MUITO enferujada! Tá uma negação! A melhor parte foi a captação de áudio mesmo hehehe.

Del-Rei
Veterano
# mar/12
· votar


EddieVanHalen
o que voce quis dizer com "ajustar o sinal de entrada"

Cara, é basicamente você ajustar o "volume" da gravação.
Por exemplo: Algumas vezes eu faço gravações de amps, coloco o gravador na cara do amp... Se o amp estiver MUITO alto, o ideal é diminuir o nível de entrada do gravador, caso contrário, irá clipar (estourar) o som.

Na parte frontal do gravador tem uma luz vermelha, e caso ela esteja piscando durante a gravação, está clipando o som. O ideal é a luz não piscar. Assim como o MauricioBahia falou (ele sabe das paradas!!!), é melhor deixar o nível de entrada mais baixo e depois, se necessário, aumentar via software.


Voce teria alguma material para nos mostrar? Iria ser muito bom dar uma olhada!!!

Cara, posso vasculhar em casa alguma coisa. Depois eu posso postar aqui.
Mas algumas gravações pra Reviews que fiz estão aqui nesses tópicos (com o gravador na cara do amp):

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/282381/

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/261418/

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/261495/


Esse camarada aui postou um som, um tempo atrás. Não sei se o link ainda está disponível (não tenho como ver aqui). Mas lembro do som ter ficado bem bacana!!!

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/240929/p8#7120071


Um aceno de longe!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gravador Digital Zoom H1 - Gravando Ensaio