Processamento DSP, você sabe o que é isso?

Autor Mensagem
brunowebguitar
Veterano
# set/12
· votar


Adler3x3
É que meu teclado é muito antigo, e os sons não são tão satisfatórios assim, então eu vou usá-lo apenas como controlador para algum bom VST de piano. Mas isso é só mais pra frente, por enquanto tenho um longo caminho de aprendizado na gravação de guitarra e violão.

Adler3x3
Veterano
# set/12
· votar


brunowebquitar

Como você esta num ponto inicial e quer fazer gravações um ponto importante da interface de áudio a adquirir é os pré-amplificadores contidos nela.
Uma placa sem pré-amplificador, ou com pré-meia boca a gravação não vai ficar boa, fora os outros requisitos de uma interface.

brunowebguitar
Veterano
# set/12
· votar


Adler3x3
Sem dúvidas. Acho que a placa que eu pretendo comprar, a M Audio C 400 tem bons pré amps, ou eu consigo uma placa melhor pelo mesmo preço ( cerca de 790 reais)???

.omni
Veterano
# set/12
· votar


brunowebguitar
Compra essa aí, você vai se dar bem com ela.

brunowebguitar
Veterano
# set/12
· votar


.omni
Valeu .omni!! Vou pegar essa mesmo!! Talvez até sábado eu já esteja com ela, ai eu posto um review dela!!!
Abraço!!

Edson Caetano
Veterano
# set/12
· votar


Adler3x3
Eu gravo o key com o máximo de recursos que eu posso do próprio teclado, sao muitos fx disponiveis, não teria sentido abrir plugins, a nao ser que prefira os resultados obtidos com eles

praticamente, depois de uma sessão gigante de uma jam, usando apenas teclado, faço somente correções de pan e volume durante a mix, o resto já vem redondo

---

A minha interface é antiga, a audiobox USB, mas para home é completa e muito boa... Mas hoje as opções para home sao muitas... Olhe a focusrite, Roland, native, tem um mundo além de FTPs

RKlismman
Membro Novato
# out/13
· votar


Perai..perai...
Sou amador na área de produção musical e vou fazer o meu primeiro investimento nesta área (to muito feliz e ansioso) no final deste mês. Irei comprar um teclado controlador Samson Carbon 49 e uma Fast Track C400, uma das minhas felicidades é poder mixar minhas músicas com mais estabilidade e BEM MENOS travamentos, isso é claro, na esperança da minha Fast Track melhorar um pouco o processamento dos vários plugins abertos...

então vamos lá, quer dizer que a C400 não vai processar NADA dos meus Vsts (plugins waves principalmente) ??? Poxa vida, já transformo todas as minhas trilhas MIDI em áudio pra poder aliviar meu computador...

Quer dizer que não terei melhoras ????

Meu computador chega num ponto que da muitos "lag's" quando executa a mix com tantos efeitos insertados, porém, vale lembrar que uso uma plaquinha PCI de R$ 20,00, driver de som primário (Pois meu ASIO4ALL não executa nenhum som com a minha placa) e também minha área de produção é delimitada para estilos mais eletrônicos, hip hop, pop, enfim...

a pergunta é a seguinte, será que vou continuar com a mesma BATALHA pra mixar uma música? Ou ao menos, utilizando um driver rodando com a minha fast track C400 já vai diminuir consideravelmente esses lags??

makumbator
Moderador
# out/13
· votar


RKlismman

O processamento de dados não é feito pela interface de som "tradicional", apenas a conversão AD/DA, fornecimento de phantom power, etc...

O que você precisa é ter mais RAM e um processador melhor (aliados a um sistema 64 bits).

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


RKlismman

Qual a configuração do PC?

Jabijirous
Veterano
# out/13
· votar


makumbator


Depende. Muito plug in é = processador trabalhando ao extremo.

Quando fui procurar uma interface nova, eu queria pegar uma que tivesse um bom DSP, e, claro, bons conversores. Comprei a Apollo quad. Gastei uma grana boa, mas foi o melhor investimento que eu fiz. Uso os plug ins dela mesmo, assim meu processador fica mais "tranquilo". Vale apena pegar uma interface desse nível, é outra coisa.

makumbator
Moderador
# out/13
· votar


Jabijirous

Sim, mas ele está se referindo a interface de som sem DSP, logo, nesses casos não há processamento de cálculos de plugins, efeitos e da DAW na interface.

Essas Apollos tem DSP, aí realmente ela trabalha os plugins (aqueles atrelados ao sistema dela, obviamente, os demais continuam no computador). E também podem ser vistas como "dongles" gigantes.

Jabijirous
Veterano
# out/13
· votar


makumbator
Nesse caso sim, você tem razão. Eu tinha a 2496, nem dsp nenhum, coitado do processador kkkk

RKlismman
Membro Novato
# out/13
· votar


RKlismman

O processamento de dados não é feito pela interface de som "tradicional", apenas a conversão AD/DA, fornecimento de phantom power, etc...

O que você precisa é ter mais RAM e um processador melhor (aliados a um sistema 64 bits).


Que isso cara, to pretendendo montar um pc novo até o final do ano, mas caramba, minhas mixes vão continuar travando a vida toda???? Que tristeza cara, que desilusão. rs Não vou ter NENHUMA melhora??? Nenhuma vantagem ? Pelo menos no som final...me dê uma notícia boa..uma fast track não é barata, tem que valer meu investimento..



Qual a configuração do PC?

Meu PC é muito meio boca...

Processador: 1.60 GHz
Memória RAM: 4 Gb
Sistema de 64-bits
WIN7

RKlismman
Membro Novato
# out/13
· votar


Mas será que usando um Driver que interaja com minha interface tenho alguma melhora? Por exemplo, quando ativo o ASIO, da pra notar por exemplo os "meters" da minha daw funcionando "redondinho" sem dar lag nenhum, pena que nao sai som, pois o driver nao interage com a minha placa de 20 contos...rs

makumbator
Moderador
# out/13
· votar


RKlismman
Que isso cara, to pretendendo montar um pc novo até o final do ano, mas caramba, minhas mixes vão continuar travando a vida toda????

Aí depende do uso...hsahash! RAM nunca é demais! :)

Eu tenho 8 gigas em um desktop e 16 no laptop, e para o meu uso dá com sobra (instrumentos VST, efeitos, etc...). Tenho um conhecido no fórum da Steinberg que tem 128 gigas de RAM em um HP Z- Workstation. E a placa mãe dele reconhece até 512 gigas!

Qual o processador exato do seu computador? Pela sua lista deve ser ele o gargalo.


Mas será que usando um Driver que interaja com minha interface tenho alguma melhora?

Provavelmente haverá melhora na latência, relação sinal/ruído, essas coisas...

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


RKlismman

O grande vilão aí parece ser o processador... Além do som on-board, claro (mas isso você resolve com a interface).

Cara, recentemente eu fiz um upgradezinho para Core qualquer-coisa básico mas do último modelo, junto com placa mãe e mais RAM e saiu bem barato. Peças de desktop estão com preço bem em conta agora que a "moda" é tablet...

Dá uma olhada no Balão da Informática e no Kabum.

Adler3x3
Veterano
# out/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


O que eu sempre digo é que tem que haver um equilíbrio entre os componentes do home estúdio.
Para processamento mais pesado a melhor opção é sempre um desktop.
Notebook é bom mas sua utilização é mais móvel, além de custar bem mais caro.
De nada adianta o software mais sofisticado se a base do home estúdio é frágil, assim cada um dentro das suas possibilidades deve planejar a montagem e a manutenção (aqui no sentido de continuidade de upgrades) do seu setup.
Que adianta gastar R$ 2.500,00 em uma DAW top se o computador é capenga e nem tem uma interface de áudio decente e ainda usa o microfone do micro ou um de R$ 20,00, fora os instrumentos, que são a principal ferramenta do músico.
Tem que planejar e distribuir melhor o dinheiro entre todos os componentes.

E existem muitos níveis de qualidade (instrumentos, interface de áudio etc...), o que não pode existir é uma grande diferença entre os componentes, pois se um componente importante tem baixa qualidade vai nivelar os outros por baixo, ou não vão funcionar na plenitude para o que foram produzidos.
É um processo que não tem fim e requer um mínimo de planejamento.
Assim quando se for fazer um upgrade de um componente importante, tem que pensar no futuro sobre a compatibilidade com os outros componentes atuais e com os outros componentes a serem adquiridos quando assim for possível.
Cada troca ou novo componente deve somar aos outros e nunca diminuir.
Exemplo: o conjunto permite gravações em resoluções mais altas de até 96 Hz a 24 bits, e se adquiri uma interface de áudio que só trabalha até 44,1 Hz e 16 bit, já conta na sua biblioteca com instrumentos de 24 bits e compra uma coisa que não funciona nesta taxa. (muito embora não seja um regra absoluta).
Tem computador de 64 Bits e compra softwares de 32 Bits.
No computador dá para fazer upgrades durante a vida útil do mesmo, mas sempre chega uma hora em que tem que se trocar tudo, ou seja um novo computador, e aí tem que estudar muito bem todas as configurações e componentes, considerando a compatibilidade com outros desejos a adquirir no futuro.
Equilíbrio entre os componentes é a frase "chave".
Dependendo da finalidade um home estúdio envolve muitos componentes:

I - Instrumentos musicais
01- Instrumentos musicais de verdade;
02- Amplificadores e pré-amplificadores;
03- Sistema de som;
03- Microfones
04- Módulos;
05- outros componentes auxiliares; (estantes, porta-microfones, cabos, bags, case, capas, afinadores etc...)

II - Computador
01- Processador;
02- Placa mãe;
03- Memória RAM;
04- HD;
05- Interface de áudio;
06- Outros hardwares especiais (mouse com maior resolução, uso de dois monitores de vídeo e mais...);
07- Outros itens (cabos de qualidade, de que adianta ter bom hardware se usa cabos e conectores de R$ 3,00, vai estragar os componentes);

III-Softwares;
01- DAW;
02- Instrumentos Virtuais;
03- Plugins de Efeitos;
04- Editores de Áudio;
05- Sistema Operacional
06- Outros softwares especializados;

IV- Outros componentes:
01- Monitores de áudio;
02- Fones de Ouvido;
03- Microfones conforme os tipos de gravação;
04- Teclado controlador;
05- Outros;

V- Organização
01- Planejamento ( o que ir fazendo e adquirindo na linha do tempo);
02- Acústica e ambiência;
03- Manutenção e Limpeza;
04- Legal (registros,de softwares, registro de músicas etc...);
05- Outros (a detalhar)

VI - Estudo
01- Estudo de teoria musical;
02- Leitura dos manuais de hardware e software;
03- Fazer cursos de aperfeiçoamento;
04- Pesquisar e obter bons tutoriais;
05- Participar de fóruns especializados, e ajudar outros menos experientes;
06- Sempre temos algo a aprender.
07- Outros (a detalhar)

VII- Prática
01 - Exercícios de prática dos instrumentos;
02- Composição autoral própria;
03 - Arranjos ou músicas de terceiros;
04 - Ensaios (sempre ensaiar antes de gravar);
05 - Processo de gravação;
06 - Processo de Mixagem;
07 - Processo de Masterização;
08 - Divulgação.

e muito mais, existem dezenas de detalhes (muitos itens podem ser sub-detalhados), e os membros do fórum podem ajudar a completar naquilo que fui omisso.

Jabijirous
Veterano
# out/13
· votar


RAM nunca é demais! :)

Isso aí. Vou vender camisas com essa frase kkkk

Eu coloquei 12 gb no meu, pensei que fosse dar e mifu total. Vou ter que colocar mais 12.

Adler3x3
Veterano
# out/13
· votar


Jabijirous
RAM nunca é demais!
É uma coisa que não tem fim.
O meu primeiro computador tinha 2k .

waltercruz
Veterano
# out/13
· votar


Me tirem uma dúvida..

Processamento DSP na place... depende de suporte no software tb? Como as coisas da UAD?

makumbator
Moderador
# out/13
· votar


Jabijirous
Adler3x3

RAM é igual a dinheiro e mulher, nunca é demais! Hahssah!


waltercruz
Processamento DSP na place... depende de suporte no software tb? Como as coisas da UAD?

Até onde sei sim, depende de suporte do software. Essas placas da UAD por exemplo só processam os plugins atrelados a ela (e outros do mesmo sistema que você compre no futuro), qualquer plugin de "fora" do sistema dela será tratado como em um computador sem placa DSP. Mesma coisa acontece com as interfaces de som que contam com DSP integrada (como as Apollo citadas antes no tópico).

Adler3x3
Veterano
# out/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


Makumbator e Jabijirous

RAM é um dos principais componentes do computador.
E vou contar uma história real:

Na década de 80 no meu trabalho profissional eu trabalhava muito duro.
Tinha relatórios para gerar e imprimir, ainda no tempo do velho DOS.
Eu mandava o programa gerar os arquivos, e saia para tomar café no buteco a três quadras, depois ia ao banheiro e voltava a minha sala e o sistema ainda estava processando os dados.
Num dia me surgiu uma ideia, e criei um batch que criava um hd virtual dentro da memória ram, e copiava o aplicativo para dentro deste hd.
E mandava o programa gerar os aquivos, o que acontecia em poucos segundos, e só ficava dependente somente do tempo de impressão, que era uma limitação física não virtual.
Hoje o áudio é renderizado conforme o projeto também em poucos segundos.
Se bem que outro dia fiz a loucura de carregar um arquivo mid bem grande com mais de 300 músicas, e demorou uma eternidade para carregar.

makumbator
Moderador
# out/13
· votar


Adler3x3

É, eu também usei muito computador nos anos 80. Até pouco tempo atrás tinha aqui em casa um TK 2000 e um CP400. O CP400 ainda funcionava perfeitamente quando doei a um museu de informática.

Adler3x3
Veterano
# out/13
· votar


makumbator

Eu gostava muito dos joguinhos do CP 500., bons tempos.
Eu tenho ainda o Tk 85, só que a fonte estragou.

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


makumbator
Adler3x3

Ainda tenho um TK82C, um TK90X e um clone de Apple ][ (esse símbolo é só pra nerds velhos entenderem... kkkkkkk).

Adler3x3
Veterano
# out/13
· votar


JJJ
O Tk82c era científico um dos primeiros.
O Tk90x era show colorido e com som.

MauricioBahia
Moderador
# out/13
· votar


Enriquecendo:

【FIXO】 Artigo - Amostragem de sinais e pedaleiras digitais
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/290301/p1

RKlismman
Membro Novato
# out/13
· votar


O grande vilão aí parece ser o processador... Além do som on-board, claro (mas isso você resolve com a interface).

Entendi, mas a placa não é onboard, mas de qualquer forma não é uma placa profissional. Depois dessas informações, to vendo que vou ter que fazer um BOM UPGRADE nele, na verdade, to querendo montar até outro logo,
será que resolvo meus problemas com um processador Core I5 1155 e uns 8 Gb de Ram?

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


RKlismman
será que resolvo meus problemas com um processador Core I5 1155 e uns 8 Gb de Ram?

Se não resolver todos os problemas, pelo menos deve melhorar sensivelmente... A menos que você use bibliotecas de samples gigantescas. Pro meu uso, 8 GB de RAM dá e sobra, nunca cheguei nem perto de exaurir a RAM.

Jabijirous
Veterano
# out/13
· votar


RAM é igual a dinheiro e mulher, nunca é demais! Hahssah!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk BOA.

Até onde sei sim, depende de suporte do software. Essas placas da UAD por exemplo só processam os plugins atrelados a ela (e outros do mesmo sistema que você compre no futuro), qualquer plugin de "fora" do sistema dela será tratado como em um computador sem placa DSP. Mesma coisa acontece com as interfaces de som que contam com DSP integrada (como as Apollo citadas antes no tópico).

Sim. É como pro tools, eu sempre me questionei pq o pro tools nunca vinha na versão 64 bits. Simples, o processamento ficava com aquelas placas DSP caríssimas. Hoje ele vem na versão x64 por causa dos instrumentos virtuais que utilizam muita RAM.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Processamento DSP, você sabe o que é isso?