Esta solução para anti-reflexão acústica interna será que funciona?

    Autor Mensagem
    El_Cabong
    Veterano
    # fev/12


    Eu me mudei para a minha nova casa, e lá eu construi o meu novo home-studio, com duas salas:
    - uma para o computador, escritório, estar, etc.
    - outra isolada acusticamente para gravações.

    O isolamento acústico está resolvido, mas a anti-reflexão acustica interna ...
    O problema é que a minha esposa baixou uma LEI !!! E disse cumpra-se !!! He He !!
    Nesta sala acústica ela não quer que eu cole nada nas paredes (sonex, carpete, ...)

    Aí eu tive a idéia de colocar uns pequenos ganchos no topo das paredes, e quando eu precisar fazer gravações, eu empenduro neles cobertores de lã, que ficarão esticados até o chão.
    Esta idéia a minha esposa aprovou. Até comentou que se o cobertor pegar pó é só retirá-lo dos ganchos e lavá-lo.

    E aí !! Será que vai funcionar bem ?? Vai eliminar a reflexão acústica dentro da sala isolada ??

    Casper
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Caro El_Cabong:

    O melhor mesmo é mudar a esposa, adquirir um modelo novo,
    mais flexível que o que está usando atualmente...

    Mas se, por razões sentimentais, quiser manter a esposa atual,
    sua proposta me parece ser bem sensata. Tente, e depois
    nos diga o resultado.

    kiki
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    El_Cabong
    acho que funciona sim!

    na verdade, tudo que é macio absorve. por isso um quarto é mais "seco" que um banheiro, por que ele tem cama, roupas, cortinas, etc.
    o que reflete o som sao superficies lisas, sejam paredes, azulejos, mesas de vidro, etc.

    pode pendurar cobertores, tapeçarias, tecidos em geral, carpete solto, ou tambem espumas presas de alguma maneira.
    supondo que usasse uma espuma ou um carpete igual ao que fosse colar, deve dar alguma diferença de rersultado, pois solto ele vai ter um ar atras, além de por estar solto deve responder às frequencias graves de alguma maneira.
    outra questao é nao ter muito controle do que voce ta absorvendo por usar material que nao é acustico. mas isso só na tentativa e erro.
    aliás, uma vantagem é que com esse sistema voce pode trocar os materiais pra testar.

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    adquirir um modelo novo, mais flexível que o que está usando atualmente...

    O problema é que é raro achar no mercado este produto, com maior flexibilidade !!
    As especificações técnicas são quase sempre as mesmas !! He He !!
    _______________

    Eu vou tentar os cobertores. Eles devem fazer o mesmo efeito de um revestimento colado. Tomara que elimine a reverberação !!

    kiki
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    El_Cabong
    Eu vou tentar os cobertores. Eles devem fazer o mesmo efeito de um revestimento colado. Tomara que elimine a reverberação !!
    eliminar elimina, voce só não vai ter controle de quais frequencias estará eliminando.
    como é pra homestudio, acho que nao tem problema se errar pra mais na "secura".

    rock_simpsom
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    eu moro no campo, nao tenho vizinho, o bom é que não preciso de isolamento por enquanto, minha maior preocupação é em relação a gravação da bateria

    Eu contsrui uma sala bem simples pra fazer meu home studio, coloquei capetes daqueles bem finos, nas paredes só pra aspécto visual e acreditando que audaria minima coisa na secagem da sala

    como a construção é apenas uma sala então tive que rebaixar o teto e as paredes ficaram um pouco fora do pradrão de paralelepipedo pra quebras as ondas estacionarias e tal

    usei tapetes nas paredes, usei algumas pedras de um lado e pilares de madeira do outro... usei duas cortinas de abrir e fechar em uma das paredes

    coloquei tabuas largas em dois cantos e no outro canto coloquei um barzinho de canto

    vou criar um tópico com fotos mostrado o que eu fiz, acho q melhorou a questão acustica da sala, mas ainda preciso analizar melhor com a ajuda de voces

    hj mais tarde eu crio o tópico vou postar as fotos, e depois uma gravação dos instrumentos pra voces me audarem a analizar tudo, pode ser que ajude voce na escolha dos absorventes

    boa sorte e abraço

    MMI
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    El_Cabong

    O problema é que é raro achar no mercado este produto, com maior flexibilidade !!
    As especificações técnicas são quase sempre as mesmas !! He He !!


    Desencana, é tudo igual. Muda algum detalhe na embalagem, mas é tudo a mesma coisa.

    Se você quiser algo mais legal, tem algumas empresas de tratamento e isolamento acústico que tem uma solução interessante. Aliás serve para estúdio mesmo, já que muitas vezes se quer mudar umas características sonoras da sala. É mais ou menos aquelas espumas que se coloca em elevadores de serviço para não estragar as paredes. Fica só um ganchinho no teto, quando quiser se pendura aqueles panos (tem outros materiais) com espuma dentro e é lavável - talvez algo negociável com a patroa...

    rock_simpsom

    Estude bem o posicionamento disso, em especial ao redor de seu monitor e seus ouvidos. Faz bastante diferença na hora de mixar e equalizar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Esta solução para anti-reflexão acústica interna será que funciona?