Como conseguir a qualidade com meu equipo?

Autor Mensagem
Arno Holetz
Veterano
# fev/12


Olá, eu tenho uma audiophile 2496, uma mesa behringer 2222fx, um pré amp behringer mic 200 e um mic condenser AKG C3000B.
To gravando assim: Pré amp, placa de audio, pc.
Só que num to conseguindo tira um som legal. Como devo regular o pre amp?
To usando o sonar 8.5, principalmente na hora de gravar o acordeon todeschini 120 que tenho aqui num consigo tirar um som bom.
Oq devo mexer? me ajudem pf!!!

.omni
Veterano
# fev/12
· votar


Arno Holetz
Como devo regular o pre amp?

Acho que é mais coisa da microfonação do que do pré. O que você acha que falta no som que você tá tirando?

Arno Holetz
Veterano
# fev/12
· votar


.omni
tipo o acordeon sai zunindo entende? mesmo equalizando num consigo acertar ( melhorar ).
Vc sabe + ou - como microfonar bem certo e regular o pre amp?
Num ta facil aqui.. kkk
toda ajuda pra mim é boa.
vlw!!!

.omni
Veterano
# fev/12
· votar


Arno Holetz
tipo o acordeon sai zunindo entende?

Não. Hehehe.

Vc sabe + ou - como microfonar bem certo e regular o pre amp?

Cara, eu uso mics como o seu (cápsula grande), geralmente par espaçado (um pra cada mão), mas XY também fica legal. Os dois afastadinhos.

Pra microfonar com um só... Bom, acho que o jeito é botar no meio mesmo.

E sobre o pré, pô, não tem grandes coisas pra regular no pré, né...

Arno Holetz
Veterano
# fev/12
· votar


sei sei, mais pq será q nao consigo tirar qualidade legal? Noq devo mexer será? Vc ja gravou acordeon?

.omni
Veterano
# fev/12 · Editado por: .omni
· votar


Arno Holetz
Não sei, cara. Eu não sei que nível de qualidade você espera da gravação. Não sei o que te incomoda nela.

Sim, já gravei várias vezes.


Eu acho que sei o que pode ser. Se você microfonar muito perto vai ter muitos ruidinhos indesejados, ruído das teclas, ar, etc. Deve ser isso que você chama de "zunindo". Aliás, certamente é isso. Tente microfonar de um pouco mais longe (tipo 1 metro) e no meio mesmo.

Pode também usar a técnica milenar do orelhão. Você tem dois microfones acoplados a sua cabeça, use-os. Ache o sweet spot com os ouvidos.

Arno Holetz
Veterano
# fev/12
· votar


ta entendi, mais no meio vc quér dizer no fole do acordeon?

.omni
Veterano
# fev/12
· votar


Arno Holetz
Exatamente perpendicular ao acordeon, apontado pro fole mesmo.
Porque é um instrumento stereo, se você deixar um pouco pra algum lado vai priorizar muito o teclado ou os baixos.
Na verdade eu tou concluindo isso, porque geralmente eu gravo com dois microfones.

Arno Holetz
Veterano
# fev/12
· votar


ta só q eu to querendo microfonar somente as teclas entende? a baixaria eu gravo com outro mic e nao tem mto segredo pois é só acompanhamento, oq me incomoda é as teclas, por causa dos solos.

.omni
Veterano
# fev/12
· votar


Arno Holetz
Mas misturar dois microfones vai ficar estranho...

Arno Holetz
Veterano
# fev/12
· votar


MAS UM É PRA BAIXARIA E OUTRO PARA TECLAS.

.omni
Veterano
# fev/12
· votar


Arno Holetz
Não importa, par é par.

Arno Holetz
Veterano
# fev/12
· votar


Cara vo posta uma demo aqui pra vc verm, fiz rapidinho fko meio fora do tempo mais da de escuta ela.

http://www.4shared.com/mp3/Ch6ApAXs/GAITA_TESTE.html?

Me diga oq devo fzer para ficar melhor, to quebrando a cabeça aqui...
Vlw!!!

kiki
Moderador
# fev/12
· votar


Arno Holetz
ouvi sua demo, achei que nao ta ruim nao

nao sei oque voce chamou de "zunidinho", eu só achei que talvez esteja um pouco "na cara" demais o som.
da a impressao de que ameaça clipar toda hora, principalmente nos ataques, o que significa que ta saturando o mic, muito som pra ele captar. experimente mais longe.

pra achar uma boa posição de microfonação tem que fazer varios testes, experimente mudar pra mais longe, apontar em outros lugares, etc.

Arno Holetz
Veterano
# fev/12
· votar


uhum cara, vo tenta ponha um poko mais longe, só que dai perde graves na graita entende?

.omni
Veterano
# fev/12 · Editado por: .omni
· votar


Arno Holetz
Então:
1- o microfone está muito perto.
2- o microfone está muito do lado do teclado, tá colado nele. Bote o microfone no meio a mais ou menos uma distância de um metro. Pode botar ele um pouquinho mais alto que o instrumento, anguladinho pra baixo um pouco.

kiki
Tá longe de saturar no mic, pra saturar no mic só uma bateria ou alguma coisa com muito som. Mas tá muito perto mesmo.

Arno Holetz
Veterano
# fev/12
· votar


.omni
Vo tenta isso sim depois posto denovo.

El_Cabong
Veterano
# fev/12 · Editado por: El_Cabong
· votar


Se você microfonar muito perto vai ter muitos ruidinhos indesejados, ruído das teclas, ar, etc.

O ar realmente é indesejável, pois pode causar um ronco terrível no microfone, um pop filter no microfone talvez resolva, mas o barulho de teclas é algo muito legal, mostra que o instrumento é real mesmo !!
Na minha opinião, devemos sempre preservar todos os ruídos do instrumento !!!

.omni
Veterano
# fev/12
· votar


El_Cabong
Uma coisa é ouvir as teclas, outra coisa é ouvir um negócio em primeiro plano fazendo "TEC TEC TEC TEC TEC TEC".
Bem diferente. O ruído das teclas ele vai ouvir de qualquer maneira, mas não vai incomodar.

kiki
Moderador
# fev/12
· votar


El_Cabong
barulho de teclas é algo muito legal, mostra que o instrumento é real mesmo !!
Na minha opinião, deverão serem preservados todos os ruídos do instrumento !!!

eu tambem acho!
já ouviu um clarone? é um clarinete baixo, ele vai até o chao. quando voce ouve ele, as teclas fazem tap tap tap tap, é legal.


.omni
Tá longe de saturar no mic, pra saturar no mic só uma bateria ou alguma coisa com muito som. Mas tá muito perto mesmo.
vixe, acho que nem sei identificar entao... fiquei com uma impressao de clipagem, deve ser eletrico mesmo.
valeu pelo observação!

Arno Holetz
Veterano
# fev/12
· votar


alguem ai podia me explicar bem certinho a posição certa do mic?
To meio perdido. Um fala uma coisa e outro fala outra kkkk
mais tão ajudando...
Vlw!!!

kiki
Moderador
# fev/12
· votar


Arno Holetz
pra microfonar qualquer coisa:
nao tem posição certa. tem varias possibilidades, algumas ficam melhores que outras. algumas são furadas certas, outras nem tanto.
tem que caçar qual é a melhor. e isso pode varias conforme o instrumento, o instrumentista e a canção.

só experimentando pra saber.

El_Cabong
Veterano
# fev/12 · Editado por: El_Cabong
· votar


omni.
Mas creio eu que o volume do ruído das teclas vai sempre estar mais baixo que o som do acordeon. Tanto captando perto como longe.

Penso que afastando muito o microfone comeca-se a captar somente o som de maior potência sonora (o som do acordeon em si) que se propaga muito mais no ambiente por ser "mais forte"
E assim o TEC TEC das teclas poderá sumir por completo numa captação mais longe.
Os sons de menor potência (detalhezinhos) tendem a se extinguirem mais acentuadamente com a distância.

Na verdade ele tem que achar a distância ideal ! ! !

Arno Holetz
Veterano
# fev/12
· votar


vejam esse video:

http://www.youtube.com/watch?v=OjNIilC6ii4

essa é a distancia meia certa?

.omni
Veterano
# fev/12 · Editado por: .omni
· votar


Olha.
*Edit*

Não é um puta acordeon solo, mas infelizmente foi a única música com acordeon que eu consegui pensar pra exemplificar.
Isso foi gravado com um XY de c414, exatamente como eu disse. Se você botar um microfone só vai ficar no centro, só isso. Funciona, pode crer.

.omni
Veterano
# fev/12 · Editado por: .omni
· votar


*Edit*

Arno Holetz
Veterano
# fev/12
· votar


.omni
desculpa cara, mais num vi gaita nenhuma ali kkkk

E se eu fizer assim:
Colocar o akg c3000b e o behringer b2 em xy???

.omni
Veterano
# fev/12 · Editado por: .omni
· votar


Arno Holetz
Como não? Viu no tempo que eu botei, lá pra 1:51? Tem um solo!
O final da música é cheio de acordeon também.

Colocar o akg c3000b e o behringer b2 em xy???

Você pode tentar... acho meio estranho misturar dois mics assim... mas enfim, pelo menos vai ficar um stereo.

Mas pelo amor do santo cristo, bota o diabo do microfone na posição que eu expliquei ali e grava. Faz esse favor pra mim.

Arno Holetz
Veterano
# fev/12
· votar


.omni
Agora vi o vídeo.
Bem legal o acordeon...

Vo tenta faze oque disse com o akg e o behringer,,,
Vlw!!! amanha posto outra demo.

Arno Holetz
Veterano
# fev/12
· votar


e aew galera, gravei denovo com o mic mais longe e vo posta aew pra vcs verem se melhorou.
Ta aew a musica:

http://www.4shared.com/mp3/sYISpO0Y/GAITA_TESTE2.html?

Vlw!!! Espero respostas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como conseguir a qualidade com meu equipo?