quanto custa pra montar um studio ''profissional''

Autor Mensagem
Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


Arno Holetz
ViniciusBorges
Tudo muito bom, para home Studio , Studio profissional tá muito longe de tudo isso que postaram, studio profissional mesmo de gravação 50k é troco

Mesa alesis multimix por exemplo é 100% focada no publico amador de home, profissional é outra coisa, pode separar uns 20k só pata ela

Sem desanimar, eu estou montando um home Studio e já gastei bem mais de 50k e nem é para trabalhar com isso, aconselho se o foco é Studio profissional procurar ajuda profissional, para não gastar com besteira

Boa sorte amigo vai precisar

jhoonn
Veterano
# fev/12
· votar


voce gastou 50 mil reais nun homestudio?? minha nossa vc é rico

jhoonn
Veterano
# fev/12
· votar


Edson Caetano
seu orçamento é tão alto que com 150 mil axo que não montaria um estudio profissional pra vc

Arno Holetz
Veterano
# fev/12
· votar


Edson Caetano
ta cara mais tem que ve que com esse equipo que flamos já da de monta + ou - um estudo "pro". é só saber noq investir certo.

.omni
Veterano
# fev/12
· votar


jhoonn
Cara, R$150 mil você não compra nem a mesa do estúdio direito. Estúdio profissional é outro nível, é outra coisa. Esquece isso.

É como ele disse, você tem que saber exatamente o nível que quer alcançar, porque não existe almoço grátis. Se você quer qualidade MESMO vai ter que pagar por ela e não vai ser barato.
Se quer só gravar umas musiquinhas sem compromisso, nesse tópico já tem informação bastante pra isso.

Agora, se quer qualidade sem gastar muito, você vai ter que abdicar de algumas coisas. Só vai poder gravar poucos canais simultâneos, não vai dar pra gravar bateria, etc. Aí dá pra investir em menos coisa, porém com mais qualidade. Tem que ver o meio termo que funciona pra você.
É aquela coisa, você pode comprar um microfone de R$30 mil ou 300 microfones de R$100.
Antes de pesquisar equipamento, pesquise o que você quer alcançar com o estúdio, aí veja o que seria o "ideal" (usando o bom senso) e depois comece a abaixar a exigência.

Mas antes você tem que explicar que tipo de estúdio quer montar. É pra gravar? É pra ensaiar?
Estúdio de ensaio é bem mais barato pra montar.

jhoonn
Veterano
# fev/12
· votar


.omni
cara eu quero um studio que dê ao menos pra trabalhar com ele gravar pra alguem que esteja precisando pra bandas que queiram ensaiar nele enfim quero investir nun estudio que tenha pelo menos uma qualidade legal e que dê pra gravar uma musica pra alguem que queira gravar nada pra gravar pra alguem que seja profissional até pq aki em joão pessoa axo que não tem nenhum estudio a nivel profissional mesmo

Arno Holetz
Veterano
# fev/12
· votar


jhoonn
então cara, o equipamento que citamos para voce é o suficiente, eu axo q ta bom cara, é só estuda bastante agora e ....
Vlw!!!

.omni
Veterano
# fev/12
· votar


jhoonn
Bom, você mesmo disse que não sabe muita coisa sobre gravação, então te adianto que não é um processo simples. Então melhor que gastar muito dinheiro com um equipamento que não vai saber usar é aprender a usar as ferramentas pra saber exatamente o que comprar depois.

Por que você não faz uns cursos, assina umas revistas, lê uns livros, dá uma estudada sobre a coisa? E paralelamente, invista em um equipamento SIMPLES de gravação: um computador, uma interface de áudio e um microfone dinâmico tipo um sm57.

Quando você sentir que não tá mais te atendendo, vá fazendo upgrades. E guarde o resto do dinheiro.

jhoonn
Veterano
# fev/12
· votar


é por aki é meio dificil esses cursos

ViniciusBorges
Veterano
# fev/12
· votar


jhoonn
Eu acho que o que o .omni é importante: Começar devagar. Você já foi em um estúdio profissional pra ver como é? Um leigo total fica perdido ali. Vá progredindo na medida que seu orçamento permitir.

Aliás, você tem alguma coisa gravada?

jhoonn
Veterano
# fev/12
· votar


ViniciusBorges
nao tenho

.omni
Veterano
# fev/12
· votar


jhoonn
é por aki é meio dificil esses cursos

Você tem internet, com internet só não aprende quem não quer.
Apenas cuidado porque tem muita informação incorreta/incompleta. Mas certamente dá pra aprender muito.

Homem Cueca
Veterano
# fev/12
· votar


Com 50 mil reais dá pra montar um estúdio caseiro, mas bonito e bem apresentável a olhos de quem não conhece muita coisa. O principal mesmo é ter um PC/Mac bom, uma interface de áudio com uma conversão legalzinha, pelo menos uns 8 canais pra gravar simultâneos, uma mesa de som com uns 16 canais (com direct out nos 16 ou pelo menos inserts nos canais), um par de monitores e pelo menos uns 8 mics dinâmicos e uns 2 ou 3 condensers, ah, alguns fones fechados pro pessoal que for gravar também. De equipamento é mais ou menos isso...aí precisa tratar a salinha. Uma sala pra você gravar, precisa essencialmente que não reverbere muito, mas ela não pode ser "morta" também. Alguns quadros com lã de vidro, alguns quadros de sonex já dá uma resolvida, mas não coloque muito. Pra sala de mix o importante é a sua referência dos monitores não ser estragada pelas reflexões da sala, alguns quadros de lã de vidro ou sonex na direção que os tweeters dos monitores apontam já é um bom começo.

Já vi muita gente montando estúdio "profissional" e usando basicamente isso pra gravar a galera. Claro que o resultado não é o melhor, mas com certeza dá pra gravar a galera num nível bem aceitável, geralmente a técnica do técnico de gravação/mix/master faz bastante diferença. Se você coloca esses equipamentos que citei nas mãos de um técnico de som experiente e com conhecimento (porque também tem muita gente experiente que não sabe PORRA nenhuma) o cara vai tirar UM PUTA som.

LEMBRANDO que isso tudo que citei são apenas soluções caseiras, bem longe de poder ser considerado profissional...infelizmente quando se trata de áudio, 95% das vezes quanto mais caro melhor.

Quer um exemplo fácil? Procure saber quanto custa uma mesa SSL ou uma Neve. Hehehehe

Um estúdio TOP a coisa é completamente diferente, se você quiser gastar 2 milhões de reais num estúdio, você gasta...e fácil ainda.




NO MAIS, procure estudar.

jhoonn
Veterano
# fev/12
· votar


Homem Cueca
valeu cara vou procurar estudar e saber mais

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


50k gastei divididos por pelo menos 5 anos, não sou rico apenas trabalho e gasto com meu hobby, fazer música a nível de internet é mole, fazer música a nível de gravadora profissional são outros 500

Você pode pensar em comprar um sistema de gravação usado, tipo uma Alesis AdatHd 24 e um excelente mixer analógico de 24 canais como uma mackie, com isso mais um computador parrudo e alguns bons microfones dá para iniciar alguma coisa

Não estamos nem falando em prés, estes que falamos por aqui é tudo amador, xenyx, octane, é tudo pré barato para home, prés profissionais custam fortunas, tanto que o xodó para alguns são os prés e os mics, verdadeiras pérolas

Temos duas revistas especializadas nas bancas a SOS e a Música e tecnologia, começa lendo elas para ver reviews mesmo de equipamentos tops

Vá atrás do seu Studio, comece com qualidade home, cresça e vire top. Se o seu trabalho for bom as bandas vão te procurar

jhoonn
Veterano
# fev/12
· votar


ja vi que com 50k nun vai dar pra montar um pra ganhar dinheiro com ele não

jhoonn
Veterano
# fev/12
· votar


mais uma dúvida aqui se alguem poder tirar sabem aquele homestudio do Gustavo Guerra vcs axam que ele gastou + - quanto ali?? é um home bem legal

Arno Holetz
Veterano
# fev/12
· votar


jhoonn
Ñ conheço o home dele, posta aew.
Cara vc pode ter um studio de 1 milhao de reais, se vc nao souber mexer num vai a lugar nenhum.
Eu to gastando aos poucos no meu e aprendendo mto na net, lendo, etc...
Se eu fosse vc inventia esse dinheiro sim cara.
Eu ja ganhei mto dinheiro no meu home studio. geralmente gravo vinhetas, musicas, jingles, campanhas politicas, etc...
Pense nisso. Vlw!!!

jhoonn
Veterano
# fev/12
· votar


voce ja gastou quanto no seu homestudio? Arno Holetz

Arno Holetz
Veterano
# fev/12 · Editado por: Arno Holetz
· votar


Só com equipamentos 25 mil reais, to inventindo aos poucos...
Agora quero comprar essa mesa ai que te flei, a alesis multi mix 16 usb 2.0...
Pra ver tudo que eu ja tenho entra nesse tópico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/276995/

Olhe a 7ª pergunta lah que vai ta escrito todo meu equipamento e pra ver as fotos do meu home studio entre no meu blog:

http://studiomzmdiscos.blogspot.com/

Depois me diga oque axou...
Vlw!!!

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


jhoonn
Estou remontando o meu home dá uma olhada
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/280884/

Vou fazer bem detalhado o que está sendo usado e onde chegou o orçamento, pode dar uma idéia para você

Arno Holetz
Veterano
# fev/12
· votar


Edson Caetano
Cara, vc poderia me dizer como posso fazer para usar dois monitores??? Tipo um só pra mixagem e outro gravar entende?
Olha esse video:
http://www.youtube.com/watch?v=_IZoDhVhieo

Viu os monitores? Dois e um só com o console de mixagem e outro com as trilhas gravando.
Sabe como fazer isso?
Pode ser em 2 computadores?
VLw!!!

jhoonn
Veterano
# fev/12
· votar


Arno Holetz
vc ja tem muita coisa eim muito legal mesmo até deu uma animada mais em mim

jhoonn
Veterano
# fev/12
· votar


Edson Caetano
legal cara vc gosta mesmo de teclado eim kkkk

Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


Arno Holetz
Para usar 2 ou mais monitores tem que ter placa de vídeo com as saídas, o próprio Windows 7 estica a área de trabalho

Eu uso o sonar e nele você arrasta os módulos para onde quiser, no primeiro monitor deixo a inspector Master e as tracks, no segundo monitor vai o mixer e os racks de efeitos, muito prático

Nem sei mais como trabalhar em monitor único no note eu me atrapalho

jhoonn
Confesso que meu home fica mais caro graças aos teclados, só o kronos levou 10k, mas sou tecladista e meu home é voltado para isso, vai ficar bacana quando pronto

Inoob
Veterano
# fev/12
· votar


Arno Holetz
Normalmente uma mesa de 2.5 mil reais já vem com inteface, e outra a mesa que você citou tem 16 canais mas na hora de enviar para o PC ela comprime e joga tudo em 2 pelo fato de ser usb, arruma uma firewall que essa sim joga separado no PC... mas como é um estudio, uma mesa de 4 canais já resolve pois:
os instrumentos são gravados separadamente, isso dá mais qualidade, e pode jogar numa mesa usb, de dois canais que vai ficar esterio e perfeito;

Arno Holetz
Veterano
# fev/12
· votar


Inoob
Aquela mesa que eu cite ( MESA ALESIS MULTIMIX 16 USB 2.0) joga em 16 canais separados sim, ela é a usb2.0, a que joga em apenas um canal estereo é a usb 1.1.
Vlw!!!

.omni
Veterano
# fev/12
· votar


Arno Holetz
Inoob
Essas mesas com saída USB geralmente tem uma conversão muito ruim, vale mais a pena investir o dinheiro em prés bons (nem que seja um par ou dois) e usar uma interface melhor.
Mesa em home studio na minha opinião é uma coisa que não vale a pena. Mesa serve pra MIXAR, não pra gravar.

Arno Holetz
Veterano
# fev/12 · Editado por: Arno Holetz
· votar


.omni
é mais na maioria dos estudios sempre tem uma mesa kkkk
Pq a conversão é ruim? ela é em 24bit´s neh?

.omni
Veterano
# fev/12
· votar


Arno Holetz
é mais na maioria dos estudios sempre tem uma mesa kkkk

Basta você entender pra que serve a mesa pra ver que ela não é tão importante assim num home studio. Pelo contrário, na maior parte das vezes ela atrapalha mais do que ajuda.
99% das pessoas aqui que tem uma mesa vão usar só dois canais dela.

Pq a conversão é ruim? ela é em 24bit´s neh?

O fato de ser em 24 bits não tem nada a ver com a qualidade da conversão. Tem placa de $20 que é 24 bits.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a quanto custa pra montar um studio ''profissional''