Primeira Gravação, Mixagem e Masterização!

    Autor Mensagem
    Blind987
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Blind987


    Fala galera terminei minha primeira gravação hoje, mixei e masterizei também, só falta usar o wave hammer pelo sound forge pra limitar o volume, mais ta aí, queria ouvir um pouco a opinião de vocês, pra mim particularmente eu achei que está bom, maais....

    http://soundcloud.com/julio_cg2010/through-the-glass-acoustic-1

    .omni
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: .omni
    · votar


    Blind987
    No geral tá bom, acho só que tá meio apagadinha. Tem muito som de palheta e pouco brilho do próprio violão. A voz também tá meio veladinha. Pelo visto a música não foi gravada com um equipamento top então rola um desconto, mas acho que dava pra ter puxado uma altinha numa boa.
    Tá bem seco no geral, principalmente a voz podia ser mais molhadinha e mais na cara.
    Uma coisa que me incomodou é que a música inteira é totalmente mono. Numa música que é só voz e violão isso fica um pouco tedioso, na minha opinião.

    Deixa eu perguntar uma coisa, o que você fez com esse reverb? Eu ouço um atraso como se tivesse um pré delay meio grande e dá uma embolada no violão. Eu não sei se é um reverb ou se é a sala (parece ser um reverb porque a sala parece ser grande demais), mas de qualquer jeito incomoda um pouco. Dá pra notar nos transientes mais altos, pula um "chrkkk" com um pouquinho de atraso depois.
    Eu não sei o que é isso, mas é o que mais me incomoda na gravação toda, pra mim isso acabou com a gravação do violão.


    Outra coisa, esse ruído de fundo é o pc? Não dá pra gravar mais longe dele?

    só falta usar o wave hammer pelo sound forge pra limitar o volume

    Pra quê?

    Pra fechar, tá legal no geral, pra primeira gravação tá bem legal! Eu falei demais e parece que reclamei muito mas são só toques pra você melhorar no futuro, além de ser apenas a minha opinião, então sinta-se à vontade pra discordar!
    Já que parece que eu não fiz nenhum elogio, eu achei a mix sucinta, o que é muito bom numa primeira gravação. Geralmente nego enche de um reverb nada a ver, embola tudo, etc. A sua tá sequinha e simples e isso é muito bom.

    Abraços

    Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Guilherme Nau
    · votar


    .omni
    Tem muito som de palheta e pouco brilho do próprio violão

    Porque é nylon

    Blind987

    Também achei ela meio apagadinha. Eu colocaria um pan maior para o violão, pelo menos no refrão.

    Ou dobrava ele no refrão não sei.

    No geral ta bom, uma pitadinha a mais de cuidado no vocal, principalmente no refrão. Tirar um pouco da soprosidade, apesar de ficar bonito, faz mal.

    Eu já não sirvo pra fazer gravação de acústica, sempre acaba saindo um solo e um violão dobrado e um solo hahaha.

    So meio suspeito pra opinar alguma coisa nos vocais.

    Ah, faz um vídeo dela haha, brincadeira

    Abraço

    .omni
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Guilherme Nau
    E daí que é nylon? Dá pra ver que tem um monte de agudo puxado, até por isso que a palheta pinta demais, mas isso não tem muito a ver com a presença do violão. As cordas podem estar velhas, sei lá. Não é uma questão de EQ, é uma questão de gravação.
    Bom, de qualquer maneira eu não acho uma boa idéia tentar fazer violão de nylon soar como violão de aço.

    Eu colocaria um pan maior para o violão

    Pan aonde? O violão é mono.

    Blind987
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Blind987
    · votar


    Obrigado pelas criticas, realmente é bom para melhorar no futuro, eu também achei que ficou meio sem sal a mix , mas não soube melhorar =/

    omni.

    Pelo visto a música não foi gravada com um equipamento top então rola um

    Gravei com um condenser Behringer B1 e Fast Track, provavélmente meu quarto ferrou a gravação rsrs

    Tá bem seco no geral, principalmente a voz podia ser mais molhadinha e mais na cara.

    Que efeito ajuda nisso ?

    O que você fez com esse reverb?

    Botei um reverb de leve apenas.

    Outra coisa, esse ruído de fundo é o pc? Não dá pra gravar mais longe dele?

    Sim, provavelmente, da pra gravar mais longe sim, mais não muito ;s

    Guilherme Nau

    Também achei ela meio apagadinha

    é agora eu notei melhor, parece que não tras emoção HAUSHAUSHA

    Ah, faz um vídeo dela haha, brincadeira

    Mais é lógico que sim :D

    .omni
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Blind987
    Gravei com um condenser Behringer B1 e Fast Track, provavélmente meu quarto ferrou a gravação rsrs

    Então, por isso eu disse que tem um desconto, hehehe.
    É, o quarto não ajuda muito! É um dos maiores problemas dos home studios.

    Botei um reverb de leve apenas.

    Sim, eu vi. E eu acho que o pre delay dele está alto demais e ele está embolando, mas por outro motivo.
    Eu acho que pode ser o ruído de fundo que fica realimentando o reverb, é uma frequencia baixa. Tenta cortar bastante os graves do reverb. Bastante mesmo, corta tudo de graves, deixa tipo de 1k pra cima pra ver se resolve. Apesar do ruído não ser de baixa frequencia apenas, é o que mais embola. É minha teoria, experimenta aí.

    Que efeito ajuda nisso ?

    Outro reverb. Haha.
    Tenta uma plate.

    Blind987
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    eu só tenho a musica masterizada já em mp3 da pra botar mais efeitos ?

    Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Guilherme Nau
    · votar


    .omni
    E daí que é nylon? Dá pra ver que tem um monte de agudo puxado, até por isso que a palheta pinta demais, mas isso não tem muito a ver com a presença do violão. As cordas podem estar velhas, sei lá. Não é uma questão de EQ, é uma questão de gravação.
    Bom, de qualquer maneira eu não acho uma boa idéia tentar fazer violão de nylon soar como violão de aço.


    Rapaz, independente de ser nylon, da palhetada aparecer muito ou não, isso tudo é questão de gosto do próprio músico. Muitos preferem que a palheta não apareça tanto como gostam que ela apareça bastante.

    Nylon tem som ardente sim, mas não nas cordas primas.

    Pan aonde? O violão é mono.

    óh, não diga.

    Pan é modo de falar, jogar para um lado, ou para o outro. Pra não ficar no meio. Tudo bem que é uma questão de gosto.

    Enfim, a avaliação ta dada. Não vou falar muito sobre mixagem, sendo que não é meu forte

    Abraço

    .omni
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: .omni
    · votar


    Blind987
    Não.
    Você não tem a sessão aberta mais?

    Guilherme Nau
    ò, não diga.

    Digo sim, ESSE violão é mono. Não significa que todo violão seja mono.

    Rapaz, independente de ser nylon, da palhetada aparecer muito ou não, isso tudo é questão de gosto do próprio músico. Muitos preferem que a palheta não apareça tanto como gostam que ela apareça bastante.

    Nylon tem som ardente sim, mas não nas cordas primas.


    Ah, é mesmo? Obrigado pela informação.

    Cara, não me leva a mal não, te acho um cara interessado, mas você fala muita besteira às vezes e parece que fala qualquer coisa só pra deixar sua marca nos tópicos.
    Por que você fala como se fosse cheio de certezas e depois diz "Não vou falar muito sobre mixagem, sendo que não é meu forte"?

    Eu não sou nenhum gênio do áudio, longe disso, mas mal ou bem eu trabalho com isso há anos e tenho contato com isso todos os dias. Todos os dias eu testo microfonações novas, mixo coisas, experimento diferentes reverbs, compressores, faço A/B de equipamentos, comparo microfones, caixas, cabos, conversores, etc. Faço isso todos os dias, além de conversar com muita, muita gente que tem opiniões diversas e baseado nelas eu experimento coisas e formo a minha própria opinião. Apesar de ser muito novo e estar engatinhando nessa área (como em todas) eu gosto de ter opiniões sólidas e embasadas, eu não estou aqui pra jogar meia dúzia de palavras complicadas pra "mostrar que sei", quando eu comento numa mix de alguém, se eu acho que algo pode ser melhor eu tento apresentar argumentos pra explicar meu ponto de vista e tentar ajudar os camaradas a melhorar.

    Então quando você é sarcástico com um comentário como se eu tivesse falado algo óbvio pra você ou tenta me explicar coisas que muitas vezes nem fazem muito sentido como se fossem as mais incríveis e dogmáticas verdades da humanidade só prova o quanto que você acha que sabe, mas na verdade você não faz a menor idéia do quanto ainda tem de pano pra manga nesse assunto.

    Ao invés de falar coisas vagas e/ou sem sentido por que não pára, ouve, forme sua opinião e só depois responda?
    Só um toque.

    brunolegionario
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    .omni
    Tem muito som de palheta e pouco brilho do próprio violão

    Porque é nylon


    [i]ai eu lembro do Candô do TV Cifras.
    - Nylon é dedo/dedilhado. Quer palheta??? vai pro violão de aço.


    kkkk ele falando é muito doido.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Guilherme Nau
    · votar


    OBS: Peço desculpas aos membros do fórum e participantes do tópico, mas foi mais longe do que eu esperava


    .omni

    Comento se está agradável e associo ao pouco que sei.

    Se você me chama de sarcástico, então olhe pra si mesmo e todos os tipos de comentários já feitos por você. Ao meu gosto são sarcásticos até demais. Só paguei na mesma moeda.

    Sei que você trabalha demais, até intendo isso, também to bastante, stress é constante e ver algo do gênero irrita. Mas não é sendo extremamente grosso que é possível dizer que essa pessoa está errada.

    Eu mantenho meu comentário sobre o timbre do violão do rapaz, não me meto em nada na equalização. por que isso entendo migalhas de migalhas. Reconheço que já fui muito errado em muita coisa que postei aqui. Mas não foi dessa vez. Só comentei o fato do pouco brilho do violão que você citou

    No mais, acaba por aqui, nem li tudo que você escreveu. E caso um dia queira me corrigir sobre qualquer coisa relacionada a qualquer coisa que mencionei de forma errada, MP, não precisamos desvirtuar um tópico inteiro pra isso.

    Desculpe se fui grosseiro, evitei falar em outras vezes em outros tópicos, mas dessa vez saiu.

    Abraço

    (nem manda MP, to muito cansado e vo trabalhar o carnaval inteiro, fica pra uma próxima)

    .omni
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Guilherme Nau
    Se você me chama de sarcástico, então olhe pra si mesmo e todos os tipos de comentários já feitos por você. Ao meu gosto são sarcásticos até demais. Só paguei na mesma moeda.

    Você fumou manjericão?

    Eu mantenho meu comentário sobre o timbre do violão do rapaz, não me meto em nada na equalização. por que isso entendo migalhas de migalhas.

    Você fumou orégano?

    Fui.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Primeira Gravação, Mixagem e Masterização!