Capturar som de toda a banda com dois microfones

    Autor Mensagem
    FreeTuto
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: FreeTuto


    Eae galera!

    Existe uma banda, querendo fazer um Podcast religioso, e estou convidado a gravar. Tem bateria, violão, guitarra, vocal e baixo. Eu só entendo um pouco de vídeo.

    Eu pensei em gravar o áudio com dois microfones bons, ligados em um mixer, ou seja, capturar um só estéreo (L e R) do que eles tocarem ao vivo. A intensão é exatamente capturar o que se ouve na igreja, como se estivesse nela.

    Será que dá certo?

    Abraços.

    Alex guitar man
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    FreeTuto

    Eles vão tocar ao vivo? Vai estar tudo ligado em uma mesa?

    .omni
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    FreeTuto
    Eles tocam com tudo microfonado? Se tocarem você pode puxar uma saída stereo do PA e nem precisa dos microfones.

    makumbator
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Complementando o que o .omni postou, também é possível gravar ao mesmo tempo as duas fontes, o som ambiente da igreja e o que está na mesa de som. Assim vc poderia até misturar depois e analisar se fica legal colocar um pouco de gravação do ambiente no som da mesa, para dar um ar bem de ao vivo.

    .omni
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    makumbator
    Boa!
    Ou apontar os mics pra platéia pra ter um ambiente... Mas isso sem a possibilidade de mix depois é perigoso.

    makumbator
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    .omni

    Mas isso sem a possibilidade de mix depois é perigoso.

    Com certeza! Nesse caso as duas fontes devem ser gravadas sempre separadas, para poder ser possível dosar depois(ou mesmo descartar totalmente uma ou outra de acordo com a vontade).

    Caso ele só possa gravar um par estéreo ao mesmo tempo, é preferível pegar mesmo a mix da mesa de som, desde que todos os instrumentos e vozes estejam passando por ela.

    FreeTuto
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: FreeTuto
    · votar


    Então galera, eles tocam com os de corda ligados, mas a bateria não é microfonada. Se eu gravar o ambiente + mesa, vai sair os outros instrumentos mais altos que a bateria.

    A igreja é pequena, o som fica ótimo sem microfonar a bateria. O que acham então, de colocar os dois mics na bateria, ligar o som da mesa no Notebook e gravar com sonar, juntando com o áudio da câmera (ambiente) posteriormente?

    Dois microfones somente na bateria e puxar da mesa, sai melhor que dois microfones pegando todo o som do ambiente?

    makumbator
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    FreeTuto

    Nesse caso, obviamente vc precisará gravar a batera com mics(pode ser um par estéreo mesmo, afinal parece que se quer mais a vibe do "ao vivo", não é?).

    No seu caso eu gravaria um par para a bateria(tentando isolar o máximo dela dos vazamentos dos outros), e mais o resto da mesa. Mas precisa gravar as duas fontes em pistas SEPARADAS uma da outra. Depois vc mixa com calma.

    O ideal seria poder fazer um teste antes com os músicos(em outro dia antes do evento). Aí vc grava de várias formas, testa posições e tenta tirar o melhor som.

    FreeTuto
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: FreeTuto
    · votar


    Então, não é bem um evento, mas sim um Podcast, então, como serão episódios, nós só começaremos quando estiver perfeito.

    Então vou tentar microfonar a bateria, se conseguirmos aquele isolador, se não eu já nem vou tentar, vou tentar de outras formas.

    Só uma pergunta, qual é o nome daquele isolador transparente pra bateria?

    Obrigado pelas respostas! Abraços. Posto os resultados aqui depois.

    makumbator
    Moderador
    # fev/12 · Editado por: makumbator
    · votar


    FreeTuto

    Não precisa necessariamente do isolador físico. Vc pode tentar isolar trabalhando apenas com a posição dos mics + posição da bateria em relação aos demais instrumentos e caixas de som + controle de volume tanto do toque do baterista quanto do som dos demais.

    Tem que testar antes de descartar uma ideia, pois pode ficar bom.

    O nome varia de acordo com o lugar, chamam de aquário, biombo, entre outros...

    .omni
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    O makumbator já falou tudo.
    Os biombos são bem caros, principalmente aquele que é uma peça só. Custa uns 800 reais, e é descartável. Mas é mais pro video (fica praticamente invisível e isola bem), como vocês só estão preocupados com o áudio, acho que tem coisas mais importantes pra investir.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Capturar som de toda a banda com dois microfones