Montando um estúdio para ensaios

    Autor Mensagem
    Augusto_batera
    Veterano
    # fev/12


    Saudações galera do cifraclub. Estou começando hoje no forum!

    A situação é a seguinte: Estou com um quartinho na minha casa, (fora da casa) que servia para guardar bagunças... como eu comprei uma batera e vou voltar a tocar, pretendo reformar esse quartinho e criar um estudio para ensaios, nao pretendo gravar..

    Pelo que pesquisei já descartei: caixas de ovo pq nao quero criadouro de barata, isopor, e outros mitos que falam.. quero ser mais direto.

    As dúvidas são a respeito do isolamento, do tratamento tá mais claro..

    - Box in a box funciona se eu aproveitar a parede que já existe e fazer a outra parte que seria a outra parede com maderite?
    Ficaria: Parede, lã de rocha, maderite, e espuma.

    - E no chão? é necessário revestir, mesmo não tendo nenhuma construção a baixo?

    - É necessário fazer o revestimento com lã de rocha em todas as paredes?

    - Existe outro material que tem o custo x beneficio parecido com a lã de rocha?

    Bom são essas as duvidas, espero não estar bagunçando o tópico até pq o objetivo é unico e exclusivo de aprendizado. Quem puder ajudar fico muito agradecido. É isso aí!

    abraços

    kiki
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Augusto_batera
    pelo visto voce ta pesquisando corretamente.
    o problema maior pra voce é o som da bateria vazar pra vizinhança, correto?
    ou seja, isolamento.

    antes de tudo isso, tem outras coisas muito mais importantes pra voce prestar atenção:

    - como é a sua vizinhança? são casas? todas perto? dessa edicula (quartinho fora de casa) dá pra ver as casas dos vizinhos?
    é importante saber se os vizinhos estão perto ou não do quartinho.

    - a edicula tem as paredes encostadas no lote? e essas paredes encostam nas casas dos vizinhos?
    se estiver encostado, é uma coisa. se estiver solto, é bem mais tranquilo.

    como é o teto deste comodo? é laje? ou é telha? tem forro?
    se for laje, um pouco melhor.
    se for telha sem forro, daquelas que voce ve a telha por baixo, aí tá lascado.

    - quantos vãos tem a edicula? portas e janelas.
    as portas são direto pra um quintal, ou tem outro comodo antes?
    das portas e janelas é possivel ver as casas dos vizinhos?
    se dá pra ver, dá pra ouvir.
    se não dá pra ver, deve ouvir um pouquinho menos.

    as duas primeiras perguntas é pra saber o quanto o quartinho ja tem de "isolamento" pela distancia. quanto mais longe melhor.

    as duas ultimas perguntas são pra saber dos buracos. quanto mais buraco, mais vai vazar som. tem uma regrinha bem besta, mas que dá uma dimensão do problema: em 10% de vão passa 90% do som.
    nao adianta nada investir em lã de rocha ou espuma se tiver uma janela aberta, uma porta ruim, ou uma cobertura que nao veda, não vai isolar nada.

    existem soluções economicas pra vedar janelas e portas, de uma pesquisada pelo fórum e pela net.
    pense nisso, e aí depois voce pensa em gastar com mais coisas.

    Augusto_batera
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    - como é a sua vizinhança? são casas? todas perto? dessa edicula (quartinho fora de casa) dá pra ver as casas dos vizinhos?
    sim, sao casas vizinhas, uma ao lado da outra.


    - a edicula tem as paredes encostadas no lote? e essas paredes encostam nas casas dos vizinhos?
    sim, uma das paredes, dá p/ a casa do vizinho dos fundos da casa

    - quantos vãos tem a edicula? portas e janelas.
    é um cômodo só, só tem uma porta.. tenho o ar condicionado na mão já p/ nao assar lá dentro rsrs

    como é o teto deste comodo? é laje? ou é telha? tem forro?
    é telha amigo, isso que tá me matando, e o problema é que quero fazer um revestimento top, com isso nao vou ter condições p/ bater laje..

    agradeço pela grande atenção e intenção de ajudar!!! Forte abraço

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Augusto_batera
    - E no chão? é necessário revestir, mesmo não tendo nenhuma construção a baixo?
    Para isolar Som não precisa de nada, o piso e a terra abaixo já fizeram este trabalho

    - É necessário fazer o revestimento com lã de rocha em todas as paredes?
    Em todas as paredes que tiverem pouca espessura, se uma estiver encostada em um barranco por exemplo, não vai precisar

    - Existe outro material que tem o custo x beneficio parecido com a lã de rocha?
    Lã de Vidro

    - Box in a box funciona se eu aproveitar a parede que já existe e fazer a outra parte que seria a outra parede com maderite?
    Pelo que eu entendo deste sistema, tem que ser uma caixa completa supensa, de preferencia com amortecedores específicos, com o melhor vedamento que conseguir, se encostar em outra parede já existente vai transferir a vibração, consequentemente o som

    Mas seria a melhor solução, já que não tem laje, tem encontro com os vizinhos, mas infelizmente é bem caro, nem tenho idéia, mas sai muito caro, uma porta acústica profissional já pega uma bela verba sozinha

    O melhor a se fazer, para fazer uma solução ideal é ir atrás de profissionais e cotar orçamentos, de uebra vai acabar se inteirando das soluções oferecidas se quiser ir por conta própria

    Augusto_batera
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Edson Caetano
    muito obrigado pelas informações cara, mas pretendo inicialmente fazer algo não tao profissional, pretendo ir melhorando aos poucos, e na primeira oportunidade bater uma laje! até pq o espaço e pequeno... Como estou pagando minha faculdade, tenho que dar um passo de cada vez..

    Vou tentar fazer o box in a box com madeira no lugar de alvenaria.. quando tiver pronto eu volto aqui com as novidades

    kiki
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Augusto_batera
    confirma pra mim: seu problema maior é vazar som pros vizinhos, correto?

    cara, eu acho que compensa mais a laje primeiro.
    eu acredito que as telhas deixem frestas. isso faz o som vazar.
    ou a idéia do box in a box, que seria fazer um comodo praticamente inteiro por dentro. não sei se de madeira será suficiente.
    uma laje é mais eficiente pra isolar.

    outra coisa: e a porta? dá direto pra fora, ou tem outro comodo antes?
    se tiver um comodo é melhor, aí voce fecha duas portas.
    se nao, é bom reforçar essa porta.

    - a edicula tem as paredes encostadas no lote? e essas paredes encostam nas casas dos vizinhos?
    sim, uma das paredes, dá p/ a casa do vizinho dos fundos da casa

    isso pode te complicar... se a parede for encostada, transmite som.
    acredito pelo menos que nao seja geminada (a mesma parede compartilhada, o que ocorre muitas vezes lado a lado, nao?

    Augusto_batera
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    kiki
    Exatamente, quero que nem os vizinhos, nem o pessoal da minha casa escute, p/ eu poder tocar a vontade sem preocupação com ninguem, tenho um ótimo senso de incômodo, por isso quero garantir a paz dos que estão a volta p/ q eu possa tocar em paz minha batera!

    - Resolvi que vou fazer a laje, vou ter um custo adicional de 450,00, mas vai valer a pena, e aí surge outra dúvida: o teto deve ser revestido tambem?, com o que?

    - sim, a porta dá direto pra fora, mas o local que a porta dá, nao tem nada, é um quintal onde minha mãe coloca roupas pra secar, vou reforçar bem a porta, por ser uma porta comum, pelas pesquisas que fiz, é necessario uma camada de borracha ao redor dela, e depois vou vir com uma placa por dentro como se fosse um molde na porta que vai ter espuma.

    minha intenção para o isolamento é:
    | parede + lã de rocha + restos de tecido (pedaços de pano, almofadas etc), + uma placa de mdf. |

    Para o tratamento, vou deixar pra pesquisar depois, porque acredito que vou ter q interromper a construção devido a esse gasto com a laje.

    A última dúvida que resta é: Preciso revestir todas as paredes como informei a cima? Ou só a parede que dá para a casa do vizinho?

    muito obrigado pelas orientações pessoal!!!

    francisco2004
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: francisco2004
    · votar


    Uma outra coisa: o som não vai ficar uma droga com tantos abafadores?

    O estúdio vai ser um engolidor de harmônicos, com aquele timbre embolado de baixo e batera que dá nos nervos, não?

    Se você mora em uma casa térrea (e não apartamento), acho que seria bacana alvenaria mesmo, aí você não mata o timbre. A sua preocupação ficaria mais em fazer o tratamento acústico. Acho que esses abafadores até podem resolver um pouco a questão do barulho, mas não vai dar o menor prazer ensaiar nesse estúdio.

    Apartamento já complica, teria que ter um engenheiro responsável por causa do impacto na estrutura do prédio, ainda mais se for um apartamento moderno em que as paredes são umas casquinhas...

    kiki
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Augusto_batera
    resumindo:

    pra nao vazar som pra fora, o lance é fechar o máximo possivel.
    fazer laje.
    reforçar a porta.
    isso é o primordial, aí voce ja consegue tocar sem incomodar.
    é o isolamento acústico.

    nao significa que vai ficar bom o som dentro. cobrir superficies é pra melhorar o som interno.
    isso é tratamento acústico.
    pra fazer tratamento é mais complicado, não tem regra simples. não adianta botar espuma em tudo, ou encarpetar. tem que equilibrar. geralmente fica meio misturado varios acabamentos - carpete, espuma, madeira, pedras, alvenaria.
    depende do tamanho do ambiente e do som que voce quer.

    vai tocando a reforma (laje e reforço da porta) e enquanto isso pesquise sobre tratamento.

    Kevlar
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Uma boa opção seria adquirir mais conhecimento, como por exemplo comprar o livro do sólon (mas tem que ler, e pelo menos uma três vezes):

    Manual Prático de Acústica
    a busca funciona tb

    Pra fazer um bom projeto tem que ser meio nerd e bitolado, ou então procurar um profissional capacitato, o que é bem caro... bem caro mesmo...

    Abs!

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Kevlar
    comprar o livro do sólon (mas tem que ler, e pelo menos uma três vezes):
    3 vezes é pouco, coloca aí umas 6x, ná época em que eu comprei este livro tive a oportunidade de tirar dúvidas diretamente com o Sólon e o com o Edu Silva, mestres do áudio, infelizmente falecidos, mas a leitura deste livro é importantissima para tentar entender os principios da acústica, excelente dica

    kiki
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Kevlar
    Pra fazer um bom projeto tem que ser meio nerd e bitolado, ou então procurar um profissional capacitato, o que é bem caro... bem caro mesmo...

    mas se estudar bastante, pelo menos dá pra fazer um projeto razoável. pra um quartinho de ensaio em casa não precisa ser um projeto profissional.

    o que eu me preocupo mais é em gastar dinheiro à toa por não saber o que é mais importante. tipo o cara encher as paredes de sonex e deixar a janela aberta.

    Augusto_batera
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    mas se estudar bastante, pelo menos dá pra fazer um projeto razoável. pra um quartinho de ensaio em casa não precisa ser um projeto profissional.

    perfeito, não é nada profissional nem para alugar, é apenas para ensaio (o que nao quer dizer que tem quer porcaria!).

    A unica duvida que ainda resta, é se a lã de rocha deve preencher todas as paredes... quanto ao isolamento de portas e janelas já está tudo bem claro, até pq nao vai ter janelas rs..

    Mais uma vez agradeço a todo que ajudaram!

    Augusto_batera
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Pessoal, fui a um estudio de ensaio aqui perto de casa, e o cara fez da seguinte:
    | parede simples | isopor | MDF | espuma |

    Ele revestiu todo o estudio de espuma, colocou carpete no chao e forro pvc no teto com espuma abaixo.

    O resultado foi bom, isolou bem o som.. o que vcs acham?

    kiki
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Augusto_batera
    cara, nao da pra dizer nada assim só por escrito, é impossivel dizer se "fica bom" sem medidas e sem contas.

    mas voce ainda ta confundindo isolamento com tratamento acustico.
    isolamento é nao deixar som vazar de dentro pra fora e vice versa.

    escolher espumas, carpetes e forro são pra tratamento acustico (a qualidade do som que voce vai ouvir dentro da sala).
    quanto mais material poroso ou fofinho, mais absorve o som, menos reverberação. muita reverberação embola o som, mas muito "seco" (muita absorção) deixa o som esquisito.
    ao absorver o som, diminui um pouco o som que vaza, mas isso é secundario. é mais importante vedar os vaos, como eu te disse.

    uma dica bestinha, que nao sei se vale pra tudo, é nao usar o mesmo revestimento em tudo. por exemplo nao encha todas as paredes de espuma. é importante ter um pouquinho de superficies lisas.

    ah, e lã de rocha nao é bom ficar exposto, acho que voce sabe disso ne?
    geralmente é coberto com tecido, posto numa moldura de madeira, algo assim.

    Augusto_batera
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    kiki

    valeu cara! vou continuar pesquisando aqui.. a obra começa essa fds, to ancioso já! Vou postando fotos aqui do andamento.

    Qual material é melhor? a Lã de vidro ou de rocha?
    O vendedor me falou que a la de rocha só serve p/ absorção de temperatura (esqueci a palavra kkk)

    Kevlar
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Pessoal, fui a um estudio de ensaio aqui perto de casa, e o cara fez da seguinte:
    | parede simples | isopor | MDF | espuma |

    Ele revestiu todo o estudio de espuma, colocou carpete no chao e forro pvc no teto com espuma abaixo.


    Cara, sei nao, mas pra quê isopor ?? (isopor é isolante térmico não acústico)... e muita área coberta com espuma é um bom indicador de "cagada acústica"... pois não é eficiente no isolamente e "mata" a sala, acusticamente falando, fica abafado pra caramba (pra locução até que vai bem)... mas pra ensaio e gravação, o grave vai embolar mais ainda... por isso, eu recomendo que vc gaste o mínimo possível com suas tentativas e vá adaptando de acordo com seu ouvido e bom gosto.

    O isolamento e diretamente proporcional à densidade do material, então o que isola mesmo é massa, parede... mdf isola, mas tem que ser bem montado, como uma segunda parede (deixe um vão, não compensa colocar isopor, isso piora o isolamento)... se for colocar algo entre as paredes, lã de rocha ou mesmo flocos de espuma, funcionam melhor, mas deixar o espaço vazio tb é legal, pelo menos uns 7cm...

    como eu disse, tem que ser meio bitolado mesmo...

    abs!

    Augusto_batera
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Kevlar
    fantastico,nas explicações..
    tb nao entendi o isopor, mas segundo o dono do estudio deu uma boa diferença rs, mas pelas propriedades tb acredito que nao seja o isopor o responsavel pelo isolamento..

    Seria uma boa ideia: |parede| la de rocha | mdf | ? depois o tratamento..

    Homem Cueca
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Augusto_batera
    O mais importante para você é sem dúvida o isolamento acústico. Mas não se bitole muito com relação à isso...o mais importante num isolamento acústico é a mudança de densidade entre materiais, causando várias difrações nas ondas sonoras e gastando a energia delas. Se você fizer o esquema de Box in a Box, pense mais ou menos como Parede fina (gesso ou madeira, o que quiser) + Espaço vazio (ar) + Lã de Rocha + Ar + Parede.

    Com relação ao chão, seria muito legal você colocar um praticável com borracha no fundo para os instrumentos graves (caixa de baixo e batera). As frequencias graves não encontram dificuldades em propagar pelo chão e qualquer outro meio, são frequencias gigantescas (imagine, 100Hz que é uma freq mais ou menos grave, tem 3,4m de comprimento!!!)

    Outra coisa...o que realmente isola?? Se for pra gastar...ahuahuhua invista em duas paredes de CONCRETO espaçadas. Quanto maior a densidade de um material, mais isolante ele é. Esse é o jeito grosso de se isolar um lugar. huauhauhauhhuahu

    A gente tá falando de um isolamento simples...eu já tive a oportunidade de ver o isolamento acústico feito no estúdio da Ivete Sangalo (aquele dentro do apartamento dela). É uma coisa absurda!!!

    Augusto_batera
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Homem Cueca
    Obrigado pela atenção!

    - Na estrutura de alvenaria não tem como eu mexer mais.. mas estou pensando em fazer um box in a box "improvisado" seguindo sua sugestão.. Essa semana o pedreiro conclui a laje q eu resolvi bater, então já estou mais próximo de começar o isolamento..


    Se você fizer o esquema de Box in a Box, pense mais ou menos como Parede fina (gesso ou madeira, o que quiser) + Espaço vazio (ar) + Lã de Rocha + Ar + Parede.

    como vou fixar a lã de rocha entre dois vãos? (ar + la de rocha + ar...)

    valeu!!!

    Augusto_batera
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    A Lã de rocha 50mm - 32kg/m³ é suficiente???

    GrungeMan
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Augusto_batera
    Qual o tipo de laje que você está fazendo ? Laje maciça ou laje com vigotas pré-moldadas ? Sou engenheiro civil e não entendo muito de acústica de estúdios, mas creio que a laje maciça seja melhor para o isolamento devido à densidade da laje (como já explicaram acima) !
    Poste as fotos da obra e do estúdio pra termos noção real da situação !
    No mais, tópico bem legal e esclarecedor !

    Augusto_batera
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    GrungeMan
    A laje é pré fabricada trelissada de isopor, optei por ela pelo custo x beneficio.
    Estou no serviço, quando chegar em casa posto as fotos do andamento da obra.

    a parte "grossa" da construção está pronta, sabado o pedreiro vai tirar as escoras da laje, e eu vou partir para a parte do tratamento/isolamento. Pesquisando por preços me deparei com a questão da densidade da lã de rocha. Estou pesquisando, e pelo que vi o pessoal está usando a de 48kg/m³, a de 32 dizem que é muito fraca.

    Estou tentando fazer perguntas o máximo diretas possivel p/ evitar um tópico cheio de perguntas e respostas que vemos em todo lugar

    Augusto_batera
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Só lembrando uma coisa: Não estou construindo para alugar, nem para gravações profissionais, apenas para ensaio, a principio estudo com a bateria que comprei p/ voltar a tocar...
    (dá um aperto no coração ver a criança dentro da caixa kkkk)

    Augusto_batera
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Segue as fotos da obra. Vou postando de acordo com o andar da carroagem

    http://imageshack.us/f/812/20120219160232.jpg/

    Augusto_batera
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Olha o orçamento que a mulher me passou da lã de rocha

    Lã de rocha - Manta 26m² densidade 64kg/m³ espessura 50mm R$ 431,86

    To achando barato DE MAIS, pq outro orçamento que fiz, o m² 50mm 64kg/m³ tava saindo por R$ 51,00.
    Mandei outro email pra ela confirmando o valor, se ela confirmar vou comprar...

    Kevlar
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Kevlar
    · votar


    64kg/m3 é um exagero para colocar entre paredes, se essa for a aplicação é jogar dinheiro fora... 20kg/m3 já é suficiente... 64kg/m3 é usada para tratamento acústico...

    mais alguns observações:


    Apêndice: como melhorar o nível de isolamento das paredes


    Aumentar a espessura de uma parede é outra forma de aumentar sua massa e melhorar sua capacidade de isolar o ruído: dobrar sua espessura pode resultar em 6 dB a mais de isolamento. Entretanto, os custos construtivos tendem a limitar a viabilidade de grandes acréscimos na massa de uma parede.

    A rigidez relativa de um material pode influenciar em sua capacidade de atenuar o som. Portanto, é preciso ter cuidado com paredes que possam vibrar em frequências audíveis e assim transmitir ruídos.

    Use paredes duplas

    Uma parede dupla é composta de duas camadas de material separadas por um espaço vazio. Esse espaço faz a parede isolar melhor que se fosse formada pelas mesmas duas camadas unidas, resultando em economia de material e desempenho superior.

    Aumente o espaço vazio entre camadas.

    um espaço de 7 cm já provê alguma melhora no isolamento, mas aumentá-lo para 15 cm pode malhorar o desempenho em uns 5 dBA sem custo adicional. Porém, distâncias muito grandes representam em perda de espaço interno no ambiente.

    Aumente a separação entre os montantes.

    Numa parede com montantes simples, uma separação de 60 cm representa uma melhora de 2 a 5 dB no coeficiente de transmissão (STC) em relação à separação padrão de 40 cm.

    Use montantes alternados.

    A transmissão de ruído pode ser reduzida se cada montante for preso a apenas um painel (camada de material), de forma alternada.

    Use materiais resilientes (flexíveis) para unir montantes e painéis.

    Parafusos prejudicam a capacidade da parede em isolar ruídos. Mantas de borracha (entre dois painéis), clips flexíveis e perfís resilientes aumentam o grau de isolamento e são relativamente baratos, simples de se aplicar e podem melhorar o desempenho em 2 a 5 dB.

    Use painéis diferentes.

    Se as placas (painéis) tiverem diferentes propriedades (meterial espessura, densidade, etc), as qualidades acusticas serão melhoradas.

    Use materiais absorventes.

    Estes podem aumentar o grau de isolamento quando postos no espaço vazio entre painéis. Os materiais mais comumente utilizados são a lã de vidro ou rocha, feltro ou fibra de celulose, e podem melhorar a atenuação de ruídos em até 10 dB. São eficientes e bastante leves, não sobrecarregando a esttrutura.

    Vede muito bem todas as uniões e fissuras.

    Para que uma parede acústica seja eficiente, ela precisa ser muito bem vedada em todo o seu perímetro. Pequenas frestas podem ter influência devastadora em sua capacidade de isolar. Se numa parede que apresente um STC de 50 dB (ou seja, capaz de reduzir o ruído externo em 50 decibéis) for aberta uma fresta de 6 cm2 ou uma fissura de 15 mm de largura e 40 cm de comprimento, por exemplo, ela passará a apresentar apenas 40 dB de isolamento.

    fonte

    kiki
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    GrungeMan
    pois é, a obra do cara é simples, voce viu a foto? mas é melhor essa laje do que só na telha que estava antes.
    (to com preocupações similares, sou arquiteto e curto acustica, apesar de nao mexer com isso).

    Augusto_batera
    to preocupado com essa porta sua aí, precisa bolar algo pra ela nao vazar som.

    e depois ver como voce nao vai morrer de calor ai!!!!
    no mínimo um ventilador!
    a telha ainda vai ficar por cima da laje? se possivel, deixe ela por cima, com uma distancia razoavel (mais de 15 cm, algo assim), isso vai melhorar o calor pelo teto e tambem o escoamento das chuvas!

    Augusto_batera
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Kevlar
    Pois é cara, esse preço era pra vir de sp, o frete ficaria 290,00 aí preferi pegar por aqui mesmo, comprei densidade de 32kg/m³ e espessura 50mm. Fiz a aplicação já, vou mostrar a foto no final da postagem...

    kiki
    Pois é cara, to meio que empurrando com a barriga a respeito da porta mas sabendo q vou ter uma dorzinha de cabeça com ela.. Essa porta tava jogada aqui em casa, então nem comprei, ela é muito simples, estou estudando algo para o isolamento/tratamento na mesma...

    A respeito da laje, já coloquei telhas com um espaço sim, mas no final se sobrar um troco eu coloco um ar condicionado split

    Segue algumas fotos do andamento..
    (Como sou eu e meu irmão que estamos fazendo toda parte do revestimento, não ficou nada profissional, como eu disse no primeiro post, é apenas para estudos e possíveis ensaios, nada profissional...)

    nesse link tem mais 3 fotos que upei agora

    http://imageshack.us/photo/my-images/651/20120302111848.jpg/

    kiki
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    Augusto_batera
    Pois é cara, to meio que empurrando com a barriga a respeito da porta mas sabendo q vou ter uma dorzinha de cabeça com ela..
    uma solução simples e que pode dar bons resultados: ter duas portas.
    ou duas portas no mesmo vão, uma abrindo pra cada lado;
    ou duas portas com uma antecamara. um comodo antes da sala de ensaio.

    e tem que fazer um degrauzinho na parte de baixo (parecido com o que ja tem nos outros 3 lados) e botar algo em toda a borda. feltro, borracha, carpete, qualquer coisa que ajude a vedar as frestas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montando um estúdio para ensaios