Esclarecimento sobre choque, chiado e aterramento.

    Autor Mensagem
    Cotoin
    Veterano
    # jan/12


    Fiz uma pesquisa sobre o assunto e pelo o que li, meu problema é aterramento. Plugo minha guitarra no pc e quando estou tocando ouço um chiado e sinto uma corrente elétrica em meus dedos (não levo choque, apenas sinto a corrente bem fraquinha). Também quando encosto o dedo no metal do cabo o chiado diminui.
    O problema é que apesar de parecer um problema de aterramento meu pc é aterrado. Então, será que o aterramento está mal feito, ou a guitarra precisa ser aterrada (nem sei se fazem isso), ou o problema pode ser o cabo?

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cotoin

    Checa se não há interferências de outras fontes.

    Eu já quebrei a cabeça aqui por causa disso, toda vez que ligava a guitarra na minha placa de som rolava um chiadão de dar raiva.

    Dps de mta dor de cabeça descobri a solução muito simples, era a TV ligada no meu quarto e a proximidade do monitor do PC que tavam gerando interferência. Desliguei a tv e afastei a placa o máximo possível do monitor e pronto, o chiado reduziu uns 90%, o restante eu abafei com o noise reduction.

    Abs!

    Cotoin
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    E quanto a corrente elétrica que leva meus dedos a dormencia?

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cotoin

    Aí eu não sei, não sou eletricista hehe.

    Cotoin
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Bom, fiz uma gambiarra pra desviar parte da corrente e me livrei de qualquer interferência. Deu uma melhorada. Obrigado pela ajuda.

    abfaria83
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    pessoal... o cifra club nao me deixou criar um topico sobre esse assunto na categoria guitarra... entao vou ter q colocar minha dúvida aqui mesmo

    entao, eu moro num bairro alto, tem uma torre antiga da telefonica perto de onde moro (campinas SP, jardim chapadão). no entanto, meu problema com chiado não parece ter relação com isso. Esse chiado rola com qualquer guita, qualquer cabo, e mesmo se eu tiro todo meu set de pedais e ligo a guita direto no amp ele tb rola.

    o curioso é pq esse chiado vai e vem. as vezes toco e ele nem se quer aparece... outras vezes ele começa depois de uns minutos tocando, fica la uns 20 min de chiadera e depois some.

    e ae, parece aterramento?

    valeu

    abfaria83
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    UP!

    Homem Cueca
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Cotoin
    Sim, você está com problemas de aterramento.

    Na verdade, 99% dos problemas de chiados aqui no BR vem resultantes da falta de aterramento. Brasileiro tem mania de economizar quando vai construir a casa, aí usa o fio do neutro como se fosse o terra. Isso acarreta em um monte de problemas sérios...

    O principal deles, você pode morrer! hehehe

    E não galera, não adianta fazer blindagem em guitarra se você não tiver aterramento na sua casa ou local que está tocando...pra que o isolamento da blindagem (nada mais é que uma gaiola de faraday) funcione, você precisa que aquela parte metalica que isola a parte eletrica da guitarra esteja aterrada, por onde? Pelo cabo que está ligado no amplificador que está ligado na tomada de 3 pinos (Positivo, Neutro e Terra). Aí você vai lá e corta o pino do terra pra poder ligar em qualquer tomada, parabéns! Você acaba de elevar a sua chance de morrer tocando guitarra.

    Ah, mas diminuiu o chiado quando eu fiz a blindagem e eu não tenho aterramento em casa, você está errado.

    ERRADO, o que acontece é que VOCÊ vira o terra do sistema, muito precariamente mas vira, ou seja, qualquer sobrecarga, o material condutor será VOCÊ. Nós somos ótimos condutores elétricos, temos 70% de liquido no nosso corpo, cheio de sais e minerais condutores...

    Esses dias andei lendo sobre alguns sistemas de palco que simplesmente NÃO LIGAM se o sistema não estiver aterrado devidamente.

    Aqueles choques que os vocalistas levam na boca quando cantam no microfone, é problema de aterramento. Sérios riscos de morte.

    Homem Cueca
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    abfaria83
    entao, eu moro num bairro alto, tem uma torre antiga da telefonica perto de onde moro (campinas SP, jardim chapadão). no entanto, meu problema com chiado não parece ter relação com isso. Esse chiado rola com qualquer guita, qualquer cabo, e mesmo se eu tiro todo meu set de pedais e ligo a guita direto no amp ele tb rola.

    o curioso é pq esse chiado vai e vem. as vezes toco e ele nem se quer aparece... outras vezes ele começa depois de uns minutos tocando, fica la uns 20 min de chiadera e depois some.


    isso é interferência no sinal elétrico. Talvez um BOM filtro de linha possa resolver seu problema.

    Outros aparelhos elétricos vão jogando ruídos na rede elétrica quando são ligados, se a gambiarra for grande, não possuir aterramento, etc, é provável que esse ruído seja amplificado, causando problemas no seu sistema de som e guitarra.

    Liquidificadores, chuveiros, cercas elétricas, microondas, batedeiras, etc, são fortes causadores de ruídos na rede.

    abfaria83
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Homem Cueca

    legal... obrigado pela resposta, agora, o que é um filtro de linha?! ehehe, foi mal, nunca ouvi esse termo antes! eu nao entendo, ma pelo que vi, me parece ser aquele "multi tomadas". atualmente eu uso um, mas com ctz nao tem a mesma finalidade...

    seria algo como isso?

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-463363701-filtro-de-linha-duplo -10-tomadas-mistas-protetor-eletrnico-_JM

    abfaria83
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    up,

    alguem com mais ideias?

    snd
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    abfaria83
    A questão do aterramento e ruído é bem complicada. Uma coisa que eu acho fundamental é você ter um noise supressor estilo Boss NS3, ISP Decimator, Behringer NR300 e saber como usa-lo.

    Outra coisa que ajuda a diminuir ruídos (pelo menos pra mim) é usar transmissor wireless. (E elimina praticamente em 100% a chance de você tomar qualquer choque)

    abfaria83
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    snd
    acho valido um NS2 ou 3... ele resolve o problema, mas não a causa dele. eu queria saber se esse tipo de interferência (se realmente for interferência, como disse o Homem Cueca) é causado pelo aterramento.
    até pq ao vivo ou fora de casa, esse pedal ja nao seria tao necessario assim... mas é uma alternativa. valeu velho!

    Pombo
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    abfaria83

    Infelizmente não tem como resolver sem um terra adequado instalado. é como o Homem Cueca disse, o brasileiro tem a mania de economizar e constrói casa sem aterramento e aterra tudo no neutro. Uma maneira de reduzir esse chiado é simplesmente ligando a tomada no sentido correto. Algumas vezes eu fiz isso e funcionou. Embora a tomada pode ser encaixada de qualquer jeito, ela tem um lado fase e um lado neutro, quando você liga fase com fase e neutro com neutro, o equipamento tende a descarregar no neutro, o que não acontece quando é ligado invertido. Experimenta se o amp estiver chiando, simplesmente inverter a tomada de posição. Lembrando que a tomada dos pedais pode influenciar nisso também. Se não resolver, ai só com um aterramento mesmo.

    abfaria83
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Pombo
    interessante... nao fazia nem ideia. vou fazer o teste e depois comento se ajudou.
    fala uma coisa, se eu precisar fazer o aterramento, tem ideia de quanto esse serviço custa? valeu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Esclarecimento sobre choque, chiado e aterramento.