Duas trilhas separadas, violão e vocal, como fazer o estéreo delas? Colocar uma mais pra esq e outra

    Autor Mensagem
    Lobo Hendrix
    Veterano
    # jan/12


    Galera to aqui pra aprender com os mestres que são vcs, desculpa a minha pergunta, mas eu comecei uma sessão no Reaper e gravei uma trilha com violão e outra com vocal, mas pelo que eu li, nunca se deixa as trilhas todas no meio do Pan, então tipo, como eu faço, eu deixo uma trilha mais pra esquerda e outra mais pra direita no Pan? Isso é ajusta o estéreo delas?

    Valeu pela ajuda galera!

    Lobo Hendrix
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Help galera!

    Lobo Hendrix
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Po pessoal, isso pra vcs não é nada, me ajudem aí, quero aprender

    Lobo Hendrix
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    nada???

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Lobo Hendrix
    É relativo.
    Tudo depende dos efeitos que eventualmente você usa.
    Existem alguns efeitos que criam imagens de estéreo sem necessitar modificar o pan.
    Tudo depende também da gravação, que pode estar em mono ou já em estéreo.
    Tudo depende do processo da mixagem (mistura).
    E para fazer a mixagem você tem que ir ouvindo, ouvindo e ouvindo.
    O importante é o som ficar o mais natural possível, assim você pode distribuir o pan de várias formas:
    - uma do ponto de vista de quem assiste uma apresentação musical, assim imagine a distribuição dos músicos no palco, e faça o pan conforme esta distribuição;
    - outra do ponto de vista de quem toca, não tão comum como a primeira, mas que pode ser feita principalmente na questão de bateria;
    - de forma artificial, não respeitando a forma de apresentação, onde os instrumentos são distribuídos no pan de forma a evitar que o espaço sonoro de um instrumento seja invadido por outro, ou até para efeitos com instrumentos, principalmente sintetizadores, que ficam passando de um canal para o outro;
    No caso em tela de violão e voz e você pode colocar cada instrumento um pouco de cada lado.
    O uso de reverb também pode ser configurado de acordo com a distribuição de instrumentos no palco, principalmente os acusticos, quando maior o nível de reverb mais ao fundo fica o instrumento.
    Mas mixar estéreo não é só pan, com afirmei antes, depende dos efeitos que você esta usando, pois neles existem configurações de estéreo.
    Lembre que o principal conselheiro nestes casos é o seu ouvido, e você deve ter confiança.

    Assista este vídeo do Toraliens no you tube sobre panorama, os vídeos dele em geral são muito bons, muito embora ele use o Mac e Lógic, mas os exemplos que são apresentados valem para qualquer DAW e sistema operacional.

    http://www.youtube.com/watch?v=PvWChRjnGXE

    Existem muitos vídeos dele, e recomendo que você assista a todos, o mais que puder, e até fazer download para assistir no seu micro e captar melhor os detalhes.

    Lobo Hendrix
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Adler3x3

    Muito obrigado pelas dicas.

    No caso as trilhas estão em mono.

    Me diz uma coisa é obrigatório deixar o vocal no meio do pan ou posso jogar um pouco para os lados? se eu colocar o violão mais direcionado para o canal esquerdo e o vocal para o canal direito tem problema? É que li em algum lugar que apenas as bases podem ser jogadas para os lados e os solos como o vocal tem que ficar no meio, é isso mesmo?

    Obrigado pela ajuda brother

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Lobo Hendrix
    Não necessariamente, lembre você esta trabalhando com áudio digital.
    Em áudio digital tudo é possível.
    O áudio digital não é natural, uma mesma música com os mesmos instrumentos pode ter varias versões.
    Se você for purista e for seguir o modelo de uma apresentação acústica (sem amplificadores) vai colocar o pan conforme a distribuição dos músicos no palco.
    Se forem instrumentos elétricos ou eletrônicos tudo é possível, pois os sons dependem dos amplificadores e das caixas de som.
    Quanto a voz, nada impede que fique mais de um lado, mas de início é bom deixar no centro, e ir experimentando variações.
    Escute músicas de sua preferência/estilo musical e repare como a voz fica colocada.
    Se colocar como você sugeriu tanto pode ficar bom como não:
    - o violão colocado mais a esquerda e o vocal mais para a direita:
    depende da gravação e principalmente da música, pois as vezes com somente duas tracks (dois instrumentos), conforme a música pode ficar desbalanceado, e o som fica mais para o lado de um canal.
    O importante no final é observar o formato da onda (wav) para verificar se a gravação não esta muito de um só lado.
    As vezes uma base é trabalhada para soar estéreo, e assim fica no centro, mas o som dela fica bom, pois esta espelhada nos canais.
    Já a voz, depende do uso de efeitos com delay, que podem alterar parcialmente o pan, sendo que o efeito começa num canal e termina no outro.
    Assim lembro o principal é sempre ouvir, ouvir e ouvir para se poder chegar a uma boa mixagem, que tem que ter um bom equilíbrio entre os canais.
    E cada música é uma música única.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duas trilhas separadas, violão e vocal, como fazer o estéreo delas? Colocar uma mais pra esq e outra