(Reaper) como mixar e masterizar no reapper

    Autor Mensagem
    tashicawa
    Veterano
    # jan/12


    Gostaria de algumas dicas sobre mixagem e masterização no reaper, exemplos de bons plugins e se possivel ensinar a usar esses plugins descritos. sou novo, aqui e no mundo da gravação virtual me ajudem!!!!

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Então, acho que você deve aprender técnicas e etc de mix e paralelamente aprender a mexer nas ferramentas do reaper. São coisas distintas.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    tashicawa
    Bem você tem um longo percurso a vencer.
    Plugins
    Existem milhares de plugins por categoria.
    O problema é que a maioria dos plugins não tem um manual (com raras exceções) bem detalhado.
    Assim você pode começar acessando este site de áudio, que contém links para downloads de plugins, como também de instrumentos virtuais VSTis e muito mais.

    http://www.kvraudio.com/

    Mixagem

    Mixagem é mistura.
    É fazer com que vários instrumentos quando reproduzidos juntamente soem com equilíbrio, devendo se notar todos os instrumentos.
    E existem muitas técnicas para aprender, desde o volume, pan, efeitos, automatização e muito mais.
    E tudo depende da qualidade da gravação, seja do instrumento real , seja do instrumento virtual.
    Masterização
    A masterização é uma técnica para gravar o produto final numa mídia, seja cd, dvd, e até mp3.
    Nas DAWs (Digital Audio Workstation), existem vários canais de gravação, onde canal por canal são alocados os instrumentos e efeitos.
    Na faixa Master é que são aplicados os efeitos globais a todas as outras faixas.
    E assim muitas vezes se confunde o processo, pois na Master colocamos efeitos de pré-masterização, e daí ocorre o erro de terminologia de chamar isto de masterização, quando não é.
    É simplesmente a Master (Mestre) dos dois canais que são exportados para arquivos de áudio como por exemplo: Wav, Aif, e mp3.
    A masterização propriamente dita é feita depois utilizando softwares diferentes num outro processo, que pode implicar em exportar track por track.

    [b]Estudo e prática

    Assim desta forma você tem que ir estudando e aprendendo.
    A melhor forma é ir fazendo as suas músicas, e ir experimentando e aprendendo.
    Você não vai encontrar num único lugar, muito menos num post tudo o que necessita aprender.
    Comece usando os efeitos de forma moderada, cuidado para não exagerar na dose, pois isto pode destruir a sua música.
    Vá aprendendo para que serve cada botão do plugin, cuidado com o uso indiscriminado, usar efeitos sem saber para o que serve só piora o resultado.
    O ponto essencial é ter uma boa gravação, que esta na boa execução do instrumento, assim como na boa captação.
    Não se iluda, para uma gravação ruim, não existem milagres que um software possa resolver.
    O Máximo que se pode fazer é corrigir alguns pequenos detalhes, retirar alguns ruídos, introduzir um pouco de ambiente, equalizar melhor um instrumento, usar compressores,mas fazer com que um som ruim fique bom, isto não existe.
    E a gravação vai depender da qualidade do seu hardware, principalmente da interface de áudio e dos microfones.
    Já na gravação de instrumentos virtuais via midi, depende da velocidade de ataque das notas e de outros elementos, para o som ficar mais humanizado.
    Comece usando os softwares free(livre isto é grátis), e vá experimentando.
    Depois que adquirir mais conhecimento você vai saber escolher melhor o que comprar.
    Dedique uma boa parte o seu tempo em ler os vários posts do fórum:
    - Instrumentos VST;
    - Efeitos VST;
    - Interfaces de áudio;
    - Processo de gravação;
    - e outros...
    No começo muita coisa você não vai entender, mas a medida que for experimentando (prática) vai ganhar conhecimento.
    E também pesquise na Internet, no you tube etc.., e vá praticando.
    Tem que aliar a prática com a teoria.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    tashicawa

    Alguns plugins


    Efeitos
    Para começar:

    - Freeverb 3
    http://freeverb3.sourceforge.net/
    destaca-se o impulse 3 convolution reverb, em que se pode importar os mais variados tipos de reverb..
    Além do plugin tem que fazer download do diversos arquivos de reverb, pela internet, em vários sites diferentes.
    Faça download de tudo que vale a pena.

    - Vários Efeitos:
    - kjaerhus - classic efects
    uma boa coleção de efeitos para quem esta iniciando.
    http://acoustica1.cachefly.net/other/Classic-Effects-Installer.exe

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    Adler3x3
    destaca-se o impulse 3 convolution reverb, em que se pode importar os mais variados tipos de reverb..
    vixe

    duvida: o que sao varios tipos de reverb?

    eu uso só o reverb interno do reaper (reaverb), e trabalho os parametros dele.
    na verdade só aumento ou diminuo a quantidade de reverb (wet) e as vezes mexo um pouco no tamanho da sala (room).
    pro meu ouvido limitado tá mais que suficiente.

    tashicawa
    não sei o quanto voce já conhece do assunto. eu sou um iniciante.
    mas a meu ver, os elementos básicos de fazer uma mix são volume, equalização, pan e reverb.
    se conseguir trabalhar esses itens já consegue um resultado razoavel (eu pelo menos tenho conseguido melhorar muito só aprendendo a usar esses elementos)

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    kiki
    Convolution é um sistema de reverb baseado em impulse responses, ou seja, como se fosse uma impressão digital da acústica de uma sala.
    Dessa maneira é possível simular a reverberação de uma sala específica, seja o Carnegie Hall, a opera de Paris, uma igreja ou a sala da sua casa.

    Sobre os tipos de reverb, são diferentes sistmas pra criar uma reverberação. Pode ser uma chapa de metal que vibra (plate), um reverb de mola (spring), os inúmeros tipos de salas, quartos, igrejas, halls, etc.
    Sugiro que você pegue o manual de uma máquina clássica de reverb e dê uma olhada pelo menos nos tipos de salas...
    Tem um tópico meu em stick nesse fórum sobre princípios de acústica e eu falo um pouco de rverbs, é bem básico (mesmo), mas dá pra entender mais ou menos como funcionam os parâmetros básicos dos reverbs, o que influencia na reflexividade das superfícies, se tem mais ou menos reflexões primárias, o tamanho do reverb e da sala, decay, pre delay, etc!

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    kiki
    Você entende mais do que eu em todos os sentidos no processo de gravação de áudio.
    Prova disto são as suas boas gravações.
    Reverb é ambiente.
    Você pode ter o ambiente de:
    - Hall,
    - Room,
    - Igrejas;
    etc...
    E este Free Verb com um de seu softwares o impulse 3 permite que você importe qualquer tipo de ambiente, tem até ambiente de barracão de fábrica, o que você imaginar tem.
    E na internet tem uma lista enorme de ambientes para fazer download aplicáveis aos mais variados estilos de música.
    É uma evolução na questão de reverbs, um passo mais a frente do que os reverbs tradicionais, muito mais realista.
    Convolution Reverb, basta pesquisar no google, que tem várias explicações.
    Na verdade você importa arquivos wav que contém o reberb do ambiente.
    Quando você coloca o wav sozinho num player para tocar sai um som esquisito, um tipo de estalo.
    Mas você importa este arquivo wav dentro do plugin e depois utiliza como um reverb normal, e funciona muito bem, e tem opções de regulagem.
    E parece que dá para criar outros reverbs usando um outro software que capta o reverbe de qualquer ambiente em particular.
    O convulation reverb trabalha melhor na questão de profundidade dos instrumentos. (distribuição dos instrumentos na sala ou hall, ou qualquer lugar)
    Se você encontra uma sala com um reberb legal, você pode gravar e depois importar no Impulse 3, não sei direito com se faz isto, mas é assim que funciona.
    E desta forma os reverbs são muito mais realistas.
    Você pode até criar o reverb da sua própria sala de gravação.
    Você pode gravar o reverb de uma de uma capela que tenha uma boa acustica.
    Útil porque você pode aplicar nos instrumentos virtuais o mesmo reverb do que foi utilizado para gravar ao vivo, e assim fica mais uniforme.
    Fora outro ganhos.
    Este Freeverb com o seu conjunto de softwares é muito bom, melhor até que muitos produtos comerciais, principalmente os reverbs tradicionais.
    Os reverbs profissionais de convolution são muito caros, tudo acima de U$ 500,00

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Adler3x3
    E desta forma os reverbs são muito mais realistas.

    Ou não. É diferente, apenas.
    No estúdio onde eu trabalho temos duas máquinas de reverb e elas sã muito mais usadas que o IR (convolution da Waves), por exemplo.
    Aliás nunca vi ninguém um um reverb de convolution aqui, e eu nunca usei também. E olha que o IR é um puta reverb.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Omni.
    Você tem razão tudo é relativo, depende do bom uso que se faça.
    Concordo é diferente.
    Mas o que notei ao usar o o impulse 3, no caso de música orquestral, que dá para trabalhar melhor na questão da distribuição dos instrumentos na sala.
    Por exemplo as cordas ficam mais a frente, os metais mais atrás, e a percursão lá no fundo, e se trabalhar bem o reverb faz muita diferença.
    E o convolution reverb me parece que trabalha melhor neste sentido.
    Agora o uso do reverb na minha opinião deve ser muito bem medido, pois o excesso pode destruir a música.
    E o uso de diferentes reverbs, não que não seja possível, pode causar sujeiras indesejáveis no áudio.
    Escutei algumas gravações do "kiki", e o segredo deve estar no uso consciente do software não importa o tipo.
    Posso por exemplo ter um reverb mais poderoso que o teu mas se não sei usar, o seu que pode ser mais simples vai funcionar melhor.
    Na realidade ocorre o contrário você é que usa os melhores produtos.
    Uma coisa de muita utilidade que você poderia explicar melhor aqui no fórum e o uso dos efeitos no decorrer da música através de automação, dando algumas dicas.
    Muitos de nós usamos os efeitos num mesmo nível durante toda a duração da track, e isto ao meu ver é um erro.
    O ideal seria trabalhar os efeitos variando os níveis no decorrer da track conforme a dinâmica da própria música.
    Automatizar os efeitos dá um trabalho danado, mas o resultado fica melhor.
    Se usamos um compressor de forma uniforme e constante na música, com certeza estamos errando.

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Adler3x3
    E o convolution reverb me parece que trabalha melhor neste sentido.

    Depende de cada reverb! muito mais importante escolher bem um reverb do que o fato de ser convolution ou não.

    E o uso de diferentes reverbs, não que não seja possível, pode causar sujeiras indesejáveis no áudio.

    É bastante comum usar vários reverbs diferentes na mesma trilha, na mesma música é praticamente sempre...

    Sobre a condução dos reverbs, é comum (principalmente como efeitos em músicas bem pop), mas não tão comum como condução de vozes e etc.
    Mas é bem normal também achar os reverbs e manter eles na mesma posição do início ao final.

    Se usamos um compressor de forma uniforme e constante na música, com certeza estamos errando.

    "Desconcordo".
    Bem comum. O que é normal é pilotar o volume e a quantidade de sinal que é comprimido. É bem raro mudar parâmetros do compressor no meio da música. O que rola bastante é ligar e desligar plugins em certos pontos, outboards ficam quietos no lugar, só rola mesmo uma condução na própria gravação.
    Mas eu particularmente uso pouca compressão, não achato as coisas, prefiro usar o compressor só pra timbrar e tirar um pouquinho dos picos, o resto eu conduzo na mão.

    O mais comum mesmo é acertar todos os volumes, reverbs e tudo o mais na mesa e conduzir os volumes dentro do DAW.

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    .omni
    Adler3x3
    po, legal, grandes dicas!

    .omni
    Tem um tópico meu em stick nesse fórum sobre princípios de acústica e eu falo um pouco de rverbs, é bem básico (mesmo), mas dá pra entender mais ou menos como funcionam os parâmetros básicos dos reverbs, o que influencia na reflexividade das superfícies, se tem mais ou menos reflexões primárias, o tamanho do reverb e da sala, decay, pre delay, etc!

    depois eu leio esse topico.
    mas as noções basicas de acustica eu sei, eu estudei isso em duas disciplinas (uma de arquitetura pra calcular ambientes e outra na musica). acontece que eu nao sei como pula desse reverb fisico real pro reverb do computador. isso eu to aprendendo agora...

    Adler3x3
    Você entende mais do que eu em todos os sentidos no processo de gravação de áudio.
    Prova disto são as suas boas gravações.

    ah, legal! valeu!

    Escutei algumas gravações do "kiki", e o segredo deve estar no uso consciente do software não importa o tipo.
    Posso por exemplo ter um reverb mais poderoso que o teu mas se não sei usar, o seu que pode ser mais simples vai funcionar melhor.

    é um pouco esse o espirito que eu aplico. uso tudo do mais simples que tiver (ate pra nao me confundir muito e nao pesar demais o pc). eu acho que com um bom uso equilibrado de tudo dá pra conseguir um resultado final satisfatório.
    quando achar que esgotou, ai pula pra um mais avançado. ainda nao acho que esgotei o uso do rever do reaper!
    =p

    Quando você coloca o wav sozinho num player para tocar sai um som esquisito, um tipo de estalo.
    Se você encontra uma sala com um reberb legal, você pode gravar e depois importar no Impulse 3, não sei direito com se faz isto, mas é assim que funciona
    pelo que voce disse, parece que eles partem de uma amostra de som do ambiente (esse estalo), e dai eles simulam esse mesmo reverb, é isso?

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    kiki
    pelo que voce disse, parece que eles partem de uma amostra de som do ambiente (esse estalo), e dai eles simulam esse mesmo reverb, é isso?

    Pelo que entendi é isto mesmo.
    Por enquanto só usei os reverbs feitos por outros, acredito que para poder captar e gravar o reverb de um ambiente deva se usar microfones.
    E parece que o tamanho do arquivo waw esta relacionado a qualidade, assim como gravações em 24 bits.

    tashicawa
    Veterano
    # set/12
    · votar


    ok galera valeu, o que deu mais pra entender e ficou claro tanto na teoria como na pratica é ter experiências, ou seja ir gravando ouvindo vendo como soa... assim vc vai abrindo a mente e o ouvido. ok obrigada.

    strinbergshredder
    Veterano
    # set/12
    · votar


    tashicawa
    Como vi que vc é um apreciador do Reaper, gostaria de lhe convidar pra se juntar ao grupo do Reaper no facebook, caso vc tenha...

    http://www.facebook.com/groups/CockosReaperBR/

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a (Reaper) como mixar e masterizar no reapper