[audio] Avaliem meu método de gravação - Minor Thing - RHCP

Autor Mensagem
Buja
Veterano
# jan/12 · Editado por: Buja


E ai galera,

Venho mandando alguns covers de sons cleans do red hot (meu desejo é mandar uns high gain tambem), e venho recebendo várias criticas construtivas. Serio mesmo, sou muito grato e estou aprendendo muito com voces! Obrigado.
Essa semana escutei com calma e mente aberta todos os meus sons de 1 ano pra cá e venho notando que não tem mudado muito de um para o outro. Mas em comparação, vários users aqui do forum tiram timbraços com o guitar rig e guitarras comuns, sem muitos ups, e parece coisa profissional. Até o MauricioBahia tirou um sonzão de uma strato que como ele disse: "guitarra barata".

Então comecei a pensar no jeito que eu estou gravando. Deve ta ruim demais. O povo diz que o agudo está estridente, que está clipando, que tem muita distorção quando na verdade usei so um compressor de light, enfim...vou postar todos os detalhes da minha ultima gravacao. Critiquem mesmo, por favor, será de inestimável ajuda.

Minor Thing - RHCP

Passos:
Como não existe BT com voz para esta música, eu faço o seguinte:
* Abro o AV Music Morpher Gold para mexer na equalização da música. Ele é como o Sound Forge, porém é mais leve e mais específico. Em mexo na equalização retirando as frequencias agudas. Fica algo mais ou menos assim.

Equalizador

Feito isso, tenho uma pseudo-backing-track, com a guitarra jogada pra tras e a voz pra frente. Mas se perde um pouco da definição da voz e dos chimbais da bateria. É o preço que se paga.

Depois começa a bagaceira toda: Abro o reaper, importo o audio, e vou aos plugins. Nessa gravação resolvi colocar guitar rig somente para o solo. Porque? Meu pc nao aguenta 3 canais abertos com guitar rig. Trava demais. A partir do segundo ja fica complicado dependendo do preset usado. Cada preset usa em média de 20% a 25% do cpu.

Entao, fiz 3 canais:
* Pseudo-backing-track (volume em 50%, para a guitarra que sobrou na bt nao me atrapalhar)
* Canal tocado (volume 60%, 40% para a esqueda)
- Captador single do meio (volume da guitarra em 90%)
- Usei um plugin do proprio reaper que se chama: lowpass, gosto muito dele porque ele aveluda o som, uso muito pra gravar meus covers de baixo. Abri um pouco o parametro cut tambem, pra nao comer os agudos (Com o parametro cut fechado, ele come todos os agudos). Por isso vc sente as palhetadas do cap single, mais com um som de grave. Gostei muito disso!

* Canal Solo (volume 80%, 40% para a direita)
- Captador humbucker ponte (volume da guitarra em 80%)
- Agora o guitar rig foi usado. Usei um preset que se chama Twang Country Driven ou algo assim, que é super agudo. Ok, ficou agudaço. Mexi no equalizador do Control Room gabinete, retirando o treeble e adicionando bass. Os mids joguei no 1. Ficou assim: treeble: 60% - bass: 40% - mid: 10%. Botei um twin delay, pra encorpar o som. É incrivel como o delay faz bem a funcao de ambientar, diferença que pouco noto no reverb.

E é isso. Vale lembrar que a ligação até o pc é assim:
Guitarra (Benson BGSV) ->
Cabo comum de 3m ->
Behringer Ultra Metal UM300 (em bypass) ->
Cabo 1m ->
Pre-amp BDI21 (level no máximo, simulador de valvulas no máximo, treeble no 60%, bass no 60%, drive no 0%) ->
Cabo comum + adaptador p2/p10 ->
Placa On Board (Até agora) ->
Reaper ->
Guitar Rig 4 (no fx do reaper)

E ai....estou indo pelo caminho certo? Estou perguntando isso porque comprei o fone da behringer e o guitar link tambem, mas o pessoal tem falado que isso nao faz milagre. Se voce nao usa os metodos certos, nao sabe calibrar bem o guitar rig, nao tem interface no mundo que faça sair aqueles sons que a galera tira para os concursos Santo Angelo, Furhmann e De Ros da vida.
Como ??? Como ??? Todo mundo com guitarras razoaveis, (uns poucos com equipamentos mais arrojados), usando o mesmo reaper, guitar rig e placas que eu (alguns nem usam nem pre-amp, nao tem humbucker), e ainda assim todo mundo consegue tirar aquele sonzinho quase profissional e eu nem chego perto?

Quer puder da aquele palpite por favor, seja bem-vindo!

salton
Veterano
# jan/12
· votar


Buja
Fala grande Buja, tranquilo, meu velho? Li todo o seu relato e vou ver se consigo ajudar um pouco neste post.

Na equalização que você fez ali, não era necessário o reforço de graves. Os plugins VST que você usa são cruciais, no próprio REAPER você pode fazer muito do serviço (você já viu o ReaEQ, ReaComp?). Além disso, existem freewares de qualidade, depois, dê uma conferida neste tópico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/206135/

Depois começa a bagaceira toda: Abro o reaper, importo o audio, e vou aos plugins. Nessa gravação resolvi colocar guitar rig somente para o solo. Porque? Meu pc nao aguenta 3 canais abertos com guitar rig. Trava demais. A partir do segundo ja fica complicado dependendo do preset usado. Cada preset usa em média de 20% a 25% do cpu.

Realmente isso complica um pouco as coisas, mas você de fato pode usar várias instâncias do Guitar Rig, só que vai ter que ir 'renderizando'

selecione a track>Track(menu superior)>Render/freeze tracks>Render to stereo stem tracks (and mute originals)


à medida que chegar ao timbre ideal. Isso cria um versão final de áudio para a track, e depois disso só poderá mexer com esse áudio com novos efeitos e outros plugins.

E é isso. Vale lembrar que a ligação até o pc é assim:
E como esse sinal chega até o PC em termos de qualidade? O sinal que chega no Guitar Rig tem que estar bonitinho, limpinho, sem excesso de graves, principalmente. Você já tentou outros meios de ligação, por exemplo?

Para as gravações, valem alguns truques, por exemplo, eu sempre uso um corte de graves (hi-pass filter) ali pelos 40-80Hz, são frequências que embolam uma mix facilmente. Não sei se você grava voz, mas é o mais complicado, pois os agudos tem de estar cristalinos já na gravação. Um compressor bem usado na master ajuda bastante. Falando nisso, você sabe como funciona um compressor de fato? Dê uma pesquisada sobre o assunto (no YouTube, por exemplo) que vale a pena, e muito.

E finalmente, compare as gravações aqui do pessoal e as profissionais com as suas no quesito frequências, por exemplo, esse corte de agudos nessa sua gravação acabou sacrificando um pouco o resultado final.

Qualquer coisa, estamos à disposição. Forte abraço!

Buja
Veterano
# jan/12
· votar


selecione a track>Track(menu superior)>Render/freeze tracks>Render to stereo stem tracks (and mute originals)

à medida que chegar ao timbre ideal. Isso cria um versão final de áudio para a track, e depois disso só poderá mexer com esse áudio com novos efeitos e outros plugins.

Poxaaaaaaaa sempre via esse menu e nunca sabia pra que servia. Valeu d++++++++ cara, vou fazer isso mesmo, ir renderizando as tracks e liberando recursos do processador pra proxima track. Deve de dar um trabalhinho a mais, mas ajuda muito.

E como esse sinal chega até o PC em termos de qualidade?
Eu acho que chega bonitinho cara, pelo menos mesmo com placa onboard nao da chiado nem lag. Chegando em casa vou gravar um puro clean com zero de efeitos pra mostrar o sinal que chega no pc ok?

Você já tentou outros meios de ligação, por exemplo?
Ja tentei tirar o pre-amp, e pelo amor de deus, fica uma b*sta total. O pre-amp é minha carta na manga, colore o timbre que é uma beleza. Tambem ja tire o pedal de distorcao que ta antes do pre-amp, porque achei que por nao ser true bypass, atrapalhava o timbre. Mas nao teve diferença aldivel alguma. Com ele ou sem ele no meio nao da em nada.
Agora com respeito a placa onboard, minha interface está a caminho e ai sim vou tirar a prova de fogo!

Para as gravações, valem alguns truques, por exemplo, eu sempre uso um corte de graves (hi-pass filter) ali pelos 40-80Hz, são frequências que embolam uma mix facilmente
Verdade, excesso de graves embola tudo mesmo. Sempre acontece isso quando eu gravo com baixo. Ai eu tenho que mexer na track de guitarra e colocar um treeble boost pra diferenciar do baixo.

Não sei se você grava voz, mas é o mais complicado, pois os agudos tem de estar cristalinos já na gravação.
Ainda nao gravo voz, primeiro pq nao sei cantar hehe, depois pq nao tenho microfone decente. Mas com tanta falta de backing track com voz, pretendo arriscar a voz um dia hehehe. Mas nao por agora.

Falando nisso, você sabe como funciona um compressor de fato?
Nao! (rsrsrs) Acho que so serve pra normalizar o som e dar sustain. Diminuir a diferenca dos ataques da palheta e em alguns casos, dar um tikinho de gain(nao sei pq faz isso). Mas vou comprar um pedal compressor-sustainer e descobrir o que na verdade essa joça faz!

E finalmente, compare as gravações aqui do pessoal e as profissionais com as suas no quesito frequências, por exemplo, esse corte de agudos nessa sua gravação acabou sacrificando um pouco o resultado final.
É o que eu tenho mais feito, so que realmente nao sei como fazer. É como ver que todo mundo tem um paliozinho 0km acelerando bem e vc vai la e compra tambem um zero 0km na concessionaria e nao consegue fazer ele passar de 60km/h. Voce ve todo mundo correndo, sabe que seu carro nao ta com problema, vc sabe que ele nao anda por um erro seu, mas nao sabe que erro é! É meio frustante hehehe.

Mas valeu d+ cara, so de ter lido meu post ja ajudou e de ter feito criticas assim ajudou muito mais ainda!

o/

strinbergshredder
Veterano
# jan/12
· votar


Buja
cara, eu achei bem interessante saber como vc grava suas coisas...
comigo é bem mais simples...

guitarra > placa onboard > amplitube 3 > reaper, e só....

de qualquer forma, sua dica pra fazer uma "backing track" me foi bem útil; vô tentar fazer isso com "Threshold" do Slayer; tô louco pra gravar essa....

tu pode depois me mandar um recado falando um pouco mais sobre esse "AV music morpher"???
vo esperar lá... ;)

a propósito, o seu cover ficou bem legal; a cada vez eu sinto uma melhora no timbre...
vc tá evoluindo legal cara....

salton
Veterano
# jan/12
· votar


Buja
Sobre compressores e equalizadores:
http://www.youtube.com/watch?v=3b7J6oSGk48
http://www.youtube.com/watch?v=4C5JU3z-0F0

Buja
Veterano
# jan/12
· votar


strinbergshredder
Valeu cara, ainda vo chegar no nivel de tirar o mesmo som que vc tira da sua rabo de pexe o/

Esse Av music morpher gold é chatinho de achar-registrar ele, porque é pouco conhecido, mas da pra achar. O negocio dele é que é um programa de edicao de audio, mas nao no sentido de mexer na linha de temp, mas na musica toda. Tipo, tem zilhoes de filtros nele, vc poe a voz como a de um robô, poe distorcao onde nao tem, enfatiza a bateria em alguns trechos, equaliza um tanto de parametro. Tem equalizador de 2 bandas, 4, 8, 16, e por ai vai, parametrico, grafico e altos trem doido.

Eu so uma 2 recursos dele, voice extractor (tira os instrumentos e deixa so a voz, mas acontece que na pratica ele poe a voz na frente, tira os agudos e deixa a bateria choca). Depois uso um outro que chama bass boost, que vai voltar os graves, a bateria fica mais evidente e o grave da voz tambem, e meio que some a guitarra, dando pra tocar em cima numa boa. Nao é nada profissa nao, mas so os ouvidos atentos percebem isso. Tanto que fiz isso na charlie e todo mundo ficou achando que era chorus no canal da guitarra, quando na verdade era modificacao da bt.

Mas cara, eu ainda nem sei se da pra arriscar um high gain e vc com seu euqipo tocou a sad but true como ninguem. É isso que eu fico com a pulga atras da orelha fraga. Como é que todo mundo consegue e eu nao? Impulses, captadores bala, um segredinho de mestre que ninguem mais sabe, pacto com o demo? Nao sei cara, queria saber kkkk

Valeu ai. Manda mais sons ai, nao para nao!

o/

leandroantonioli
Veterano
# jan/12
· votar


Buja


Tenho certeza de que um dia chegará na qualidade que realmente deseja, pois é muito persistente, aceita críticas e parece ter um interesse real pelo trabalho de gravação.

Faz uns 4 anos que mexo com gravação em meu home studio, e comecei com isso ao perceber que as gravações que estava fazendo em estúdios profissionais ou não me agradavam completamente, ou saíam muito caras. Então resolvi partir para o "faça você mesmo".

Mas o primeiro aspecto que percebi que acabava me limitando um pouco, sobretudo ao trabalhar com VST (que hj em dia possuem uma qualidade muito boa) era meu PC. E percebi que hj vc está com o mesmo problema.
A solução que encontrei foi arrumar um PC potente para rodar os plugins necessários para gravação, mixagem, e masterização. Atualmente conto com uma máquina composta por um AMD de 4 núcleos, 1T de HD, e 8 Mb de RAM. E foi a partir de então que comecei a me desenvolver melhor nas gravações.
Mas um processador de 2 núcleos e uns 4 Gb de RAM dão conta tranquilo do recado.

Sei que todos nós temos limitações financeiras, mas dentro do possível, se vc possuir o mínimo de grana para investir em aparelhagem para gravação, comece pelo PC. Se sua guitarra não for top ainda se pode driblar esse probleminha de alguma forma, mas o PC tem de ser bom. Ele será o cérebro de todo seu trabalho de gravação e processamento, além do armazenamento.

Depois do PC vem uma placa de gravação, que não precisa ser muito sofisticada, pois assim a entrada do áudio apresentará mais qualidade do que se passar pelas placas on board padrão.

Quanto à sua gravação, por exemplo, diria que apresenta pouca compressão, além de necessitar de um tratamento melhor nos agudos.
O ideal, mesmo sem um PC bom, é fazer com que a gravação, ou seja, o momento em que se aperta o REC, somente aconteça quando o instrumento que se quer gravar já estiver devidamente equalizado. Se usar o Guitar Rig, por ex, procure já deixar a guitarra equalizada antes de gravar. A mixagem deve ser algo bem sensível, apenas para dar um acabamento numa frequência ou outra, além dos volumes e porcentagem de canais; e não para corrigir totalmente o que foi gravado.


Enfim, guitarras top, pedais de excelente qualidade, e microfones profissionais, estão, a meu ver, em segundo plano quando se fala em gravação. Em primeiro lugar temos de ter uma boa máquina (PC e placa de áudio), para processar e lidar com aquilo que se grava, para depois pensarmos em timbres.

Qual a configuração de seu PC atualmente?

strinbergshredder
Veterano
# jan/12
· votar


Buja
ok, vô procurar por esse AV music morpher (ou vc pode me dar uma luz ;D)
achei ele bem interessante...

vc falou sobre a qualidade das minhas gravações, por exemplo; meu pc tem 3GB de RAM, 320GB de HD e processador celeron dual-core....

isso não é nada demais, mas já dá pra fazer algo...

e passo a considerar tbm as palavras do leandroantonioli; tbm foi um ótimo conselho pra mim....

Buja
Veterano
# jan/12
· votar


leandroantonioli
Cara, o que vc falou faz muito sentido. Eu lembro de ter desistido de gravar videos pq meu pc nao consegue professar videos muito bem. Mas vou pensar em pegar uma maquina realmente bala pra isso, porque se alguem quer jogar no pc, compra um bom processador, memoria e placa de video. Se quiser gravar, é processador, memoria e placa de audio, nao tem como fugir disso mesmo nao.
meu pc atualmente hoje é um 2,4 de um nucleo apenas, com 2 gb ddr1 de memoria e agora vindo por sedex uma interface de audio behringer basica.
Nao comprei a m-audio de dois canais principalmente porque meu pc ainda nao ajuda e precisa ser aposentado.

Mas valeu pela dica cara, ja ta anotada!
o/

Buja
Veterano
# jan/12
· votar


strinbergshredder
ok, vô procurar por esse AV music morpher (ou vc pode me dar uma luz ;D)
Eu acho que ainda tenho ele em casa, te mando mp depois...ele é bem interessante mesmo, acho que vc vai curtir. É bom pra quando vc quer fazer uma coisa rapida e nao quer ficar renderizando tudo no sound forge

strinbergshredder
Veterano
# jan/12
· votar


Buja
ok cara, depois me manda a mp sim!!

Buja
Veterano
# jan/12
· votar


salton
Sobre compressores e equalizadores:
Valeu cara, assisti o compressores aqui e compreendi os parametros que o carinha explico la, muito bom. Em casa eu vejo os equalizers. Valeu por procurar e compartilhar cara.

o/

Slash_1989
Veterano
# jan/12
· votar


Buja
cara, to meio ocupado aqui entao nao li a discussao inteira. ouvi a musica e vou dar minha opiniao, se ja disseram algo parecido me desculpe a redundancia.

no geral ta legal sim o timbre, acho que oq eu mais senti falta foi o punch da musica original. e pra isso te digo uma coisa: compressao!
usar um compressor de uma forma ideal é muito dificil, mas eh fundamental pra dar aquela porrada no seu som. nao creio que seja necessario comprar um pedal de comp, me refiro a comprimir pos-gravaçao e quem sabe até pos-mixagem!
com certeza um compressor bom da waves, como os CLA-3A ou o CLA-76 podem fazer milagre ai, se bem usados.

procura por um cara no youtube chamado Felipe Lisciel. o cara eh um produtor musical dos bons, tem otimos videos falando sobre mixagem, compressores e tudo mais. procura videos sobre compressao em serie: varios compressoes um atras do outro.
garanto que isso melhorará muito o seu som!

tambem tem umas dicas de duplicar o canal e usar um low-pass e hi-pass pra separar os graves dos agudos, e depois meter mais compressao. enfim, da uma fuçada no canal dele que vai te ajudar muito!!

abraços!

Slash_1989
Veterano
# jan/12
· votar


o video da compressao em serie:



salton
Veterano
# jan/12
· votar


Slash_1989
Esse vídeo é bem interessante, e esse cara é uma figuraça, porém esse já é um assunto mais elaborado, não façamos confusão na cabeça do amigo Buja :D

Buja
Veterano
# jan/12
· votar


Slash_1989
Valeu d+ pelas dicas cara. Ta vendo como é limitado meu conhecido sobre compressores, apesar que eu ja havia determinado que seria meu proximo pedal hehehe. Agora vou estudar um pouco mais antes de sair comprando tudo e nao fazer m3rda nenhuma. Valeu.

se vc polir um cocozin ele vai continuar sendo uma merdinha, so que mais bonita
Pow que frase. O segredo de tudo é fazer o sinal ficar de boa qualidade desde o início ne. Ai que ta a treta brow, descobri o segredo do mestre dos magos kkkk. É melhor investir num bom pc e na boa qualidade dos componentes ANTES do pc certo?

Esse vídeo é bem interessante, e esse cara é uma figuraça, porém esse já é um assunto mais elaborado, não façamos confusão na cabeça do amigo Buja :D
Mas agora bateu umas duvidas hehehe. Mas é simples. O cara fala de comprimir e saber lidar com os médios na MIXAGEM. Nao fala nada sobre comprimir o sinal antes de gravar o canal fraga. Entao, meu erro foi nao comprimir o sinal antes do pc ou depois do pc? Ou eu tenho que comprimir os dois? Ficou compressao em cima de compressao, uma coisa muito esquisita ao meu ver limitado!

E aqui, pelo menos eu entendi o conceito de compressao e de limiter. Realmente é muito importante um limiter depois da mixagem total. Eu sempre via que depois de renderizar a musica, ela tocava de um jeito no meu celular, no tablet e no pc (com fones philips, o mesmo fone nos tres aparelhos). E a falta do limiter me faz perceber muitos picos de audio (altos e baixo), como se tivesse dado uma ultra palhetada ou tivesse feito um harmonico ao extremo do agudo. O mesmo acontece com os graves, parece que eu dei uma slapada from hell do baixo, coisa que nao aconteceu. Parece mesmo desequilibrio da onda sonora....parece isso:
Pico audio

To aprendendo cara. Como disse o cara: "Agora vai la e faz! (p*rra)"

o/

salton
Veterano
# jan/12 · Editado por: salton
· votar


Buja
Nao fala nada sobre comprimir o sinal antes de gravar o canal fraga. Entao, meu erro foi nao comprimir o sinal antes do pc ou depois do pc? Ou eu tenho que comprimir os dois? Ficou compressao em cima de compressao, uma coisa muito esquisita ao meu ver limitado!

A compressão se dá após o sinal gravado, na gravação é interessante obter o sinal puro, assim você têm mais possibilidades de ajustes, um áudio depois de gravado pode ser editado, porém o timbre continuará o mesmo (depois que você pinta a parede, pra mudar a cor só pintando por cima de novo - péssima analogia..), porém o uso de vários compressores é prática comum, sendo nas faixas individuais (caso seja necessário) e na master. Em gravações com muitas guitarras, por exemplo, é normal sobrarem médios na mix, e alguma hora vai ser necessário 'cortar essa gordura'. Com controles de volume, pan e equalizadores, você vai fazer com que os instrumentos 'apareçam' ou 'afundem' na mix. Os compressores irão trazer a 'estabilidade' no sinal.

Estamos à disposição, forte abraço e 'mão na massa'...

Buja
Veterano
# jan/12
· votar


salton
Valeu por toda a explicacao cara...analogia muito boa pra entender. Ta ficando bem mais facil agora, bem mastigado o assunto. Na próxima gravação, daqui a alguns dias quando chegar minha interface, vou gravar o som com o minimo de efeitos possivel, so pra sentir a guitarra e depois vou aprendendo a inserir os efeitos e ambientações.

So mais uma duvidazinha: Tem como gravar escutando os efeitos, porem gravando apenas o clean, ou seja, gravando o by pass?
Pergunto isso porque nao da pra tocar uma musica com distorcao ouvindo somente o clean, mas depois de gravada gostaria de poder mexer na distorcao, delay, reverb e etc usados fraga. Quem sabe talvez mudar completamente o timbre pra ficar melhor.
Nem sempre quando voce vai fazer aquele solo, voce precisa daquele timbre ultra perfeito, so precisa mesmo de algo que pareça o timbre final, nada d+, mas na hora de ir mixando vai precisar.
Entao vem minha ideia de gravar ouvindo uma distorcao qualquer, bem simples, retirar esse "plugin" digamos assim, ficando somente o som clean mesmo, purinho bypass, e editar esse bicho na mix. Tem como?

AndersonMatos
Veterano
# jan/12
· votar


Eita, belo tópico...Li tudo, agora eu vou aprender essa coisa toda...

Buja
Veterano
# jan/12
· votar


AndersonMatos
Tudo começou com um simples cover hein kkkk

salton
Veterano
# jan/12 · Editado por: salton
· votar


Buja
Na verdade aquela analogia que eu fiz vale para o áudio já processado. Quando você usa o Guitar Rig, você tá processando um sinal gravado limpinho, aí sim você pode mudar completamente o timbre, pelo menos no REAPER é assim, se você tirar o Rig da cadeia de efeitos da track, ou dar um bypass nele, você vai ouvir o sinal que chega ao PC. O Rig funciona como um efeito qualquer, que promove uma alteração no sinal.

Entao vem minha ideia de gravar ouvindo uma distorcao qualquer, bem simples, retirar esse "plugin" digamos assim, ficando somente o som clean mesmo, purinho bypass, e editar esse bicho na mix. Tem como?
Com o Rig em 'bypass', é isso que acontece. Lembrando que pra fazer isso, é naquela caixinha marcada na janela do efeito, do lado daqueles botões (Param, 2 in/2 out, UI..)

ogner
Veterano
# jan/12
· votar


Cara, sem deixar todas as dicas que foram passadas aqui. Acho que vc deveria simplificar seu processo:

Guitarra > GDI > placa onboard( acho que vc comprou uma interface né) >
Reaper > VST ( G. Rig / Amplitube etc)


E por essa pergunta:
Tem como gravar escutando os efeitos, porem gravando apenas o clean, ou seja, gravando o by pass?
Pergunto isso porque nao da pra tocar uma musica com distorcao ouvindo somente o clean, mas depois de gravada gostaria de poder mexer na distorcao, delay, reverb e etc usados fraga. Quem sabe talvez mudar completamente o timbre pra ficar melhor.

Acho que seu problema maior é nao saber mexer ainda com as ferramentas que vc tem. SIM, da pra fazer isso sempre. Acho que vc, pra gravação, deve deixar seu pedal de drive de lado, e ajustad o GDI apenas pra um som clean, pra acertar nivel de volume de entrada.

O NIVEL DE VOLUME DE ENTRADA É MUITO IMPORTANTE PRA TIMBRAR GUITARRA. É um dos segredos pra se timbrar bem usando VST.

Buja
Veterano
# jan/12
· votar


salton
Ahh cara...é verdade...tem um botao la em cima no guitar rig em formato de liga-desliga que trasforma em bypass o som. Mas achava que depois de gravado o canal ja nao podia mudar mais o plugin. Valeu cara.



ogner
Cara, sem deixar todas as dicas que foram passadas aqui. Acho que vc deveria simplificar seu processo:

Guitarra > GDI > placa onboard( acho que vc comprou uma interface né) >
Reaper > VST ( G. Rig / Amplitube etc)

É isso mesmo que eu faço cara. A diferença é que eu coloco um pedal de drive antes (desligado) so por questoes de praticidade e preguiça mesmo, e a interface ainda nao chegou. Esse meu audio foi de placa onboard mesmo.

Acho que seu problema maior é nao saber mexer ainda com as ferramentas que vc tem
O topico ta grande mas foi exatamente isso que eu disse acima. Realmente é frustrante ver a galera com os mesmos equipos que eu tirando timbraço de guitar rig, coisa fina, e eu aqui gravando coisa que nem eu mesmo consigo ouvir. Quando gravo algo, digamos, "nossa gostei do resultado" e depois escuto um blues seu por exemplo, fico loko -pensando: "pow, mas da onde que os caras conseguem gravar assim igual estudio?".
Eu nao sei usar o pouco que tem aqui, e tenho medo que a gas me faça sair comprando uma tranquera de coisa colorida e no final vir um carinha com 10x menos coisa gravando um p*ta som.

Nao é olho gordo nao cara, serio mesmo hehehe, mas o strinbergshredder aqui é um exemplo. Ele tem a mesma guitarra que eu, strinberg flying v com captadores originais (o mesmo que eu), mais ou menos o mesmo pc que eu (o dele é melhor), tambem tem placa onboard, e outro dia tive que elogiar, tirou um sad but true fiel ao equipo que usa. Muito bom, deu pra escutar várias vezes.

Entao, é isso. Nunca participei de uma jam porque tenho até medo de f*der a backing track dos caras (rsrs), e vc até mesmo chamou la no forum de baixo pra uma jam collab dos graves um tempo atras, assim como o Leomju me convidou para os graves tambem (que convenhamos, é mais facil de gravar), e eu nao entrei por raiva do meu som sempre sair uma porcaria.

Agora decidi que tenho 13 anos que toco guitarra, tenho 4 guitarras mais ou menos, e nao tenho nem meia musica que me agrade. Ta na hora de aprender de verdade com voces, os mestres !!!!!!!!

ogner
Veterano
# jan/12
· votar


Buja

Relaxa que vc chega la sim.

e tenho medo que a gas me faça sair comprando uma tranquera de coisa colorida e no final vir um carinha com 10x menos coisa gravando um p*ta som.
Vc esta corretissimo! Tem interesse e é esperto.Ja ja vc ta lá, gravando bem. Depois ouço seus sons com mais calma, leio o topico e vejo se posso ajudar mais!!!

Mas achava que depois de gravado o canal ja nao podia mudar mais o plugin. Valeu cara.
Pode sim. Pode ate tirar o plugin e colocar outro...POde fazer oq vc quiser.
Na verdade, oq vc grava na track é SEMPRE o canal clean de entrada. Geralmente optamos por gravar escutando efeito do plguin ( no caso simulador de amp+efeitos - GRig etc), mas depois de gravado, vc ( no caso do Reaper) pode tirar e colocar oq quiser no "FX"

Os controles de input e output ( volumes) do proprio pluguin tb ajudam na timbragem da guitarra.

Buja
Veterano
# jan/12
· votar


Na verdade, oq vc grava na track é SEMPRE o canal clean de entrada.
Entao o clean da track me serve de parametro se meu sinal está chegando com qualidade? Vamo supor que na minha clean, sem qualquer fx, o som esteja meio afabado, ou dando uns cliques. Seria entao satiração do volume da guitarra, do tone ou até o pre-amp esteja mal calibrado?
Estou tentando estender que meu som pode estar chegando muito ruim, por favores diversos, até mesmo por causa de cabos, e eu esteja tentando suprimir "involuntariamente" os erros atraves de chorus, reverb ou que seja.
Sim, pensando bem até pode ser mesmo, porque eu nunca parei pra escutar o canal so no clean, e se o som sai ruim pra mim, vou alterando o guitar rig até sair bom. E nem sempre sai aquilo que espero, mas eu acabo deixando por isso mesmo achando que ta bom assim.

Os controles de input e output ( volumes) do proprio pluguin tb ajudam na timbragem da guitarra.
Até agora estou percebendo que voces gravam com pouco input certo? Nao abrem o volume da guitarra todo, nem o input dos plugins todo tb nao certo? Ja havia notado que quando menor o input da master no guitar rig melhor sai o efeito. A diferença de volume fica sendo regulada no volume geral da track que estou gravando. No guitar rig o volume fica por volta dos 25% a 30% e o output eu deixo nuns 60-70%.
Na track é que eu coloco +5dB ou até +10dB pra compensar a pouca saida do guitar rig.

Night_Rider
Veterano
# jan/12
· votar


Buja
Cara quando sua interface chegar o som vai melhorar significantemente, vc vai ver .

Buja
Veterano
# jan/12
· votar


Night_Rider
Mal espero...talvez chega hoje..ja está aqui em BH
Vou chegando em casa, abrindo aquela breja gelada e espetando no pc na mesma hora. Uma mao pra segurar a guitarra a outra pra plugar a interface e os pes pra chutar o tenis pra baixo da cama uhhhhhhhhhhhhhhhhh!

o/

ogner
Veterano
# jan/12
· votar


Buja
o som esteja meio afabado, ou dando uns cliques. Seria entao satiração do volume da guitarra, do tone ou até o pre-amp esteja mal calibrado?
Exato. Mas é dificil explicar uma referencia "doq seria o som de entrada bom".
A melhor coisa é ir na tentativa e erro, ate pq acho que os sistemas acabam se comportando diferente. Tem pach meu montado que nao funciona bem com outros guitarristas, mesmo setando tudo bem proximo de como eu uso em casa. Mas o sinal tem que entrar clean ( pra se usar simuladores), sem clipar, e numa volume VU legal. VC tem que tomar cuidado com a regulagem do seu GDI. Inclusive na Eq dele.

Até agora estou percebendo que voces gravam com pouco input certo?
Olha nao é muito, mas nao diria pouco. Médio!! hehehe!! Pelo menso eu no meu controle de ganho da FasT Track Pro. ( vou ver depois como fica o VU)

Nao abrem o volume da guitarra todo,
Pode colocar tudo sim, mas se vc quiser uma variação de timbres é possivel diminuir um pouco o volume da guitarra, como se faz em amps de verdade. O resultado nao é o mesmo, mas é parecido.

nem o input dos plugins todo tb nao certo?
Não mesmo. No meu input do Vandal fica entra 10 e 11Hs, sempre, pra Crunch ou Higain.

Experimente colocar menos volume na entrada ( GDI ) e no Input geral do Guitar Rig ( q vc usa ) e atoche volume ( altura do som ) pelo Output geral e pelo controle de volume da propria track que vc esta usando a guitarra.

Buja
Veterano
# jan/12
· votar


Olha nao é muito, mas nao diria pouco. Médio!! hehehe!!
Eu cheguei a gravar com volume da guitarra em 30% achando que as palhetadas estavam ficando muito evidentes. Entao nao é tao assim ne (rsrs). E essa galerinha nova por ai que acha que tudo é no 10!

Pode colocar tudo sim, mas se vc quiser uma variação de timbres é possivel diminuir um pouco o volume da guitarra, como se faz em amps de verdade. O resultado nao é o mesmo, mas é parecido.
Como um boost manual ne, hehehe. Tambem gosto de fazer isso.

Experimente colocar menos volume na entrada ( GDI ) e no Input geral do Guitar Rig ( q vc usa ) e atoche volume ( altura do som ) pelo Output geral e pelo controle de volume da propria track que vc esta usando a guitarra.
Boa cara, meu level no BDI é de 10 mesmo, agora vou diminuir. Talvez melhore nem que seja um pouco o sinal. E nos plugins vou manerar no volume tambem. Tambem vou usar mais plugins do proprio reaper, porque alem de mais leves, sao funcionais (Guitar Rig em todas as tracks é f0da!)
Pre-amp BDI21 (level no máximo, simulador de valvulas no máximo, treeble no 60%, bass no 60%, drive no 0%)

salton
Veterano
# jan/12
· votar


Buja
Tá bacana o tópico, hein... já tem um bocado de informação por aqui.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [audio] Avaliem meu método de gravação - Minor Thing - RHCP