Microfones de eletreto (panasonic) não funcionam na mesa (mixer yamaha mg102c)

    Autor Mensagem
    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12


    Testei ontem a mesa da yamaha mg102c que comprei pra microfonar a bateria, como não tenho muitos microfones de qualidade profissional, os mics que mais surpreendem nas minhas gravações são os mics detese eletreto retirados de uma filmadora panasonic...

    quando eu ligo essas capsulas no MIC IN direto, funciona super bem mesmo sem a opçãp de aumeto de sensibilidade, mas no LINE IN não funciona...

    mas quando liguei na mesa ontem não funcionam de jeito nenhum..

    fiz um teste com outra capsula que retirei de um telefone e liguei o phantom power e tb não funciona...

    mas agora vem a coisa mais estranha... conssegui funcionar essa capsula do telefone mas pra isso preciso segurar bem forte com a mão esquerda o fio do aterramento esegurar bem firme a carcaça da capsula com a mão direita...

    se eu encostar o fio do aterramento na capsula não funciona, se eu ligar o aterramento no fio negativo da capsula tb não funciona...

    que dor de cabeça, louco pra gravar com a mesa que por sinal é muito boa pra gravações e não conssigo..

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    cara os Microfones de eletreto precisam de uma tensão para funcionar, um exemplo é o mic do pc, ele não funciona na mesa. Microfone condensador...

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    pelo que eu sabia se as minhas capsulas da panasonic precisam de 6v eu pego os 48v do phantom e com uma resistencia mando pros mics só 6v....

    pois é, mas mesmo com o phantom power ativado nesse mic que tirei do telefone ele só funciona assim... só funciona se eu segurar em uma mão o aterramento e na outra mao eu segurar a carcaça da capsula...

    o phantom seria uma tensão até demais para os mics da panasonic, correto? agora eu quero achar um resistor que diminia de 48v pra 6v que é a tensão q eu preciso, ou será que eu preciso de mais alguma coisa ainda??

    quando escosto a capsulas nos labios sinto os 48v do phntom, mas mesmo assim não funciona dieito, só funciona se eu segurar em uma mão o aterramento e na outra mao eu sgurar a carcaça da capsula...

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    48v pra 6..... um resistor de 700 ohms da...

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    blz vo da uma olhada, eu acho que são 6v porque na bateria da camera q eu retirei as capsulas tava escrito 6v..

    mas ants eu vou pegar um multimetro e testar a entrada MIC IN q eu uso e ver qual a tensão dela, vai que nem precise de 6v, quando eu ligava direto no mic in funcionava super bem mesmo sem aterramento...

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    medi agora o MIC IN e o multimetro na escala 20. marcou 3.7v sem a opção de aumento de sensibilidade....

    e com a opção do aumento de sensibilidade marcou tb 3.7v...

    to tentando achar uma formula pra calcular o resistor certo ou um site que faça esse calculo, mas não to achando nada que funcione, eletronica não é o meu forte...

    então sabemos que é precis de 3 a 4 volts no maximo... acho que 3v tá muito bom já que o volume é demais com 3,7v...

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    48 pra 3 volts?

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
    · votar


    sim porque o volume fica muito bom com esses 3,7 até demais, até pra evitar ruidos por excesso de tenssão..

    makumbator
    Moderador
    # jan/12 · Editado por: makumbator
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits

    Esse phantom nesse seu mic deve ser do tipo "plugin power", que é o padrão em mini(e outros nem tão mini) mics da Sony e de outras marcas (tenho um para Mini disc que precisa de conexão com essa corrente para funcionar). É uma especificação diferente dos phantom power normais de 48 volts.

    Há os de 2.1, 2.5 e até 5 volts, pois depende do mic em questão, e a conexão é preparada para fornecer a quantidade necessária ao mic em questão(ao contrário do phantom normal, que é fixo).

    Vá na seção de "other microphone powering techniques" dess link para ver alguns detalhes do formato:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Phantom_power

    Aqui alguns mics que tem esse recurso:

    http://www.amazon.com/Sony-ECM-DS70P-Electret-Condenser-Microphone/dp/ B00006HOLL

    http://www.amazon.com/Sony-ECM-DS30P-Electret-Condenser-Microphone/dp/ B0007N55K0/ref=dp_cp_ob_e_title_3


    http://www.amazon.com/Audio-Technica-PRO24CM-Stereo-Microphone-Camera/ dp/B0016ARZ9C/ref=sr_1_5?ie=UTF8&qid=1325955556&sr=8-5

    http://www.amazon.com/Sony-ECM-CG50BP-Condenser-Microphone-Camcorder/d p/B005UIVZDI/ref=sr_1_13?ie=UTF8&qid=1325955556&sr=8-13

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    um resistor de 1,5 kohms pra 48 > 3

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    valeu galera, obrigado pela atenção todo mundo tentando ajudar, isso que é bom aqui, e vida de músico não é fácil !!

    vou fazer os testes aqui e quando tiver novidades eu posto!

    makumbator
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits

    O ideal seria você ter acesso aos padrões da norma de power in, que é uma regulamentação japonesa(similar à nossa NBR), para saber exatamente os valores técnicos com precisão.

    Esse é o número da norma:

    CP-1203A:2007

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    makumbator

    valeu amigão, desse jeito eu vou ficar doutorado em mics de eleteto!!!!

    mas vale a pena por que as capsulas são de qualidade muito boa, um outro problema que eu notei é o aterramento já que a carcaça é de aluminio, pode ser por isso que só dava sinal quando eu segurava com as mãos... e não quando eu encostava...

    me lembrei de uma vez que tive problema com fios de cobre junto com fios de aluminio.. não da muito certo...

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    outra coisa, como os cabos que eu tenho aqu pra ligar essas capsulas não são balanceados.. então devo ligar usando (na mesa) o pino 1 como terra e o 2 como positivo?? correto..?

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
    · votar


    fiz um teste com um resistor que o Alex guitar man disse usando um resistor 1.5k mas ficou com 8v... notei um ruido tb...

    dei mais uma pesquisada e achei um esquema que deu certo....

    resistor 47 kohm (amarelo, violeta, laranja, dourado)



    pino (2) | ---------|_____|------ (+) positivo da capsula
    47 kohm
    pino (1) |
    > ------------------------ ( -) negativo da capsula
    pino (3) |




    (esses teste q eu fiz usei mics retirados de telefones comuns)
    com os da panasonic deve funcionar bem tb...

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    fiz um teste com um resistor que o Alex guitar man disse usando um resistor 1.5k mas ficou com 8v... notei um ruido tb...





    Foi malz aê, é por isso que se deve usar programas e não a cabeça :P

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
    · votar


    Alex guitar man

    capaz cara, eu achei que tinha resolvido mas nao, com esses resistores de 47kohm ele diminui pra 39,8v , o mic do telefone funcionou porque ele funcionam com uma tensão em torno disso mesmo de 20v por ai, ainda bem que nao coloquei nos panasonics se nao tinha fritado eles...
    para esses panasonics vamos ter que calcular pra achar resistor que baixe esses 48v pra 1,5v a 3,0v no máximo..


    não sei se estou correto:

    Saida da minha mesa (phanto power) = 45,6v
    Tensão que eu preciso pro mic panasonic = 3v

    45,6 - 3 = 42v

    mas ai tem a amperajem.. ?!

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
    · votar


    ...

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
    · votar


    ....

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Agora sim tá aqui a solução do phantom power de 45,6V para 3,6V

    - 1 resistor de 1500 ohms
    - 1 resistor de 1000 ohms
    - ligar os dois juntos
    - ligar em serie com o cabo

    (foram os resistores q eu conssegui aqui em casa retirados de uma fonte at de pc)

    agora ficou a duvida será que apenas um resistor de 2500 daria certo? ai não precisa de dois resistores ligados juntos..

    segue a dica sempre antes de ligar um mic de eletreto na mesa de som com phantom power tente com 1V e se o mic mostrar que tá meio fraco vá tentando tensões maiores.. no caso dos meus mics panasonic 3,6V funciona super bem com uma ótima sensibilidade podendo ser diminuida na mesa..

    Agora vou durmir e provalvelmente vou sonha com resistores e arco iris, amanha vou testar pra ver mas com certeza vai funcionar!

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    nao funciona em canais com pré na mesa...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfones de eletreto (panasonic) não funcionam na mesa (mixer yamaha mg102c)