Montando PC para home Studio (duvidas)

Autor Mensagem
gbmeioponto
Veterano
# jan/12


Eu sei que já tem alguns topicos sobre montar PC para home studio, mas as minhas são DÚVIDAS ESPECIFICAS sobre o PC que eu to montando, então, por favor não apaguem...

Então galera, eu to montando um PC com as seguintes especificações:

-Placa Mãe Intel
-Processador Intel Core 2 Quad 2.5ghz
-4GB de memória RAM DDR3
-HD de 1 TB
-Placa de video GeForce ZOGIS 512mb DDR2
-Windows 7 64 bits

As minhas dúvidas são o seguinte:
O processador está de bom tamanho né? - Preciso de mais memória RAM? - A placa de video de 512mb ddr2 aguenta, ou fica travando, etc? Tendo em vista também que eu pretendo botar 2 monitores e expandir a tela (botando metade da tela em um monitor e metade na outra).

Muito obrigado, abc.

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


gbmeioponto

Porque você não usou o tópico que já tinha para evitar criar outro?

Bastava colocar as mesmas coisas do seu post lá no tópico. Aí alguém iria responder de certeza.

No mais, eu não sei como essa placa de vídeo irá se comportar no caso de 2 monitores. Só sei que pra ser 4GB, precisa ser tudo em um único pente de memória. Isso "ajuda" a placa mãe. Muitos técnicos de informática dizem isso. Inclusive no club do hardware onde o pessoal é mais ciente nesse assunto.

EU
SOU
UMA
Topeira em Hardware :)

thefuga
Veterano
# jan/12 · Editado por: thefuga
· votar


gbmeioponto
Placa mãe intel oque ? Diga o modelo.
E o mesmo vale para a placa de video.
Diga quanto quer gastar. E se o orçamento for curto/limitado, não vá de Intel. O Core 2 Quad é substituído facilmente por um Phenom II X4 ou X6 por preço equivalente. Se quiser ir de intel, veja a linha Core i5/i7. Mas pesquise bastante os modelos, tanto Intel quanto AMD.
Novamente sobre a placa de video, recomendo que procure uma AMD com a tecnologia Eyefinity para multi-monitor. Também já recomendo pegar uma placa de video com memórias GDDR5. Uma HD5770 por exemplo.
No mais especifique melhor a marca/modelo das peças descritas por ti, e fale sobre o valor disponível para gastar.

Guilherme Nau
Só sei que pra ser 4GB, precisa ser tudo em um único pente de memória.
Na verdade não. Dois pentes de memória podem (dependendo da placa mãe e é claro, sendo "iguais") trabalhar em Dual Channel, trazendo mais velocidade - de qualquer maneira isso só é realmente perceptível em benchmarks e outros fatores entram no meio.

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


thefuga

Sim, poder pode, mas que vai facilitar o trabalho pra pRaca mãe é fato.

Seila cara. Como mexo muito com vídeo ponho umas coisas bem exageradas no PC pra melhorar a edição.

gbmeioponto
Veterano
# jan/12 · Editado por: gbmeioponto
· votar


A placa mãe é uma Intel DG-41. A placa de vídeo eu não sei, só sei que é uma ZOGIS 512mb, ela tem 3 saidas, HDMI, aquela azul de monitor e VGI (eu acho que o nome é esse).
Cara, meu orçamento é por volta de mil e poucos. Isso tudo, incluindo gabinete, instalação do windows, montagem, gravador de dvd, etc.. saiu R$1360. É por volta disso que eu pretendo gastar, nao muito mais..

Obrigado, abc.

EDIT: Sim, a memória será 1 pente de 4gb mesmo, pra se acaso no futuro eu quiser botar outro pente. O cara disse que eu não vou usar mais que 4gb, procede?

ogner
Veterano
# jan/12 · Editado por: ogner
· votar


thefuga

essa maquina aqui ta bacana...Pra garavacao caseira, e edicao de video tipo o Vegas...Pra projetos de collab u2b, ou mix, master em DAW com algumas varias pistas + Vsts??

aqui a maquina

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


ogner

Porque você não investe numa placa de vídeo boa de verdade juntamente com esse PC?

Edição de vídeo cobra mais do PC do que mixagem. Fora que você vai mexer com configurações tops tanto pro Vegas quanto pra After ou premiere.

No meu ver, esse processador guenta o trampo. Agora, placa de vídeo onboard pra editar vídeo é horrível.

ogner
Veterano
# jan/12
· votar


Guilherme Nau

É vero, placa de video onboard nao vai rolar...Mas precisa ser uma "boa de verdade" nao jogo nem nada, só 2ub e mix/master ( audio) e edicoes basicas de video.
Uma placa mediana de video rola nao??

juninholiveira
Veterano
# jan/12
· votar


mas pra Home Studio vc não vai precisar tb de uma placa de som?

uma boa placa de video, e que eu uso, é a 9600gt, mas pelo que eu olhei agora ela sumiu do mercado D:

Quanto a placa-mãe, pense na Gigabyte GA-Z68MA-D2H-B3, para intel
Ela é muito boa, vc não precisará pensar em trocar por um bom tempo e vai suportar muito bem os outros hards.

E no processador, pq não pensa num mais atual, só que mais barato? tipo um i3, ou até um i5, dependendo do quanto pode gastar.

HD ta de bom tamanho, 1tb, mas analise bem coisas como RPM do hd, ajuda bastante.

E uma plaquinha de som mais simplesinha, e bem baratinha, ja vai ajuda BASTANTE a trabalha com som tb junto com o video, aliviando o processador, deixando a placa de video trabalha exclusivamente com o video e a placa de som com o som, os tuas edições aí vai fica bem mais rápida ja que o processador vai ta bem livre para o programa que tivé usando.

Já a memória, vc quem sabe né, mas já sabe, acima de 4gb não esqueça do windows ser 64bits, quantidade de memória vc quem sabe, mas para home studio, uma quantidade boa como essa que disse vai ser bem útil e importante.

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


ogner
É vero, placa de video onboard nao vai rolar...Mas precisa ser uma "boa de verdade" nao jogo nem nada, só 2ub e mix/master ( audio) e edicoes basicas de video.
Uma placa mediana de video rola nao??


Ah tá. Tava pensando alto já rsrs

Olha cara. Se você fala em edição de vídeo, media talvez, não conheço uma placa de vídeo mediana. Só profissionais mesmo, e mesmo assim não sei como elas funcionam rsrs.

Mas uma placa de vídeo pra fazer umas gravações tranquilas da essa de GeForce ZOGIS 512mb DDR2. Ouvi falar bem das placas da ATI também.

Imagina mano. Fazia aqueles meus vídeos com uma GF MX4000 de 190MB com um Celeron e 190MB de RAM hauahauauh

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


juninholiveira
9600gt

Oloco.

Isso não é uma placa de gamers hardcore?

thefuga
Veterano
# jan/12 · Editado por: thefuga
· votar


Guilherme Nau
É que na verdade, uma configuração Dual Channel aumenta a velocidade de transferência. Isso fica mais eficiente. O consumo "energético" aumenta, bem como a temperatura. Mas o desempenho teoricamente aumenta. Digo teoricamente porque na prática - a não ser em "benchmark" - eu nunca consegui notar uma diferença efetiva. Então se for fazer um PC "caseiro" é melhor um mesmo, se for fazer um PC - digamos - de auto nível uma configuração Dual ou até Triple Channel é interessante.

gbmeioponto
Cara, esse orçamento inclui monitor ?
Se não, dá pra montar algo como:
Placa Mae Ecs A785gm-ad3
Processador Amd Phenom Ii X4 840 (3.2ghz)
Fonte 3r System 450w (é importante ter uma fonte de qualidade se quiser montar um bom computador, ainda mais com placa de video)
Placa De Vídeo Radeon Hd6670 1GB GDDR5
O resto pode ir a seu gosto. Só recomendo que o HD não seja essas séries "Green" de 5400RPM, pois eles são relativamente mais lentos. Para o uso com o sistema operacional não é a melhor opção - apesar de ser mais econômico.
Bom, esse processador vai ter pelo menos o mesmo desempenho desse Core 2 Quad. A placa mãe evidentemente é outra, e tem mais suporte para memória e um bom chipset. A placa de video é econômica mas vai atender as necessidades de multi-monitor com Windows 7 sem problemas.

EDIT: Sim, a memória será 1 pente de 4gb mesmo, pra se acaso no futuro eu quiser botar outro pente. O cara disse que eu não vou usar mais que 4gb, procede?
Não. Não procede. A placa mãe suporta 4 pentes de 4GB não a toa. Talvez para mais tranquilidade 6GB ou até 8GB podem ser acrescentados. Mas memória é uma coisa barata e simples de ser instalada. Se sentir que 4GB não estão dando conta, acrescente mais.

ogner
Bom, pelas informações que constam ali ele no geral vai dar conta. Só pecaria na parte da placa de som - a qual eu não sou a pessoa mais indicada para recomendar rsrs
Os Phenom II X6 são bons, econômicos e vão dar conta do recado. Talvez mais um pente de 2GB pudesse ser acrescentado depois, mas isso está saindo baratinho. Só achei estranho que ali diz que a memória é DDR2, mas os Phenom II X6 trabalham com DDR3. Creio que o site especificou errado essa informação.

Para a galera que vai trabalhar com som no Windows 7, recomendo uma ATi HD6670, por ser uma placa bem econômica e mesmo que vá se trabalhar com som, o Windows 7 tá muito fresco e - por experiência própria - uma placa de video melhora muito o desempenho dele, mesmo que para utilizar no dia-a-dia. De resto não adianta muito ter uma grande placa de video para edição "básica"(ou mesmo avançada) de video sendo que o driver - digamos - proprietário delas é o DirectX. As "grandes placas" utilizadas na edição de video são placas OpenGL, como as Nvidia Quadro e as ATi Firepro. Um bom processador com uma boa quantidade de memória, um bom HD + uma placa de video média faz um bom serviço.

Mas Ogner, não esqueça: Se for colocar uma placa de video olha para a fonte também. Acho que nesse caso, vale mais a pena "montar" um PC do zero, mesmo que talvez saia um pouquinho mais caro.

Guilherme Nau

Isso não é uma placa de gamers hardcore?

A dois anos a 9600GT era uma intermediária. Nunca foi a Top mesmo. Hoje ela já ganhou 3 novas linhas rsrs
A galera que tem a 9600 tá começando a sofrer com os novos games, apesar de que ela é uma placa bem bacana. Mas para comprar HOJE, tem opções melhores - afinal novas linhas entraram e saem hoje pelo mesmo preço que ela saia a dois anos atraz.

ogner
Veterano
# jan/12
· votar


thefuga

Saquei. Interface de audio eu ja tenho, externa/dedicada - M-Audio!

Montar pra quem nao saca, é fogo, depende de amigos que sabem ou paga alguem pra fazer, ae complica. Esses prontinhos nas "casas bahia" da vida sao muito atrativos!! hehehe!!

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


thefuga

Triple Channel é interessante.

Não sabia que dava pra colocar 3 pentes de memória. O.o

ogner
Veterano
# jan/12
· votar


Guilherme Nau

Vou ver placas de video medias que me atendam, valeu!

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


ogner
Esses prontinhos nas "casas bahia" da vida sao muito atrativos!! hehehe!!

Pois é. Por isso montar um PC é uma opção melhor pra quem quer desenvolver algo pra produção.

Geralmente você compra esses PCs com i7, 4451685416416GBs de RAM e HD de trocentos teras mas fonte é uma bosta ahuahuaha.

Mesmo assim, eu ainda prefiro comprar o PC pronto, tirar as peças que são falíveis e botar as minhas tops. Sai mais barato. E depois é só ir adequando o PC com o passar dos anos.

thefuga
Veterano
# jan/12
· votar


ogner
Pois é, isso é verdade. Os "técnicos" aí das lojas são muito enrolões. Aí só vejo vantagem de comprar tudo pela internet e se tiver alguém de confiança, pedir para montar.
Senão pega um pronto desses e veja como fica. Se te agradar, tá ótimo. Se não agradar tem que ir atraz do que não está agradando. A se dizer por aquele PC, de cara seria a memória ou uma falta de placa de video - que como disse, principalmente no Windows 7 ela ajuda muito no "manusear" dos programas, mesmo que talvez o tempo de produção/renderização/oescambal seja o mesmo. Coisa mais chata é você querer abrir um software e ele dar aquela congelada rsrs
Aí nesse caso, mete uma HD6670 1GB GDDR5 (ou até a "irmã" mais barata dela ) que é relativamente barata e bem interessante. E também uma fonte tipo a 3rsystem Iceage 450w que dá conta do recado e também é um ótimo CustoXBenefício. As duas devem sair uns R$500, oque pesa no bolso, mas... Hoje em dia placa de video sem fonte de qualidade é pedir pra ter encrenca - a menos que seja uma placa bem "fraquinha".

thefuga
Veterano
# jan/12
· votar


ogner
Ah... Dá uma olhada no Shoptime cara! As vezes eles fazem umas promoções muito boas. Não sei se no site deles tem as promoções ou se é só na TV, mas vale a pena dar uma olhada com eles. Já vi eles mandarem um monitor de LCD de 17" literalmente de graça (pra nós pelo menos), pois se somasse o custo do PC + monitor de 21" que vinha nele + o de 17" passava muito do preço.

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


ogner

Compra essa aqui que ta barata hauahuahau

ogner
Veterano
# jan/12
· votar


Guilherme Nau
thefuga

é, coloquei aquele link, mas pelo que vc dise sobre os procesadores AMD x4 e 6, pq eu sempre procuro por i3 ou i5, o 7 ta muito caro ainda....Talvez uma config como AMD e mais memoria/HD, fonte e outros perifericos melhores podem valer a pena ao invez de um com i3/i5 e o resto porcaria...

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


ogner

É. Pela minha pouca experiência, o que conta mais na edição de vídeo são essas coisas.

Processador
RAM
Placa de vídeo

Tudo conta. Eu sei instalar, s´não sei configurar ahuahauha

Só do tipo que sabe dirigir, sabe onde coloca a gasolina, mas não sabe como ver que ela acaba.

thefuga
Veterano
# jan/12 · Editado por: thefuga
· votar


ogner
O i5 na parte de edição de video pelo menos, ele dá um pau no Phenom II X4. Mas realmente ele é bem mais caro. E o grande problema não é só ele ser mais caro, mas as placas mãe pra ele são mais caras também. Aí fica tudo muito caro. O i7 mais ainda. Já o i3 não é lá essas coisas, um Phenom II X6 é mais adequado.
Mas assim como a galera aí fala para escolher amplificador, vamos falar aqui também. Qual o objetivo ? rsrs
Quando se é profissional, tempo é dinheiro. Então quando mais rápido se puder concluir um projeto, melhor. E vale a pena investir em uma ferramenta que vai lhe trazer dinheiro. Mas pra fazer coisas em casa um Phenom II X4/X6 é um ótimo processador. AMD tanto nos processadores quanto nas placas de video (ati) são perfeitos para quem não quer gastar uma fortuna mas quer ter um resultado quase tão bom quanto com Intel.

Edit:
Pra mim Intel hoje é coisa de três tipos de pessoa:
1ª: Profissionais que necessitam de maior performance;
2ª: Nerds que querem aparecer dizendo que tem Intel (os viciados em jogos entram aqui também);
3ª: O pessoal da inclusão digital que quer comprar um "processadô pentiu cuatru" rsrs

.omni
Veterano
# jan/12 · Editado por: .omni
· votar


gbmeioponto
Basicamente qualquer placa de video que não seja onboard vai servir pra trabalhar com áudio. Sendo dedicada ela não vai exigir mais do computador pra o video.
Se você quiser trabalhar com edição de video ou qualquer coisa que exija mais de gráficos vai ter que pensar mais na placa de video sim.

Uma coisa que vale a pena é um hd dedicado só pro áudio. Isso é muito importante!
Mais ram é sempre bem vinda, ainda mais trabalhando só com plugins nativos!

Você falou da maquina mas pra um home studio só faltou o mais importante... A placa de som!


Obs: e compre uma fonte decente! Mesmo!

-King
Veterano
# jan/12
· votar


Uma coisa que eu acho importante mas muita gente não da valor é o HD, tente investir em um SSD que a diferença vai ser muito grande. Daí compre um HD separado só para dados.

.omni
Veterano
# jan/12
· votar


-King
Ssd é legal!
O mais importante é gravar o áudio direto em outro hd.

Aliás, estou organizando uma gravação, eu não consigo achar a informação correta de quantos canais simultâneos dá pra gravar num hd fw800, pra gravar em 96/24. Pra deixar os hds e o computador bem tranquilo. São 64 canais. Alguém tem idéia?
Eu já usei três hds pra acho que 56 canais. Mas foi em 48/24.

Desculpa desvirtuar, mas as vezes alguém tem essa informação ou sabe calcular direitinho.

gbmeioponto
Veterano
# jan/12
· votar


Não citei a placa de som porque eu ja tenho, hehe. É uma fast track pro, futuramente vou pegar algo melhor. Por falar nisso, tenho uma dúvida. Existe alguma interface com 8 ou mais canais sem prés?? Por exemplo, posso comprar um pré separado e ligar nessa interface sem pré?

Abc.

.omni
Veterano
# jan/12
· votar


gbmeioponto
Existem várias... Inclusive, as interfaces mais caras costumam ser só linha, justamente pra você ligar uma mesa e/ou outboards nela.
Mas isso é outro nível de qualidade (e preço), acho que não condiz com um home studio.
Mas fale sua idéia, quais prés você quer usar e como?

gbmeioponto
Veterano
# jan/12
· votar


Não é pra mim agora não hahaha. Só queria saber mesmo. É que eu pretendo viver disso um dia, mas ainda tenho 16 anos só, ainda ta fora do meu orçamento hehe.
Mas que da vontade de comprar só de ver aqueles comps e prés neve, apogee, da... hahaha

thefuga
Veterano
# jan/12
· votar


-King
SSD no Brasil está superestimado. Se for pra fazer algo com mais desempenho, um RAID0 é uma boa. Os preços dos SSD estão absurdos, mesmo que o desempenho seja muito maior.
Uma vantagem que no meu ver é a maior, é a de segurança. Os HDs SATA são muito problemáticos, oque não falta é relato de problemas em todas as séries e marcas. E isso é fod@ quando vai se trabalhar com esse tipo de coisa (o bom e velho backup é uma necessidade no meu ver). Mas o problema é que os menos caros ainda tem capacidade de armazenamento relativamente pequena.
Enfim, pra edições "caseiras", no cenário atual eu acho que SSD é disperdício de dinheiro.

-King
Veterano
# jan/12
· votar


.omni
É normalmente eu renderizo o áudio no próprio SSD daí depois eu mando pro outro HD já renderizado.


thefuga
Depende do ponto de vista, realmente, não é uma coisa necessária, mas ajuda bastante nos carregamentos e tal, aqui uso 2 Vertex 3 em Raid 0 , sobre a segurança não posso falar tão bem assim dos SSD's pois o primeiro Vertex 3 que tive deu problema e tive que trocar na loja.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montando PC para home Studio (duvidas)