Gravação com placa de som onboard DELL Inspiron 1525

    Autor Mensagem
    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # dez/11


    Eu ja gravei bateria e guitarra com muitas placas de som onboard e sempre era em CPUs Pentium 4 3.2gb com aquelas fontes genéricas (sem filtros internos (componemtes)), com aqueles gabinetes bem vagabundos que vibram tudo e o pior de tudo sempre foi o cooler do processador que parece uma usina, faz um barulho tremento, o que torna impossível de gravar com a CPU dentro do meu home estúdio, então eu coloco essa cpu em outro quarto que fica bem longe do meu home estudio, pros microfones não captarem os zunbidos da cpu, nessa cpu eu uso uma placa de som da encore modelo ENM232-8VIA, que é bem simples mas grava com qualidadde de CD (16bits a 96khz), porem quando eu fiz um teste com o audacyti apenas pra testar a qualidade da gravação eu notei que o som não fica alinhado bem no meio do gráfico do audacyti, já mudei os volumes regulagens e nada o som fica sempre mais abaixo daquela linha azul central (grafico da track que eu estou gravando no audacyti).

    Foi ai que eu ganhei um Notebook DELL INSPIRON 1525, que tem uma placa de som onboard boa da sigmatel, e quando eu faço essas gravações do mesmo modo q eu fazia na cpu e com a mesma versão do audacyti o som sai perfeito bem no meio do grafico da track...

    Pelo que eu vi esse dispositivo sigmatel onboard de som do DELL INSPIRON 1525 é melhor que essas plaquinhas de som baratas q tem por ai...

    Mas a minha maior dúvida é qual a qualidade máxima que eu posso gravar com esse notebook da DELL 1525???

    Porque no audacyti eu posso colocar desde 16 até 32bits float e ele grava bem em qualqer um deles, mas não sei a taxa real dessa onboard da DELL...

    Normalmente quando eu gravo com o DELL eu deixo no audacyti em 24bits e 96khz, mas será que isso não é só ilusão??

    Qual a diferença de gravar em 24bits float ou 24 bits...??

    Alguem já gravou com o dell inspiron 1525???

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    pesquisei mt e não achei nada, existe algum programa que analiza o hardware e mostra a quantos bits e khz posso gravar?

    geralmente todas as onboard q eu vi suportavam apenas 16bits e 48khz, mas eu acho q esse notebook é melhor que isso...

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Hendrix

    geralmente todas as onboard q eu vi suportavam apenas 16bits e 48khz, mas eu acho q esse notebook é melhor que isso...

    Não é verdade, a maioria das interfaces de áudio modernas trabalham com 24 bits e outras resoluções maiores em khz.

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Eu já gravei com algumas placas onboards usando o Sound Forge, aí pode-se selecionar 48kHz / 24 bits, mas mesmo assim estas placas onboards só gravam em 16 bits.

    Depois de gravar, dá um zoom na imagem da onda sonora nos locais de silêncio, e veja que no limiar dos -80dB a onda sonora está bem pobre em resolução (é quase um binário 0 e 1).

    _/\__/\/\_/\_/\___/\_/\/\/\_/\__/\/\_/\__/\/\/\_/\/\_/\___/\/\_/\

    Para gravar realmente em 24bits eu abandonei as placas onboards e comprei uma Placa de som USB Steinberg Ci1. Aí sim !!! Lá nos -80db ainda se tem uma onda sonora bem rica em detalhes.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
    · votar


    Eu fiz um teste gravando a primeira vez selecionei a "mixagem estéreo" (como podem ver na imagem), bom gravei nas o silencio mesmo, da pra notar a diferenças das duas taxas 24bits 96khz e 16bits 44khz, dando um zoom in total...

    depois peguei um sanson q7 e gravei a palavra "teste" ai dei um zoom in quase total pra ver melhor a diferença... (sem aterramento)

    essa diferença notável, significa que estou gravando mesmo a 24bits?? se não então porque a diferença é notável??

    link do print screen (imagem do teste q eu fiz) que dei enquanto gravava...

    outra coisa que me lembro logo que eu ganhei esse notebook eu pesquisei sobre ele e em um site gringo li algo sobre esse modelo ter um melhor desempenho em relação a gravação e reprodução de audio, mas faz muito tempo e não me lembro direito o que dizia no site...

    esse modelo do inspiron tb tem dois microfonesinternos, e pelos softwares de gravação é possível selecionar a opção "Microfone Digital" onde ele grava um aúdio estereo captado por duas capsulas muito boas...

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    up

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
    · votar


    Comparação das taxas (em forma de espectro) do teste q eu fiz

    fiz denovo um teste no aduacyti, agora na imagem (do link acima) da pra ver melhor a comparação ente 24bits 96khz e 16bits 44khz que gravei aqui...

    pelo que eu to vendo aqui realmente estou gravando a 24bits, e 96khz, mas queria a confirmação de algum com mais experiencia nesse tipo de analise...

    ninguem?

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits: Normalmente quando eu gravo com o DELL eu deixo no audacyti em 24bits e 96khz, mas será que isso não é só ilusão??

    Pelo que tenho lido, ouvidos humanos não conseguem diferenciar tanta "qualidade". Se você gravar em 24bits e 48khz, provavelmente não ouvira diferença. Além disso, os fones e caixas de som não respondem perfeitamente. Isso quer dizer que no meu fone/caixas posso estar ouvindo diferentes frequências que nos seus e mesmo assim, dependendo da idade do ouvinte, há uma perda de frequências. Um moleque de 14 anos talvez ouça nuances que um senhor de 50 não conseguirá perceber.

    Eu gravo tudo em 24bits 44.1khz pois não sinto tanta diferença e ainda economizo processamento. :) Caso queira conferir, aqui estão minhas gravações que foram upadas em MP3 320Khz:

    http://soundcloud.com/mauriciobahia

    Obviamente que ouvindo pela internet as frequências são novamente alteradas devido ao Codec usado. Ufa, tudo parece muito relativo!

    Abs!

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Concordo com o Mauricio, tudo parece relativo.
    Depende do player , dos codecs e da mídia.
    O ambiente apropriado para escutar com 24 bits e 48 khz é do som dos DVDs em filmes.
    Aí sim se nota um diferença grande.
    Para comprovar escute uma mesma música contida num filme em DVD com a de um CD no DVD player.
    Ouvindo direto na DAW também se percebe a diferença.
    O problema é que exige muito do processador do computador.
    Conforme a quantidade de tracks com instrumentos VSTs fica difícil de ouvir devido a sobrecarga no sistema.
    Normalmente a qualidade do som que escutamos na DAW é superior ao que fica depois gravado.
    Parece que depois que transforma em WAV não importa a resolução, ocorre um queda de qualidade, nesta conversão.
    Esta é uma dúvida que vem me intrigando, a queda de qualidade quando exportamos na DAW para um arquivo de áudio.
    Qual será a DAW que faz a exportação com mais qualidade?
    Ou Codec Interno da DAW que faz esta exportação?
    Por isto que temos que masterizar num outro software externo?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação com placa de som onboard DELL Inspiron 1525