Gravação com Pré amp, acordeon!

    Autor Mensagem
    Arno Holetz
    Veterano
    # dez/11


    Olá, tenho uma placa audio phile 2496, mesa behringer 2222fx e um acordeon todeschini super6.
    To querendo gravar o som dela, mais ta ruim.
    To usando um mic AKG C3000B Condenser mto bom, só que o som nao ta bom!!! Na mixagem to usando apenas reverb, compressor e equalizador.
    Mais o som num ta fkando bom. Será que ta faltando um pré amp melhor? Se eu colocar um pré amp melhor vai melhorar a gravação??? vlw!!!

    Arno Holetz
    Veterano
    # dez/11
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    alguem???

    .omni
    Veterano
    # dez/11
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    Arno Holetz
    Olha, melhorar vai. Os prés dessa mesa não são nenhuma brastemp...
    Mas eu suspeito que o problema seja o seu uso. Por que você não dá uma pesquisada em tipos de microfonação, dá uma lida em materiais sobre mixagem e tal?
    É um processo complicado tirar um bom som, não é simples como parece.

    Arno Holetz
    Veterano
    # dez/11
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    .omni

    É, esses prés são uma b**** mesmo.
    Ja procurei sobre microfonação e mixagem, e aprendi bastante cosa. Quero tentar tirar um som melhor!!!
    Vai melhorar bastante o som??? quanto porcento + ou -???

    Só mais uma pergunta, as entradas mono da mesa para instrumento são pre amplificadas??? A minha mesa é a 2222fx!!![[

    .omni
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: .omni
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    Arno Holetz
    Só mais uma pergunta, as entradas mono da mesa para instrumento são pre amplificadas???

    Todas as entradas são mono...
    E sim, as entradas para instrumento são pré amplificadas. Não confundir com entradas de linha, é a mesma conexão mas é outra coisa.

    Insisto no que disse acima, continue com seu equipamento, faça mais testes, dá pra melhorar com o que você tem. A hora que você precisar trocar você vai saber exatamente qual pré comprar, quais microfones usar, etc.

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/11
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    Achei uns links que podem te ajudar:

    http://www.backstage.com.br/newsite/ed_ant/materias/143/Captacao_Acord eao.pdf


    http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=94

    Arno Holetz
    Veterano
    # dez/11
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    .omni
    Todas as entradas são mono...
    E sim, as entradas para instrumento são pré amplificadas. Não confundir com entradas de linha, é a mesma conexão mas é outra coisa.


    Vlw, mais os prés são mto ruins neh??? kkk (behringer)

    Insisto no que disse acima, continue com seu equipamento, faça mais testes, dá pra melhorar com o que você tem. A hora que você precisar trocar você vai saber exatamente qual pré comprar, quais microfones usar, etc.

    Vo fazer mais testes sim, éé vo presquisar um bom pré para mim e instrumento. No momento tenho um mic AKG C3000B e um Behringer B1.

    Adler3x3

    Vlw cara, tem bastante coisa boa ali!!!
    ___________________________________________________________
    Aproveitando que estamos falando de gravações vou posta uma musica minha que fiz, mais só tenho o playback (nao sei canta) kkkk, vlw!!!

    http://www.4shared.com/mp3/wqimZjLn/MENTIRAS_DE_AMOR_MZM_DISCOS_DE.htm l

    Avaliem aew, oque precisa melhorar, mixagem, master e talls!!! "E a gaita, pra mim num ta legal!!! " ( Ainda falta algumas coisas, e tem alguns erros (normal kkk)

    Vlw galera!!! espero respostas!!!

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Adler3x3
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    Você esta usando os efeitos da Mesa enquanto grava?
    Ou grava o som puro e depois adiciona os efeitos na DAW?
    O acompanhamento parece automático, o que você esta usando?
    Me parece muito artificial, tem que humanizar.
    Você esta usando somente um microfone?, experimente usar dois, e vá variando a distancia.
    Realmente o som da gaita não tá bom.
    A música é legal.
    Faça como o OMNI disse, vá testando, gravando pequenos trechos.
    No inicio de cada trecho grave com a voz o tipo de configuração, e vá testando as variações uma por uma, anotando tudo no papel antes.
    O problema não deve ser com o equipamento,
    Acredito que dá para melhorar com o que você tem.
    Teste variações escute ,e analise o áudio da faixa.
    Não sou especialista em gravações.
    Mas tem uma regra que tento seguir que é a seguinte:
    - um bom instrumento já vem com o timbre bem equalizado em si mesmo;
    - muito cuidado com a equalização, as vezes é melhor tirar do que incluir;
    - o reverb natural vem do ambiente onde você grava, aqui que podem existir problemas;
    - e depois adicionar um reverb em cima de outro reverb, pode sujar o som;
    - cuidado com o uso de compressores;
    usar compressores para aumentar o volume no geral não fica bom.
    o uso do compressor é para corrigir pequenos detalhes.
    O problema deve ser a falta de pré-amplificador, mas de certa forma a sua mesa já tem isto
    E a gravação a princípio deveria ficar melhor.
    O erro então deve estar em outro ponto do processo, não da mesa em si, ou dá falta de pré.
    O problema pode ser a dosagem dos efeitos e a distância dos microfones.
    E a única forma de descobrir é testar variações.
    Dentro do possível experimente gravar em ambientes diferentes.
    Os efeitos podem ser aplicados depois, e servem somente para corrigir pequenos detalhes e em certas partes.
    É mais fácil depois compatibilizar os outros instrumentos com o acordeon na mixagem, e usar efeitos de forma moderada.
    Procure escutar gravações similares de outros músicos e tente analisar os arquivos de áudio
    Usar efeitos para o todo de forma constante no arquivo de áudio não é recomendável.
    E os efeitos por melhor que sejam, não fazem milagres numa gravação ruim.
    Se a matéria prima é ruim, o resultado final não pode ser bom.
    Um bom trabalho, dá muito trabalho, e os efeitos tem que ser bem dosados, variando conforme a dinâmica da música.
    Para a música em si ficar boa, necessariamente a gravação do acordeon tem que soar bem individualmente na maioria das partes da música.
    Se não soar bem, gravar tudo de novo.
    Até que soe bem.
    Depois com a inclusão dos outros instrumentos (que tem um reverb e uma equalização diferentes, tentar aproximar o efeitos para o som natural da sua gravação...)
    E se for usar efeitos na master global, usar com moderação.
    E escutar , escutar e escutar, e tomar cuidado com a fadiga auditiva, pois quando estamos cansados, nosso ouvido já não capta direito, ou o ouvido acaba se acostumando com o som ruim, e acha que esta tudo bem, e no dia seguinte quando vai escutar novamente com os ouvidos descansados percebe que tudo esta ruim, e esta ruim mesmo.


    Escute somente o som do acordeon sem acompanhamento.
    Afinal o principal instrumento é o acordeon.
    O importante é a track soar bem, independente de efeitos.
    Grave sem efeitos, tem que ficar bom, captando o som natural do instrumento. (a equalização já esta no próprio timbre instrumento, que demorou décadas para ser desenvolvido), e assim não se deve adicionar equalização, exceto para corrigir pequenas partes.

    Arno Holetz
    Veterano
    # dez/11
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    Adler3x3

    Você esta usando os efeitos da Mesa enquanto grava ou grava o som puro e depois adiciona os efeitos na DAW?

    Não uso efeitos da mesa, adiciono depois no sonar.

    O acompanhamento parece automático, o que você esta usando Me parece muito artificial, tem que humanizar.

    To usando automático a Bateria do Superior Drummer Avatar. Como fazer pra humanizar???

    Você esta usando somente um microfone?, experimente usar dois, e vá variando a distancia. Realmente o som da gaita não tá bom. A música é legal.

    Sim, só um microfone (AKG C3000B) com uma distancia de 15 cm da gaita. Equalização flat.

    Faça como o OMNI disse, vá testando, gravando pequenos trechos.
    No inicio de cada trecho grave com a voz o tipo de configuração, e vá testando as variações uma por uma, anotando tudo no papel antes.


    Vo tenta isso.

    O problema não deve ser com o equipamento, Acredito que dá para melhorar com o que você tem.
    Teste variações escute ,e analise o áudio da faixa.


    Vo da uma trabalhada encima disso, sei que so meio que amador ainda... mais que qué consegue, e eu to aq pra isso. S;

    Escute somente o som do acordeon sem acompanhamento Afinal o principal instrumento é o acordeon. O importante é a track soar bem, independente de efeitos. Grave sem efeitos, tem que ficar bom, captando o som natural do instrumento. (a equalização já esta no próprio timbre instrumento, que demorou décadas para ser desenvolvido), e assim não se deve adicionar equalização, exceto para corrigir pequenas partes.

    Mais quando eu ligo o mic na mesa e toco o acordeon o som sai ruim, parece que distorce, mais dai eu abaixo o volume e parece que fika abafado, num fica um som legal de acordeon.

    vlw galera, vo pesquisa mais sobre isso...
    Mais criticas tamo aew!!!!

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/11
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    Para humanizar não existe nenhuma regra definitiva, mas:

    - o arquivo midi original pode servir de base;
    - tentar tocar usando um teclado, se isto não for possível, tentar usar o teclado do próprio computador, depois como o teclado não tem sensibilidade, tentar alterar a velocidade das notas individualmente;
    - criar pequenos atrasos nos compassos sem quebrar o ritmo;
    - incluir batidas de pratos com variações;
    - o arquivo midi original pode servir de base;
    um arquivo midi bom não pode ter todas as notas com a mesma velocidade;
    - incluir variações nas viradas;
    - incluir variações no estilo;
    - trabalhar na automação do volume track por track, criando variações de volume de acordo com o andamento da música;
    - por melhor que seja o músico que toca a gaita, sempre vai existir pequenas variações de tempo, e na bateria tem que tentar ajustar estas variações também;
    - jamais usar o recurso de quantizar tudo, somente em alguns compassos com erros, este recurso só se deve usar quando existem sérios erros a reparar, mas depois que se quantiza para acertar, tem que humanizar de volta, não pode ficar tudo perfeito, pois o som fica robotizado.
    - nas partes em que a harmonia se repete, tentar fazer pequenas modificações;

    O mesmo é válido para os demais instrumentos.
    Nas Strings esticar um pouquinho mais as durações da nota para se obter efeitos de legato, enfim tentar criar pequenas variações nas durações das notas, e ir escutando e modificando até encontrar o equílibrio;
    Variar também as batidas da guitarra ou violão.
    E assim como se cria variações na bateria deve-se criar variações no baixo.
    Mas não é um tarefa fácil não.

    Não conheço o Superior Drumer Avatar.
    Mas não gostei muito do som da bateria.

    Gravação
    Experimente usar dois microfones.
    Afaste um pouco mais os microfones, de 15 cm passe para 20 cm (ou menos) e assim sucessivamente, até encontrar o ponto ideal.
    Faça gravações em sequência, e depois vá escutando, no inicio de cada gravação, grave com a voz mesmo o tipo de configuração.
    E tente variar com pequenos trechos de diferentes músicas, mais rápido, lento , moderado etc, com mais abertura da sanfona etc...
    Vão ocorrer dois pontos:
    - volume muito baixo;
    - volume muito alto (começa a distorção)
    O Ideal é chegar um pouco mais abaixo do ponto onde ocorre a distorção.
    Mas isto pode variar conforme os trechos da música.
    A configuração ideal vai ser a combinação da distância dos microfones com o nível de volume que vão levar ao caminho para uma boa gravação.
    Quando passar do aceitável , muito afastando (som muito baixo), vá voltando aos poucos.
    Verifique também os volumes de gravação, tanto do windows (interno), como da placa de som, e da Daw também.
    Nunca deixe o volume em 100%.
    É melhor gravar com o som um pouco mais baixo, mas sem distorção.
    Via software pode-se aumentar.
    E aqui também tem que ir testando até encontrar o volume apropriado.
    Tem que ir testando, quando começa a dar clips, tem que reduzir o volume.
    Não existe uma regra geral, pois tudo depende: do instrumento, dos microfones, da posição dos microfones, da mesa , da DAW etc..., cada caso é um caso.

    Arno Holetz
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Arno Holetz
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    Eu não entendi mto a parte da bateria lah, eu devo deixar ela um pouquinho com atraso para que pareça mais verdadeira?
    E qual Programa para Bateria vc me aconselha? ( Eu tenho o Superior Drummer, Ez Drummer, Addictive Drum, Baterry3... com todos os kits)
    Qual vc acha melhor para esse tipo de musica que postei e qual preset?

    Abaixei o volume geral da gravação no driver da Placa audiophile 2496 para -3.5 cada canal. L e R.
    Depois quando der tempo vou fazer uns testes pra ver se melhora

    Cara se eu pudesse postar aqui pra vcs a gaita gravada flat em muitas variações se nada de mixagem, vcs me ajudariam a axar a melhor equalização, compressão e talls? é pq eu preciso mto gravar bem a gaita!!!
    Vlw galera!!! Qualquer coisa tamo aew.

    .omni
    Veterano
    # dez/11
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    (a equalização já esta no próprio timbre instrumento, que demorou décadas para ser desenvolvido), e assim não se deve adicionar equalização, exceto para corrigir pequenas partes.

    Hã?
    O microfone então é de super alta fidelidade e vai captar o som do instrumento como se ele estivesse tocando na sua frente, independente das características do mic, do tipo de microfonação, da sala, do pré, do conversor...?

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/11
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    .omni
    A observação que fiz é no sentido que não devemos abusar da equalização.
    Pois todo bom instrumento seja virtual ou real, se é de boa qualidade, os seus timbres já vem naturalmente equalizados.
    A aplicação da equalização deve ser feita para corrigir eventuais problemas na gravação, ou para acentuar o instrumento quando da mistura com outros instrumentos.
    Não to dizendo que não é para usar equalização.
    É um boa ferramenta mas não se deve abusar.

    Mas na gravação num primeiro momento deve-se evitar o uso de equalização.
    O mais importante é fazer uma boa captação e gravação.
    No caso das strings virtuais por exemplo (cordas de orquestra) o uso de equalização traz mais problemas do que soluções.

    Arno Holetz
    Veterano
    # dez/11
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    Eu não entendi mto a parte da bateria lah, eu devo deixar ela um pouquinho com atraso para que pareça mais verdadeira?
    E qual Programa para Bateria vc me aconselha? ( Eu tenho o Superior Drummer, Ez Drummer, Addictive Drum, Baterry3... com todos os kits)
    Qual vc acha melhor para esse tipo de musica que postei e qual preset?

    Abaixei o volume geral da gravação no driver da Placa audiophile 2496 para -3.5 cada canal. L e R.
    Depois quando der tempo vou fwwazer uns testes pra ver se melhora

    Cara se eu pudesse postar aqui pra vcs a gaita gravada flat em muitas variações se nada de mixagem, vcs me ajudariam a axar a melhor equalização, compressão e talls? é pq eu preciso mto gravar bem a gaita!!!
    Vlw galera!!! Qualquer coisa tamo aew.


    Adler3x3
    Veterano
    # dez/11
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    Arno
    Bem primeiro, não sou baterista.
    Assim se cometer alguns erros ou heresias, os baterista e ritmistas que me perdoem.
    É difícil explicar a humanização da bateria assim como de qualquer outro instrumento.
    Mas a base é a seguinte, nenhum músico toca em todos os compassos com a mesma intensidade e com o exato tempo.
    Assim o trabalho de humanização deve ser nota por nota e milisegundos, e ir escutando. ( e variações na velocidade das batidas)
    Em outros instrumentos como por exemplo uma string, se avançar um pouco no próximo compasso não tem problema.
    Já no ritmo isto pode desandar a música.
    Não conheço e não uso as baterias que você tem, mas devem ter algum recurso de humanização.
    E tem que ir experimentando, é um trabalho demorado.

    Outra forma mais fácil de humanizar é separar a bateria por diversos canais.
    A bateria na verdade é um conjunto de instrumentos
    Separando a bateria por sub-instrumentos por canais dá para trabalhar melhor no pan, e no volume individual.
    O resultado final fica melhor.
    Tem softwares de bateria, que salvam os instrumentos de bateria canal por canal através de uma exportação, que pode ser em wav.
    Depois importa-se na DAW os instrumentos por track distinta, e divide-se por vários canais, e pode-se adicionar efeitos com pequenas diferenças em cada instrumento, e o som fica mais humanizado, fica parecendo uma bateria de verdade.
    E também pode-se trabalhar no volume de cada sub-instrumento, e em consequência na bateria como um todo.
    Os 16 canais de gravação midi, parecem muito, mas não são.
    Desde os primórdios do midi o canal 10 foi sempre reservado para a bateria.
    Mas ´da para gravar por midi cada instrumento da bateria em canal separado. (basta identificar as notas por instrumento, e ir separando)
    E pode-se arranjar a bateria de uma forma mais natural, conforme a própria disposição física de uma bateria de verdade.
    Ou até de uma forma mais artificial mesmo, o que importa é o resultado final que se quer atingir.
    Se toda a bateria fica somente num canal midi , quando se faz alterações de pan, muda-se todos os instrumentos da bateria e isto não é bom, e não soa natural. (um bom synth de bateria muitas vezes tem configurações de pan para cada sub-instrumento)
    Mas nada impede que se use mais canais para distribuir melhor.
    No final tudo vai ficar somente em dois canais.
    Mas se a bateria for bem trabalhada canal por canal, e depois exportada para dois canais finais o resultado final fica melhor.
    Dá um certo trabalho mas vale a pena.

    Eu não tenho tantos kits de bateria como você, uso somente o DrumCore 2 Demo, alguns outros sintetizadores de bateria (conforme o estilo) e a bateria do meu teclado Yamaha que tem um bom som, e gravando em canais separados fica muito boa.
    Uma vez instalei o Ezdrummer para testar e não gostei e logo desinstalei.
    E assim não tenho prática neste software, que bem trabalhado pode vir a trazer bons resultados.

    Arno Holetz
    Veterano
    # dez/11
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    Olá, voltando ao assunto de gravação de acordeon, venho pedir a ajuda de voces se puderem para me mostrarem como devo deixar a equalização do acordeon.
    Aqui vou postar duas demos de gravação que gravei só de base onde uma eu mixei e a outra está seca (flat).

    MIX

    http://www.4shared.com/mp3/xI9l7IBF/MIX.html?

    FLAT

    http://www.4shared.com/mp3/LTXwdqEX/FLAT.html?

    Se vocês puderem me ajudar a melhorar a gravação eu agradeço galera...
    Gravei o acordeon com um mic AKG C3000B, entrando na mesa Behringer 2222fx e saindo pelo aux send da mesa entrando na placa audiophile 2496, gravando em 44100 e 24 bit´s.
    Espero resposta e ajuda!!! Vlw!!!

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/11
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    Arno
    O som do Flat me pareceu melhor.
    Na equalização pode tanto reforçar com atenuar as frequências.
    Tudo vai depender dos registros do seu acordeon.
    Desta forma cada registro tem uma frequência.
    Faça gravações por registro, e busque numa tabela de frequências de instrumentos o tipo mais parecido com o do seu registro.
    E experimente atenuar e acentuar, e vá gravando e testando até encontrar o nível ideal para o seu instrumentos por registro.
    E depois faça a mesma coisa combinando os registros.
    Não é uma tarefa fácil.
    Insisto que uma boa captação/gravação dever manter a equalização natural do próprio instrumento.
    A solução também pode estar na compra de novos microfones especiais para o uso de acordeons.
    E na Internet existem várias opções.

    Arno Holetz
    Veterano
    # dez/11
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    Usando a gravação ainda flat, oque eu devo acrescentar a ela? Mais agudos, medios, etc... (equalização)? Oque devo fazer? E efeitos, tipo reverb e etc...
    Vlw!!!
    O microfone que eu tenho é condenser pró da AKG, eu axo q ele capta bem o som, axo que nao precisa trocar.
    Mais vlw cara, espero respostas!!!
    Não posso trocar o registro da gaita pq o cara que ta afim de gravar comigo ele que o som do acordeon mesmo master...
    Vlw

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/11
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    Na Master vários registros tocam junto certo.
    Cada registro tem uma frequência.
    Você pode analisar o espectro das frequências através da visualização dos arquivos wav.
    Aí escutando e observando a visualização das frequências, vai saber em quais frequências, deve atenuar o acentuar.
    Vou baixar o arquivo e vou tentar no fim de semana experimentar.

    Arno Holetz
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Arno Holetz
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    Tah cara, vo da uma olhada nas frequencias, posso fazer isso com o multiband do sonar?
    Se voce conseguisse dar uma olhada pra mim e tentar melhorar eu fikaria mto grato parcero!!!
    Vlw!!!

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Adler3x3
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    Escutei bem a gravação e visualizei no Audacity.
    Parece que tem algo estranho na gravação, nas frequências mais baixas.

    Método alternativo:
    Experimente pegar uma música só com som de acordeon parecido com o seu (rip do cd) (melhor usar arquivo wav do que mp3)
    Você com certeza deve ter um bom repertório.
    Depois grave a mesma música com o seu acordeon, e tente seguir o estilo de execução da música original. (uns 30 segundos)
    01- Abra a música modelo numa track;
    02 -Abra a sua gravação em outra track;
    03- Corte a música modelo e deixe com o mesmo tempo que a sua gravação.
    04- Compare visualmente as ondas wav.
    05- Vá regravando até deixar o tamanho das ondas parecidas;
    (o ideal deve ser um pouco abaixo, pois você não esta utilizando efeitos)
    06- Escute o resultado e observe se soa bem.

    É um método visual, a princípio se as ondas ficarem bem parecidas, o som deve ficar equivalente.
    Não custa tentar.
    Não use equalizador, teste com reverb e sem reverb.
    Se for usar reverb, modere em 40%, e vá experimentando.
    Comece com um volume mais baixo e vá subindo até chegar perto da onda do arquivo original.

    Arno Holetz
    Veterano
    # dez/11
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    Adler3x3

    Vo tenta isso sim, depois eu possto o resultado!!!
    vlw.
    mais a musica tem que ter instrumental???
    É dificil achar musica com acordeon sem instrumental!!!

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