Carpete e Amp em Home Studio

    Autor Mensagem
    danilobuzar
    Veterano
    # dez/11


    Fala galera, blz?

    Seguinte, estou com um projeto de transformar um quarto pequeno que tenho em meu apartamento em um home studio, porém tenho algumas dúvidas e espero que vocês possam me ajudar.

    Lí alguns tópicos falando sobre carpete para ser usado no home studio... Que tipo de carpete é esse? Na escola que que faço aulas de batera, eles usam um tipo de carpete que é meio cinza escuro em toda a sala.. É esse tipo de carpete mais comumente usado?

    Outra coisa... Como o quarto é pequeno, gostaria de colocar os amps presos na parede, mas como o meu amp (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-215251354-caixa-multi-uso-ocm- 208-55w-oneal-2-canais--_JM) não tem furo embaixo e nem atrás, gostaria idéias de como eu poderia prendê-lo na parede? Pensei em usar uma base para ele, mas que tipo de base? Procurei bastante no ML, mas não encontrei nada do tipo.. Só encontrei suportes para fixar amps com furo embaixo...

    Desde já, obrigado.

    gbmeioponto
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Falai cara, o carpete serve pra TRATAMENTO ACÚSTICO. Se quiser saber mais sobre isso, procure a busca, mas é basicamente absorver o som que bate no chão para que ele não reflita, causando o efeito "reverb". Qualquer carpete serve, dependendo do material ele vai absorver mais ou menos. No meu home-studio, eu uso carpete laminado (acho que é esse o nome), aquele mais baratinho, que é só a folha do carpete, nem é muito macio, e funciona muito bem.

    Quanto aos amps, eu compraria aquelas prateleiras que são seguradas por mão-francesa, aquelas que você aparafusa a base na parede e aparafusa a prateleira em cima (sabe qual é?). Vê alguma que aguente bem o peso do amp. Aliás, eu não botaria na parede, iria ocupar espaço do mesmo jeito... Aqui o estúdio também é pequeno, e ai rola aquele improviso, o amp de baixo acaba servido de cadeira nas horas vagas hehe.

    Abração

    .omni
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    danilobuzar
    Como é o chão da sua casa?
    Basicamente qualquer tapete que você botar no chão vai dar uma matada no som. O ideal é ter um tapete que você possa tirar ou botar a hora que quiser, pra matar mais ou deixar a sala mais "viva".
    Uma coisa que vale a pena é: se você tem uma estante de livros no quarto, posicione-a atrás de você. Na verdade se o quarto inteiro tiver estantes nas paredes, melhor ainda!

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    .omni: Basicamente qualquer tapete que você botar no chão vai dar uma matada no som.

    Isso não tem relação com a arquitetura/tamanho do estúdio?

    Abs

    .omni
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    MauricioBahia
    Também! Tudo depende muito da sala. Eu já vi uma sala que era de difusores (de madeira) do chão ao teto! Cada sala tem um propósito, mas pra quem não pode escolher o ideal é tirar o máximo de ambiência ruim da sala, sem transformar ela num caixote de espuma completamente morto.
    O tapete sempre dá uma "abafadinha" (não gosto desse termo), deixa a sala menos viva. Claro que dependendo do tapete ele vai matar mais ou menos, e dependendo do tamanho da sala ela vai reverberar mais ou menos (e de maneiras diferentes) mas uma sala completamente morta não é legal também (a não ser que você grave locução pra rádio).
    Por isso eu falei das prateleiras, elas funcionam como difusores e dão uma espalhadinha! A coisa mais complicada pra mim em relação a home studios é o teto! Se conseguir tirar aquele "tec tec" de parede vazia no home studio já é lucro!

    danilobuzar
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: danilobuzar
    · votar


    Valeu pelas respostas pessoal!

    gbmeioponto, eu perguntei sobre o carpete para fazer o tratamento mesmo, porque o isolamento (nas paredes) estou pensando em fazer com alguma dessas duas placas anunciadas no ML (link abaixo).

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-208603704-espuma-isolamento-acu stico-_JM

    ou

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-208942804-super-acustica-espuma s-absorvedoras-e-isoladora-_JM

    Neste home studio, vou fazer basicamente gravações, mas as vezes vou fazer ensaios com a minha banda. Não tenho tanto problema com o chão porque uso bateria eletrônica. Eu tive a idéia de colocar os amps presos na parete (no alto) para diminuir a ressonância para o andar de baixo, além de economizar espaço, porque o quarto é pequeno... Tem aproximadamente 6m2.

    .omni No chão estou pensando em colocar borracha EVA e cobrir com o carpete, ou seja, estou querendo cobrir as paredes (em cima da camada da espuma isolante) laterais e o chão com o carpete cobrindo a borracha.

    No teto estou pensando em cobrir com uma camada de isopor e por cima do isopor, colocar uma camada de madeira fina (não sei o material, nem o nome, mas se alguem puder indicar, eu agradeço) para fazer a reflexão.

    Caso o som fique muito morto por conta do carpete, tenho a idéia de colocar algumas placas de espuma para tratamento acústico (tipo SONEX) em pontos estratégicos pela parede.

    Será que fica bom?

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    .omni

    Muito bom!

    Obrigado. :)

    guitarg3
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    danilobuzar
    e será que presta esta espuma de isolamento acustico? 14 db são suficientes pra abafar legal o som?

    kiki
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    danilobuzar
    o isolamento (nas paredes) estou pensando em fazer com alguma dessas duas placas anunciadas no ML (link abaixo).

    antes de gastar com espuma, verifique todos os vãos (os buracos, portas e janelas basicamente). é por eles que o som vaza em primeiro lugar.

    nao adianta nada por espuma se a janela nao fechar direitinho.
    elimine frestas.

    mas tanto pra isolamento como pra tratamento não dá pra dizer nada com certeza sem olhar como é a sala e o que tem em volta.

    MauricioBahia
    .omni
    danilobuzar
    Isso não tem relação com a arquitetura/tamanho do estúdio?
    tem.
    do estudio e do que tem em volta! as outras salas, as outras construções...

    kiki
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    danilobuzar
    pra saber onde por carpete ou qualquer outro tipo de acabamento pra melhorar o ambiente é preciso fazer um calculo de reverberação da sala. não é um negócio que voce aprende assim de uma hora pra outra, mas dá pra aprender se quiser.

    mas dá pra aprender facil alguns conceitos basicos.
    use a busca que eu já vi milhares de dicas de como tratar um estudio de maneira barata, com conceitos bem intuitivos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Carpete e Amp em Home Studio