Como desacustumar os ouvidos ao som das tracks?

    Autor Mensagem
    Piggie
    Veterano
    # dez/11


    Fala pessoal.

    Seguinte, sempre quando eu estou mixando minhas músicas acontece um probleminha muito chato, que acho que muitos de vocês já devem ter passado por isso.

    Á medida que eu vou mixando, o meu ouvido acaba se acustumando com o volume e efeitos das tracks. Assim, parece que todas as tracks estão em agradáveis de se ouvir.

    Pra esquivar disso, eu geralmente tenho que dar uma pausa de pelo menos 10 minutos e voltar a mixar depois. Aí quando eu volto a mixar eu noto que os volumes estão completamente desregulados e os efeitos estão muito ruins.

    Vocês passam por isto também? E como lidam com esta situação?

    chevelho
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: chevelho
    · votar


    Cara, isso é complicado especialmente quando se trata de música própria.

    Dizem que o ideal é que a música seja mixada por uma pessoa diferente de quem a gravou, pois existe uma ligação emocional entre o músico e sua música.

    Isso sem contar que você, assim como eu, não deve ser um técnico profissional de áudio e portanto não conhece os macetes para fazer uma mixagem correta.

    O caso é que a gente acaba tentando mixar como base nno nosso gosto pessoal, mas isso não funciona muito bem na prática.

    Infelizmente não saberia como te ajudar nisso.

    kiki
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    Piggie
    é recomendavel mixar em mais de uma etapa.

    depois que terminar uma vez, feche e va fazer outra coisa.
    tome um cafe, coma, passeie, veja tv.
    e tambem ouça trabalhos profissionais que sejam no mesmo estilo e que voce curta, pra ter referencia.
    ai voce volta pra mexer. pode ser horas mais tarde, pode ser outro dia.

    e faz isso umas duas vezes no minimo.

    existe um efeito que chama acomodação auditiva, que é isso. o ouvido se acomoda ao ouvir muito um som, entao a gente "ouve errado".

    Piggie
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Piggie
    · votar


    kiki

    Caramba, você me ajudou umonte. Fui pesquizar sobre acomodação auditiva e to encontrando alguns artigos legais.

    Artigo do Mercado Livre sobre pedaleiras:

    "Compreenda o fenômeno da acomodação auditiva. Quando estiver ouvindo música, experimente colocar os médios no máximo e os agudos no mínimo. O som ficará terrível, irritante, mas continue ouvindo assim. Passado algum tempo, você vai "esquecer" e o som parecerá bom. Então ajuste os médios e agudos e, surpresa: o som parecerá terrível e irritante de novo! Esse é o fenômeno da "acomodação auditiva", natural do ouvido humano, que tende a se adaptar às freqüências recebidas. Trazendo isso para o universo da regulagem de efeitos, é fácil deduzir que o efeito que você começou a mexer agora vai soar diferente daqui a meia hora (mesmo com a mesma regulagem), o que vai tornar a regulagem do patch irreal. Há vários relatos de sujeitos que regulam o efeito à noite e depois vão dormir, e ao acordar no outro dia, com os ouvidos descansados, o efeito soa diferente do que ele lembrava. Moral da história: descanse os ouvidos de tempos em tempos para atenuar a acomodação auditiva."

    "Lembro de ter lido em algum lugar que o tempo médio para a acomodação de freqüências do ouvido humano é de 45 minutos, em média. Assim, bole uma estratégia onde você possa fazer determinadas experimentações, e regule sua pedaleira de forma inteligente dentro de 45 minutos. Após isso, suas regulagens serão irreais. Então descanse por mais 45 minutos, e depois volte. O difícil vai ser conter a ansiedade!"

    Eu até então nunca tinha ouvido falar sobre isso. Mais uma coisa que eu aprendi como mixador.

    Valeu mesmo.

    londrer
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Qnd eu acho q chegou nesse ponto (e chega mto antes do q a gente imagina) eu paro por uns 10~20 minutos, ouço um CD de referência, tomo uma café, dou uma relaxada. Ai qnd volta vc fica d boca aberta no tanto d coisa q tem pra arrumar huahuahuauh

    .omni
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: .omni
    · votar


    Piggie
    Não tem jeito, isso sempre vai acontecer. Eu conheço um masterizador que demora muito mais do que o padrão porque ele masteriza uma coisa e vai pra casa. No dia seguinte ele volta e corrige. Etc. É o ideal, claro que nem todo mundo pode se dar esse luxo.

    O ideal é que você saiba reconhecer quando está começando a errar, aí vá dar uma volta, realmente não tem outro jeito. Tem gente que gosta de botar uma música, eu gosto de simplesmente não ouvir nada além de ruído (rua, passarinho, vozes, etc).
    Mas quando você tem prazo pra entregar as coisas e não pode se dar o luxo de ficar parando pra tomar um cafezinho o tempo todo, o que funciona é trabalhar paralelamente em várias músicas. Quando você começa a acostumar com uma mix, abra outra sessão e vá trabalhar nela e assim em diante num loop eterno de café e olheiras sem ver a luz do sol por dias a fio. Haha.

    Piggie
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    .omni

    Quando você começa a acostumar com uma mix, abra outra sessão e vá trabalhar nela e assim em diante num loop eterno de café e olheiras sem ver a luz do sol por dias a fio. Haha.

    UHASUDHUSAD, nossa, que realista. Mas gostei da idéia de ir trabalhando um pouco em cada música, acho que vou fazer isso mesmo. Valeu!

    Stalingrado
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Piggie
    Eu geralmente faço a mixagem outro dia... Gravo e deixo pra mixar num dia diferente, na "manha", porque o ouvido realmente cansa. Daí no dia da mixagem, eu passo um tempinho mixando até que eu enjoo. Nesse momento eu paro, vou fazer outra coisa, tomar um café, entrar na internet, etc... O lance é deixar o ouvido relaxar, porque a gente deixa ele muito "tenso" ao tentar analisar os detalhes da mixagem... :)

    Guilherme Nau
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    .omni
    O ideal é que você saiba reconhecer quando está começando a errar, aí vá dar uma volta,

    Talvez seja quando você começa a aumentar o volume do instrumental demais e abafa o vocal, ou o contrário.

    Ou quando começa a equalizar tudo e começar a ficar estressado ou irritado.

    Eu gravo as minhas brincadeiras de tarde e vou mixar só de noite. Assim sigo a vida haha

    alexandrecoppo
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    isso aconteceu antes de ontem comigo eu tava gravando umas musicas so por diversao msm, dai eu salvei os efeitos q tinha usado, quando fui abrir ontem tive uma surpresa meu som tava uma grande merd@ eu pensei ate q tinha berto um outro prest de tao ruim q tava dai tive q mexer tudo denovo, agora entendi esse lance de acomodação auditiva.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como desacustumar os ouvidos ao som das tracks?