Avaliação de Mixagem, Produção de Áudio e Vídeo.

    Autor Mensagem
    Piggie
    Veterano
    # nov/11


    Fala galera do cifraclub.

    Eu ja postei este vídeo no fórum de divulgação de músicas, porém o moderador que me perdoe, mas eu queria uma opinião voltada principalmente para a mixagem e produção, que é o meu maior interesse atualmente.

    Áudio usando:
    Acustica Mixcraft 5
    Microfone Sennheiser E835
    Violão Michael (o mais baratinho)
    Guitarra Stratocaster Squier by Fender
    Guitar Rig 4
    Izotope Nectar
    Drums & Bass com VSTi

    Vídeo usando:
    A camera do meu pai
    Adobe Premiere Pro

    http://www.youtube.com/watch?v=-7i7rs7bQfY

    Toda e qualquer crítica será bem vinda.

    Valeu!

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Bem você gravou por partes.
    A Qualidade do vídeo esta ótima.
    Já a qualidade do áudio ainda não.
    E me pareceu bem sincronizado, você trabalhou bem na sincronia com o Mixcraft.
    A Qualidade do áudio parece estar em mono.
    A partir dos 4 minutos você incluiu alguns efeitos que devem ser melhorados.
    A idéia é muito boa neste final, mas tem que melhorar.
    Tem partes boas, mas aqui cabe uma revisão, principalmente dos vocais adicionais com delay, e o outro som mais grave (parece ser da guitarra) que falta corpo e presença.
    De qualquer forma o resultado tá bom, esta acima da média de outros vídeos que o pessoal normalmente produziu.
    A voz tá um pouco alta em relação ao violão.
    Não sei se foi a sua primeira gravação, e se foi tá muito bom.
    Com a prática você vai se aperfeiçoar.
    Trabalhe no áudio, melhore a mixagem para soar estéreo.
    Como são poucas tracks, dá para trabalhar e melhorar muito.
    Trabalhe track por track.
    Na Masterização aplique plugins do próprio Mixcraft, dá para melhorar com certeza.

    A música permite que mais instrumentos sejam adicionados.
    Tem um bom material em mãos.
    De qualquer forma parabéns.

    Osvaldojr
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Osvaldojr
    · votar


    Achei que no final houve "choques harmonicos", sei lá, ta embolando a melodia com outras coisas no final....
    Experiemnta fazer os arranjos mais claros e mais "enxugados", sem tantas notas assim no final...
    Mas vc canta muito bem e a canção é boa.
    Siga em frente....

    Guilherme Nau
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Piggie

    Vou opinar pelo o que eu sei.

    Quando você for fazer um trabalho assim com troca de câmera amigão, tem que deixar "todas" as câmera com o mesmo nível de brilho, saturação de cores e contraste.

    Eu percebi que você mexeu no padrão de cores não é? Quando você fazer isso, tenha duas telas do seu editor. Algo como isso

    http://img.uptodown.net/screen/windows/bigthumb/sony-vegas-1.jpg

    Ao fazer isso, você vai perceber com muito mais facilidade do que ficar comparando e mudando a linha de tempo de uma imagem para outra.

    Outra, mudar a cor não é o tratamento ideal. Quando temos um vídeo em mão, por mais que a câmera é potente, eu faço uma melhora na cor, deixo mais nítido e jogo um gaussiano bem de leve nas luminosidades. Tenho tópicos sobre isso e dicas até...

    Outra coisa, esta um pouco fora da sincronização... Quando você for sincronizar isso, grave ouvindo a música bem alto, pra câmera captar o som e você conseguir sincronizar sem maiores dificuldades. O novo Final Cult (só para MAC) possui uma ferramente no qual alinha automaticamente ambos, assim você evita horas de tempo perdido sincronizando e vendo o que está bom.

    Outra man, você desafinou :/ Mas isso não é comigo...

    Piggie
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Opaaa, estou mto contente pelas respostas. Vamos lá então:

    @Adler3x3
    Já estou analisando estes detalhes que você citou, como volume da voz em relação ao violão. Agora, quando você diz que eu deveria melhorar os efeitos aos 4 minutos, que efeitos seriam estes?

    E de que plugins do Mixcraft que você está se referindo (que poderiam ser aplicados)?

    A respeito do corpo da guitarra, eu procurei não dar corpo ao som porque senão ficaria muito "pesado", contranstanto excessivamente a primeira parte da musica, que é bem calminha.

    @Osvaldojr
    Então, eu tirei esta idéia de uma música da banda A Day to Remember, que tem um final beeem parecido, cheio de vozes. E desculpe a ignorância mas...o que são choques harmônicos?

    @Guilherme Nau
    Pelo que eu vi vc manja pra caramba de vídeo heim, haha. Então, eu já havia notado isso, mas nem tive saco pra fazer esse ajuste de cores. Prometo que próximo vídeo vou me ater mais á estes detalhes.
    E em relação á sincronização, isso é quase impossível, porquê eu nunca consigo cantar a mesma música duas vezes identicamentes iguais, então sempre haverá uma pequena "des-sincronia" que eu não consigo ageitar. É como se eu sincronizasse logo no começo da cena e ao rolar da cena os tracks (video e audio) se desencontram.
    Ah, e você poderia me dizer em que parte desafinei? Quando eu edito minha própria voz, dificilmente percebo desafinação...acho que é pelo fato de ela ser tão natural pra mim que fica dificil de detectar isso x__x

    Guilherme Nau
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Piggie
    Pelo que eu vi vc manja pra caramba de vídeo heim, haha

    Rsrs nem tanto, tem gente aqui muito melhor que eu.

    Então, eu já havia notado isso, mas nem tive saco pra fazer esse ajuste de cores. Prometo que próximo vídeo vou me ater mais á estes detalhes.

    Não precisa prometer man rsrs. Mas se você tem um controle muito melhor sobre os pluggins que o teu editor te oferece quando você bater o olho sobre o projeto bruto já irá saber o que fazer.

    E em relação á sincronização, isso é quase impossível, porquê eu nunca consigo cantar a mesma música duas vezes identicamentes iguais, então sempre haverá uma pequena "des-sincronia" que eu não consigo ageitar
    __________________
    É como se eu sincronizasse logo no começo da cena e ao rolar da cena os tracks (video e audio) se desencontram.

    Isso ocorre porque você não ouve a música ou toca ela sem algo que irá te referenciará o mesmo ritmo sempre que você gravar.

    Eu recomendo você pegar a sua música já gravada, colocar pra tocar em algo bem alto pra você ouvir claramente e gravar tocando e cantando normalmente, não mais alto que a própria música. Assim você só sincroniza tudo no editor e corta o som da câmera, deu.

    Quando eu edito minha própria voz, dificilmente percebo desafinação...acho que é pelo fato de ela ser tão natural pra mim que fica dificil de detectar isso x__x


    Não sou a pessoa mais certa pra te explicar isso. Meu negócio é só edição de vídeo :D

    Piggie
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Guilherme Nau

    Já to editando o próximo vídeo. To me debatendo aqui pra ajustar a coloração das tracks, mas minhas expectativas são de que este segundo vídeo fique pelo menos 50% melhor que o primeiro.

    Já quanto a sincronização, isto é algo que não tem como ficar melhor. Este vídeo aí eu ja tinha feito o que você sugeriu, porém na hora de cantar eu geralmente entrava antes ou depois do playback. ):

    Abraços

    Guilherme Nau
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Piggie
    Já quanto a sincronização, isto é algo que não tem como ficar melhor. Este vídeo aí eu ja tinha feito o que você sugeriu, porém na hora de cantar eu geralmente entrava antes ou depois do playback. ):

    Eu faço o seguinte...

    Coloco algo como timer no mesmo ritmo que a música antes de ela tocar. Tipo, 4 batidas de pratos e aí vem a música. Ajuda bastante.

    léo belintani
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Fala Galera, bom to querendo começar a montar um Home Studio em casa, e eu estava lendo a respeito nos topicos algumas coisas que me deixaram em duvida.
    1-Pra que serve um Pré Amplificador?

    2-A Interface de Audio, ela serve pra microfonação apenas? E qual suas outras funcionalidades?

    3-O mixer é tipo uma interface de audio só que com mais canais?

    4-Qual um interface com 2 canais para mic?(No caso queria gravar voz e violão)

    5-Como funciona as ligações de monitores de audio?

    6-Com monitores de audio(ou fone),mais interface de audio(ou mixer), mais microfones, e o pre amplificador(não sei oque é) eu consigo um home studio de qualidade?

    Lembrando que quero algo de médio custo porem de qualidade. Enfim, e eu queria saber qual equipamentos vcs me recomendam pra montar um home studio legal , vale lembrar que eu gravo com uma PODHD300 em linha no reaper, apenas isso!

    Muito Obrigado, e ajudem ae.
    Forte Abraço!!!

    .omni
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    léo belintani
    Não me leva a mal não?
    Eu respondo essas perguntas toda semana, e não sou o único.

    Faz o seguinte, use a ferramenta de busca lá em cima que você vai achar zilhões de respostas pra essas perguntas.
    Se continuar com alguma dúvida depois, aí sim volte a perguntar aqui ou em outro tópico. Ok?

    léo belintani
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    .omni

    Acontece que minhas perguntas foram um pouco mais especificas, mais tudo bem, procuro outra pessoa com boa vontade pra ajudar...e não me leve a mal ok?


    Forte Abraço!!

    Adler3x3
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    léo belintani
    1-Pra que serve um Pré Amplificador?
    Para aumentar o sinal da gravação.
    Para se gravar com microfones é necessário um pré-amplificador.
    Mas no seu caso como esta iniciando não necessita um aparelho a parte.
    Uma interface de áudio razoável já vem com este recurso.
    As placas de som onboard normalmente não tem pré-amplificação.
    E o que acontece as gravações ficam com o volume muito baixo.
    Num sistema básico iniciante não necessita de um pré.
    Comece com uma razoavel interface de áudio que tenha préamplificador embutido.

    2- A Interface de Audio, ela serve pra microfonação apenas? E qual suas outras funcionalidades?
    A interface de áudio é simplesmente o ítem mais importante de um home stúdio.
    A interface além de reproduzir os sons em diferentes resoluções de áudio, serve para conectar microfones e outros instrumentos musicais.

    3- O mixer é tipo uma interface de audio só que com mais canais?
    Não necessariamente, mas até pode fazer isto.
    No seu caso não necessita de mixer por enquanto, então não se preocupe.

    4-Qual um interface com 2 canais para mic?(No caso queria gravar voz e violão)
    Bem aqui existem centenas de opções, e tudo vai depender do dinheiro que você esteja disposto a investir.
    Com você esta começando, comece com uma mais simples, mas que pelo menos tenha:
    - conexão para microfones com função de pré-amplicador de sinal;
    - conexão para instrumentos musicais (guitarra, baixo , teclado etc...)
    - resolução de áudio de no mínimo 48 khertz e 24 bits;

    Eu uso uma Roland Edirol UA-1EX, que trabalha em 24 bits e até 96khertz.
    Mas acredito que esta placa já saiu de linha, mas existem outras opções da Roland, e também de outras marcas.
    O pessoal tem usado muito as interfaces da Maudio.
    Quanto mais recursos melhor, mas custa mais.
    Se puder adquira uma interface na faixa do R$ 600,00, que vai atender as suas necessidades básicas.

    5-Como funciona as ligações de monitores de audio?
    Os monitores de áudio são ligados na saída da interface de áudio.
    Aqui também existem grande variação, e tudo depende do dinheiro.
    Desde monitores mais simples na faixa de R$ 500,00 a monitores que custam enormes somas.
    Além do monitor de áudio, incluiria um bom fone de ouvido.
    No início tanto o monitor com um bom fone de ouvido ( a partir de R$ 300,00) podem provisoriamente serem substituídos por um razoável sistema de som.
    Afinal você esta aprendendo.
    Depois que produzir alguns trabalhos vai entender melhor como tudo funciona, e daí pode aperfeiçoar.

    6- Com monitores de audio(ou fone),mais interface de audio(ou mixer), mais microfones, e o pre amplificador(não sei oque é) eu consigo um home studio de qualidade?
    Sim.
    Consegue, mas vai depender também do computador, que deve ter uma boa configuração,( velocidade do processador e o máximo possível de memória RAM, e um HD rápido e com bastante espaço para gravar o material)

    Quanto ao microfone que você tem não sei dizer, mas após adquirir a interface de áudio (coração do home studio), faça experiências, se não for bom adquir um outro melhor, se for o caso.
    Fora isto existem outras soluções como um mini studio externo da Roland, que tem quase tudo e integrado, e custa aproximadamente R$ 1.300,00).
    Você vai adentrar também no uso de instrumentos virtuais (Vsti) e também no uso de efeitos virtuais, mas isto já é um segundo passo.
    E também tem nesta faixa de preço um módulo da Roland SD-50, que tem todos os recursos necessários a uma home studio iniciante. (qualidade de áudio de 24 bits e 48 kherts, além de vir com mais de 1.200 instrumentos virtuais de qualidade Roland).
    A vantagem do mini studio é que livra o computador de processar o áudio.
    O Aprendizado é contínuo, e graças a constante evolução tecnológica, sempre novas opções estão aparecendo no mercado.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Guilherme Nau
    · votar


    Adler3x3
    mas vai depender também do computador, que deve ter uma boa configuração,( velocidade do processador e o máximo possível de memória RAM, e um HD rápido e com bastante espaço para gravar o material)

    Eu aconselharia pelo menos ter essas configurações:

    Processador: Mínimo i5 da intel
    RAM: Mínima de 8GB em um único pente (dois pentes de 4GB cada faz diminuir o processamento.)
    Um HD para Windows de 500MB e outro externo para pluggins, projetos etc
    Uma placa de vídeo com o mínimo de 1GB
    Uma boa interface de áudio também né? :)

    Acho que no caso dele, não precisa de uma quantidade de canais absurda, já que ele vai gravar só voz e violão.

    Já existe computadores a venda com tudo alí encima, mais baratos do que montar um PC mesmo.

    Um monitor de alguma polegadas a mais do que os comuns seria bem melhor pra se trabalhar também, mas eu acho um pouco de luxo.

    léo belintani
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Guilherme Nau


    Então, me explica uma coisa, oque são VSTi algo do tipo, que dizem que serve pra fazer o som d abatera, do baixo etc, é isso msm?

    No caso com uma interface, cabos, microfone, fone e talvez um monitos de audio e um pc bom, seria um home studio?os VSTs se incluem no home?

    Guilherme Nau
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    léo belintani
    oque são VSTi algo do tipo, que dizem que serve pra fazer o som d abatera, do baixo etc, é isso msm?

    Não sou a pessoa mais apropriada para isso, mas é isso mesmo. É meio que um instrumento virtual. No caso de linhas de baixo eu não utilizo ele, gravo com a guitarra em linha e depois baixo 12 semitons.

    No caso com uma interface, cabos, microfone, fone e talvez um monitos de audio e um pc bom, seria um home studio?

    Sim, seria legal você ter um PC top e uma interface boa e um microfone bom. Tendo o famoso Shure-SM 57 para microfonar já é uma boa, terá menos trabalho na equalização. Falando em equalização, de nada vai adiantar ter um bom home studio se você não tem ouvidos pra mixar.

    os VSTs se incluem no home?

    Sim, nesse caso, no software que você usa pra mixar. A chamada DAW

    léo belintani
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Guilherme Nau

    Entendo, então eu consigo mixar já, mais ainda to meio ruim, enfim, to querendo pegar a M-audio, um MIC legal, e pronto, o meu pc é bom já então....

    Valeu pelas dicas

    Forte Abraço

    Piggie
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Nossa, o assunto do tópico mudou totalmente, haha.

    Gente, meu novo vídeo está pronto, disposto no tópico:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/276006/

    Isto tudo graças á vocês, valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Avaliação de Mixagem, Produção de Áudio e Vídeo.