Como melhorar meu Mini-Studio para estudo/gravação ?

    Autor Mensagem
    JucaPereira
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: JucaPereira


    (OBS: Versão "encurtada" no final do post).

    Olá pessoal do Fórum CifraClub,
    Toco guitarra a mais ou menos 3 anos, e sempre toquei com amplificadores (Um VOX basicão), e tenho a minha guitarra (Squier Telecaster Standard).

    Recentemente me mudei para um prédio, onde moram pessoas de mais idade, então para não encomodá-las (mesmo que a lei me permita, acho que seria um desrespeito a eles, pois alguns aparentam ter 80-90 anos).
    Então, vendi meu amplificador, e estou agora com uma grana extra para montar um mini-studio de gravação e estudo para mim, e gostaria de uma ajuda na hora de escolher os equipamentos.

    Bem, atualmente então eu tenho minha guitarra (Squier Telecaster Standard), uma Pedaleira BOSS ME-25, e um Mac Mini (com Logic Pro).

    Uso a minha BOSS ME-25 em conexão USB ao Mac no Logic Pro e toco em modo "Monitoring" para ouvir o áudio ao-vivo no meu headphone.

    Porém, acho que o som ainda não está saindo dos melhores, o que me dificulta no estudo e na hora da gravação.

    A guitarra não é o problema, pois quando a ligo em um amplificador o som fica bonitinho, e nem o software pois Logic Pro não há muito erro.

    Agora que gostaria da ajuda de vocês, o que eu posso comprar para me ajudar a melhorar este som ?

    O que eu não possuo e penso em comprar é:
    Um par de headphones (tenho um de qualidade razoável, porém a ligação é P2 direto no Mac).

    Uma placa de áudio (não sei se a BOSS ME-25 faz um bom trabalho na hora de ligar USB, ou faz?)

    Uma FCB1010 (Caso eu compre uma placa de áudio, para trocar na hora, então venderia minha BOSS ME-25 e compraria esta pedaleira juntamente com Guitar Rig, ou Amplitube).

    O que acham que devo fazer? O ideal é usar a BOSS ME-25 com os efeitos dela ou apenas como placa de áudio e usar efeitos do Guitar Rig (ou outros) ? Devo comprar um par de headphones com entrada P10 ?

    Obrigado a todos !

    Versão Encurtada: Tenho um Mac Mini, Logic Pro, Squier Standard e uma BOSS ME-25.
    Não posso tocar com amplificadores, então ouço pelo Headset com o som saindo do Logic Pro.
    Não possuo um par de headsets bons (razoáveis, mas com entrada P2), uso como placa de áudio o BOSS ME-25.

    O que faço para melhorar o som ? Compro uma nova placa de áudio no lugar dar BOSS-ME 25 (Então compraria também uma FCB1010 para substituir o pedal, juntamente com o Guitar Rig ou Amplitube {qual o melhor?}).


    Obrigado, novamente.

    Quaisquer dicas a mais também serão aceitas.

    Igorpodttec
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    JucaPereira

    Logo antes de começar a falar já vou deixar o link prum canal do Youtube que é sensacional.
    http://www.youtube.com/user/toraliens

    O canal é super interessante e explica muitas coisas sobre home studios. No seu caso eu pegaria sim uma interface de áudio, com uma fast track da pra se fazer tudo o que quiser. Quanto aos headphones, se você optar pela interface o ligação dele pode ser nela.Dizem que o Sony MDR-V600 tem uma ótima qualidade.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem a resposta a sua indecisão esta no seu próprio post.
    É só clarear um pouco as idéias.
    Não sou guitarrista, mas...

    1- Uma interface de áudio é necessária mesmo no mais humilde Mini Studio como você mesmo classifica;
    E a BOSS ME 25 além de pedaleira funciona também como interface de áudio.
    2- A Pedaleira Nova FCB1010 parece que é melhor que a BOSS ME 25 mas não tem interface de áudio, mas não sei afirmar com certeza;
    3- Guitar Rig ou Amplitube
    Bem existem vários softwares de efeitos para guitarra, é difícil ficar com um só, sempre queremos mais, existem centenas.
    Mas se fosse escolher ficaria com o Guitar Rig
    Mas o melhor mesmo nesta questão de efeitos é o pedal real (físico) mesmo.
    Mesmo num computador potente e com bons softwares, os efeitos de guitarra utilizam (forçam) bastante o uso do processador, e muitas vezes causam problemas de ruídos, travamentos etc...
    Lembre estes softwares são emuladores de efeitos, nunca soam como os pedais de verdade.
    E numa execução ao vivo é temerário o seu uso.
    Então tem que manter um pedal com os efeitos de verdade.
    4- Headphones
    Devido não poder usar o amplificador VOX, sobra a única opção de escutar pelo fone de ouvido.
    Mas mesmo assim você tem que tomar cuidado, pois a fadiga auditiva num fone de ouvido acontece mais rapidamente do que com o som nas caixas.
    Cuidado com a saúde.
    Assim invista no melhor que puder, lembrando que você deve procurar um que tenha características de reproduzir frequências adequadas a um home studio, com algumas características de um bom par de monitores de referência de áudio.
    Muito embora nunca um fone de ouvido vá substituir um par de monitores.
    Mas não é um fone de ouvido qualquer, tem as suas particularidades.
    Por exemplo fones de ouvido que reforçam demais os graves, vai fazer com que você perca a referência.
    Neste ponto você tem que fazer um boa pesquisa: um fone de ouvido de estúdio (profissional)
    Acho que tem ser melhor do que razoável.
    Nada de fones de ouvido que mascarem o som.
    Antes de mais nada você deve comprar o fone de ouvido e testar na sua atual configuração.
    Faça um teste com a sua própria pedaleira visitando uma Loja que tenha headphones profissionais para Estúdio e teste você mesmo os vários modelos, até encontrar o melhor para o seu caso.
    A dica do Site do Roberto Toraliens indicada nas respostas deste tópico é muito boa.
    Assista todos os Vídeos dele, ele usa o Logic no Mac também.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como melhorar meu Mini-Studio para estudo/gravação ?