[TUTORIAL] Gravando pela onboard SEM ASIO4ALL (usando WASAPI) no Reaper c/ Windows 7/Vista

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# nov/11 · Editado por: MauricioBahia


Oi pessoal! o/*

Antes de qualquer coisa, é FUNDAMENTAL atualizar os drivers da sua interface de áudio onboard** visitando o site do fabricante; e a versão do Reaper. Por favor, leiam TUDO com atenção. ;)

** chamo de "onboard" a interface de áudio que faz parte da placa mãe do seu computador.

Esse WASAPI, pelo que entendi é tipo um ASIO4ALL, só que da Microsoft. Portanto não é preciso ter o ASIO4ALL instalado (aliás, aconselho desinstalá-lo). Abaixo, omito telas desnecessárias, portanto, não perguntem por elas! hehe

O tutorial foi baseado na onboard Realtek HD, onde há um tópico sobre ela e com links para atualizações e dicas. (link direto pro download de drivers) Usei a entrada do microfone como padrão para este tutorial já que ficou muito bom com a guitarra plugada nessa entrada. Eu acho que esse mesmo tutorial deve funcionar com outros programas que tem esse tal de WASAPI disponível. Acredito (pois não testei) que o tutorial sirva pro Windows Vista.

Agora basta seguir as telas e observar como eu as configurei. Detalhe é que tudo, tudo, tudo, está padronizado em 16bit 44100hz (ou 44.1kHz). Essa qualidade, pra mim, basta pra fazer uma boa gravação e, ainda por cima, não consome tanto processamento, evitando engasgos, pipocos, etc. :)

1) Acessando e verificando as configurações de áudio no Windows 7: (perceba que eu desabilito/habilito o que é necessário). Olho no lance: "o tal "Desvio de Compensação CC" (tela do meio, nas propriedades do microfone) faz o sinal operar no nível correto. Deve ter relação com impedância.
http://img338.imageshack.us/img338/5610/wasapirealtek.gif

2) Quando plugar na entrada do microfone da onboard (aquela rosa) aparecerão essas telas. Confira:
http://img683.imageshack.us/img683/3525/realtekf.gif

3) Para acessar rapidamente as configurações de áudio no Reaper, clique ali:
http://img834.imageshack.us/img834/3472/acessoaudioreaper.gif

4) Olha como fica no Reaper optando por WASAPI
http://img641.imageshack.us/img641/4104/wasapireaper.gif

Dicas, na tela, das funções básicas do Reaper:
http://img27.imageshack.us/img27/4016/telareaper4.gif

_______________________________________


Dicas para melhor desempenho do Windows:

a) Talvez seja interessante criar uma nova conta de usuário no Windows somente para gravações. Isso pode evitar programas residentes indesejáveis e criar um ambiente mais "limpo".

b) Limpar esses efeitos "embelezadores" ajudam a melhorar a performance do computador. Isso pode ser conseguido indo em Painel de Controle > Sistema > Configurações Avançadas. Em "Desempenho" escolher "Ajustar para melhor desempenho". Seu perfil de usuário no Windows pode ficar feio, mas o micro vai voar!

c) Desfragmente seu HD! Isso deixa seus arquivos organizados evitando que demorem para gravação/acesso de dados pelo sistema, caso ele precise.

d) no Reaper, pressionando as teclas CTRL+ALT+P você acessa o medidor de performance. Isso pode ajudar a avaliar o quanto seu sistema está sendo exigido. No cana (1) usei uma BT, no (2) Amplitube 3, no (3) Guitar Rig 5 e no (4) TH2 Overloud. O resultado foi um consumo de 15% da CPU em média: http://img692.imageshack.us/img692/9044/reapermeter.gif

Abs!

Boa sorte e espero que ajude.

ps. aos entendidos, me corrijam caso tenha dito/feito algo errado. Obrigado.

Adler3x3
Veterano
# nov/11
· votar


Não é o meu caso.
Mas este tutorial tá muito bem feito.
Parabéns pela iniciativa.

MauricioBahia
Moderador
# nov/11
· votar


Adler3x3

:) Eu também não uso onboard mas são tantos usuários usando que resolvi tentar dar uma força. O legal desse WASAPI é que a latência fica bem baixa. Pelo menos aqui foi assim.

Obrigado.

Adler3x3
Veterano
# nov/11
· votar


É verdade, funciona muito bem.
Uso no notebook em que tenho o windows 7 e não tenho problemas de latência.
E ao reproduzir um projeto de áudio na DAW com vários instrumentos temos um desempenho melhor as vezes até que com o Drive Asio Original da Placa de Som.
Outro fato importante que observei na produção de áudio é que se não temos necessidade de estar conectado na Internet o tempo todo o melhor é desligar a conexão e principalmente desativar o antivírus que rouba muitos recursos da máquina.

MauricioBahia
Moderador
# nov/11
· votar


Adler3x3

Boa! Isso me lembrou de postar umas dicas sobre desempenho que tinha escrito em outro tópico. ;)

Abs

clebergf
Veterano
# nov/11
· votar


MauricioBahia

Belo tópico cara, muito bom mesmo.

Sobre a dica de desempenho, quem tem conhecimento suficiente pode também criar dual boot na máquina, assim dica com um Windows "limpo" só com os programas de gravação instalado e tira tudo o que não usa.
Será isso que irei fazer com o meu quando montar meu desktop para ao meu home studio...

MauricioBahia
Moderador
# nov/11
· votar


clebergf: quem tem conhecimento suficiente pode também criar dual boot na máquina, assim dica com um Windows "limpo" só com os programas de gravação instalado e tira tudo o que não usa.

É uma boa alternativa mesmo. Ter um HD dedicado pra áudio também, mas aí já exige investimento. :)

Abs

clebergf
Veterano
# nov/11 · Editado por: clebergf
· votar


MauricioBahia

Verdade.
Vale a pena para quem quer investir um pouco mais , é só aumentar uns 100 conto no orçamento e colocar um HD exclusivo.

janderimperium
Veterano
# nov/11 · Editado por: janderimperium
· votar


clebergf

legal isso ai cara! parece q você entende... você poderia me dizer se tem como colocar um processamento externo ou algo assim??? eu tenho um netbook Celeron 1,3 gHz. eu faço o q Deus duvida com ele, superior drums, amplitube 3, guitar rig 5, t racks e entre milhares de outros plugins q as vezes eu me perco... mas eu sinto a necessidade de um processamento melhor e tal... qual a sua indicação para mim para q eu n precise trocar de computador.

outro que souber tambem pode ajudar

abraços

janderimperium
Veterano
# nov/11
· votar


a proposito, otimo topico grande Bahia.

abraço

clebergf
Veterano
# nov/11
· votar


janderimperium
Cara, processamento externo para melhorar o desempenho do seu net não tem.
Mas o que pode ser feito é melhorar ao máximo o aproveitamento do seu net para a áudio.
Qual o windows que vc usa?
E qual o restante da configuração da máquina?
Você usa ela para mais alguma outra coisa, tem muitos programa instalados nela?

MauricioBahia

Você acha válido essas informações serem abordadas aqui no tópico ou é melhor tratar por MP?

MauricioBahia
Moderador
# nov/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


clebergf: Você acha válido essas informações serem abordadas aqui no tópico ou é melhor tratar por MP?

Aqui mesmo! ;)

janderimperium

Cara, tente usar programas que consumam menos da CPU. O Reaper por exemplo é super leve e usando plugins VSTs por dentro dele, acredito que já otimize o processamento.

Não sei até que ponto uma interface externa aliviaria o processamento. É bom consultar "mestres", como o Bog. ;)

Valeu!

clebergf
Veterano
# nov/11
· votar


MauricioBahia

Blz. :)

Então, foi exatamente por isso que eu perguntei para ele do restante da configuração, pois com uma interface externa ele iria processar o som através da interface dedicada aliviando o processador para outras tarefas.

MauricioBahia
Moderador
# nov/11
· votar


******************************

ATUALIZAÇÃO

******************************

Inseri a letra "D", onde abordo o medidor de processamento do Reaper, que pode ser muito útil pra saber o quanto seu micro está sendo exigido e em qual (ou quais) canal.

Abs

Adler3x3
Veterano
# nov/11
· votar


Um bom exemplo de processamento de interface é e do módulo Roland SD-50.
Um produto inovador.

http://roland.com.br/cakewalk/produtos/682

Funciona bem até num simples netbook, pois todo o processamento dos instrumentos (samplers) é feito no módulo.
Estou pensando seriamente em adquirir este módulo, que vem com mais de 1.100 instrumentos.
O custo gira entre R$ 1.200,00 e R$ 1.300,00, mas se consideramos a relação custo benefício vale a pena:
- é uma interface de áudio de 24 bits, 44 Khz;
- vem com o software Sonar LE, com vários loops de bateria;
- entrada de microfone com Phantom Power;
- os instrumentos musicais que equivalem a uma grande biblioteca de VSTis; (para ter o instrumentos que vem , se gastaria uma soma substancial de softwares)
- efeitos, inclusive masterização;
- latência zero;
- e muito mais.

Testei numa loja e pude mexer um pouco no módulo e é muito bom.
No you tube tem este vídeo, esta em japonês no começo é meio chato, mas dá para entender como se faz as conexões, afinal a música é uma linguagem universal.
Na segunda parte uma tecladista japonesa faz alguns exemplos de instrumentos usando o teclado controlador a interface e um notebook com o Sonar, e dá um Show de virtuosidade no final.
Vale a pena assistir.



MauricioBahia
Moderador
# nov/11
· votar


Adler3x3

Eu acho que li sobre algo similar (senão a mesma coisa) aqui no FCC!

Muito legal pois acaba criando um ambiente modular que, por sinal, acho bem produtivo.

Abs

Adler3x3
Veterano
# nov/11
· votar


Sim existem vários tópicos.
Na área de teclados.
O bom é que não trava, e para perfomances ao vivo nem se fala.
E roda em qualquer DAW decente, inclusive no Reaper.

Adler3x3
Veterano
# nov/11
· votar


MauricioBahia.
Vi que você adicionou o Windows Vista.
Até dois meses atrás eu tinha o Windows Vista instalado e atualizado e não tinha este recurso Wasapi de trabalhar com áudio de modo exclusivo.
Acredito que esta inovação faz parte do Windows Seven.
Sem dúvida o melhor sistema operacional do Windows para lidar com áudio é o Seven.

MauricioBahia
Moderador
# nov/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Adler3x3: Vi que você adicionou o Windows Vista.

Adicionei pois no Reaper mostra a opção "WASAPI (Windows 7/Vista, experimental)". Então foi uma dedução minha que funcione.

Abs

janderimperium
Veterano
# nov/11
· votar


clebergf

aew cara, meu pc é um celeron 1,3gHz com 1 gb de ram e tenho uma fast track pro... acho q seria complicado uma interface externa pois, eu n disponho de dinheiro para isso, teia q vender a fast track e seria complicado, pois ia perder um grnde dinheiro na sua revenda n compensaria eu acho. mas ai esta para a sua avaliaçao. obrigado.


MauricioBahia

cara, eu ja tentei usar programas q exigam menos do pc, como alguns plugins free, e varias varias outras coisas mas eu n consigo configurar de um jeito legal... acho q ja aliviei ao tirar a simulação de caixa.. hj em dia só uso impulse para caixa... mas ai esta para a sua avaliaçao. obrigado. 2

MauricioBahia
Moderador
# nov/11
· votar


janderimperium: coisas mas eu n consigo configurar de um jeito legal...

Dá uma olhada na letra "D" que adicionei ao tutorial. Talvez lhe ajude identificar qual plugin "come" mais processamento.

Abs

janderimperium
Veterano
# nov/11
· votar


MauricioBahia

ai está cara, no primeiro ta o amplitube com uma configuraçao q eu uso SEMPRE. e no segundo o guitar rig q eu só uso para clean...


http://imageshack.us/f/828/testezt.jpg/

MauricioBahia
Moderador
# nov/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


janderimperium

Ué, mas você não tá usando o WASAPI pq? Tem uma versão mais recente do Reaper hein. ;)

Abs

janderimperium
Veterano
# nov/11
· votar


MauricioBahia

xiiii eh mermo auhhauuhahuahua. tem uma versao mais recente??? oxiii eu acompanho sempre... vo baixar entao pera q eu ja posto.

Bob Mauley
Veterano
# nov/11
· votar


muito bom
post pra me lembrar o/

MauricioBahia
Moderador
# nov/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


janderimperium

E cara, o que eu disse acima: " Detalhe é que tudo, tudo, tudo, está padronizado em 16bit 44100hz. Essa qualidade, pra mim, basta pra ter uma boa gravação boa e, ainda por cima, não consome tanto processamento. :)"

Vc tá usando 24bit! Cara, acho que vc não leu o tutorial né? hehe

tem uma versao mais recente???

Minha primeira colocação:

"Antes de qualquer coisa, é FUNDAMENTAL atualizar os drivers da sua onboard visitando o site do fabricante; e a versão do Reaper. Por favor, leiam TUDO e com atenção. ;)"


Abs

janderimperium
Veterano
# nov/11
· votar


ai esta man, no mais alto e no mais baixo, medio de 50... no outro a media era de 65. muda mesmo é???

http://imageshack.us/f/51/teste2vg.jpg/

http://imageshack.us/f/94/teste3p.jpg/

JJJ
Veterano
# nov/11 · Editado por: JJJ
· votar


Eu testei (mais de uma vez) o WASAPI com o Sonar, mas sempre acabo com um problema esquisito... De repente, do nada, a música começa a tocar mais devagar... Enquanto funciona, dá tudo certo, mas com esse problema intermitente, desisti dele e fiquei no ASIO mesmo.

EDIT: talvez tenha a ver com o lance da resolução de áudio. Eu costumo gravar 48/24. Acho que se fosse tudo 44/16 funcionaria.

EDIT2: Tem no Vista sim.

janderimperium
Veterano
# nov/11 · Editado por: janderimperium
· votar


cara, nao muda mesmo para outro q n seja 24 bit... e agora???? ja atualizei o reaper...

edit: uhauhahuahuahuauha acabei de mudar ahuahuhauhua vo testar de novo. desculpa, abraço

edit: to usando a fast track pro agora. por que é como eu sempre gravo... faz alguma diferença? reparei q na sua foto lá em cima tambem aparece 24 bit.

MauricioBahia
Moderador
# nov/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


janderimperium

Velho, 24bit.... Olha o que eu escrevi acima pelamordedéus!!! hehe

JJJ: Eu costumo gravar 48/24.

Cara, eu indico iniciar usando 16bit / 44.1kHz. Como disse no tutorial, pra mim basta. Se puder aumentar, tudo bem, mas eu já li que chega num ponto (não lembro qual) que, pros ouvidos humanos, não adianta nada. Só vai consumir processamento.

Abs e boa sorte!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [TUTORIAL] Gravando pela onboard SEM ASIO4ALL (usando WASAPI) no Reaper c/ Windows 7/Vista