Qualidade na simulação dos VST's em placas onboard

Autor Mensagem
Igorpodttec
Veterano
# out/11


Usando o Guitar Rig 4 comecei a mexer nos pre-sets e a criar alguns, mas notei que se ponho muito ganho, tipo pra tocar metal, o som começa a pipocar muito, tenho a impressão de que a placa onboard não estaria "aguentando'" simular aquilo, procede? Se isso for real acham que com uma UCA 202 devo pelo menos perder esses problema na qualidade.

P.S: Não tenho problema com latência e nem preciso de uma placa de grave em 96Hz, apenas que "simule" direito

Grato.

MauricioBahia
Moderador
# out/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Igorpodttec: a placa onboard não estaria "aguentando'" simular aquilo, procede?

Algum simuladores tem um "limiter" que evita esses "pops" outros não. Não é questão de processamento, mas de você limitar o volume MASTER do programa o que NÃO afeta a distorção.

Abs

Bog
Veterano
# out/11 · Editado por: Bog
· votar


Igorpodttec
tenho a impressão de que a placa onboard não estaria "aguentando'" simular aquilo, procede?

Não. O processamento da simulação não é feito pela placa de som, e o algoritmo é o mesmo independente da placa que você tiver usando. O que pode acontecer são duas coisas:

1. Você está sobrecarregando o processador, e ELE não está aguentando fazer tudo em tempo real. Um sinal de que isso está acontecendo é que o som dá umas "engasgadas" de vez em quando. Isso também acontece se o tamanho do buffer estiver muito pequeno para ser processado em tempo real. Aqui não tem mágica - trabalhar com um buffer menor implica em menos latência, mas exatamente por isso também implica em menos tolerância a atrasos. Vale lembrar que algumas placas onboard são simplesmente conversores com drivers que fazem tudo por software - i.e. elas roubam um pouco do processador.

Tente aumentar o tamanho do buffer. Tente também usar menos coisas no setup virtual, e se possível configure a qualidade das simulações para algo menor (eu sei que o Amplitube tem esta opção). Algus hosts mostram a porcentagem de CPU utilizada, dá para ver claramente se o problema é falta de processador.

2. O sinal de entrada é de baixa qualidade, e contém ruídos e interferências. Pode ser culpa da guitarra, da falta de aterramento, do cabo, ou da placa de som. Neste caso, você deve ouvir o som "pipocando" sem que ele "engasgue".

MauricioBahia
Moderador
# out/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog

Eu ACHO que o Igorpodttec está usando um sinal de entrada muito alto ou, no Guitar Rig indo além dos limites no volume master.

No programa tem um medidor de consumo de CPU (canto superior direito) e fica fácil avaliar se é o não processamento.

Abs

Bog
Veterano
# out/11
· votar


MauricioBahia

Verdade, tem isso também. O bom e velho clipping.

Igorpodttec

Coloca ali na lista um:

3. Sinal clipando. Acontece principalmente por duas razões:
3.1. Volume excessivo na entrada;

3.2. Volume excessivo nas configurações do software. Aqui vale uma observação interessante: o som que você ouve em gravações comerciais quase sempre é comprimido, tem os picos achatados (não confundir com compressão de dados, tipo mp3 e afins, que é uma coisa completamente diferente). Se você tenta igualar o volume percebido de um sinal sem compressão àquele de um sinal comprimido, tende a ter os picos bem mais altos. Isso pode fazer com que eles extrapolem o limite máximo e clipem "quadrado", dando uns estalos, que você percebe principalmente no começo das notas ou quando você palheta mais forte.

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


Igorpodttec

Tem como você postar aqui os dado precisos como processador,RAM,placa de vídeo e interface onboard pra galera te ajudar a saber se é mesmo sinal clipado?

.omni
Veterano
# out/11
· votar


Guilherme Nau
O que esses dados tem a ver com "sinal clipado"?

Igorpodttec
Veterano
# out/11
· votar


MauricioBahia
Bog
Guilherme Nau
.omni

Um Agradecimento para todos, agora vi que o problema pode ser o processador que não esta aguentando tudo, o audio clipar talvez pode não ser, porque o meu guitar rig está com o limiter ativado, mesmo assim abaixei um pouco.

Não sei se precisa mas se eu postar um exemplo do que acontece ajudaria a solucionar ou evitar isso?

MauricioBahia
Moderador
# out/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Igorpodttec: agora vi que o problema pode ser o processador que não esta aguentando tudo

Qto tá marcando no medidor de CPU do Guitar Rig?

O driver da sua Onboard tá atualizado e nas suas propriedades TODOS os efeitos (mixer, surround, etc) estão desativados?

Tópico relacionado que pode ajudar: Tópico Oficial: Audio onboard HD Realtek - Atualizações, dicas, etc.

Abs

ps. se sua onboard for uma HD Realtek , teve uma atualização dia 21. Tá postada no tópico.

Igorpodttec
Veterano
# out/11
· votar


MauricioBahia

No medidor fica marcando entre 30% e 50% variando de pre set

Agora os efeitos desativados você diz por line in e mic?

MauricioBahia
Moderador
# out/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Igorpodttec: Agora os efeitos desativados você diz por line in e mic?

Não, nas propriedades de áudio da sua onboard. Fica no painel de controle do Windows. No tópico que eu citei acima eu falo disso e posto imagens até. Qual é sua onboard?

No medidor fica marcando entre 30% e 50% variando de pre set

Isso indica que não é processamento.

Bom, deixo o assunto pros entendidos. Mas lembro que tem muitos tópicos sobre esse assunto e casos resolvidos.

Abs e boa sorte.

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


.omni

Bom,não sei se é sinal clipado.Se ele tivesse gravado algo e postado aqui seria mais fácil.
Mas vai que numa dessa é aquelas pipocas por falta de processamento.O processador pode até ajuda,mas esses programas pedem bastante RAM também.Até onde sei,o Guitar Rig pede processadores que tenham 1.4GHz e 1GB de RAM.

Bog
Veterano
# out/11
· votar


A propósito, muitos anos atrás eu tinha um PC com "placa" de som onboard que volta e meia ficava pipocando. Era um problema com o driver, que aparecia toda vez que eu tentava usar ela em full duplex (gravação e reprodução simultâneos). O problema simplesmente não tinha solução, naqueles tempos pré-Internet não era tão fácil consegir atualizações de drivers, principalmente para um micro (heheh, expressão old school) montado com peças do Paraguai. Foram anos até eu atualizar o driver e ver o problema sumir!

MauricioBahia
Moderador
# out/11
· votar


Bog

Atualizar o driver é a 1ª coisa a ser feita! :)

Foram anos até eu atualizar o driver e ver o problema sumir!

hehe. Já acessei a BBS da US Robotics pra baixar um driver via linha discada. Isso era antes da internet, eu acho.

Abs

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


Bog

Bom,então temos 3 coisas que podem estar causando problemas:

Sinal clipado
driver antigo
uso do CPU

Se o usuário postar os dados do seu micro (hehe) pode até facilitar nos ajudarmos ele.Porque de pc ruim e com baixo rendimento eu sei como é rsrs

Igorpodttec
Veterano
# out/11
· votar


Aos que pediram os dados do meu micro, ai vai:

Pentium 4 3.02ghz
1gb ram ddr2
160gb HD
Realtek Hd

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


Igorpodttec
Aos que pediram os dados do meu micro, ai vai:

Pentium 4 3.02ghz
1gb ram ddr2
160gb HD
Realtek Hd


Eita.Então não é falta de processamento.Só se você joga GTA enquanto toca no Guitar Rig rsrs.

Suponho que possa ser ou clipping ou driver desatualizado amigo.

Igorpodttec
Veterano
# out/11
· votar


Guilherme Nau

Vo providenciar o driver, o clipping não é porque diminui os valores de entrada e saida pra verificar, espero encontrar o drive.

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


Igorpodttec
Vo providenciar o driver, o clipping não é porque diminui os valores de entrada e saida pra verificar, espero encontrar o drive.

Se você fica com muita coisa aberta também da essas pipocadas chatas

Igorpodttec
Veterano
# out/11
· votar


Guilherme Nau

Cara acho que não me fiz entender direito, nesse tópico vou postar o exemplo do som, não é bem uma pipocada de verdade é como se alguma coisa não aguentasse o ganho que está tendo.

Exemplo:
http://www.4shared.com/audio/kJlpehwK/somestranho.html

Guilherme Nau
Veterano
# out/11
· votar


Igorpodttec

Cara essa sua gravação me parece normal.Não estou ouvindo nenhum tipo de clipping.Você ouve quando reproduz essa áudio que você me mandou?

Bog
Veterano
# out/11
· votar


Igorpodttec

Notei que o som está bem ruidoso. E o mais importante: a impressão que dá é que o reverb também afeta as pipocadas. Você reparou nisso? Simplesmente deixe tudo quieto e repare se isso realmente acontece. Talvez você consiga notar com mais clareza se setar o noise gate para eliminar o ruído de fundo mas deixar os pipocos passarem. Por que a minha preocupação? Simples, porque se os pipocos também estiverem com reverb é porque eles estão no sinal de entrada. Neste caso, é a possibilidade 2 lá no meu primeiro post.

Igorpodttec
Veterano
# out/11
· votar


Guilherme Nau

É que tipo, pode ser porque não conheço muito de amps e pedais high gain, mas me parece que o som se "solta", eu esperaria algo mais proximo a isso (sei que não estou em um valvulado e sim em um micor fuleiro)



Bog
Veterano
# out/11
· votar


Igorpodttec

Aliás, se puder gravar um .wav (sem compressão) curtinho com o som "puro", sem simular nada no GR, com um trecho de silêncio, dá para ver se o sinal está muito sujo.

Igorpodttec
Veterano
# out/11
· votar


Bog

Você diz o sinal limpo da minha guitarra?

Bog
Veterano
# out/11
· votar


Igorpodttec

Sim. Se o problema estiver no sinal de entrada, o sinal limpo também não vai estar tão limpo assim, heheh.

MauricioBahia
Moderador
# out/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Igorpodttec

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/106890/#6470005

Bom, estou levando em conta que você:

1) Está usando o ASIO4ALL.
2) Leu o tópico: [FIXO] Tópico Oficial: Como Gravar e usar a Guitarra no computador - VST e Standalone - DAW.

Confirma?

Abs

Igorpodttec
Veterano
# out/11 · Editado por: Igorpodttec
· votar


MauricioBahia

O problema é que eu sei usar o noise gate e mesmo assim não adianta o som não se "aguenta". Sim to usando ASIO4all

Bog

http://www.4shared.com/audio/sJXFRrko/somlimpo.html

O som limpo

MauricioBahia
Moderador
# out/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Igorpodttec

Leu o post que te passei?

Abs

[edit] atualizou o driver?

Igorpodttec
Veterano
# out/11
· votar


MauricioBahia
Confirma tudo, o meu grande problema não é má configuração som clipado ou latência e sim que quando eu adiciono muito ganho o som se estranha, vou tentar postar dois exemplos pra você comparar e ver a diferença.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qualidade na simulação dos VST's em placas onboard