Dúvida sobre conexão microfone/interface de áudio

    Autor Mensagem
    joeAZZI
    Veterano
    # out/11 · Editado por: joeAZZI


    Estou comprando uma interface M-audio Fast Track 2, sendo que ela possui uma entrada para microfone do tipo XLR com Phantom Power pra alimentar um microfone condensador.

    Sei que o condensador é melhor, ainda mais pro que eu quero que é gravar as trilhas vocais. Mas disponho aqui de um Samson hypercardioid Neodymium da série Qmic com saída XLR macho e um cabo com uma extremidade XLR fêmea (pra ligar no mic) e a outra extremidade 1/4".

    Queria saber qual o ideal então:

    1- Arrumar um adaptador 1/4 " para XLR e conectar o mic na saída XLR da interface ou,

    2- Plugar direto com 1/4" ?

    Procuro a melhor sonorização e não danificar o aparelho.

    joeAZZI
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Só pra complementar...no caso de ligar direto com 1/4 teria que ser na saída da guitarra.

    Então essa é minha preocupação, se vai interferir na sonoridade ou se eu posso ligar na fé.

    Obrigado.

    .omni
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Sei que o condensador é melhor

    Sabe errado então.

    Use um cabo canon x canon e plugue numa entrada de mic. A entrada pra instrumentos é uma entrada de alta impedância (hiz), não é feita pra microfones.

    Jonas F. L.
    Veterano
    # out/11
    · votar


    É, como ja falaram, o melhor seria ter um Cabo Canon X Canon (conhecido também como XLR x XLR).

    E o condensador só é melhor realmente se você tiver uma sala tratada acústicamente, um lugar próprio para gravações.
    Para o que você quer fazer um microfone dinâmico funciona tranquilamente. E não precisa usar o Phantom Power se o mic for dinâmico, ok? Eles não precisam de alimentação externa.

    .omni
    Veterano
    # out/11
    · votar


    E o condensador só é melhor realmente se você tiver uma sala tratada acústicamente, um lugar próprio para gravações.

    Condensador não é melhor, é diferente.

    E mesmo assim, são TIPOS de microfones. Melhor usar um puta dinâmico como um RE20, m88, 441 ou um condensador Behringer?

    joeAZZI
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Ok, estou reproduzindo a informação que algumas pessoas me passaram sobre Condensador. Como são pessoas que trabalham com estúdio, acredito que seja melhor pra realidade deles de fato.

    Agradeço demais as informações. Vou pegar um cabo Canon X Canon.

    Abraços.

    .omni
    Veterano
    # out/11
    · votar


    joeAZZI
    Te passaram uma informação errada, ou no mínimo incompleta.

    joeAZZI
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Por isso é bom o Forum. Pode-se tirar as dúvidas, discutir e chegar a conclusões que sempre acrescentarão.

    Pesquisei no youtube vídeos comparando dinâmico e condensador de boas marcas. Gostei muito do som do condensador pra voz. Mas os vídeos todos são da galera usando em locais com tratamento acústico, estúdios e tal.

    Cada qual tem que lidar com sua realidade. Meu qaurto tem 0 de tratamento acústico, muito pelo contrário, além do barulho de obra na rua que não sei se o condenser captaria.

    .omni
    Veterano
    # out/11
    · votar


    joeAZZI
    Gostei muito do som do condensador pra voz.

    "O condensador" é vago. Existem excelentes dinâmicos e péssimos condensadores. Existem condensadores que eu não pensaria em botar numa voz jamais, dinâmicos idem.
    Microfones são ferramentas, eles captam o som de maneiras diferentes dependendo do tipo e modelo. Dizer "condensadores são melhores" ou "condensadores são melhores pra voz" são inverdades.

    joeAZZI
    Veterano
    # out/11
    · votar


    .omni

    Com certeza. Estou falando de um condensador bom e um dinâmico bom. Ele comparava duas marcas top.

    .omni
    Veterano
    # out/11
    · votar


    joeAZZI
    Deixa eu te dar um exemplo.
    Por acaso eu tinha essa foto no meu celular porque foi uma coisa meio incomum e eu tirei a foto.

    http://dl.dropbox.com/u/16128043/Internetz/Photo%2004-08-11%2023%2055% 2018.jpg

    Isso foi um setup que eu montei pra uma gravação de voz (meio óbvio pelo pop filter). Não sei se você reconhece os dois mics, mas um é um alemão valvulado que vale mais que meu carro e o outro é um 441. Os dois foram usados na gravação pra escolher depois.
    Adivinha qual foi usado.

    Acho bobeira ficar comparando isso assim, não existe melhor ou pior, cada um tem suas características e seu tipo de uso. O que é melhor, um condensador ou um mic de fita? O que é melhor, pré transistorizado ou pré valvulado? Apesar de ter os que a gente mais usa pra certas ocasiões, nunca é regra.

    Todas as vozes do Michael Jackson no Thriller foram gravadas com um Sm7. O Red Hot Chili Peppers também usa um Sm7 na voz do Anthony, e gravam todos na mesma sala (com bateria e tudo).

    O Phil Collins usava um Beyer m88 tanto ao vivo como em estúdio.

    "Condensadores são melhores que dinâmicos" é um dos piores mitos que rolam nesse fórum.

    joeAZZI
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Eh isso!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre conexão microfone/interface de áudio