Computador e placa de som boa - ajuda -

    Autor Mensagem
    Azian
    Veterano
    # set/11


    Oi Pessoal do Home Studio. To fazendo o orçamento de um novo computador, e não entendo muito de placa de som.

    - Minhas experiencias com gravaçao caseira incluem uma interface da Tascam, um mic. condensador e um mic. ''normal''. e o computador (atual).

    - Gosto de microfonar minhas gravaçoes, ainda to me inteirando sobre o assunto por partes, considero um tanto complexo. Estou indo por partes.

    - Nesse computador atual (ele já esta bem batido) o Cubase LE 5 trava.

    -E então o cara que vai montar meu computador (vou pegar um ''envenenado'' ex.: que não seja todo HP. montado por partes tambem pela questao do custo/beneficio) ele me pediu o que eu mais prezava, a resposta foi placa de som.

    (Detalhe placa de som externa não conheço uma que seja mais barata e boa, e nunca lidei com elas.)

    Aí as dúvidas:

    qual a placa de som ideal, que tenha uma boa resposta e qualidade e que não seja cara?

    E quais os requisitos que o computador tem que ter para o cubase e cia. não travarem?

    Se puderem me ajudar fico muito agradecido. Obrigado

    .omni
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Azian
    um mic. condensador e um mic. ''normal''

    Um condensador não é um mic normal?

    E quais os requisitos que o computador tem que ter para o cubase e cia. não travarem?

    Tudo depende se você vai mexer muito com instrumentos virtuais e quais.
    Basicamente qualquer configuração legal que você pegar hoje em dia vai segurar com sobra o uso que se faz normalmente em home studios.

    Sobre qual placa pegar, elas vão de uns 100 até uns 20 mil reais, então seria difícil de te indicar alguma sem saber exatamente o que você quer gravar e como.

    Azian
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Azian
    · votar


    .omni

    Do microfone, tenho um que é condesador e outro que é um shure, de palco.

    Tudo depende se você vai mexer muito com instrumentos virtuais e quais.
    Basicamente qualquer configuração legal que você pegar hoje em dia vai segurar com sobra o uso que se faz normalmente em home studios


    Certo e qual seria os requitos pra um pc legal pra poder gravar em casa, microfonando os intrumentos e usando o cubase e cia.? Ou melhor quais seriam essas configuraçoes?

    Sobre qual placa pegar, elas vão de uns 100 até uns 20 mil reais, então seria difícil de te indicar alguma sem saber exatamente o que você quer gravar e como.

    Ai estoura o orçamento que tenho, é plca externa que vc se refere? Ou não?

    Bob Mauley
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Aproveitando o tópico...

    .omni
    Sobre qual placa pegar, elas vão de uns 100 até uns 20 mil reais, então seria difícil de te indicar alguma sem saber exatamente o que você quer gravar e como.

    Qual tu indicaria pra quem quer simplismente gravar com a guitarra espetada no pc?

    Mu_Cephei
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Qual tu indicaria pra quem quer simplismente gravar com a guitarra espetada no pc?

    a pergunta não foi direcionada a mim , mas :

    guitar link (+barata)

    m-audio jamlab (mediana)

    m-audio fast track pro(boa)

    Azian
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Azian
    · votar


    Acho que o Bob Mauley tá na mesma que eu.

    Mu_Cephei

    guitar link (+barata)

    m-audio jamlab (mediana)

    m-audio fast track pro(boa)


    pergunta bem de quem nao sabe, mas quer entender, esses tres que vc citou acima são o que exatamente?! Interfaces?!


    EDIT: Que bom que a dúvida não é somente minha.

    Mu_Cephei
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Mu_Cephei
    · votar


    interfaces de áudio

    a guitar link e a jamlab tem a mesma estrutura. entrada p10 para instrumento e ``saída´´ p10 para fones. a guitar link é mais barata por se tratar de 16 bits contra 24 da jamlab.

    vc pode ligar das seguintes maneiras(guitarra) :

    guitarra-guitar link - pc

    ou

    guitarra - pedal /pedaleira - amp - guitar link - pc

    tanto a guitar link quanto a jamlab são melhores para se gravar em linha .
    já a fast track tem entradas xlr (microfones) , p10 (instrumentos ) , rca (equipamentos de audio em geral) e midi (in e out) .esta é bem mais completa pois não tem que adaptar tudo pra p10 , como seria o caso da guitar link e jamlab.além disso tem mais recursos.

    Azian
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Ok, uso uma Tascam, mas e o pc?! Pra tudo rodar direitinho?! Quais os requisitos.

    Mu_Cephei
    Veterano
    # set/11
    · votar


    se você for gravar uma faixa de cada vez , e ainda usar todos os processadores de efeitos ANTES da interface , creio eu que não precisa de muita coisa não . porque é ela que funciona como placa de som.

    Azian
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Azian
    · votar


    Mu_Cephei

    Uso microfonando tudo, o amp. e depois faixa a faixa, fica mais parecendo ''ao vivo'' pq capta tudo que é ruído. Já usei a minha Tascam pra gravar direto, mas prefiro microfonar, como se fosse gravar um ensaio, só que no caso só a parte da guitarra.
    O ruim de microfonar é captar os efeitos, se usar distorção.. dai nem sei como resolver isso..
    Mas minha preoupação antes de mais nada é o pc rodar tudo direitinho. Que no caso to na mão.

    Mu_Cephei
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Mu_Cephei
    · votar


    gravar microfonando é ruim mesmo. uma configuração :

    2 Ghz creio que são suficientes (processador)
    1 ou 2 GB de RAM .

    creio que isso é o minimo para isso que você quer ...placa de som você nem precisa comprar , pode usar a tua tascam como placa mesmo , já tentou fazer isso ?

    ah , e um mac os x ajuda também

    Azian
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Mu_Cephei

    2 Ghz creio que são suficientes (processador)
    1 ou 2 GB de RAM .


    Hmm, certo, era isso que to procurando, os requisitos pro pc, funcionar tudo direitinho antes de mais nada.

    creio que isso é o minimo para isso que você quer ...placa de som você nem precisa comprar , pode usar a tua tascam como placa mesmo , já tentou fazer isso ?

    Como se faz? Ih cara, sou muito ignorante nessa parte, vou testando e vendo se dá, mas sempre tem um limite que precisa pesquisar mais pra poder proceder. Usei sempre como disse ali em cima. Quando comprei ela, o cara me disse que tinha outras maneiras de usar... mas nem faço idéia.

    .omni
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Azian
    Qual é a sua placa?

    Mu_Cephei
    Veterano
    # set/11
    · votar


    ligando ela pela entrada usb do computador (se você não usa notebook , a entrada traseira é melhor) . se você usa windows 7 , basta ir com o botão direito no autofalantezinho do lado do relógio , clicar em ``dispositivos de reprodução´´ , clica com o botão direito no dispositivo que estiver com o nome da placa (no meu caso é behringer usb wdm audio) e clica em ``definir como dispositivo padrão´´. aí depois é só ligar alguma coisa na saída de fones da sua placa . (monitor de áudio , fone de ouvido,com adaptador se necessário ). no windows xp o processo é semelhante.

    Azian
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Azian
    · votar


    .ommi
    Não sei. Só sei que meu pc é uma porcaria e tranca o cubase, a tascam nao funciona direito.
    Quando gravava pegava um computador empretado que rodava tudo, não sei qual as conf. desse pc. sei que era bom pra o que eu tava fazendo. Por isso o tópico, to querendo me informar, já que agora é minha hora o pc novo e montado com enfase pra gravar e mexer com programas de audio e gravar..

    .omni
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Azian
    Tudo bem, mas qual é a placa?

    Azian
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Mu_Cephei

    Ah, então, isso já fiz, quando instalei lendo o manual e tal, bem como vc tá dizendo. Ai todo o som que liga vai pra Tascam. hehe. Pelo menos esse método sei.

    Valeu cara por das as dicas ali de requisitos pra um pc novo. Isso que mais to no interesse.

    .omni
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Azian
    Core i7, 8 gb de ram...?
    Dois HDs, um pra gravar e outro pro sistema, ambos de 7200rpm.

    Rola? Dá pra gravar bem com uma configuração bem mais simples.

    Azian
    Veterano
    # set/11
    · votar


    .omni

    Pois é cara, no pc antigão (de cpu e tal) acredite se quiser, funciona tudo, mas muuuuito lento, nesse que uso é um daqueles da HP notebook (nao é novo já faz mais de ano), processador dele é da intel e tem 3GB de memoria RAM, já foi pro conserto mais de 3 vezes por causa do coller, que dai o cara me disse que essa linha sempre da problema no coller, e quanto a rodar a Tascam e tal deveria, mas não roda, e usando o cubase aí sim, trava tudo, já chequei no C se nao tinha mta coisa e que nada, daria tranquilo, mas não roda.
    E daí agora que ta pitando a oportunidade de trocar, simples: quero me certificar bem e não pegar notebook ou nenhuma porcaria pra poder iniciar mais no lance de gravação em casa, e é claro tem tambem a questão do custo, não dá pra esbanjar.

    Bob Mauley
    Veterano
    # set/11
    · votar


    guitar link

    Po, bem acessivel essa placa aí, 100 conto da pra pegar uma de boa...mas será que o custo x beneficio da m-audio jamlab é compensavel?

    Mu_Cephei
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Bob Mauley

    tenho uma guitar link (genérica , de 70 reais) e ela realmente funciona bem. eu instalei o driver da behringer que funciona nela . a única coisa que dá uma boa diferença são os 16 bits dela (e da behringer também) contra os 24 da jamlab. mas os 16 bits da guitar link são bons até. só que você tem que ter o dobro de cuidado na equalização e na aplicação dos efeitos , pra dar um resultado satisfatório.

    .omni
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Mu_Cephei
    só que você tem que ter o dobro de cuidado na equalização e na aplicação dos efeitos , pra dar um resultado satisfatório.

    Mas os 16 X 24 bits são relativos a dinâmica, não vão mudar a timbragem.


    Obs: se for ajudar alguém a decidir entre uma placa que só grava em 16bits, eu não gravaria nem o recado da secretária eletrônica em 16.

    Falando sério agora, eu conheço gente que ouve um arquivo e diz se tá em 24 ou 16 bits. Sem fazer comparação, só de ouvir.
    True story.

    dibass
    Veterano
    # set/11
    · votar


    .omni
    Falando sério agora, eu conheço gente que ouve um arquivo e diz se tá em 24 ou 16 bits. Sem fazer comparação, só de ouvir.
    True story.

    aqui na rádio é assim.
    Se alguém grava em 16 bits tem que fazer tudo denovo.

    Bob Mauley
    Veterano
    # set/11
    · votar


    .omni
    Mas os 16 X 24 bits são relativos a dinâmica, não vão mudar a timbragem.

    Tem como explicar melhor isso ae?

    eu não gravaria nem o recado da secretária eletrônica em 16.

    hum..entao parece que a diferença é grotesca nao?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Computador e placa de som boa - ajuda -