Problema de DROPOUT no Sonar 8 e Latência no Cubase SX

    Autor Mensagem
    Gianyny
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Gianyny


    Pessoal, pra economizar tópico vou criar um dois em um aqui.

    1° Problema de DROPOUT no Sonar 8

    É o seguinte, esse problema ocorreu quando eu selecionei minha Interface de aúdio para o Output Driver (para o som sair pelos fones plugados na interface, e não pelo PC). Se eu colocar para monitorar pelo driver da Realtek fica de boa, só que quando seleciono o driver da interface ocorre esse problema. Só que esse problema ocorre só com o playback, minha voz sai de boa nos fones conectados à interface, mas quando eu dou play na track aparece a mensagem em vermelho lá em baixo: DROPOUT.
    Pelo que pesquisei aqui no fórum, isso se deve ao fato do programa ser pesado demais ou o computador não ter uma boa configuração, entretanto, estou gravando em um PC com processador AMD Phenon X4 com 4GB de RAM e utilizando uma placa (interface) off-board.

    Outro problema que vi quanto a usar os fones na interface, é que minha voz só sai de um lado do fone, e eu tenho que mexer nos dois knobs da interface para ajustar o volume, só que se eu aumentar os dois knobs no máximo não adianta, tenho que ficar girando para um lado e para o outro pra achar um volume legal, e também estou achando muito baixo o som no fone, será que preciso de um pré amplificador?

    ps: Eu já li muita coisa sobre pré amp, só que nunca entendi direito como aumentar o volume do mic com isso.

    2° Latência no Cubase SX

    Eu tentei gravar com o Cubase com retorno nos fones(antes eu gravava sem mesmo), nem sei se fiz certo, nas tracks do cubase, tem um ícone de um alto falante, chamado monitor, quando eu clico nele, consigo ouvir minha voz nos fones, no entanto com uma latência muito grande.
    Procurei aqui o lugar de tirar a latência e não encontrei.
    Alguém sabe como diminuir essa latência?


    Outra pergunta, quanto mais eu tirar a latência, maior ficará o chiado na gravação? Ou seja, diminui a qualidade? Existe um nível certo de latência à se colocar?

    Bom, desde já agradeço.

    Valeu.

    Marcus Cerutti
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Qual interface de áudio?

    Estou achando que os dois problemas tem a mesma raíz.

    Gianyny
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Marcus Cerutti

    É uma ART Dual Pré.

    Gianyny
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Ae, ninguém?

    Marcus Cerutti
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Gianyny - Não sei exatamente o que pode estar acontecendo mas, pelos seus comentários, diria que vc deve começar escolhendo uma das duas DAW para aprofundar e esquecer a outra por um instante.

    Outro problema que vi quanto a usar os fones na interface, é que minha voz só sai de um lado do fone, e eu tenho que mexer nos dois knobs da interface para ajustar o volume, só que se eu aumentar os dois knobs no máximo não adianta, tenho que ficar girando para um lado e para o outro pra achar um volume legal, e também estou achando muito baixo o som no fone, será que preciso de um pré amplificador?

    Além de optar por uma das duas DAW, leia o manual da interface e estude a DAW escolhida. Esse problema do fone pode ser apenas a configuração de monitoramento da track do microfone ou problemas de pré-amplificação - o que não acredito muito porque na cara dela está escrito "Two Channel Pre-amplifier".

    Sobre drop-outs, não sei se é exatamente isso, mas esse termo é usado quando o sistema dá uma engasgada enquanto reproduzindo uma gravação, certo?

    Dê uma olhada neste tópico:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/257310/

    Pode ser que ajude.

    JJJ
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: JJJ
    · votar


    Cara, na web existe um monte de dicas de tuning de micros dedicados a usar edição de áudio.

    Exemplos: usar uma partição do HD dedicada, sem conexão com web, daí não precisa de firewall nem antivirus, desabilitar um monte de serviços desnecessários, etc. Esse tipo de coisa melhora muito a performance. Dá uma googlada aí (tuning audio pc).

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Independente se é guitarra ou do programa utilizado:

    Tópico Oficial: Usando a guitarra no PC - VST, Standalone e Gravação.
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/220978/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema de DROPOUT no Sonar 8 e Latência no Cubase SX