[Ajuda] Gravação em Estúdio

    Autor Mensagem
    gbmeioponto
    Veterano
    # ago/11


    Fala galera, to com um problema.

    Minha banda gravou uma música em um estúdio "profissional" (entre aspas porque é profissional de mentirinha, aqueles que cobram 50 reais a hora de gravação) e a música ficou com uma qualidade EXCELENTE nos monitores do próprio estúdio. Ficou de chorar. Mas quando eu vim escutar em casa, ficou bem ruinzinho. Ja escutei no meu fone AKG ligado na interface (fast track pro), ja escutei em outro pc meu com placa onboard e headphone vagabundo, ja escutei no som da sala, ja escutei em outro PC (3 no total já), os outros membros da banda também escutaram e ta tudo a mesma coisa, ruim.

    Dúvida 1: Agente vai voltar no estúdio e tentar ajeitar, mas como que agente vai mixar com a resposta dos monitores (ótima) para poder escutar em qualquer lugar (principalmente em pc), que não tem uma resposta tão boa?

    Dúvida 2: Não era pros monitores serem flat? ¬¬ eu acho que ele ta realçando os graves, pois lá o bumbo chega a tremer, aqui nem se ouve o bumbo. E é um ótimo monitor da yamaha (não sei o modelo).

    Resumindo, a diferença entre os monitores do estúdio e de outros meios de se escutar está BIZARRA, não é um pouco, é papo de ficar com a distorção abelhuda, baixo sem definição e bateria "fechada".

    Agradeço desde já,
    abc

    .omni
    Veterano
    # ago/11
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    gbmeioponto
    Isso ocorre porque:
    1- provavelmente os monitores do estúdio eram uma merda.
    2- vocês ouviram alto? É a grande tática engana-cliente. Tudo bem alto.

    Agente vai voltar no estúdio e tentar ajeitar, mas como que agente vai mixar com a resposta dos monitores (ótima) para poder escutar em qualquer lugar (principalmente em pc), que não tem uma resposta tão boa?


    Isso em parte é trabalho da masterização também. Mas sim, claro que tem que sair da mix pronto pra soar bem. Por isso o ideal é usar vários tipos de monitoração pra ter certeza que tá tudo funcionando.
    Eu gosto das NS-10m pra isso, elas entregam mesmo. Ainda mais junto de monitores mais mentirosos.

    Não era pros monitores serem flat? ¬¬ eu acho que ele ta realçando os graves, pois lá o bumbo chega a tremer, aqui nem se ouve o bumbo. E é um ótimo monitor da yamaha (não sei o modelo).

    Não necessariamente era pra os monitores serem totalmente "flat". A começar que a SALA também tem que soar bem, é comum a sala fazer sobrar graves e embolar alguma coisa. A sala soando bem, tem monitores que não tem uma resposta plana e são ótimas ferramentas pra mix.

    Então saiba o modelo. É ativo ou passivo? De qualquer jeito, mesmo sendo bons, a mix tem que estar boa, os monitores não fazem milagres.

    Quem fez a masterização? Isso é bem importante.

    Vocês tem os arquivos abertos da gravação né?
    Talvez seja uma de mixar em outro estúdio.

    gbmeioponto
    Veterano
    # ago/11
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    .omni
    Os monitores são Mackie HR824, são ativos.

    Ainda não foi masterizado, ainda ficou faltando. Mas não acho que resolva os problemas que eu falei, porque como eu disse, a diferença é BIZARRA.

    É, tava bem alto quando agente escutou lá, e como ele ainda não terminou de masterizar, ele deu uma versão em .WAV pra gente, de "Bounce" do Pro-Tools mesmo, só pra agente escutar em casa.

    Abc

    .omni
    Veterano
    # ago/11
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    gbmeioponto
    Os monitores são Mackie HR824, são ativos.

    São caixas legais, só meio mentirosas.
    Tem muito grave, mas é perfeitamente possível mixar com elas, geralmente com outro par de apoio.

    e como ele ainda não terminou de masterizar

    Quem tá masterizando?

    gbmeioponto
    Veterano
    # ago/11
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    .omni

    O técnico do estúdio, o mesmo que mixou. Amanhã eu vou lá pra gnt tentar ajeitar. Tem algum conselho?

    Polak
    Veterano
    # ago/11
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    Ja que vc tem um fone legal, e conhece o som dele, leva pro estudio e ouve a mix nele, pra comparar com o monitor do estudio.


    Nao sei como eh o projeto de vcs, quanto pretendem gastar, etc, mas eu economizaria uma grana e mandaria masterizar "de verdade", quero dizer, com alguem especializado nisso. Tem muito cara bom no mercado, com equipo top, cobrando entre 50 e 100 contos por musica

    .omni
    Veterano
    # ago/11
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    gbmeioponto
    O técnico do estúdio, o mesmo que mixou.

    Xiiii...
    Isso não se faz muito.


    Tem algum conselho?

    Sim.
    Pegue o HD com as gravações originais e mixe em outro lugar.
    E masterize em um terceiro lugar.

    Isso se valer a pena, se estiver bem GRAVADO.

    Lembra o equipamento usado? Microfones, prés, mesa do estúdio...

    Polak
    Veterano
    # ago/11
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    Pegue o HD com as gravações originais e mixe em outro lugar.
    E masterize em um terceiro lugar.



    Quase a mesma coisa que eu disse... o .omni só é um pouco mais drástico

    hahahah

    .omni
    Veterano
    # ago/11
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    Polak
    Hahaha
    Eu tou dizendo como eu faria se fosse o meu cd!
    Na verdade não sei como é pra eles, o quanto eles gastaram ou pretendem gastar na brincadeira, etc...
    Pelo menos eu só gastaria com master, felizmente tenho onde gravar e mixar com qualidade, então é mais fácil.

    gbmeioponto
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: gbmeioponto
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    .omni
    Cara, na verdade quem pagou a gravação foi o pai do baixista. E pagou com a mixagem já. Mas eu pedi pra salvar o projeto "virgem" (sem mixar), graças a deus!

    Só pra saber, quanto sairia uma mixagem em algum especialista? E uma master?

    abc

    EDIT: Lembro pelo menos dos mics.
    Na batera foram usados Shure SM58 e SM57, Neumann KM 184, Shure Beta 52, AKG c3000b (pelo que eu me lembre)

    O baixo foi gravado em linha,

    As guitarras foram com 2 amps: Fender hot rod deluxe, Marshall VS100 com 3 mics: 2 Shure SM-57 e 1 AKG c3000b (eu acho que foram esses).

    Não sei quais prés foram usados, e a mesa é uma Digidesign Control 24.

    abc.

    .omni
    Veterano
    # ago/11
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    gbmeioponto
    Só pra saber, quanto sairia uma mixagem em algum especialista? E uma master?

    Varia, depende muito aonde você quer mixar.
    Faz um orçamento na Visom.

    Qual foi o mic de voz, você lembra? Isso diz muita coisa.


    a mesa é uma Digidesign Control 24.

    Na verdade isso não é uma mesa, é só uma superfície de controle. Provavelmente eles tem um summing box analógico pra passar a mix.
    É, o equipamento é mediano mas condiz com o preço do estúdio.

    Qual foi o estúdio?

    gbmeioponto
    Veterano
    # ago/11
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    Estúdio BPM
    http://www.studiobpm.com.br/novo/home.php?studio=barra

    Aqui um vídeo da prévia da gravação, se ajudar em algo.
    http://www.facebook.com/pages/Meio-Ponto/244294262263962

    Não sei direito o mic da voz, mas parece ser o AKG c3000b.

    abc

    .omni
    Veterano
    # ago/11
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    gbmeioponto
    É, parece um estúdio mais voltado a ensaio, não tem grandes equipamentos para gravação. Mas o preço foi justo.
    Agora, não espere nenhuma maravilha de mixagem, muito menos de masterização. É o famoso "you get what you pay for". É simples, não existe almoço grátis. Quer melhor, pague melhor.

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