Equipamentos Home Studio

    Autor Mensagem
    Saquett
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Saquett


    Olá galera sou novo no assunto de Home studios mas ja sei bastante coisa como por exemplo:ambiencia,mixagem,masterização,equipamentos,formas de gravação.etc...Mas não tenho conhecimento de equipamentos,sei que vou prescisar de um interface,mesa de som,amplificador,equalizador,Pc ou MAc e de microfones.Então alguem poderia me ajudar me recomendando bons equipamentos que eu possa comprar não quero nada caro com por exemplo:interface M-audio Pro fire 2626.Quero algo q chege as minhas condições financeiras e que seja um Bom equipamento.E quanto eu irei gastar ao total no meu Home Studio????

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    aqui tem um monte
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/265654/relacionados.html

    e aproveita enquanto não fecham o seu tópico..

    Saquett
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Saquett
    · votar


    Muito obrigado amigo pela dica vou dar uma olhada agora.se vc tiver alguma dica,ou macete seu ai q possa me ajudar seria grato

    gege_correa
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Saquett

    Quais são suas condições financeiras? Qual a finalidade do teu Home?

    Saquett
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    MInha condições são 5000 no maximo pra os equipamentos e a finalidade do meu studio é para apenas gravar o som da minha banda e quem sabe um dia ficar profissional nesse assunto !!

    -Dan
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: -Dan
    · votar


    Saquett
    MInha condições são 5000 no maximo pra os equipamentos e a finalidade do meu studio é para apenas gravar o som da minha banda e quem sabe um dia ficar profissional nesse assunto !!

    PC
    Com 5000 eu compraria um computador decente, com 4gbs de ram no minimo, HD de 1 TB (no minimo) 7200 rpm. Core i5 no minimo. Acho que uns 2K dá.

    Com essa grana eu não gravaria a bateria nem microfonaria guitarras. Usaria VSts e plugins.

    Placa de som
    Compraria uma POD UX1 (Eu to vendendo rsrs) que dá pra gravar voz e guitarra e baixo (um de cada vez). Isso custaria mais uns 500 reais.
    Se pretende gravar mais coisas simultaneas, mas não muitas, e acha que um teclado faria falta, eu ia de POD STUDIO KB 37. Mas aí é uns 1200 reais, mas supriria coisas que vc pode precisar adiante.

    Microfone e mesa
    Pra gravar voz, alem do ambiente (uns colchões num lugar silencioso já dão pro gasto). vai precisar de um microfone e uma mesa. Eu separaria mil a mil e quinhentos reais nessa parte. Mas não sei indicar nomes agora de cabeça.

    Monitores
    Ainda sobra uns mil reais nessa brincadeira, que eu investiria em bons monitores e tambem em um bom fone de ouvido, para versatilidade. Não sei indicar também.

    Dá e sobra.

    Um exemplo disso tudo é a gravação da banda de uns amigos, que tem exatamente a mesma proposta que vc. Confere aí: www.palcomp3.com.br/villana

    Os equipamentos que usamos não dão nem 3 mil reais e achei o resultado satisfatório.

    Boa sorte.

    .omni
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: .omni
    · votar


    A dica do -Dan é boa, mas eu não compraria uma mesa e compraria outra interface (RME, Apogee).
    Eu investiria em um bom mic dinâmico (SM7, RE20) e um bom mic "mid level" condensador de cápsula grande, daqueles que "servem pra tudo" (AT4040, Baby Bottle).
    Além disso, um pré de dois canais (Really Nice Preamp).
    Um par de monitores é difícil de sugerir porque é uma coisa muito pessoal. Eu gosto das NS10, por exemplo, tem gente que odeia. Um par ativo desses novos tipo HS80m é legal e na linha das NS10. Pelo preço é difícil pegar uma coisa muito "hi-fi".
    Um fone legal é o ATH m50 da Audio Technica, é fechado e dá pra usar tanto pra gravar como pra ajudar na mixagem.

    Obs: claro que com essa grana não dá nem pra começar a pensar em microfonar bateria.

    Saquett
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Saquett
    · votar


    Hum... No caso se eu Fosse Microfonar a Bateria do que Por exemplo eu prescisaria(Alem dos microfones da Bateria é claro hehehe)???e de quantos prescisaria???.Pois infelismente sou o baterista. e Axei essa interface de audio Interface de Áudio MAudio Fast Track Pro ela seria uma boa???

    -Dan
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Saquett

    Hum... No caso se eu Fosse Microfonar a Bateria do que Por exemplo eu prescisaria(Alem dos microfones da Bateria é claro hehehe)???e de quantos prescisaria???.Pois infelismente sou o baterista


    Nunca fiz isso, não sou o melhor indicado para te responder mas, antes de tudo, um ambiente decente. Vc tem?

    Saquett
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Tenho sim viz uma sala acustica pra mim com 2 paredes,espuma perfiliada,retirei as quinas da sala e pus uma parede refletora atraz da bateria pra naum matar o Som !!!

    T-Rodman
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    5k pra tudo num dá, ex:

    PC
    Xeon Quad Core, 8GB, 2x500GB, etc - R$ 3500
    ou
    Mac 22" R$ 4000

    Placa de som
    Presonus Fire Studio de 8 canais - R$ 2000

    Microfone e mesa
    só compraria os mics.
    Shure SM57 e SM58, e um condenser AT4040. Se for no Brasil, estamos falando em algo em torno de R$ 2500.
    Ao invés de mesa, surface controllers seriam bem vindos, como

    Monitores
    Yamaha HS50/80m - vai mais uns R$ 1500~1800

    Mais fones de ouvido, mais preamp, mais softwares... bem, estamos falando de R$ 15k pra 8 canais.

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Saquett
    Grave a bateria num estúdio. Menos dor de cabeça, mais qualidade.
    Ainda mais considerando que vocês tão começando a gravar, bateria não é das coisas mais simples, além de muito equipamento tem que tomar cuidado com um monte de coisas importantes na hora de gravar pra não ter problemas de fase, tem vários tipos de microfonação, se vocês gravarem uma guia em casa com click e forem pra um estúdio de gravação legal o técnico de lá deverá saber formas legais de gravar a sua bateria e o seu estilo.
    Pode crer.

    Strato_Saionara
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    +++++++++++
    Ressuscitando
    +++++++++++


    Bom dia pessoal.

    Bom, eu queria adquirir uns equipamento para gravar uns covers e postar no youtube, e também fazer uma demos.

    Interface de Áudio: Focusrite Scarlett Solo - R$ 649,00
    Monitor de Áudio: M-Audio AV42 (par) - R$ 879,00
    Fone de Ouvido: Audio Technica M20X - R$ 370,00

    Sei que não são nem de longe bons equipamentos, mas para começar dá?
    A minha sala não é tratada e nem penso em tratar tão cedo, então vale a pena comprar este AV42? Ou investir somente num fone?
    Vale a pena partir da solo para 2i2 ou é praticamente a mesma coisa?

    Eu pensei em comprar isto e quem sabe daqui uns 3 a 5 anos comprar isto:
    Interface de Áudio: Apollo Twin
    Monitor de Áudio: Yamaha HS7 ou HS8
    Fone de Ouvido: Audio Technica M70X

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Sei que não são nem de longe bons equipamentos

    Quem disse?

    para começar dá?

    Eu não te conheço, não sei sua expeirência nem seu ambiente.

    400 pau num fone é lá uma grana alta ein... Fones são desconfortáveis a longo prazo, aprendi isso com os meus. Tu não vai ouvir música tempo suficiente neles para criar referência de como banda X soa aqui, deixe eles para lá. Com esta economia, poderia investir direto nos HS7.

    Pessoalmente, não pegaria um HS7 se minha sala possui uma acústica deficiente, onde o som de um alfinete caindo reverbera 800ms...

    Strato_Saionara
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: Strato_Saionara
    · votar


    Ismah
    Quem disse?
    Lendo os tópicos aqui no fórum o pessoal reclama de tudo, parece que nada tem qualidade, e tem que montar um studio onde se tem tratamente acústico feito por engenheiro, ter uma apollo, e pré-amps caros, e isto é bem fora da minha realidade.

    Eu não te conheço, não sei sua expeirência nem seu ambiente.
    Eu ouço bastante músicas direito de cds, vejo muitos vídeos e leio muito sobre gravações e mixagens, mas como não tenho nem um interface, e até pouco tempo nem tinha um bom pc, nunca fiz nada.

    400 pau num fone é lá uma grana alta ein... Fones são desconfortáveis a longo prazo, aprendi isso com os meus. Tu não vai ouvir música tempo suficiente neles para criar referência de como banda X soa aqui, deixe eles para lá. Com esta economia, poderia investir direto nos HS7.

    Eu tinha pensado em usar ele para monitorar o que estava sendo gravado, como eu toco guitarra, iria usar também para estudar no amplitube.
    Acha que vale a pena gastar 2,5k a 3k num parte de monitor HS7? Um HS5 compensa?
    Tenho um quarto 2,5 x 3,5 disponível, é um escritório para estudo e quarto de visitas.
    Dificilmente eu passaria mais de 3h editando, eu ficaria entre 1 a 2 horas e olhe lá.


    Pessoalmente, não pegaria um HS7 se minha sala possui uma acústica deficiente, onde o som de um alfinete caindo reverbera 800ms...
    Poderia fazer o que com pouca grana?

    Strato_Saionara
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    +++
    UP
    +++


    mahohnikk
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: mahohnikk
    · votar


    Oi amigo, como vai? Tentarei lhe ajudar. Em primeiro, você pode ter equipamentos medianos/razoáveis e uma estrutura (elétrica, acústica e aterramento) impecáveis, o que é melhor que equipamentos top sem tudo isso. Como seu orçamento é pequeno e precisa comprar os equipamentos, pois sem eles não se faz nada, não indico comprar coisas tão top e comprar tudo no mesmo nível. Vi que perguntou sobre a Fast Track Pro e não a indico, pois é um produto defasado, existem outros no mercado melhores, com preamps melhores, por exemplo. Eu indico, além dos tradicionais equipamentos (monitores de áudio, microfones, interface de áudio e PC ou Mac, investir em "bons" cabos, evitando comprar coisas populares, busca por Mogami com conector Neutrik que terá algo de qualidade e sem pagar tanto). Com R$5.000,00 você poderia comprar esse seguinte kit:

    Interface de áudio Steinberg UR22mkII (uso a UR22 apenas e é excelente), tem um preamp magnífico! (pagará em torno de uns R$1.000,00 uma nova);
    Microfone pode pegar um Audio Technica AT2020 para vocais (pagará em torno de uns R$510,00 - R$550,00 um novo);
    Um bom par de monitores são os KRK Rokit RPG3 5'', embora 5'' não seja o adequado para graves (pagará uns R$1.500,00 em um par novo).
    Gastará no máximo uns R$300,00 comprando na loja Yashi (consulta o preço dos cabos Mogami balanceados P10 TRS com Amphenol ou Neutrik, se a diferença for pequena entre os 2 conectores opte por Neutrik, do contrário Amphenol). Aqui está o site da loja: http://www.eyashi.com.br
    Computador PC é bacana, mas eu sou mais chegado em Mac que PC, pois a estabilidade de um Mac é sem igual, além de alguns softwares exclusivos para Macs e da para por Windows em Mac tranquilamente. Você pode comprar um Mac Mini usado por uns 2.500,00 (infelizmente seria mais fácil achar de 2012 do que 2014, então os updates acabariam por meados de 2019 ou talvez 2020). Infelizmente passou R$850,00 do seu orçamento, mas esse combo que te indiquei é um baita custo/benefício e cuidando bem, dura até você sentir que deve trocar algo. Bom, é a minha dica para você.

    Strato_Saionara
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    mahohnikk
    Interface de áudio Steinberg UR22mkII (uso a UR22 apenas e é excelente), tem um preamp magnífico! (pagará em torno de uns R$1.000,00 uma nova);
    Já tinha pensando em comprar a UR22 no lugar na 2i2, mas eu li que a 2i2 tem pré-melhores, por outro lado a UR22mkII não vi ainda. Vou dar uma lida.

    Um bom par de monitores são os KRK Rokit RPG3 5'', embora 5'' não seja o adequado para graves (pagará uns R$1.500,00 em um par novo).
    São bons mesmo? Não compensa pagar um pouco mais e pegar um HS5 por exemplo?

    Gastará no máximo uns R$300,00 comprando na loja Yashi (consulta o preço dos cabos Mogami balanceados P10 TRS com Amphenol ou Neutrik, se a diferença for pequena entre os 2 conectores opte por Neutrik, do contrário Amphenol). Aqui está o site da loja: http://www.eyashi.com.br
    Eu tenho cabo da Planet Waves, não são ruins né?

    Computador PC é bacana, mas eu sou mais chegado em Mac que PC, pois a estabilidade de um Mac é sem igual
    Aqui eu posso falar com propriedade.
    Eu estou TI, desenvolvo para Mac, ISO, Windows, Android e etc, e velho, foi o tempo em que valeria a pena pagar a mais para ter um MAC.
    Hoje eu tenho um Dell Vostro 5480 com i7 5500u / 8GB ram / 128 Gb SSD (vou trocar para 480 GB SS) / Nvidia 830m e o notebook é fenomenal, a pouco tempo, 4 meses, paguei R$3400,00 nele e nunca acharia um Mac no mesmo nível nem se pagasse mais 1mil reais.

    Obrigadão velho.

    mahohnikk
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: mahohnikk
    · votar


    Notebooks com Windows não costumam ter portas Thunderbolt e FireWire, além disso a estabilidade do sistema, o aproveitamento é maior, eu vi isso na prática, sem falar dos softwares próprios para Macs. Sobre os cabos, pessoas que eu admiro indicaram os Mogami, Van der Hul e Monster Cable, sendo que a Canare é ótima também, o Planet Waves deve ser bacana, mas eu compro apenas esses mesmo e indico esses. Se o Planet Waves te serve legal, com um bom retorno em qualidade, sem chiados, usufruindo o máximo do seu sistema (claro que cabos de força também contam parece), então não tem o porquê de trocar. Eu usava um PC com i7-4770K (4 cores/8 threads) e troquei por um MacBook Pro 2009 com Core 2 Duo, bem inferior. Achava que eu me decepcionaria, mas não, a diferença entre os 2 existe, mas é certeza que se esse Core 2 Duo estivesse em um PC, pareceria que ele rodaria menos potente. Aparenta que os sistemas dos Macs são melhor programados, bom eu acho isso. Sobre os Yamaha, os graves dos HS50M são fracos demais, não sei dos HS5 e nem usei KRK de 5'', uso de 8'', mas os agudos do HS50M que eu tinha me irritaram, sendo que fiz 1 troca pelos KRK que tenho hoje e os agudos são muito mais macios, bem mais agradáveis de se ouvir. Tudo de bom!

    Calime
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Receitas de bolos, nada mais que isso....sad, but true!

    Del-Rei
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Strato_Saionara
    Cara, dá pra fazer gravações legais com equipamentos simples sim.

    Vale a pena partir da solo para 2i2 ou é praticamente a mesma coisa?


    Cara, a 2i2 tem 2 entradas XLR e 2 entradasP10. A Solo tem apenas 1 entrada de cada. Aí você quem decide se vai precisar de mais de uma pra cada, simultaneamente.

    Você não comentou sobre microfones (ou passei batido?). Já tem algum?

    No geral, eu acho que quem está começando deveria ir aos poucos nos equipamentos, comprando o que o dinheiro permite no momento, e quando for sentindo necessidade (se sentir) vai trocando por melhores.

    Eu tenho umas caixas da MicroLab, linha Solo, que não são exatamente monitores, mas funcionam que é uma maravilha pra um home inicial.

    Como sua sala não é tratada e você não pensa em tratar, já saiba que se for gravar com condensadores vai ter dificuldades. São microfones extremamente sensíveis e captam até agulha caindo. Já tive problemas com latidos de cachorros do vizinho, TV de outros cômodos, carros passando na rua... Até o click do metrônomo no fone era captado pelo microfone. Pra gravações, tratamento de ambiente é mais importante do que se pensa.

    Um aceno de longe!!!

    Ismah
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Strato_Saionara

    Realmente por aqui se fala mais dos defeitos do que das glórias, simplesmente porque qualquer propaganda fala das glórias.

    Diferente do colega mahohnikk, que te listou marcas eu não indico nenhuma, mas debaterei com prazer os prós e contras de cada equipo que me apresentar, dentro de um ponto de vista técnico.


    +++UP+++

    Dar up é contra as regras do fórum, caracteriza flood.

    Eu ouço bastante músicas direito de cds, vejo muitos vídeos e leio muito sobre gravações e mixagens, mas como não tenho nem um interface, e até pouco tempo nem tinha um bom pc, nunca fiz nada.

    Ouvir e ouvir são duas coisas... Tem quem escuta música o dia todo, e não lembra de nenhuma que ouviu, porque estava trabalhando na planilha que o chefe quer até fim do dia, ou dirigindo...

    Já ouviu o sino que toca em Master of puppetts? Ou os synths dos álbuns do G'n'R? E o timbre limpo do EVH?

    A questão maior é criar referências nos monitores que tu tiver, independente de quais sejam. Acho que é a parte mais difícil, como a guitarra do James Burto soa no MEU sistema? E o baixo do Marco Hietala?

    Eu tinha pensado em usar ele para monitorar o que estava sendo gravado, como eu toco guitarra, iria usar também para estudar no amplitube.

    Numa opinião pessoal, pode usar os monitores para isso, já que a princípio tu não citou microfonar nada.

    Acha que vale a pena gastar 2,5k a 3k num parte de monitor HS7? Um HS5 compensa?

    Isso é algo que tu precisa decidir. Eu não compraria, se não tenho a sala tratada para tal...

    Tenho um quarto 2,5 x 3,5 disponível, é um escritório para estudo e quarto de visitas.

    Com estas infos não tenho nada praticamente, precisaria ouvir a sala, e realizar medições com equipamentos específicos. O teste mais básico é bater duas palmas, você não deve escutar o reverberação delas.

    Dificilmente eu passaria mais de 3h editando, eu ficaria entre 1 a 2 horas e olhe lá.

    Isso é o menor problema, mas dê preferência por ouvir música ali... Tire meia hora por dia para ouvir (e apenas ouvir) um álbum que de uma banda que te inspire e que goste.

    Poderia fazer o que com pouca grana?

    Te dou o mesmo conselho que dei para outro membro recém chegado:

    Se não tem certeza do que está fazendo, comece por mixar as open tracks (tem outro nome para isso, que nunca lembro), usando os plugins nativos de alguma DAW que prefirir (fuja de presets!)... Mixe 20 vezes a mesma música e compare-as. Se hoje for mixar um rock, tente deixa-lo com som de reggae, ou se for um heavy metal, tente deixa-lo com som de folk...

    Pode parecer ridículo isso, mas é um baita aprendizado.

    Passe então a estudar sobre microfonação e captação... É um universo tão ou mais complexo que mixar e masterizar.

    No meio do caminho, considere workshops, e talvez algum curso...

    Tu tá em São Leo velho... Galera que faz muito workshop não falta... Emerson Duarte, ProShows, IGAP, Terça-Técnica... Estrela/Lajeado tem a Tigrão Áudio... Carlos Adolphs e Hugo Renato, não são engenheiros, mas são caras que podem e vão te ajudar.

    Posso te indicar alguns estúdios e home studios pra ti conhecer e trocar uma ideia...

    E cara, o mic se tu for microfonar é tudo...

    mahohnikk
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Uma observação: cuidado com opiniões subjetivas de gosto, por alguém ter gostado de um par de monitores, por exemplo, que para aquela pessoa soe legal. Monitores, se for adquirir agora, precisa ficar atento às colorações. O ideal são monitores o mais flat possíveis, ou seja, monitores mais equilibrados.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equipamentos Home Studio