Mixagem baixo na musica

    Autor Mensagem
    EletricGuiTar
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: EletricGuiTar


    Fala galera! ;D
    Bom, eu to apanhando aqui pra mixar um baixo num som que fiz. O problema é que ele ta pegando muita ressonância, não tem EQ que tira, ai quando solto todo o mix, ele de vez enquando "come" outras frequencias baixas, ou some de vez, ou fica muito grave, ele "não fica no lugar dele". Lembro de ter visto que isso é coisa de frequencias, mixar as frequencias certinho, pra que cada instrumento esteje no seu "lugar". Enfim, eu queria que alguem me ajudasse, explicasse como funciona isso, e como melhorar tal. Não intendo muito sobre essa coisa toda de frequencias, abaixar 60Hz coisa e tal..

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    EletricGuiTar
    Como assim "pegando muita ressonância"?
    Provavelmente ele está embolando com outros instrumentos.
    O mais comum é o baixo dar conflito com o bumbo, porque ambos meio que caminham juntos e estão numa região bem grave.
    Experimente solar o baixo e o bumbo e ver, você pode cortar um dos dois pra abrir espaço pro outro, por exemplo.

    londrer
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: londrer
    · votar


    Lembre-se que o baixo tem mais agudo que guitarra, ele precisa desse agudo para definição.
    Do mesmo jeito o médio é importantíssimo e mto gente tem mania de tirar o médio do baixo.

    Procure não deixar ele tbm na mesma faixa de frequencia que o bumbo para evitar mascaramento, por exemplo: se o seu bumbo está atuando principalmente em 63-80hz, um baixo que traga o 100-150hz pode ajudar melhor a musica do que o baixo tbm em 63-80hz.

    Mas principalmente, não mate o médio do baixo como eu vejo gente fazer a torto e a direito

    londrer
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Obviamente, tudo o que eu falei depende do estilo que você está mixando e existem milhares de outras considerações que eu podia fazer, mas apenas dei um tapa

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    londrer
    Lembre-se que o baixo tem mais agudo que guitarra

    ....????

    londrer
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: londrer
    · votar


    .omni
    Opa, curioso não?
    Se você for tratar o instrumento apenas pelas notas, a guitarra tem mais notas agudas.
    Porém, se tratando de mixagem e trabalhando com todo o alcance de frequências de ambos os intrumentos, a guitarra não tem nem muito grave e nem agudo ela é puramente média. Já o baixo tem frequencias muito mais graves (obviamente) e muito mais agudas que a guitarra.
    O alcance das notas de um intrumento é uma coisa totalmente diferente das frequências que essas notas geram. Da pra imaginar um bumbo falando 5000hz? Pois é... Tem bumbo que o "Kick", a definição dele está até em 7000hz. E mesmo assim ele continua grave pra kcete la pelos 63-80hz

    londrer
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    O baixo vai MAIS OU MENOS (e dependendo de como o músico toca) de 30hz a 10.000Hz mais os harmônicos naturais acima disso.
    A guitarra vai MAIS OU MENOS de 80hz a 5.000hz mais os harmônicos naturais acima disso.

    .omni
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: .omni
    · votar


    londrer
    Já o baixo tem frequencias muito mais graves (obviamente) e muito mais agudas que a guitarra.

    Cara, tem baixo que não tem nada acima de 600hz.
    A maioria tem harmônicos que alcançam o espectro inteiro, mas dizer que tem mais agudos que uma guitarra que é uma fábrica de harmônicos é maluquice né.

    Tem bumbo que o "Kick", a definição dele está até em 7000hz.

    Desculpa, mas não tem não. Por mais agudo que seja (pele e harmônicos) a "definição" não vai estar em 7k. A fundamental vai ser uma nota muito grave independente do tamanho do bumbo, acima de 1k já tem muito pouca coisa e dependendo do bumbo os harmônicos dificilmente chegam em 7k, daí a dizer que "a definição" está lá é loucura.
    Claro que existem frequências no espectro inteiro, mas evidente que não são as mais "importantes", não precisa ser nenhum gênio da mixagem pra deduzir isso.


    O baixo vai MAIS OU MENOS (e dependendo de como o músico toca) de 30hz a 10.000Hz mais os harmônicos naturais acima disso.
    A guitarra vai MAIS OU MENOS de 80hz a 5.000hz mais os harmônicos naturais acima disso.


    Cara, no baixo, acima de 1k é tudo harmônico.
    As frequências principais do baixo são de uns 60hz a uns 250hz.

    londrer
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: londrer
    · votar


    .omni
    Não vou entrar no mérito, nem em disputa de egos na internet.
    Mas te asseguro que se você for estudar sobre o assunto, vai ver o quanto a região de 3Khz pra frente é importante para baixo, bumbo e pra 0muitas outras coisas.

    .omni
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: .omni
    · votar


    londrer
    Entre no mérito, por favor! "Se eu for estudar"?




    _hm

    .omni
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: .omni
    · votar


    londrer
    vai ver o quanto a região de 3Khz pra frente é importante para baixo, bumbo e pra 0muitas outras coisas.

    Opa, pera lá.
    Eu nunca disse que não era importante.
    Mas daí a dizer que o baixo tem mais agudo que guitarra, que ele tem frequências fundamentais até 10kHz e que a "definição" do bumbo está em 7k é outra história.


    É bem comum fazer um low pass no bumbo e cortar um monte de coisas acima de 1k ou menos por exemplo, isso não significa que vai deixar "pobre" o som do bumbo. Mas também se for o caso, um shelf em 2.5k pra dar mais pele... mas duvido que alguém vá usar um peak de 2db em 15k no bumbo, isso não existe, cara. No meio de uma mix cheia isso aí some.
    Quando eu digo que não são as frequências mais importantes não significa que elas são inúteis, mas certamente no meio de uma bateria, ninguém vai ficar dando 10k num bumbo porque não apenas ele vai sumir/embolar com outras frequências, como existem muitas outras coisas na mix fora da bateria que vão cobrir totalmente essa faixa.
    As coisas tem que caber na mixagem, não adianta querer fazer tudo aparecer lindamente como se fosse um instrumento solo, vai chegar a hora em que você vai ter que abrir um vale enorme no meio de um instrumento pra caber outro, se ficar achando que todo instrumento tem que soar bem solado as coisas simplesmente não vão caber na mix.

    londrer
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    .omni
    Desculpe pelo "Se você for estudar".

    De qualquer forma, não falei de fundamental em lugar nenhum. É claro q não, estive falando de alcance de frequência. Não só as fundamentais.

    - Falei q a frequência ta la. E ta mesmo, se vc tirar mata o timbre.
    - Falei q o agudo dá definição. E dá mesmo, se vc quer kick no bumbo vc sobe 4Khz, 5Khz, depende do bumbo, do estilo, da gravação. Eu já ouvi bumbo com o Kick em 7Khz. O sibilado da voz tbm tá lá nos 5Khz pra frente, se vc tira a voz fica velada, se exagera sobra sibilado. O baixo fica mais brilhante quando você puxa acima de 5K.
    - Falei que o baixo tem mais agudo que a guitarra. E tem mesmo, não fudamentalmente como vc insiste em falar, mas os harmonicos vão mais longe sim. Fora que os estalos do Slap que são vitais para o timbre deles estão sempre acima dos 4Khz, ai vai de você identificar onde ele está e usá-lo de forma que não marcare com outros agudos da mixagem.

    Nada disso é absoluto, porque em mixagem tudo depende, mas não tem nenhuma besteira no que eu falei, não.
    O baixo tem maior range de frequência que a gutiarra sim tanto pro grave quanto pro agudo.

    londrer
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: londrer
    · votar


    "É bem comum fazer um low pass no bumbo e cortar um monte de coisas acima de 1k ou menos por exemplo, isso não significa que vai deixar "pobre" o som do bumbo. Mas também se for o caso, um shelf em 2.5k pra dar mais pele"
    High Cut no bumbo e depois Shelf?
    Isso é um absurdo sem tamanho...

    .omni
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: .omni
    · votar


    londrer
    - Falei q a frequência ta la. E ta mesmo, se vc tirar mata o timbre.

    Se voce tirar 10k no bumbo vai matar o timbre?
    Ok então.

    High Cut no bumbo e depois Shelf?
    Isso é um absurdo sem tamanho...


    Cara, eu já vi que você se prende um pouco em "receitas de bolo".
    É extremamente comum fazer esse tipo de coisa.

    se vc quer kick no bumbo vc sobe 4Khz, 5Khz

    Você está falando da pele, não do "kick".
    São coisas bem diferentes. Não tem nada a ver com definição.
    É bem comum cortar totalmente a pele, tudo depende da música.

    O baixo fica mais brilhante quando você puxa acima de 5K.

    Isso é óbvio, qualquer coisa fica mais brilhante quando você puxa harmônicos.
    E é isso que são no baixo, harmônicos.
    Eles existem no espectro todo, inclusive pros graves.

    Instrumento não tem que soar bem solado, tem que soar bem na mix. Se ficar puxando pra tudo soar bem sozinho não cabem 3 canais na mix. Experimenta botar piano, voz, rhodes e cordas numa mix, as coisas não vão caber se você ficar nessa de pensar individualmente em cada canal.

    Outra coisa, é bem comum gravar um bumbo com dois microfones, sem contar overs (que as vezes são a bateria inteira praticamente) e mics de ambiente de chão, etc. Vai ficar dando pele em todos os canais? Não dá.
    É comum também gravar uma caixa com um mic mais velado e um mais brilhante além da esteira, não precisa ficar tentando equilibrar cada canal pra soar perfeito, quem tem que estar soando bem é a música inteira.
    Já vi baixo que não tinha nada acima de 600hz mesmo, ele tinha um som tipo BZZZZ BZZZ mas que na proposta soava bem pra caramba.
    Nem todo bumbo tem que ter pele soando, é perfeitamente possível e comum tirar a pele inclusive.

    Não se prenda a receitas de bolo.

    R1C4RD5
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    EletricGuiTar
    De uma forma geral você deve utilizar um analisador de espectro de frequência para identificar o que o pessoal falou logo no começo do tópico, se o bumbo e o baixo estão embolando.

    Minha sugestão é que você "zere" a equalização dessas duas tracks e faça novamente tomando cuidado de definir melhor cada um.

    As frequências mais graves do bumbo geralmente ficam na faixa de 60Hz e as do baixo entre 80 e 100Hz. Então você pode acentuar estas para seus respectivos instrumentos.

    -Dan
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    londrer
    Tem bumbo que o "Kick", a definição dele está até em 7000hz. E mesmo assim ele continua grave pra kcete la pelos 63-80hz

    Clássico bumbo de metalcore.

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    -Dan
    Aquele bumbo que não faz "BUM", faz "CLICK".

    -Dan
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: -Dan
    · votar


    londrer
    .omni

    Caras. A discussão não ta produtiva. Já aumentei umas altas frequencias no meu bumbo gravando um metalzão para dar definição no click e sei que em outros estilos isso é impensável.

    Para mim não existe generalização. Depende do que vc tá querendo.
    Se um tá gravando samba e o outro Trash Metal, vai ser dificil ditar regras de mixagem de um pro outro.

    -Dan
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    .omni
    Instrumento não tem que soar bem solado, tem que soar bem na mix. Se ficar puxando pra tudo soar bem sozinho não cabem 3 canais na mix. Experimenta botar piano, voz, rhodes e cordas numa mix, as coisas não vão caber se você ficar nessa de pensar individualmente em cada canal.

    Concordo. Mas se o cara tá gravando um Baixo, guitarra batera e voz ele pode querer por aquele baixo corpulento.

    Por isso que não consigo ver regras gerais. Depende do que vc tá querendo.

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    -Dan
    Mas se o cara tá gravando um Baixo, guitarra batera e voz ele pode querer por aquele baixo corpulento.

    Sim, ele pode.
    Ele pode querer o baixo cheio de presença e pouco grave o bumbo fazendo só o ataque, por exemplo. Por isso eu disse que é comum cortar alta frequência de bumbo, até grave de baixo (o que pode parecer loucura pra alguns).


    Depende do que vc tá querendo.

    Por isso que eu disse: "Não se prenda a receitas de bolo."

    vai ser dificil ditar regras de mixagem de um pro outro.

    Até porque não existe "regra de mixagem". Existem coisas que funcionam 90% das vezes (550a tá aí pra isso), e coisas que você já pode fazer automaticamente que com certeza vão funcionar.

    Dar 4dB em 8k no bumbo não é uma delas..................................

    -Dan
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    .omni
    Dar 4dB em 8k no bumbo não é uma delas..................................


    Vou tentar achar um vídeo que vi no youtube de um cara gravando um death metal eu acho. Ele lascando agudo no bumbo. Não vou dizer que era 8k, pois não lembro.

    -Dan
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    EletricGuiTar
    Fala galera! ;D
    Bom, eu to apanhando aqui pra mixar um baixo num som que fiz. O problema é que ele ta pegando muita ressonância, não tem EQ que tira, ai quando solto todo o mix, ele de vez enquando "come" outras frequencias baixas, ou some de vez, ou fica muito grave, ele "não fica no lugar dele". Lembro de ter visto que isso é coisa de frequencias, mixar as frequencias certinho, pra que cada instrumento esteje no seu "lugar". Enfim, eu queria que alguem me ajudasse, explicasse como funciona isso, e como melhorar tal. Não intendo muito sobre essa coisa toda de frequencias, abaixar 60Hz coisa e tal..


    Já experimentou um EQ com muitas bandas? Usa o Waves Q10 e fuça bastante.

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    -Dan
    Cara, o que eu quero dizer é que não é uma coisa padrão, tipo dar 12,5 na voz, 3k, etc.
    Se começar com "eu vi um cara fazendo"... Eu já vi gente usando pedal de guitarra na bateria. Auxiliar Numa SSL, com um monte de 1073 em volta. Eu mesmo já fiz um monte de coisa não "convencional", por assim dizer. Já usei até a merda do Maxim, e me serviu!

    O grande problema desse fórum é o achismo. Não estou falando de ninguém em especial, mas o que eu vejo de gente chegando com umas verdades absolutas sem ter um mínimo de embasamento ou experiência no assunto é uma coisa incrível.
    Discutir sobre mixagem já é questionável, mas negar que existem "portos seguros" não faz sentido.

    Eu sei que bumbo click é uma estética, eu particularmente não gosto e nunca usei, nunca "coube" em nada que eu tenha feito.
    Mas dizer que é "proibido" cortar a pele e que a "definição" do bumbo ou do baixo está em sei lá aonde é um pouco "vi um cara no youtube dizendo que", ou "vi um tópico no fcc".


    Pra parar de desvirtuar, pra mim equalizador pra o baixo é o 550a ou o 1073. Bota isso e um LA2, não tem como ficar ruim.
    Todos esses existem em versão plugin e todo mundo deve ter um "alternativo".

    -Dan
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    .omni
    O grande problema desse fórum é o achismo. Não estou falando de ninguém em especial, mas o que eu vejo de gente chegando com umas verdades absolutas sem ter um mínimo de embasamento ou experiência no assunto é uma coisa incrível.
    Discutir sobre mixagem já é questionável, mas negar que existem "portos seguros" não faz sentido.

    Eu sei que bumbo click é uma estética, eu particularmente não gosto e nunca usei, nunca "coube" em nada que eu tenha feito.
    Mas dizer que é "proibido" cortar a pele e que a "definição" do bumbo ou do baixo está em sei lá aonde é um pouco "vi um cara no youtube dizendo que", ou "vi um tópico no fcc".


    Eu já elevei as altas no bumbo, peguei dicas de um cara que não lembro e não vou ficar caçando agora. Eu não falei que nada é proibido. To falando justamente o contrário. Eu hein.

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    -Dan
    Eu não estava falando de você. Nem do londrer.

    Você é veterano, deve ter visto bastante isso. Gente discutindo com você que "dinâmico é melhor que condensador", ou coisas do gênero.
    Ou as famosas receitas de bolo de "pra voz masculina, equalize assim, pra voz feminina, equalize assado", etc.

    Eu já elevei as altas no bumbo

    Eu também, ué.

    -Dan
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    .omni
    Eu não estava falando de você. Nem do londrer.

    Você é veterano, deve ter visto bastante isso. Gente discutindo com você que "dinâmico é melhor que condensador", ou coisas do gênero.
    Ou as famosas receitas de bolo de "pra voz masculina, equalize assim, pra voz feminina, equalize assado", etc.

    Eu já elevei as altas no bumbo

    Eu também, ué.


    Ah tranquilo então. o/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mixagem baixo na musica