EQ, Filtros e Mixagem !

    Autor Mensagem
    Eduardo Barreto 2
    Veterano
    # jul/11


    Oii andei pesquisando e não achei NADA ! E tenho algumas dúvidas sobre mixagem,o que são filtros?Com a EQ eu consigo "harmonizar" voz e instrumentos? Vlw

    Tulio Estevam
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    filtros servem para cortar frenquencias, por exemplo um high pass, ou um low pass, essas coisas. Sobre a equalização, é possível sim hamonizar bem, mas não adianta tentar consertar com o equalizador metodos de gravações errados e sem fazer uma pre-produção antes (organizar timbres, ver como casa direitinho, como ficaria numa mix e só depois começar as gravações pra mix). A dica que dou para a voz aparecer (se estiver pouco audível) é o que vi no mix secrets do andivax (recomendo ver), atenuar com EQ os intrumentos hamônicos com 1 ou 2db em 600Hz.

    Resolvi escrever pra te ajudar porque tou vendo que estás começando agora mesmo e tal.. agora dizer que não achou NADA, acho um pouco demais, a web ta aí, o fórum tbm, é o que mais tem! abraço.

    makumbator
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    Eduardo Barreto 2

    Leia e terá uma base para começar:

    A Arte da mixagem

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Eduardo Barreto 2: Oii andei pesquisando e não achei NADA !

    Hoje em dia, é mais fácil acreditar que você não pesquisou com as palavras-chave ideais. Tem TUDO na Internet! ;)

    Abs

    Eduardo Barreto 2
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Pessoal estava flando que não achei nada sobre filtros ! Ok?

    makumbator

    Já baixei,vou ler sim ! Obrigadoo

    Eduardo Barreto 2
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Tulio Estevam

    Vlw!Ajudou mt,não sei mt sobre métodos de gravação sabe?Eu abro SONAR coloco no modo de gravação e mando ver.Ah quando a voz não está audível eu atenuo os instruementos ou uso o C1 da Waves.E quanto a Harmonizar eu quero dizer que quando tento fazer uma mix ela não sai conforme as mix de estúdios,vc acha que com o livro possa ajudar ?

    Tulio Estevam
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Vai ajudar muito sim. É só se informar, ler bastante e tal. Agora se você tá tendo dificuldade com equalização, você sabe usar compressor? digo, de forma correta? porque essa é a parte (diria não mais difícil, mas) mais complexa na mixagem. No mais é só estudar um pouquinho e ir fuçando pra aquilo acontecer na prática.

    Marcus Cerutti
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Eduardo Barreto 2
    E quanto a Harmonizar eu quero dizer que quando tento fazer uma mix ela não sai conforme as mix de estúdios,vc acha que com o livro possa ajudar ?

    O livro é bom, mas sinto muito: para sair como mix de estúdios, grave e mixe num estúdio.

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    para sair como mix de estúdios, grave e mixe num estúdio

    E o principal, aprenda a mixar.
    É um poço sem fundo. Santa ingenuidade achar que vai ver uns vídeos no youtube, ler uns livros e artigos e vai fazer mixes de padrão cd com uma fast track pro e meia dúzia de plugins piratas.
    Bom estudo, tenha paciência!

    Eduardo Barreto 2
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    .omni

    Vlw mas tbm não precisa esculachar(haha gíria de carioca) !

    makumbator
    Moderador
    # jul/11 · Editado por: makumbator
    · votar


    Eduardo Barreto 2

    Não existe receita pronta, e muito menos milagre da noite para o dia. Leia, releia e principalmente entenda o livro que passei, que vc terá uma base para começar nessa área(mas ele é apenas a ponta do iceberg). Não dá para virar um Eddie Krammer assim do nada.

    Demanda estudo, leitura(inglês é fundamental nessa área), pesquisa, audição analítica de todo o tipo de gravação profissional e experimentação.

    Tudo isso leva tempo e muito esforço. É um processo longo, mas muito legal para quem gosta desse campo.

    E é claro que quanto melhor seu equipamento, mais longe poderá ir, e os resultados serão cada vez mais profissionais se puder ir fazendo upgrades constantes.

    A chave é o conhecimento e prática aliados a um bom equipamento.

    Eduardo Barreto 2
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Estou fazendo um cover da música Kiss Me(Sixpence None Richer) e é com dois violões(base e solo),gostaria de saber qual vai pra esquerda/direita???E com os dois um pouco mais ao fundo e o vocal na frente ficaria bom???Quando é uma música violão + voz a EQ dos violões precisa ser igual???

    makumbator
    Moderador
    # ago/11
    · votar


    Eduardo Barreto 2

    gostaria de saber qual vai pra esquerda/direita???

    Vc decide amigo, são opções de gosto e intenção sonora. Não tem nada que seja proibido ou obrigatório. Mas no geral se costuma colocar o solo no centro(ou muito perto do centro). Mas não é obrigatório.

    E com os dois um pouco mais ao fundo e o vocal na frente ficaria bom???


    Ouça e avalie se vc acha bom ou não. Não tem regra fixa de nada.

    Quando é uma música violão + voz a EQ dos violões precisa ser igual???


    Pode ser igual ou não. Depende do contexto e intenção.


    Ouça mixagens com a instrumentação e estilo parecido com o seu cover e verifique as diferentes soluções sonoras encontradas.

    Eduardo Barreto 2
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Eduardo Barreto 2
    · votar


    makumbator

    Obrigado!E quando tem reverb de mais,fica tipo um eco,tem como "absorver o eco"?


    PS:Os violões não foram gravados,foram feitos pelo Real Guitar 2

    makumbator
    Moderador
    # ago/11
    · votar


    Eduardo Barreto 2

    Talvez esteja com muito reverb. Experimente diminuir a quantidade.

    Eduardo Barreto 2
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    No orkut disseram que o Voxengo CurveEQ dá um banho nos EQs da Waves,qual é o melhor?É melhor que o Q-Clone?Já experimentaram o Elementam Audio Eqium?Ele é ótimo,vc pode usar quantas bandas desejar e ainda escolhe a frequência,como se fosse um EQ paramétrico.E onde posso baixar o Voxengo CurveEQ?Fiquei curioso pra experimentá-lo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a EQ, Filtros e Mixagem !