Análise de Set Home Studio Iniciante - Preciso de 1 ou 2 dicas!

    Autor Mensagem
    Volytor
    Veterano
    # jul/11


    Olá pessoas do forum, sou novo na área de home studios e no fórum também, quero pedir desculpas desde antes caso o tópico seje muito grande ... sei que a principal resposta vai ser : FALTA ESTUDO NA AREA!, rsrsrs, mais isso ja esta sendo providenciado em 30 dias começo meu curso de home em Campinas-SP.

     
    Gostaria de que o pessoal mais experiente me falasse o que me falta de Principal nesse set que vou listar, desde ja agradeço à todos, e o que mais quero saber, é se preciso de uma mesa, compressores, pré valvulado... o que eu substituo e bem com plugins...se quiserem podem recomendar marcas e modelos também à vontade, lá vai:

     

    01 Computador Atlhon2 X4, 3Ghz, 4gbDdr3, Placa me Asus M4a88t-m, utilizo o vídeo onboard dessa placa mesmo, HD 1.5tb Samsung, Gravador DVD-LG, Monitor 19" LCD.

    01 Placa de Áudio M-audio Profire 2626

    01 Kit de Microfones para bateria CAD-Premium Series - 7 mics

    01 Mic Behringer C-1 para vocal

    01 Par de Monitores KRK-5
     
    01 Fone Koss The plug para bateristas surdos como eu

    01 Fone Akg 414 para ajudar na mix ou para gravar voz e batera

    01 Baixo 4 cordas Fender Squier Precision

    01 Guitarra Washburn Americana A-10

    01 Guitarra Tagima T-635

    01 Bateria Peace (das antigas, no sei o modelo) com pele Evans em toda ela, prataria Sabian e Paste, Pedal Duplo Iron Cobra PowerGlide , Maquina de Hi-Hat Tama Iron cobra series.

    No setor de softwares, estou assim:

    - Cubase 5.1 com os plugins:

    - Guitar Rig 4

    - Amplitube 3

    - Amplitube Ampeg

    - Um pacote Diamond da Waves

    - Antares Autotune

    - Drumagog (utilizo sempre pois no tenho sala tratada pra gravar uma batera acústica com decência)

     
    Tudo ligado (exceto guitarra e baixo) com cabos XLR-XLR de qualidade Média, mais sem ruídos.

     
    Sobre o conhecimento, até sei gravar, alguma coisa de mixagem e aplicar alguns efeitos, gravando tudo em multipista, mais sou muito perfeccionista como músico e já vi que vou ser assim no Home também, então ainda estou muito insatisfeito com o que sei. Não sei absolutamente nada sobre Masterização possível dentro de um Home, isso me irrita muito, rsrsrs.

     
    Bom, chega, já está enorme tudo isso, fico no aguardo de dicas, opiniões, bate papos... abraços à todos!

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Não sei absolutamente nada sobre Masterização possível dentro de um Home

    Isso é porque não existe master possível num home studio. :)

    Se você precisa ou nao de mais ou menos coisa depende da qualidade que voce quer alcançar.
    Voce não precisa de uma mesa. Periféricos sao sempre bem vindos. De novo, tudo depende do seu budget.

    Volytor
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Volytor
    · votar


    Olá .omni tudo bem? Grato pela atenção cara....

    Me expressei mal sobre a master, ehehehe, quis dizer a master possível dentro de um home, ou seja, uma pré master.. ou nem isso que a galera tanto fala rola?

    Sobre a mesa... é totalmente dispensável mesmo nese caso? Já ouvi de tudo quanto é tipo de gente, todos os tipos de opniões sobre a mesa, rsrsrsrs

    Um pré amp valvulado melhoraria o resultado mesmo sendo um simples como o Mic200?

    Um Blue Tube é muito melhor que o Behringer citado acima?

    Ou os dois sao dispensáveis e só compensaria mesmo se for "O PRÉ" ?

    Sobre a qualidade que quero chegar é meio relativo cara... penso alto... quero chegar a ter um grande estúdio e viver disso, amo trabalhar com música... mais o bolso não deixa, entao no momento, quero alcançar aquilo que o bolo permite, rsrsrs... vou upar algo que fiz em casa no home, no 4shared, e colocar aqui pra vc ver como estão as coisas,

    Abração e grato denovo!


    Editando.... lá vai o link da última demo que fiz, está sem vocal, mais é o que eu tenho aqui no trampo pra mandar, rsrsrs, abraços

    http://www.4shared.com/audio/dQsN7P_u/Teste03.html

    OBS: eu sei que tem erros na batera, mas era de noite e eu só tive chance de um take, rsrsrs

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Volytor
    Me expressei mal sobre a master, ehehehe, quis dizer a master possível dentro de um home, ou seja, uma pré master.. ou nem isso que a galera tanto fala rola?

    Olha, claro que é possível fazer algum tipo de master... mas uma master de verdade, sinceramente não dá não. Nem em estúdio de mix, master é uma coisa meio sagrada na minha opinião. Até dá pra meter uns 6dB a mais ou fazer alguma coisa com uma referência, mas daí a chamar de master eu acho que é forçar a amizade. Não dá pra chamar de pré master porque não dá pra mandar algo já comprimido pra uma master de verdade... mas dá pra transcrever uma faixa paralela à mix pra ter uma idéia de como a master vai soar.
    Mas isso pra uma mix de verdade, gravada num estúdio de verdade, não tem porque pagar uma master séria pra uma coisa gravada numa interface baratinha no quarto de casa, né.

    Sobre a mesa... é totalmente dispensável mesmo nese caso?

    Cara, eu acho bem dispensável sim. Até porque pra caber no orçamento "home studio" não vai dar pra comprar nenhuma mesa extraordinária, e por comprar uma mesa sarapa é melhor pegar meia dúzia de periféricos legais e de bom custo benefício e jogar direto em linha na interface.

    Um pré amp valvulado melhoraria o resultado mesmo sendo um simples como o Mic200?

    O Mic200 tem uma válvula mas de maneira alguma é um pré valvulado. Prés valvulados de verdade tem o circuito inteiro valvulado, essa válvula dele tá ali mais de enfeite do que qualquer outra coisa.
    E sinceramente, não entendo a hype com prés valvulados. Entendo amplificadores de guitarra valvulados, até mics valvulados, mas prés...? Compressores valvulados ok, mas pré pra mim tem que ser solid state. Valvulados tem o seu uso sim, mas como 95% do tempo eu usaria um pré solid state eu só pensaria em comprar um pré valvulado depois de comprar 10 prés SS e mesmo assim eu provavelmente pegaria um que tem opção de circuito valvulado ou SS.

    Um Blue Tube é muito melhor que o Behringer citado acima?

    Sim.

    Ou os dois sao dispensáveis e só compensaria mesmo se for "O PRÉ" ?

    O Bluetube é um pré baratinho mas que dá um gás legal pra seu som, bem melhor que ligar direto nos prés da interface.
    Eu não gastaria dinheiro com o Mic200.

    Volytor
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Volytor
    · votar


    Cara, sinto que estou tendo aulas gratuitas, rsrsrs

    Bom, vamos lá. Primeiro quais periféricos mais importantes vc me recomendaria?

    Em que seria aplicado o pré valvulado no 5% restantes na sua opniao, E, qual pre amp SS vc me recomendaria nesse caso entao?

    Outra dúvida específica, no caso pra melhorar o som de entrada da bateria, (tirando o ambiente que acho que é primordial) o que eu poderia adquirir? Pois o pré não seria usado pra mics de bateria, correto?

    Ah já ia me esquecendo... tem alguma opniao pra dar sobre a demo que postei? Pode lenhar que sou mero aprendiz! rsrsrs

    Abraçossss!

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Volytor
    Em que seria aplicado o pré valvulado no 5% restantes na sua opniao

    Hm...
    Talvez num baixo... ou num over de bateria bem jazzy daquelas que só tem os overheads. Talvez numa voz suave.

    E, qual pre amp SS vc me recomendaria nesse caso entao?

    O Bluetube é uma opção baratinha que funciona legal. Se você puder pagar mais, existem inúmeras opções.

    Outra dúvida específica, no caso pra melhorar o som de entrada da bateria, (tirando o ambiente que acho que é primordial) o que eu poderia adquirir? Pois o pré não seria usado pra mics de bateria, correto?


    Sim, de fato os overheads são 80% do som da bateria.
    Claro que os prés são usados pros mics da bateria! Se você tiver bons prés, use-os em tudo que puder!

    tem alguma opniao pra dar sobre a demo que postei?

    Ainda não ouvi! Ouvirei jajá.

    Volytor
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Legal, vou tentar pegar o Bluetube mesmo entao, mais a dúvida sobre usar prés na bateria é a seguinte, como fica a ligação ja que o Bluetube tem 2 entradas e são 7 mics da batera? Só poderei usar 2 mics da batera com pré ou tem algum outro esquema?

    Abraços!

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Volytor
    Só vai poder usar dois canais.
    Use os overheads no pré. São "prioridade" junto com bumbo e caixa (up).

    MMI
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    .omni

    Até porque pra caber no orçamento "home studio" não vai dar pra comprar nenhuma mesa extraordinária, e por comprar uma mesa sarapa é melhor pegar meia dúzia de periféricos legais e de bom custo benefício e jogar direto em linha na interface.

    Po, cara, que preconceito...
    Tem "home studio"que neguinho tem um computador pau velho com placa onboard e só, é verdade. Mas ao se olhar o antigo home studio do Steve Vai por exemplo, se vê que a coisa pode ir longe.

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    MMI
    Não é preconceito, é conceito.
    Com o preço de uma mesa sarapa você compra um pré bom. É um canal só, mas vale muito mais.
    Mesmo pra um estúdio maiorzinho eu não compraria uma mesa, no máximo um summing analógico legalzão só pra passar a mix.

    Esse estúdio do Vai não é um home studio, é um estúdio na casa dele. Ou você acha que no home studio do camarada aqui, mesmo dizendo que é iniciante e postando o equipamento a ser usado, vai ter o que? Uma Neve de 72 canais? Não é preconceito, é realidade.

    Volytor
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    .omni

    Eu entendo a posição do colega de cima , mais entendo perfeitamente o que vc quiz dizer tb...prefiro voltar ao assunto pré.

    Se nao for o Bluetube, até uns mil reais, o que você recomendaria? Exista algum nessa faixa muito melhor e com mais canais?

    Outra coisa, o sinal com pré amps de qualidade ganham mais "corpo", mais vida, correto?

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Volytor
    Se nao for o Bluetube, até uns mil reais, o que você recomendaria? Exista algum nessa faixa muito melhor e com mais canais?

    Cara, eu acho que não, eu acho que pelo preço é ele mesmo. A não ser que você possa pedir pra alguém trazer de fora pra você.

    Outra coisa, o sinal com pré amps de qualidade ganham mais "corpo", mais vida, correto?

    Em relação aos prés da interface, sem a menor dúvida.
    Mas cada pré tem suas características, não existe "o melhor" (mentira, existe sim).

    MMI
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Falando sério agora...
    Como eu disse acima, o conceito de home studio é muito amplo. pode variar desde um moleque que tem um computador com placa de som onboard e microfone da webcam até um maior que esse do Steve Vai que eu mostrei. É estranho a afirmação que o do Vai "não é um home studio, mas é um estúdio na casa dele", já que "home studio"="estúdio em casa".
    Eu acho que os prés valvulados são legais sim, depende do gosto e da aplicação. O Bluetube já ajudaria, apesar que sua M-Audio 2626 já tem pré decente para essa finalidade. Particularmente acho que um compressor nesse início não é necessário, use plugin mesmo, assim como a "mesa" de som. Em resumo, depende muito do que se quer e do que se pensa a respeito do som. Ás vezes pode ser até melhor investir nesse momento em tratar o ambiente e não equipamento.

    Volytor
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    .omni

    Entendi, eu até tenho como trazer de fora, tem um certo risco, mas vou pesquisar preços e ver se vale a pena correr esses riscos

    MMI

    Concordo totalmente com você sobre o conceito de Home, e tb posso dizer que já vi coisa do chamado Estúdio de verdade, caros, e eram horriveis e já vi coisa de homezinho pequeno que ficou mto legal, claro que depende do músico tb e dezenas de outos fatores..

    Obrigado pelas dicas... mas ficou uma dúvida... Você acha que o Bluetube daria uma OTIMA diferença em relação aos Octane da 2626 ou nem vale a pena no momento?

    Sobre o ambiente é o que eu mais queria tratar... mais é que moro de aluguel... estou comprando uma casa mais como é financiada vai me demorar uns 4 meses no total pra mudar ainda, só aí posso começar a pensar no ambiente... que é o meu sonho de consumo..adoro ambiente tratado e até a estética disso... minimamente se parecendo com uma sala de estúdio já acho bem legal...mas quando for fazer isso tem outro problema.. aqui aonde moro, Limeira-SP, ngm presta esse tipo de serviço! Então vou ter que estudar muito e meter a cara, mais isso pensarei mais pra frente, rsrsrs


    AH, .omni

    Por favor, opine sobre se o Bluetube vai ser muito melhor que os prés da 2626 tb! GRATO!


    AHHHH, já ia esquecendo, algum dos dois ouviu a mp3 postada pra me falar algo sobre a mix, ou qq outra coisa?


    Abração aos dois!

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Volytor
    É estranho a afirmação que o do Vai "não é um home studio, mas é um estúdio na casa dele", já que "home studio"="estúdio em casa".

    É que apesar do nome, o conceito de home-studio é um estúdio de menor porte, mais simples. Se um cara tem uma sala toda projetada com uma mesa EMI, 10 geladeiras de 1073 e 4 vias de monitoração não é bem um home studio, né?

    Eu acho que os prés valvulados são legais sim

    Questão de gosto. Eu acho que não tem nem de perto a mesma versatilidade que prés SS. Pra ter um só, eu jamais teria um valvulado.
    E vale salientar que o Bluetube não é valvulado.

    Ás vezes pode ser até melhor investir nesse momento em tratar o ambiente e não equipamento.

    Concordo, e concordo também que um compressor físico por enquanto não vale a pena.

    Volytor
    Você acha que o Bluetube daria uma OTIMA diferença em relação aos Octane da 2626 ou nem vale a pena no momento?


    Sim, vai fazer bastante diferença.

    Volytor
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Volytor
    · votar


    .omni

    Cara sobre a definição do termo em si home studio eu concordo com vc, na verdade quiz dizer que concordava com o MMI no sentido da qualidade de cada um, que não depende se é home ou não.

    Não chamo de modo algum o estúdio do Vai de Home, mesmo sendo em casa, rsrsrs, mais deixa isso pra lá.. são só nomenclaturas!

    Na possiblidade de importar e me sair bem mais em conta do que por aqui, o que você recomendaria em termos de Pre amp acima do Bluetube com mais saídas?

    Outra dúvida, pq todo mundo vende o Bluetube como valvulado? Ele seria um Pré valvulado então?

    Grande abraços à todos!

    MMI
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Volytor

    Então, que o Bluetube pode fazer diferença eu não tenho dúvida. Mas honestamente, para sua bateria não sei não se vai transformar água em vinho. No seu set você fala de guitarra, baixo e vocal. Esse pré você estava pensando para que?
    O Bluetube é um pré valvulado no sentido que tem válvula lá dentro. Por outro lado ele não é bem um circuito antigo, totalmente analógico e como os "all tube", então não é exatamente um pré valvulado. É uma questão de ponto de vista e nomenclatura.
    Cara, o que eu quis dizer com o post anterior é o seguinte... Você deveria pensar no que almeja e nas possibilidades. Acho que você deveria pensar nas deficiências que você mais sente hoje. Daí você vai aparando as arestas e adequando ao que você procura. A impressão que me passou é que você está buscando melhorias mas não sabe exatamente no que e para onde (não leve a mal!). Se de fato é esse pré... Eu sempre acho que, especialmente se você almeja ter um estúdio ou crescer nessa área, procure sempre comprar o melhor possível. Tente evitar o "custo-benefício" (baratinho meia-boca que quebra o galho) para que continue uma opção no futuro e não sirva só para 1 ano de aprendizado, porque mais tarde você vai querer um melhor e vai encostar ou se livrar do anterior. Isso sim sai caro.
    Quer saber? Acho que o que você já tem dá para fazer gravações bem legais. Talvez fosse o caso de estudar mesmo, praticar, testar plugins, buscar sonoridades dentro do que você já tem. E deixar para aplicar na casa nova. rsrsrssrs

    .omni
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Volytor
    Na possiblidade de importar e me sair bem mais em conta do que por aqui, o que você recomendaria em termos de Pre amp acima do Bluetube com mais saídas?

    Quanto você pode/quer gastar? Já deu uma olhada na www.bhphotovideo.com? Tem algumas coisas. Ou então pula logo pra Vintage King, haha.

    Eu concordo muito com o MMI aqui:

    procure sempre comprar o melhor possível. Tente evitar o "custo-benefício" (baratinho meia-boca que quebra o galho)

    Lembre-se que microfones e prés nunca vão ficar velhos ou ultrapassados. Os circuitos são "iguais" há 50 anos. Invista em prés e mics bons e você continuará usando-os daqui a 20 anos.

    Volytor
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Volytor
    · votar


    MMI

    Cara, não te levei a mal de jeito nenhum rsrsrs, vc matou a pau! Eu quero melhorar e realmente não sei aonde e como no sentido "do que comprar" ou se realmente preciso comprar.

    O pré estava pensando pra Guita, vocal e Baixo... mais depois da dica do .omni sobre usar em tudo que der um pre bom, aí pensei na bateria tb, que realmente sei que é a minha maior carência, tem peles boas, prataria boa, maquina hi-hat e pedal ótimos, mais a madeira deixa a desejar, por hora não tenho como investir nisso, então tento ir me virando na mix, mais to louco pra trocar o casco todo por uma de um Luthier muito fera que tem aqui na cidade.

    Concordo tb sobre os baratinhos meia boca, nao tenho grana pros melhores, mais procurei, até estourando o orçamento comprar o melhor que dava mesmo, até parcelando e tal. Como o kit de mics da batera... tinham os Karsects, os Yoga, Os Cads Dmtp-7... mais mesmo pagando o dobro peguei o Cad Premium... não que sejam mics excelentes, rsrsrsrs, meio longe disso... mais comparei com os outros que citei e meu deus, a diferença foi bem grande!

    Resumindo, concordo com os dois e muito sobre os baratinhos, acho que o ideal é pagar um pouco mais do que posso, rsrs, depois me viro pra arrumar a grana, pq as coisas que geralmente indicam como custo-benefício ou nao duram ou nao quebram nem o galho, e as tops, estou muito longe de poder comprar... então acho que devo usar um meio termo pra ir aparando as arestas como você disse mesmo...sem pressa de comprar coisas que nem me serão úteis no momento

    Mais, sem querer ser chato, denovo, rsrsrs...ouvindo o mp3 que postei, dá pra vc me dizer se preciso aprender a usar o que tenho mesmo (ou seja, falta estudo antes de comprar qq outro equipo) ou se é isso mesmo que ele produz em termos de qualidade?


    .omni

    Vou dar uma olhada no site.... algum link de lá que vc recomende? até uns 1200 eu posso gastar... na sinceridade nem sei o que é o Vintage King, mas vou pesquisar, pelo jeito que vc falou acho que está fora do meu alcance de looooonge, rsrsrsrs...

    Muito legal o que você falou sobre os prés e mics durarem décadas... nunca tinha pensado nisso, realmente é o investimento mais seguro!

    E sendo chato denovo com vc tb... e a mp3? rsrsrsrsrs


    Abração aos dois e de verdade mesmo, muito obrigado pelo bate papo... está sendo muito valioso pra mim.

    EDIT: Fiz um edit aqui pra mais uma, acho que essa é tola, mais não custa perguntar.... O Preamp Octane com 8 entradas, seria exatamente o que eu tenho na 2626 ou não tem nadaver e seria uma boa pra mim?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Análise de Set Home Studio Iniciante - Preciso de 1 ou 2 dicas!