Sala Gravação de Voz

    Autor Mensagem
    matuskkella
    Veterano
    # mai/11


    Gostaria de saber se uma sala de 2,30 m por 1,80 m é muito pequena para gravar voz? É que estou montando um home studio na minha casa, mas o único espaço para a sala de gravação é este acima (vou gravar apenas alguns intrumento e voz menos batera).

    londrer
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: londrer
    · votar


    Vish... isso varia de mais do tratamento que você der a ela.
    Se forem paredes normais, sem tratamento, é uma sala pequena que vai dar MTA reflexão d frequencias. Você vai ter cancelamento de fase e vai cagar o timbre, vc vai ter q corrigir no EQ e ainda vai ter um reverb foda q vai t dar trabalho pra conseguir um timbre bom.

    Se você tratar com materiais que retem as ondas de frequências médias e agudas vai melhorar pra gravar voz, pq assim a reflexão diminue bastante e o Mic vai pegar só a sua voz diretamente.

    Mas isso cagaria pra gravar instrumentos acústicos q é bom ter um pouquinho (bem pouquinho) de reverberação para não deixar a sala "morta".
    Eu faria um esquema de cortinas que fossem ajustaveis para cada ocasião. Funcionou mto bem na casa d um amigo meu. Dá um pouco de trabalho, mas o resultado final é bom e barato.

    O tamanho ta legal. Precisa resolver os problemas de reflexão.

    londrer
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Quer ver como pode ser ruim?
    Entra nessa salinha e segura um "grito". Olha a barulheira q vai fazer. Não é só a sua voz que ta rolando, mas a sua voz+a zua voz q bateu no teto e voltou+ a sua voz q bateu na parede e voltou. Cara é um infinito de ondas voltando.

    O esquema de cortinas é basicamente colocar 3 cortinasuma sobre a outra nas paredes e forrar o teto. Como?
    Você coloca uma cortina fina, uma cortina um pouco menos fina e uma grossa. O material pode ser variado, uma delas tem q ser porosa para segurar os agudos.

    O teto vc pode matar mesmo com um tecido grosso e o chão pode colocar um carpete ou tapete.

    Quando sentir q está mto abafado o som, só abrir uma ou outra camada de cortina para reter menos ondas. é uma boa experiência. E da pra conseguir uma certa versatilidade.

    É lógico q isso é uma bela gambiarra, mas q funciona razoavelmente bem. Tem outras toneladas d coisa possiveis, mas mais complexas

    Osvaldojr
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Se vc tratar ela acusticamnte dá e sobra....

    AndreW B.
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Eu tenho a mesma dúvida, quero gravar minha voz em um lugar com 1.80m por 1.20m, quero tratar com este material:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-178021722-espuma-acustica-diret o-da-fabrica-cobrimos-qualquer-oferta-_JM

    Rola?

    londrer
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    AndreW B.
    Existe uma grande mistificação sobre a espuma... mas ela não é, nem d longe, a melhor maneira d tratar uma sala.
    Pq? Pq ela "abafa" a sala engolindo os agudos e dependendo até alguns médio-agudos.
    É muito interessante para fazer algumas correções de reflexão, mas para tratar não é a melhor opção.

    Para gravar voz em uma sala "tratada" com isso, é beeeeeeem arriscado, pq o médio grave vai refletir na paredee voltar para o mic, mas parte do medio agudo e a maioria do agudo não. Sua voz vai ficar velada.

    Tem metodos melhores.

    O método q eu citei acima (a gambiarra) é boa justamente por ser bem flexivel, c tiver mto velada a voz vc puxa umas cortinas e ja era.

    edu7522
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Deveria consultar um engenheio acustico, esse negocio de tamanho em m2, e revestimentos de paredes, envolve conhecimento tecnico, a não ser que enfie a cara, e faça do seu jeito, sem medo de errar.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jul/11 · Editado por: Christhian
    · votar


    No caso de uma sala tão pequena, forre tudo com Sonex que deve resolver. Melhor abafar um pouco e compensar com um bom mic, um pré decente e um EQ do que sobrar frequências apitando na gravação.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sala Gravação de Voz