Chegou Minha Vez - Hardware de Gravação, qual encarar ? ?

    Autor Mensagem
    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/11


    Pessoal,

    Sei que o que pergunto é a coisa mais batida da face da terra, o que comprar??, o que é melhor??, isso, aquilo, mas na hora do vamos ver é fogo, e gostaria muito de contar com a opinião dos colegas para fechar o meu pedido

    Resumindo minhas intenções

    - Gravar, semi-profissionalmente ensaios do meu estudio (Studio E - São Vicente - SP), e fazer individualmente músicas completas de estúdio

    Meus equipamentos
    - Bateria - 5 a 8 Mics (a minha é uma premier 3 tons e uma porrada de pratos)
    - 2 Guitarras (Marshall e Meteoro)
    - 1 baixo (Qx200)
    (ou todas as cordas poderiam entrar na linha)
    - 4 teclados (ai lascou hehe é o meu instrumento)
    - Voz principal + 4 Backings (Meu Studio comporta no máximo 6 Músicos)

    Contabilizando precisaria de pelo menos 16 canais, sendo que, pelo menos 10 teriam que ser pré-amplificados para os microfones da bateria e da voz

    Ando procurando muito esta quantidade, 16 canais, sendo que preferencialmente, 24 seria melhor para trabalhar com mais folga

    Ai que entra minha primeira pergunta:
    Interface de Audio ou Mixer Digital com Interface??

    A segunda opção sempre me deixou mais a vontade, pelo fato da estética do estudio, ter o físico, um monte de botoeszinhos, controles, o preço de 2500,00 numa phonic 24 universal, (mas acho que saiu de linha) me animava, sendo que eu tenho como top (para mim) a presonus Studio Live16 por 6000,00

    Mas será que elas me atenderiam, ou seria melhor cair para as interfaces e manter os mixer no mundo virtual ... aí que o problema começa, tem mil e um produtos para isso no mercado, o que escolher

    Sei o que gostaria de ter, mas fogem do orçamento, coisa de mais de 20K e eu não quero ser profissional, apenas gravar minha banda com muiiiiiiita qualidade

    Qual seria a preferencia e sugestão dos senhores. exposto isso tudo

    Atualmente tenho muita experiencia de gravação , com a tradicional já, Presonus Audiobox, usando Sonar X1 ou Sound Forge L / R captados por microfone dinamico ainda, usando uma mesa pequena Xenyx da Beringher com 4 pres apenas e muitos acessórios e equipamentos, falta agora é claro, dar o chute final, enfiar o pé na jaca e investir no sistema de gravação MESMO

    Se for possível me delimitar a um $$$ ponto $$$, gostaria apenas de considerar 2 faixas de preços
    - 3K e 6k, certamente não poderei ir muito alem disso, ficando neste intervalo com certa tranquilidade

    - Poderia ser legal tambem, levar em consideração sistemas que aceitam upgrades futuros, como um lego, ir juntando peças

    1 - A se considerar, não sei, Minha DAW fixa é um Core i5, 8 Gb, 1Tb Hd e a DAW Mobile é um Vaio i7, 6Gb, 750Gb, ambos já Windows 7 64 bits

    2 - consideração, tenho o Sonar X1 e o Sound Forge 10 Originais, então seria legal o sistema novo, ser compatível com estes programas , para não ter que jogar uma licensa fora (que não foi barata hehe)

    Acho que é isso
    Muito obrigado a todos que tiveram a paciencia de chegar até aqui
    Qualquer opinião e sugestão serão muito bem vindas

    Minow
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Edson Caetano
    Gravar, semi-profissionalmente

    Ok.
    Você pretende gastar até 6K na interface, certo?

    E os microfones, cabos, periféricos, etc?

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Minow
    Então Minow, de microfones, cabos, periféricos, etc?, tenho muita coisa juntada ao longo de meus 32 nos hehe, muita coisa mesmo, então isso não seria um problema, imediato, mas...

    Cabeamento: Todos caseiros, compro o cabo, as pontas e soldo, muita coisa não tem marca, e nem qualidade, com certeza, todos serão substituidos, mas não entra no orçamento final

    Microfones> Fui sempre entusiasta de testar microfones, tenho muitos dinamicos, Sansom, Shure, Leson, SKP, de varios tipos, porem nenhum condensador ainda, e nenhum de Eletreto, não entrei neste ponto, porque sei que vou ter que encarar kits novos de microfones, mas tendo o gravador, o resto com calma vem chegando, mas sugestões nessa área são ótimas

    Periféricos - Apenas um pré Beringher, Equalizer 15 vias da onel, efeitos landscape, mesinha xenyx, uns Dis, o forte meu mesmo, em perifericos é tudo via plugin

    Monitor - Alesis Mk1

    Consideremos então de 3 a 6k imediato a se gastar, e num prazo de 12 a 24 meses outra quantia desta (viu que só tenho pelo menos 500 reais ao mes para investir neste hobby)

    Obrigado pela atenção

    Minow
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Minow
    · votar


    Edson Caetano
    Bom, visto que é um hobby e você já tem microfones de um nível X não adianta comprar uma interface de nível Y.
    Eu acho que uma ProFire 2626 tá mais ou menos no nível do equipamento.
    Daria pra usar os prés dela e uma interface ADAT tipo Behringer ada8000. Mais do que isso eu acho que vai ser difícil por esse preço.
    O resto gasta em mics, depois disso eu acho que é comprar um mic a cada 3 meses e ir expandindo. =)

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Minow
    Então a Profire é uma boa pedida, mas com seus 8 canais apenas, precisaria obrigatoriamente dos conversores para atingir todo seu potencial, se eu pegasse 2 ada8000, a 700,00 cada e a interface a 2,000, fecho a conta com 3500,00, dentro do que eu quero, e com 26 canais

    A Profire2626 é concorrente direta da Presonus FireStudio, que tambem tem 26x26, é isso né ?

    Outra pergunta, todas as saidas analógicas, da interface e dos conversores, podem ser encaminhados para um mixer externo comum se eu quiser, os dados de gravação vão para a minha daw via firewire apenas

    Se sim, esta pré mixagem, não tem efeito nenhum, pois o que vai mixar mesmo é o mixer da Daw correto, teria apenas o efeito de deixar pré ajustado

    A linguagem Adat dos conversores não apresentam imconpatibilidades por serem de marcas diferentes da m-audio?

    Mais uma pergunta, existe alguma interface apenas com as entradas e saidas digitais, por exemplo sem os prés octane da profire, pergunto isso porque o ada8000 é muito barato (sei que a gente paga a qualidade e deve ser limitada

    Quanto a qualidade a ada8000 trabalha com sample rate de 48K e a profire a 96K então fico limitado a trabalhos de 48K correto (o que não é horrivel hehe)

    Tenho muitas perguntas ainda, mas vamos com calma para nao te atrapalhar muito

    Obrigadão

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Vai nessa do Minow.
    Tem a outra opção de pegar a M-Audio Lightpipe e 2x Behringer ADA8000.
    Vai ser tudo ligado via ADAT, com 16 canais, mas prés 'piores'.

    Então a 2626 fica como opção melhor.
    Daí você coloca a bateria inteira no ADA8000 e o resto vai na 2626.

    Consideraria mais a solução do Minow mesmo.
    Daí você gasta o 'excedente' em cabos, algum outro prezinho, compressor, etc.

    Minow
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Edson Caetano
    A Profire2626 é concorrente direta da Presonus FireStudio, que tambem tem 26x26, é isso né ?

    Creio que sim, mas não sei as diferenças mais específicas das duas.

    Outra pergunta, todas as saidas analógicas, da interface e dos conversores, podem ser encaminhados para um mixer externo comum se eu quiser, os dados de gravação vão para a minha daw via firewire apenas

    Sim, mas pra que você jogaria as saídas num mixer, por exemplo? Pra fazer um pa ou algo do tipo?

    A linguagem Adat dos conversores não apresentam imconpatibilidades por serem de marcas diferentes da m-audio?

    Não.

    Mais uma pergunta, existe alguma interface apenas com as entradas e saidas digitais, por exemplo sem os prés octane da profire, pergunto isso porque o ada8000 é muito barato (sei que a gente paga a qualidade e deve ser limitada

    Sim, existem várias, você tem que pesquisar alguma na sua faixa de preço.

    Quanto a qualidade a ada8000 trabalha com sample rate de 48K e a profire a 96K então fico limitado a trabalhos de 48K correto (o que não é horrivel hehe)

    se você quiser gravar ou trabalhar comsample rates mais altos você precisa de uma interface que suporte.

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    A idéia do Mixer Real seria mandar o sinal já pré mixado para a gravação, mas acabaria sendo um gasto desnecessário, já que a Daw faz isso tranquilamente

    O que eu gosto dos mixers interfaces é somente este aspecto de interagir com o equipamento, ajustar os faders, ou seja, cosmética no estudio hehe

    To vendo que as opções pretendidas e com o valor que eu tenho $$ não vai ter muito pra onde correr

    Vou dar uma pesquisada nas opções e volto aqui para perguntar de novo

    Minow
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Edson Caetano
    Mas então o mixer teria que vir antes, não depois.
    Entra no mixer, vai pra placa.

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Minow
    Cara, rodei minha cidade hoje no final da tarde e fui atrás dos equipamentos, aqui em Santos no final das contas fiquei entre duas lojas, ambas muito boas, porem com credenciadas com importadores diferentes

    Lógico que ter uma interface de 26x26 a pronta entrega é sonho, só capital, aqui é encomendão apenas, o vendedor da primeira, me indicou uma fast track pro, nem sabia que o dono da loja podia trazer outras coisas , isso eu falei para ele depois, de cara ele tentou me empurrar um conversor da Focusrite por 2600,00, mesmo sabendo que eu precisava de uma interface primeiro, mas conversando muito, vendo tudo que tinha lá, o cara me apresentou a Phonic Sumit que disse ser uma porcaria, e afirmou ser possivel me trazer a Live Studio 16.4.2 por 6500,00 no cascalho, ou seja ou não entendem muito, ou não acreditam que eu possa encarar algo deste nivel, mas...

    Ai fui para a segunda loja onde sou fregues, e onde são revendedores da pride e da roland, só com o encarregado, voltaram com a solução magica de encarar uma mackie onix 6120 por 6000,00, apesar de ser um produto interessante, nao me atenderia, apenas 8 pres e 8 linhas

    agora exposto isso, ou eu vou nestas duas lojas com a minha lista de produtos e vejo se eles conseguem pegar na importadora deles um produto similar, ou vou para a capital e fecho negocio lá

    A vantagem daqui é ter o suporte e garantia aqui mesmo, a desvantagem é bem mais caro

    Porem devido as circunstancias da pesquisa aqui na minha cidade, aumentou ainda mais minha vontade de um mixer digital, então eu pergunto o que voce compraria ::

    01 Profire2626 com dois conversores ada8000 por 4000,00 ou
    01 Studiolive 16 ou algo similar por 6500,00

    O produto da Mackie é viagem ou um produto a se pensar::

    Amanhã deverei estar indo para as lojas das cidades vizinhas e sabado que vem finalmente Teodoro tenho 8 dias para me decidir

    Até

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Profire 2626 pra fazer 16 canais você irá precisar de mais um ADA8000 com mais 8 canais ligados no ADAT.

    Studiolive é legal por ter a surface control junto - mais o software de captura simultânea de 16 canais, o que algumas DAWs dependendo da versão, não são capazes.

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    T-Rodman
    Eu uso o Sonar X1 e mesmo vindo outro software junto dificilmente vou trocar, pois é onde investi meus conhecimentos a mais de 3 anos (com versoes anteriores ao X1)

    Mas A Studio Live e outras do genero me motivam ainda mais exatamente pela superficie de controle

    Mas o que você compraria, independente do dinheiro a mais (3k), quase o dobro de um sistema para outro

    alias o vendedor disse que a pressonus fez um update em seus drivers para que a studiolive aceitace um conversor de 8 canais da propria pre sonus, transformondo-a em 24 canais no futuro se eu quiser

    E a mackie onyx 1620, já viu ela, a unica coisa é que sua qualidade é muito superior aos concorrentes, mas tem muito menos recursos

    Obrigado pelas dicas

    Vivo musica
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Edson tuas perguntas respondidas pelo povo aí me ajudaram um monte valeu!!

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Vivo musica
    Legal né a mim tambem

    Mas continuando, então pessoal, surgiu uma oportunidade muito boa, de comprar um equipamento usado de um studio que tava fechando aqui na minha cidade e não teve jeito, mandei bala

    Gravadora Alesis Adat HD24
    Mesa Mackie 24.8.2 analógica
    Par de monitor Alesis MK1
    tudo com cabo e a medusa montada certinho

    Pesquisei bastante o preço dos usados e nem sei se fiz um negócio da china ou não, pois o equipamento tem 10 anos de uso, valeu tudo 8K, mas bem parcelado com o cara e sem juros

    O equipamento é excelente, gravações perfeitas, basta plugar na medusa ou direto na mesa e o negócio já grava, perfeito, MAS>>>

    Sempre tem um mas... para transferir os arquivos para a DAW, tudo é feito via Hub convencional, ou seja porta ethernet, mas o processo leva horas, horas mesmo, agora fiquei perdido

    Grava tudo em tempo real, sem latencia, perfeito, mas para transferir a gravação do Adat HD24 para o PC, é que a lenda começa

    Então pergunto aos colegas:: alguem conhece alguma coisa mais moderna que faça a transferencia dos arquivos do Alesis Adat Hd24 para o PC de maneira mais prática, ou melhor Rápida

    E por favor opinem sobre o equipamento

    Até mais

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Edson Caetano
    ele tá aqui:
    http://www.alesis.com/hd24

    Parece me que ele tem 2 gaiolas para Hd que podem ser removidas.
    Talvez basta colocar as gaiolas no micro que estiver a DAW para fazer a transferência, não?

    outra coisa, se achar, compre todos HDs IDE que achar, pois cada dia que se passa, está mais difícil de achar HDs externos ATA.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    T-Rodman
    Parece me que ele tem 2 gaiolas para Hd que podem ser removidas.
    Talvez basta colocar as gaiolas no micro que estiver a DAW para fazer a transferência, não?

    Isso foi a primeira coisa que fiz, parecia que tinha achado a roda hehe, mas a Alesis formata os Hds em formato propriet[ario, ou seja, coloca no pc e nada, n'ao reconhece, isso eu testei de cara, esta opcao direta nao funciona

    Quanto a comprar Hds IDEs pode ser uma boa para nao ficar na mao hehe, mas por incrivel que pareca a HD24 e vendida ate hoje , nos EUA custa 3500US, ou seja a alesis ainda nao desistiu de seu produto

    Mas .... creio eu, que esta empresa criou uma solucao para a transfrerencia, e isso que eu preciso

    Ate mais

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Vai na parte 'docs e downloads' que tem firmware mais recente:

    HD24 & HD24XR Firmware v1.20
    This is version 1.20 of the HD24 & HD24XR Firmware. This fixes a bug where the unit would hang upon entering the clock rate page in the Utility menu. Specific information for this release can be reviewed in the Release Notes.

    Talvez isso ajude um pouco.
    Tente descobrir qual é o sistema que o HD é formatado, que de algum SO ele consegue ser lido.

    De outro lado, ele deve ser utilizado para a gravação RAW. Vendo os recursos dele, você em tese grava tudo 'cru' no sistema da Alesis, e depois eles fazem a transferência para o PC via outra interface de vários canais, já que ele também tem 24 saídas ADAT.
    Imagine uma M-Audio Lightpipe com 3 ADA8000, por exemplo, que isso seria o modo 'rápido' de transferência. Também poderia ser feito a transferência 'por partes' ligando as saídas analógicas em interface de 8 canais, transferindo 8 faixas por vez, na velocidade de música, e não a de arquivo digital.
    Deve ser essa a utilidade desse hardware até hoje.

    amplexos

    T

    Mr. Phil
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Mr. Phil
    · votar


    Edson Caetano
    Então pergunto aos colegas:: alguem conhece alguma coisa mais moderna que faça a transferencia dos arquivos do Alesis Adat Hd24 para o PC de maneira mais prática, ou melhor Rápida

    Vc pode ver se consegue adquirir uma Fireport 1394 (link) e o software HD24Tools (pra PC ou Mac).

    Ou a alternativa, que seria, como já foi dito, adquirir um case externo (usb ou firewire) e transferir diretamente as tracks pro teu PC...

    Abç, ;P

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Chegou Minha Vez - Hardware de Gravação, qual encarar ? ?