Equipamentos para Home Studio

    Autor Mensagem
    suny12
    Veterano
    # abr/11


    Bom, eu estou construindo um home studio e já tenho uma Fender stratocaster, uma Boss Gt-10, e um teclado da casio q tem entrada e saida midi. No meio do ano eu vou pros EUA e quero investir no meu home studio, e queria saber o que comprar, eu tive olhando no site da Guitar Center e fiz uma lista, mas não sei se o que escolhi ta bom ou se escolhi algo errado ou se deixei de escolher algo, sei lá

    Inteface de Audio: Tascan US-1800
    Microfone:Sennheiser MK 4
    Bateria: Yamaha DD-65

    e o computador eu não faço ideia do que comprar, por favor me ajudem

    Marcus Cerutti
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    suny12 - carinha, é legal você descrever bem o que quer fazer no seu home studio e quanto pode investir.

    O que você vai gravar com o microfone?

    Quantos canais você imagina que vai querer gravar simultâneamente?

    Yamaha DD-65? Vais usar os sons próprios dela ou VSTi? Já fiz uma bateria com uma DD-55, mas não sou baterista e, por isso, fiz peça por peça; será que ela dá performance para um baterista de verdade?

    Qual computador? Vai ser somente para o estúdio ou para seu trabalho não-musical também? Há que ter mobilidade ou pode ser fico? Eu não recomendo desktop.

    Bom, são questões importantes que devem ter resposta antes de qq decisão.

    Minow
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    suny12
    Cara, essa bateria é eletrônica, né?
    Se você pretende gravar com uma bateria eletrônica (acho uma boa idéia), acho que você não precisa de uma interface com tantas entradas. Vale mais pegar uma interface decente, que tenha conversores (e prés) que prestam minimamente do que uma interface meio baratona só porque tem várias entradas e saídas.
    Estou considerando que você não vai precisar gravar um monte de coisas ao mesmo tempo, mas se for e esse for o seu budget, vá em frente!

    Qual software você pretende usar pra gravar?

    Esse mic é pra gravar o que?
    Não tenho experiência com ele, mas parece ser uma boa opção de mic entry-level pra começar. O único "problema" é que ele tem o padrão polar fixo cardióide, e tem um gráfico que parece valorizar a voz, mas que não parece funcionar pra qualquer coisa.
    Acho que um mic com alguns padrões, e um pad de -20dB deixaria o mic bem mais agradável.
    Mas enfim, não dá pra querer muito, é um mic bem barato afinal de contas.

    A bateria eu não posso opinar porque realmente não conheço.

    suny12
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Com o microfone eu pretendo gravar somente voz, pretendo gravar no Maximo 2 canais simultaneamente, em relação à bateria eu vi uns vídeos dela no youtube e não gostei mto dos sons próprios dela, mas eu gostei muito do som dos vídeos dela sendo usada como controlador MIDI, então eu acho q eh isso que eu vou fazer, eu uso ou o EZdrummer ou o Addictive drums, dependendo da musica eu escolho qual eu acho que soa melhor. Eu uso o Sonar 8.0, o Sound Forge 10.0, e o FL Studio 9, e de plugins eu uso o addictive drums, o EZ Drummer, Guitar Rig 4, Abysynth 4, Auto Tune Evo, e alguns que vieram no nos três programas citados anteriormente. E o computador eu ainda não sei, se eu não perder em nenhuma matéria na escola nessa unidade meu pai disse que me dá um computador bom pra um estúdio, mas mesmo se eu passar eu não sei que computador pedir, eu queria ajuda nisso aí tbm, e caso eu não passe em todas as matérias eu vou ter que usar o PC que eu já tenho, que eh um Notebook Sony Vaio com 4gb de RAM e um processador Intel(R) Core (TM) 2 duo CPU T6600 @ 2.20GHz 2.20 GHz (eu não entendo de processadores então eu copiei o que esta escrito no item de processador que esta em propriedades do computador), e se eu ganhar um PC novo ele vai ser somente para meu trabalho musical e se eu tiver que usar o que eu já tenho ele irá ser usado para outras coisas tbm, mas tirando os programas de musica eu não tenho outros programas pesados, como jogos etc. Com esses três itens que eu citei que vou comprar nos EUA eu pretendo gastar no Maximo 1000 dólares. Por favor qdo citarem itens, citem o modelo do aparelho q v6 recomendam, pq eu não entendo mto disso, e se v6 simplesmente falarem as características do aparelho que eu deveria comprar, eu vo ficar perdido.

    Minow
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Minow
    · votar


    suny12
    vou comprar nos EUA eu pretendo gastar no Maximo 1000 dólares.

    Só pra gravar voz? Ok. Ótimo, dá pra fazer um esquema legal.
    Aonde você vai gravar? O ambiente vai ser tratado ou vai ser no quarto?

    Considere:

    Interface

    Fone

    Mic

    Cabo

    Mini pré


    E uma estante boa (e de pés pesados) pra segurar o mic. Esse mic não se usa na mão, você vai precisar mesmo de uma estante.

    Esse é um esquema básico e legal.

    suny12
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    O ambiente vei ser no quarto.

    Que PC eh o ideal, qto de RAM, processador, Windows ou Mac?

    Minow
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    suny12
    Que PC eh o ideal, qto de RAM, processador, Windows ou Mac?

    Você não vai fazer nada extraordinário, então acho que dá pra pegar um Core i5 (ou i7), 4gb de ram ddr3 (ou 8).

    Windows ou Mac é escolha sua.

    suny12
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Brigadão

    Minow
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    suny12
    Nada!

    Mas pesquise mais, minha opinião é minha!

    Marcky Basshred
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Marcky Basshred
    · votar


    Se fosse para eu comprar hoje,compraria uma TC Eletronic Impact Twim,ou uma Konnect 6 ou uma Apogee Duet(só Mac).São interfaces que considero barata para o que são.Microfone se for sem tratamento acustico um Shure SM57 ou SM58,SM7b é uma otima pedida também.Condensador barato AT2020 ou um AT4040 ou um Rode NT-1a ou um NT-2a.Fone de ouvido tem vários,mais gosto muito do meu AKG K240 Studio.Sobre um pre amp não tem necessidade,visto que essas interfaces terá um pré muito melhor que esses baratos.Seu notebook dá para trabalhar legal com áudio,isso se não exagerar nos VSTi e plugins,e se tiver pesando no processamento basta apenas Freezar o áudio ou processar os efeitos no mesmo.

    rafael7
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Fala rapaziada,

    Quero poder gravar minhas músicas e para isso, gostaria apenas dos seguintes itens:

    - 1 canal (primeiro gravo violão e depois a voz);
    - efeitos de delay, reverb, fade in, fade out, etc. (coisas simples);
    - plugins de vocais, piano, teclado, percussão, etc.;

    Para tanto, gostaria de saber o seguinte:

    - tenho o Audacity e o Sonar (junto ao Sound Forge), qual devo usar?
    - preciso comprar um microfone tipo condensador B2 da Beringher?
    - preciso de uma mesa de som? Qual?
    - preciso de um amplificador? Qual?
    - preciso de caixas de som profissionais? Quais?
    - preciso de algum outro programa para edição?
    - preciso de fones de ouvido? Quais?
    - onde posso arranjar plugins do tipo que tenho intenção de usar?

    Vou gravar a mim mesmo em um quarto sem isoalmento acústico e a qualidade é somente para registro, nada profissional...

    Obrigado pela ajuda!
    Um abraço!

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    - tenho o Audacity e o Sonar (junto ao Sound Forge), qual devo usar?
    Sonar
    - preciso comprar um microfone tipo condensador B2 da Beringher?
    não necessariamente. sem uma sala devidamente tratada, você vai acabar fazendo uso melhor de microfones dinâmicos ou condensers de mão. A 'dupla dinâmica' ideal são os Shure SM57 e SM58

    - preciso de uma mesa de som? Qual?
    Não. Você precisa de uma boa interface, tipo M-Audio Fast Track, Presonus Audiobox USB ou similares e melhores

    - preciso de um amplificador? Qual?
    Não precisa de amp

    - preciso de caixas de som profissionais? Quais?
    Se o orçamento deixar, são bem vindas - só que em termos de Brasil estamos falando de R$ 2000 pra cima. A indicação seria Yamaha HS-50M

    - preciso de algum outro programa para edição?
    Não necessariamente

    - preciso de fones de ouvido? Quais?
    Sim. Para monitoração e gravação. Tem gente que usa para mixagem, na falta dos monitores de estúdio. Opções boas em marcas como Sennheiser e AKG em termos de BR.


    - onde posso arranjar plugins do tipo que tenho intenção de usar?
    geralmente você pode começar com os plugins de equalização e reverb inclusos no próprio Sonar. Se for gravar guitarra, tem o Guitar Rig, Amplitube, FarmPod e afins. Para violão é mais efeitos de ambiência contidos nas próprias DAWs (Digital Audio Workstation - o Sonar é um deles).

    rafael7
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Muito obrigado mesmo pelas dicas T-Rodman!

    - Quanto aos microfones, preciso dos dois que me indicou?
    - O que seria a interface? Um programa?
    - Com um laptop como o meu (processador Intell i3, 4Gb de ram, 500Gb de HD, placa de som on board, etc.) já dá pro gasto?

    Obrigado mais uma vez!
    Um abraço!

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    - Quanto aos microfones, preciso dos dois que me indicou?
    SM57 é indicado para instrumentos. SM58 é indicado para voz.
    Se for optar por 1 deles somente, poderia ser o SM58 para voz, enquanto o instrumento você grava com o captação do violão mesmo.

    - O que seria a interface? Um programa?
    Pesquisou pelo menos aqui ou na internet sobre os modelos? já saberia do que se trata. É uma 'placa de som externa dedicada para música'.

    - Com um laptop como o meu (processador Intell i3, 4Gb de ram, 500Gb de HD, placa de som on board, etc.) já dá pro gasto?
    sim. para esse tipo de utilização, dá. Só a placa de som onboard que não funciona legal com DAWs e VSTs.

    TAGUAHOMEDF
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    olá amigo bom dia!
    deixo aqui algumas dicas que serão ótimas para você montar seu home studio ou studio para gravar seus trabalhos com qualidade tanto para uso pessoal como para ganhar dinheiro fazendo produções músicais e produção de audio em geral! tais como spots,vinhetas,propagandas etc... tudo isso fará com que você desenvolva um bom trabalho.

    1 começando pela placa de som
    vi que pelos seus comentários que você tem uma renda compátivel com os valores...
    para produção básica ou profissional de ótima qualidade
    compre uma interface : TASCAM US-144MK2 esta é a melhor para gravação uma das mais usadas nos EUA.

    2 um bom microfone,bom tanto para voz como para captar violão guitarra,instrumentos etc...
    RECOMENDO O MXL990 CONDESSADOR.

    3 cabos profissionais da marca : SANTO ÂNGELO... pois eles são considerados os melhores para trasmissão de sinal para sua placa de som,sendo assim sua qualidade de garvação sairá audivel sem ruidos e de qualidade profissional.


    4 monitores de referência: recomendo hs 50 ou hs80 yamaha
    eles te dão a qualidade real do que você gravou,pois quando queimar o cd gravado terá o som real do que você ouviu,diferentes de usar caixas comuns como som caseiros ,micro systens caixas simples acúsitcas etc...

    5 compre um bom fone de ouvido para ouvir os detales na hora da edição dos audios gravados e detrminar a mais pura edição sem picks,sem falhar em entonação na hora de gravar voz entende? pois é um bom fone indico o : FONE DE OUVIDO AKG K44 OU K77.

    6e um iten indispensável o filtro de voz conhecido por pop filter ou anti puff: POP FILTER SÂNTO ÂNGELO OU MXL ele filtras o excesso na seguintes palavras o som forte do p que contenhas palavras com final ou inicio f.

    7 com estes itens você terá uma excelente HOME STUDIO OU STUDIO PARA DESENVOLVER UM ÓTIMO TRABALHO.

    agora se pretende um studio com uma grande estrutura
    faça uma sala acústica sem com as laterais maiores que a largura idenpendente do tamanho da sala acústica use tijolos maciço com as quinas internas da paredes arredondada cole na parede um materia por nome sonex tanto no teto como nas paredes e o chão coloque piso enborrachado liso
    pois dependendo do material que for usar pode causar reverbação isso deixará ruim a qualidade de suas gravações
    ótimo trabalho e muito sucesso para você
    qualquer coisa é só add

    Minow
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    TAGUAHOMEDF
    Desculpa, sem querer desmerecer sua opinião, mas o cara quer gastar 1000 dólares e você diz pra ele comprar um mic de $60, uma interface chinfrin e um fone sarapa desses?
    Isso aí tudo não soma $250.

    Além do mais:

    3 cabos profissionais da marca : SANTO ÂNGELO... pois eles são considerados os melhores para trasmissão de sinal para sua placa de som,sendo assim sua qualidade de garvação sairá audivel sem ruidos e de qualidade profissional.

    Hm.....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equipamentos para Home Studio