Ajuda, por favor: Soft e Hardware com bom C/B para gravar trompete no PC

    Autor Mensagem
    jucapato
    Veterano
    # abr/11


    Procurei solução para o meu problema aqui no Forum e na WEB. Não consegui encontrar respostas satisfatórias.
    Venho, portanto, apelar para os amigos, conhecedores do assunto e que possam me orientar.

    No momento: Tenho aqui um PC com Windows 7.
    Objetivo: Gravar trompete sobre trilha já existente. Só isso, por enquanto.
    Como fazer: Não manjo nada do assunto. Imagino usar uma placa de som externa (motivo: custo) que permita plugar microfone e fones de ouvido. Microfone para captar o som do trompete, fones de ouvido para acompanhar, ouvir a trilha ao gravar o trompete.
    Hardware: Que placa de som externa e que microfone eu poderia usar, que não tenham preço elevado e façam o prodígio de alcançar resultado decente? Fones de ouvido eu tenho Sennheiser PX-100 - acho que dão conta do recado.
    Software : Preciso aprender a operar o software, pois, como expliquei, sou novato e bronco na área. Que tal o Vegas Pro 9 que vem com vídeo-aulas + Sound Forge? E o Audacity? Será que para o Audacity consigo encontrar facilmente tutoriais bem explicados, já que a minhas luzes para entender software são um tanto fracas?
    Quero começar desse jeito simples, para depois procurar o caminho das pedras.
    Fico penhoradamente agradecido pela ajuda. E desculpem se usei têrmos errados para explicar o que pretendo fazer.

    Minow
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Minow
    · votar


    Placa de som barata: fast track USB.
    Microfone: Beyerdynamic m88, Sennheiser md441, Shure Sm7B, todos mics muito bons, versáteis e baratos.

    O Vegas é um software pra edição de video.
    O Audacity é muito simples, mas se você nao pretende comprar nada caro ou usar nada pirata, é isso mesmo, ou o Reaper.

    Isso que você quer fazer é super simples de fazer, se você não se der bem com tecnologia apenas peça ajuda pra alguém pra instalar direitinho a interface de som, a parte do software é bem simples.

    Com isso você faz uma gravação razoável. Se quiser melhorar, mais pra frente arrumar uma placa melhor e mais mais pra frente, um pré amplificador bom. Mas isso só se quiser melhorar bastante mesmo, pra gravações básicas só pra registro tá legal isso aí.
    Nao sei qual é seu intuito, posso estar bem errado, mas a principio é isso.

    jucapato
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Obrigado pela atenção, Minow !

    A placa de som fast track USB que você indica é a descrita em
    http://www.m-audio.com/products/en_us/FastTrack.html ?
    Desculpe a insistência mas, com essa placa dá ir ouvindo a trilha e, ao mesmo tempo, ir gravando o som do trompete sobre ela?
    Agora, o preço dos microfones é que são salgados, né? Cada um dos que você indica é mais caro que a placa. Caramba!
    Só dá para usar microfone com conexão XLR nessa placa de som?

    Mais uma vez, muito obrigado!

    Minow
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    jucapato
    A placa de som fast track USB que você indica é a descrita em
    http://www.m-audio.com/products/en_us/FastTrack.html ?


    Sim!

    com essa placa dá ir ouvindo a trilha e, ao mesmo tempo, ir gravando o som do trompete sobre ela?

    Sim, com certeza.

    Agora, o preço dos microfones é que são salgados, né? Cada um dos que você indica é mais caro que a placa. Caramba!

    Na verdade eu indiquei sem saber muito o que você quer fazer, qual o seu intuito. Esses são bons microfones, usados em gravações profissionais e aonde existe equipamento muito melhor em jogo. Na verdade eles não são muito caros em relação a outros que são usados na mesma linha, mas entendo que podem ser se o intuito for simplesmente gravar umas idéias ou registros simples.

    O negócio é o que o trompete é um instrumento muito rico, com muitos harmônicos, seria uma pena perder isso usando um microfone ruim.
    Mas se todos esses estão fora do seu orçamento, sugiro o Shure SM57 que é um microfone bem básico e barato e segura a onda.

    Só dá para usar microfone com conexão XLR nessa placa de som?

    Ela tem uma entrada pra instrumentos (p10), mas eu sugiro fortemente que você use um microfone com conexão XLR, esse tipo de cabo é balanceado, com menos chance de dar ruído, mais alto e além de tudo, vai ser plugado num pré-amplificador que é um estágio imprescindível pra o sinal baixíssimo do microfone ser elevado a um nível normal sem distorção.

    Mais uma vez, muito obrigado!

    Por nada!

    jucapato
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Meu caro Minow!

    A sua explicação está completa. Pra mim, perfeita!
    Um grande abraço.
    Eu lhe desejo muita sorte e um porvir rico de grandes realizações. Você merece.
    Vielen herzlichen Dank.

    Minow
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    jucapato
    Muito obrigado e boa sorte com as gravações!
    Espero que tudo dê certo, qualquer dúvida estamos aqui.
    Abraços

    chugarson
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Caro jucapato...

    Eu acompanhei muitas gravações de trompete, uma vez que meu pai é trompetista...
    Não manjo muito também a respeito dos hardwares e de como liga-los ao micro para fazer gravações em tempo real com a trilha rolando no seu fone de ouvido e tal..

    O que eu sei, e que é muito importante, é ONDE vc vai gravar... no caso do trompete, isso, junto com a qualidade do mic vão influenciar muuuuito no resultado final.. mais até o que tipo de software e de hardware que usar...

    Para que vc tenha completa liberdade de edição do som que tirar no trompete, pondendo assim variar de som mais jaz e blues (são são secos) para um som de orquestra e clássico ( que são mais reverberados), é importante que vc grave num ambiente bem isolado acusticamente. Assim, o bom microfone que tens de arranhar não vai gravar o som do entorno, e sim o som do trompete... aí vc edita como quiser depois..

    Outra coisa importante é... a posição do mic em frente ao trompete... Se quando vc toca, sai muito ar junto com o som, vai ficar estranho o som na gravação...

    Então, depois de conseguir toda a parafernalha tecnológica (parafernalha maravilhosa... hehe) preocupe-se também onde irás gravar... ok?! Assim poderá garantir um ótimo resultado, e não sairá frustrado...

    Outra Sugestão... Será que não sairia mais barato alugar 1 hora de estúdio, dependendo do que irá fazer?!

    Abração!

    jucapato
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Oi, chugarson,

    Realmente importantes as suas dicas. Sua humildade e o seu tato despertam a minha simpatia. O tema que você abre é digno de consideração, de fato. Eu não havia acordado para isso. Tomei nota e vou prestar atenção.
    Quanto a alugar estúdio, sei não... Por enquanto só quero praticar, ter o prazer de trabalhar variações em torno de temas, com liberdade, espontaneidade, sem pressa, sem pressão, brincar, divertir-me; ouvir e repassar o resultado. Quando partir em direção de fazer arte para negociar, aí eu vou pensar no assunto.
    Fico muito contente de ter despertado sua atenção para o meu caso. É muito bom ter os conselhos de quem sabe das coisas e gosta de ensinar.
    Meus respeitos e um fraternal abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda, por favor: Soft e Hardware com bom C/B para gravar trompete no PC